Conecte-se conosco

Cidades

UEPB Guarabira: 1º Ciclo de Diálogos debaterá estágios na formação docente

Publicados

em

O Curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, realiza nos dias 25 e 26 de fevereiro o 1º Ciclo de Diálogos: Estágio em Formação Docente. O evento conta com apoio do Departamento de Educação do Centro de Humanidades (CH) e é destinado a alunos de Pedagogia, estudantes da Residência Pedagógica, estagiários, egressos do ano anterior, professores e pesquisadores da área.

Com carga de 20 horas/aula, o Ciclo de Diálogos será realizado no Auditório do CH e contará com debates e discussões por meio de conferência e mesa-redonda envolvendo professores/pesquisadores, discentes e docentes da Licenciatura em Pedagogia e professores das escolas-campo, além da apresentação de relatos de experiências no formato de comunicação oral.

A conferência de abertura terá como tema “Estágios em Formação Docente” e será ministrada pela professora da UEPB, Patrícia Cristina Aragão. O dia 26 será destinado para os Grupos de Trabalho (GTs), “Educação Infantil”, “Educação Fundamental”, “Gestão Educacional” e “Educação de Jovens e Adultos (EJA)”.

A atividade tem como objetivo geral promover um espaço de diálogo, reflexão e socialização das vivências de discentes e docentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos componentes de Estágio Supervisionado e Práticas Pedagógicas na interface com a realidade das escolas de Educação Básica, contribuindo para a formação crítica de educadores enquanto sujeitos históricos, comprometidos com a construção e a transformação da prática educativa.

Também visa efetivar a tríplice função universitária de ensino, pesquisa e extensão, além de vivenciar por meio de práticas metodológicas a socialização e a interação entre a Educação Básica e o Ensino Superior, bem como socializar a produção de iniciação científica do curso de pedagogia com a rede de Educação Básica da região. É ainda pretensão dos organizadores, integrar os professores das redes de Educação Básica com o curso de Pedagogia. Haverá emissão de certificados para os participantes.

 

 

 

Da Ascom

Rate this post

Cidades

Decretos disciplinam acesso a bares e shows e recomendam municípios a evitarem festas públicas

Publicados

em

A edição desta quarta-feira (1º) do Diário Oficial do Estado (DOE) publica o  decreto que disciplina o acesso a bares, restaurantes, casas de shows, boates, teatros, cinemas, eventos sociais, corporativos e esportivos, bem como a repartições públicas estaduais. A nova diretriz estabelece a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, com esquema vacinal completo, para ingressar e permanecer nos ambientes. O documento será exigido para a população que tenha a imunização disponibilizada para sua faixa etária.

Além disso, o decreto que regulamenta as atividades na Paraíba até o dia 2 de janeiro de 2022 também está publicado no DOE com a recomendação aos municípios para que não promovam festas públicas em espaços abertos, como réveillon, festividades alusivas a feriados municipais e eventos de massa. Já entre os dias 1 e 15 de dezembro, a realização de shows, com ocupação de até 50% da capacidade do local, deverá observar todos os protocolos elaborados pela Secretaria Estadual de Saúde e pelas Secretarias Municipais de Saúde.

O uso de máscaras permanece obrigatório nos espaços de acesso aberto ao público incluídos os bens de uso comum da população, como vias públicas, interior dos órgãos públicos,  estabelecimentos privados e veículos públicos e particulares, inclusive ônibus e táxis.

Comprovante de vacinação – É obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, com esquema vacinal completo, para ingressar e permanecer em bares, restaurantes, casas de shows, boates e estabelecimentos congêneres, em teatros, cinemas, nos eventos sociais, corporativos e esportivos em todo o território estadual, desde que a imunização já tenha sido disponibilizada para a faixa etária correspondente.

A apresentação do comprovante de vacinação também será necessária para inscrever-se em concurso ou prova para função pública, ser investido ou empossado em cargos na administração pública estadual direta e indireta. Do mesmo modo, para ter acesso às repartições públicas estaduais será preciso apresentar a documentação.

Deverá ser apresentado juntamente com o documento com foto do seu portador. O decreto não se aplica a pessoas que tenham contraindicação formal para vacinação contra a Covid-19, devidamente comprovada por documentação médica pertinente, e aos menores de 12 doze anos, até que a vacinação seja exigida para a idade.

As novas orientações levam em consideração a detecção de novas cepas do vírus com maior poder de contágio e propagação, o que reforça ainda mais a necessidade de toda população utilizar máscaras, manter o distanciamento social, higienizar as mãos e se vacinar contra a Covid-19 e os esforços do governo para ampliar a cobertura vacinal e permitir flexibilizações nas atividades para minimizar os efeitos socioeconômicos e culturais da pandemia.

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Caravana da Rede Cuidar chega a Guarabira, 11ª cidade da ação

Publicados

em

A Caravana da Rede Cuidar chega, nesta quinta-feira (2), na cidade Guarabira, a 11ª visitada pela ação. Na sexta-feira (3), segue para Mamanguape e no sábado (4), será em Itabaiana, onde acontecerá o encerramento. A Caravana, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), já passou por Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí e Queimadas. Até agora, já foram 4.469 atendimentos. 

A cidade de Queimadas, a 140 km de João Pessoa, estreou na Caravana, nesta quarta-feira (1º), na Escola Estadual Francisco Ernesto, para pacientes de 26 municípios da 3ª e 15ª Regiões de Saúde: Queimadas, Caturité, Boqueirão, Cabaceiras, Umbuzeiro, Natuba, Alcantil, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Gado Bravo, Santa Cecília, Aroeiras, Riacho de Santo Antônio, São Domingos do Cariri, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areial, Areia, Arara, Algodão de Jandaíra, Esperança, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas, São Sebastião de Lagoa de Roça e Remígio.

Andressa Francisco, de Caturité, tem 24 anos, está com cinco meses de gestação de trigêmeos. “Na primeira ultrassonografia viram que eram gêmeos. Na terceira, descobriram que tinha mais um. Eu e o meu marido ficamos assustados, porque a gente queria muito um filho, mas, logo três, de uma vez?”, brincou.

Ela contou que veio para a Caravana porque a gravidez é de alto risco e no pré-natal, ela foi encaminhada para a ação, onde assistiu palestra e passou por diversos atendimentos, no Hospital Regional de Queimadas.

A pequena Vitória Ângela, de 3 anos, mora em Ligeiro, no município de Queimadas. Ela tem paralisia cerebral e está com luxação no quadril. Foi atendida na ortopedia, da Caravana, que fez o encaminhamento da criança para fazer o tratamento no Hospital Arlinda Marques.

“Não tenho palavras para agradecer por esse momento onde minha filha foi muito bem atendida e será acompanhada por especialistas. Estou muito feliz e parabenizo a todos da equipe”, destacou a mãe, Luciana Gomes.

A ortopedia é a grande novidade da Caravana deste ano e o coordenador de Pediatria da Rede Cuidar, Cláudio Régis, avalia como um grande ponto positivo da ação em 2021.

“A Caravana começou a funcionar somente com triagem e, depois, busca ativa em cardiologia pediátrica. E a gente sempre entendeu que esse mesmo modelo se aplicaria a outras especialidades, a exemplo da ortopedia que tem uma demanda imensa no nosso estado. A Caravana deste ano nem terminou ainda, mas, já podemos afirmar, categoricamente, que trazer o serviço de ortopedia foi uma decisão mais do que acertada”, pontuou.

 O secretário de Saúde de Queimadas, Josué Casimiro, esteve no local da Caravana e destacou que, com a pandemia, ficou uma grande demanda reprimida. “Outro detalhe que quero destacar é a parceria que há entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde e os municípios. Tudo isso com uma só intenção que é beneficiar a população”, declarou.

José Matheus Barbosa, de oito anos, da cidade de Esperança, é atendido pela Caravana desde que nasceu. Com 15 dias de nascido, fez cirurgia do coração e, desde lá, é acompanhado pela Caravana. Desta vez, foi para o ortopedista. Está com encurtamento na perna direita. O médico recomendou fisioterapia.

“Só tenho a agradecer por tudo que a Caravana tem feito pela saúde do meu filho, em todos esses anos, e também das outras crianças que, mesmo morando longe, são muito bem atendidas aqui com tudo que têm direito”, ressaltou a mãe, Ana Paula da Silva.

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

Colégio da Luz realizará nos próximos dias 18 e 19 o Jardim da Luz; confira!

Publicados

em

Os cuidados com a Pandemia, ainda não permitem que seja realizado o grande espetáculo natalino #AutodoNatalLuz em 2021, em Guarabira.

Porém, o Colégio da Luz, convida a todos, para nos dias 18 e 19 de dezembro (sábado e domingo), visitarem o JARDIM DA LUZ, um evento natalino com Show de Projeção Mapeada, Decoração Natalina e Presépio Vivo, no Jardim do Colégio da Luz ✨

O JARDIM DA LUZ ficará aberto ao público, das 18h às 21h, com controle de entrada e uso obrigatório de máscara.

Venha se encantar com o Show de Projeção Mapeada e as Luzes de Natal. Faça a sua fotografia de recordação, e, se puder, colabore também com a #campanhadonatalsemfome trazendo 1 Kg de Alimento não perecível.


#solidariedadefazbem❤️#jardimdaluzNatal2021 🎄 🌟 #colegiodaluzguarabirapb@elevaplataforma@4bpmpb#campanhanatalsemfomegbapb@peaunesco@arthuzinhopromo@planetaeventos

Assessoria

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas