Conecte-se conosco

Política

Mês da Mulher: Camila Toscano destaca empoderamento feminino

Publicados

em

Presidente da Comissão de Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a deputada Camila Toscano (PSDB) está no seu segundo mandato parlamentar. Ela foi eleita deputada estadual pela primeira vez em 2014 e tem conquistado espaço na política devido a sua atuação junto ao povo paraibano.  A parlamentar acredita que, atualmente, as mulheres são vistas com mais capacidade de trabalhar do que os homens. “Somos olhadas pela sociedade com mais respeito do que eles”, garantiu.

Camila Toscano é natural de João Pessoa, com raízes familiares em Guarabira, no Brejo Paraibano. Ela é advogada e antes de ser eleita deputada não tinha exercido nenhum cargo político. Porém, a parlamentar cresceu no meio da política acompanhando a atuação dos pais: a ex-deputada Léa Toscano e o ex-deputado Zenóbio Toscano, atual prefeito de Guarabira. Em seu primeiro mandato, Camila ocupou a função de vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Na Legislatura atual, a deputada terá a missão de discutir temas importantes, que resultem em ações positivas para as mulheres, na Comissão de Direitos da Mulher, e no Plenário da Casa. “Eu estou aqui na Assembleia Legislativa para representar a mulher paraibana em todos os sentidos. Queremos mostrar as mulheres que nós somos capazes, que podemos ocupar qualquer espaço. Vejo-me como representante da mulher paraibana, no sentido de que posso trabalhar bastante por elas, para oferecer orgulho. Não vou ferir qualquer princípio”, destacou.

A senhora já ocupou espaços sociais que antes não eram ocupados por mulheres, ou que nunca tiveram mulheres em situação de protagonismo?

Camila Toscano: Eu era advogada e acompanhava o meu pai e a minha mãe na política. Entrei como deputada há quatro anos e não tinha ocupado nenhum cargo político antes. Estamos passando por um momento de mudança em todos os lados, pois a mulher tem conquistado muita visibilidade, inclusive na política. Talvez não tivéssemos mulheres deputadas com tanta ascensão, como estamos tendo agora. As deputadas estão sendo olhadas de outra forma e ganhando cada vez mais respeito e credibilidade. Estamos nos impondo e isso é muito importante para o feminismo, para o empoderamento. Então, eu acho que nós estamos em um momento muito bom para a mulher.

Como foi ingressar na carreira política? Foi um desafio para a senhora fazer a campanha? Em algum momento se sentiu em desvantagem dentro de um cenário que dá mais credibilidade a candidatos homens?

Camila Toscano: Ingressar na carreira política foi um desafio grande, não só em fazer campanha, mas em fazer política mesmo. Eu acho que a campanha é até o mais fácil. A campanha te coloca dia a dia com as pessoas, com jovens, crianças, idosos. Então, as pessoas não têm tanto essa diferenciação em ser homem ou ser mulher. Eu acho que o mais difícil é o dia a dia do mandato mesmo. Quando você se elege, você passa a ser olhada de forma um pouco esquisita: é uma mulher em um universo extremamente masculino. Para mim o desafio é vencer a campanha, é estar eleita e enfrentar esse universo masculino.

Como a senhora se sente tendo conquistado seu espaço aqui, no Poder Legislativo, mesmo tendo que enfrentar uma grande dificuldade de gênero, que faz com que as mulheres sejam uma minoria de cinco entre 36 deputados?

Camila Toscano: Eu não vejo desvantagem num cenário que dá mais credibilidade aos homens. Pelo contrário, acredito que nós mulheres temos muito mais credibilidade do que os homens. Vejo que as mulheres na Casa são vistas com a capacidade de trabalhar melhor. Também somos olhadas pela sociedade com mais respeito do que os homens.

Recentemente você foi eleita presidente da Comissão de Direitos da Mulher. Quais são seus planos para esse novo desafio?

Camila Toscano: A Comissão de Direitos da Mulher é um espaço que nós temos para trazer debates específicos para a mulher, muito embora não queiramos uma diferença. Nós podemos trazer temas como o feminicídio, que é triste para as mulheres, porém deve ser debatido. O espaço de debate que temos é bacana, porque podemos trazer essa discussão específica para as mulheres. Esse é o principal ponto da comissão. Eu quero trazer não só as pautas de projetos para a comissão, mas muitos desses temas que devem ser debatidos.

ParlamentoPb

Avalie esta postagem
Apoio

Guarabira

Câmara de Guarabira emite nota pelo restabelecimento do prefeito Zenóbio Toscano

Publicados

em

O legislativo guarabirense emitiu NOTA neste sábado (25), pelo pronto restabelecimento do prefeito Zenóbio Toscano, acometido de um AVCI (acidente vascular cerebral isquêmico) no início da noite, em João Pessoa. Confira a NOTA.

“NOTA

A Câmara Municipal de Guarabira, em nome dos 15 vereadores que compõem o parlamento mirim e dos funcionários, vem a público externar a torcida para o pronto e total restabelecimento da saúde do Prefeito Zenóbio Toscano de Oliveira, que fora acometido por um acidente vascular cerebral isquêmico, neste sábado (25).
Aproveitamos também, para prestar nossa solidariedade com a primeira-dama Dona Léa Toscano, todos os filhos e netos. Desejamos que tão breve Zenóbio volte ao seu convívio diário, como pai, avô e esposo.
No mais, ratificamos a torcida pela volta do Senhor Prefeito ao comando dos destinos do Poder Executivo de Guarabira, como fora eleito pela população no pleito de 2016.
Câmara Municipal de Guarabira, 25 de maio de 2019.
Marcelo Bandeira – Presidente
Renato Toscano – Vice Presidente
Júnior Ferreira- 1º Secretário
Tiago Justino atributivo – 2º Secretário
Elias Asfora Filho – Vereador
Jáder Filho – Vereador
José Tolentino de Alustau – Vereador
Leonardo Macena – Vereador
Marcos de Enoque – Vereador
Michel Xavier de Lima – Vereador
Michelle Paulino – Vereadora
Neide de Teotônio – Vereadora
Renato Meireles – Vereador
Saulo Fernandes – Vereador
Wilson Filho – Vereador
Da Assessoria da CMG”

Avalie esta postagem
Continue lendo

Guarabira

Vereador solicita parceria da Prefeitura de Guarabira com Senai para cursos profissionalizantes

Publicados

em

A Câmara Municipal de Guarabira aprovou por unanimidade, na tarde desta terça-feira (21), propositura do vereador Michel do Empenho, que sugere ao prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), para que possa firmar parceria junto ao Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para a vinda de cursos profissionalizantes para o Município de Guarabira.

De acordo com o parlamentar existe um número grande de pessoas desempregadas na cidade em razão da crise econômica e que a capacitação é a única saída para o reingresso dessas pessoas ao mercado de trabalho.

“Nós temos acompanhado o drama de muitas pessoas que perderam seus empregos em razão da crise que estamos vivenciando. São guarabirenses que precisam de emprego para o sustento de suas famílias e com parceria envolvendo o Senai e a Prefeitura de Guarabira é possível capacitar, preparar essas pessoas para que possam aproveitar as oportunidades quando elas surgirem”, defendeu Michel. Com a aprovação a matéria será encaminhada ao gabinete do prefeito de Guarabira para que adote as medidas administrativas que entender necessárias.

Assessoria

Avalie esta postagem
Continue lendo

Paraíba

Reconhecimento: Raniery Paulino recebe comenda ” Medalha Defensor Público Airton Cordeiro”

Publicados

em

O deputado estadual Raniery Paulino (MDB) recebeu no último sábado (18), em Casa de Recepção em João Pessoa,  a Medalha Defensor Público Airton Cordeiro, um importante reconhecimento do trabalho do parlamentar em defesa da Defensoria Pública da Paraíba.

O evento que comemorou os 60 anos de Assistência Judiciária Gratuita na Paraíba, homenageou diversas personalidades paraibanas.

Sendo um defensor da Defensoria Pública da Paraíba na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Raniery Paulino comemora o reconhecimento da entidade com sua atuação na Casa de Epitácio Pessoa.

” Quando defendemos a Defensoria Pública da Paraíba, defendemos todos os paraibanos que recorrem aos defensores em diversas situações” disse. ” Acredito que essa Comenda é um reconhecimento do meu trabalho em defesa de todos os defensores públicos da Paraíba, sou grato pelo recebimento da homenagem” finalizou Raniery.

Assessoria

Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas