Conecte-se conosco

Cidades

Sociedade guarabirense prestigia sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Fotos: brejo.com

Publicados

em

A Câmara Municipal de Guarabira realizou nesta terça-feira (12) prestigiada sessão especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher, transcorrido no último dia 8 de março. A propositura da sessão foi de iniciativa da vereadora Neide de Teotônio (PPS).

A sessão além de diversas homenagens prestadas a mulheres que se destacam em suas áreas de atuação na sociedade Guarabira contou com palestras sobre a luta da mulher por igualdade de oportunidades, violência doméstica e o combate ao feminicídio.

A capitã da Polícia Militar da Paraíba, com atuação no 4º BPM, Nadja Karla Araújo dos Reis Lira, que além da formação militar é formada em Direito, discorreu sobre o trabalho da mulher numa instituição que tem sua absoluta maioria de homens, apresentou os números da violência contra a mulher na região e refletiu sobre o papel da mulher na sociedade moderna.

Promotora de Justiça no Ministério Público Estadual da Paraíba, há 12 anos, ex-delegada de Polícia Civil, Cláudia de Souza Cavalcanti Bezerra, que atua no MP em Guarabira tratou da aplicação da Lei Maria da Penha e seu caráter pedagógico no combate à violência. Para a promotora, o papel de submissão da mulher na relação conjugal que ainda predomina precisa ser encarado pela sociedade como prática abominável para dar lugar à igualdade de gênero.

O plenário da Casa Osório de Aquino ficou completamente tomado por convidados. Cada vereador homenageou uma mulher de reconhecido trabalho na cidade e cada esposa de vereador presente também recebeu uma homenagem.

As homenageadas dos vereadores foram as seguintes:

Silvana Rodrigues Nunes (Marcelo Bandeira)
Susyane de Lima Figueiredo (Júnior Ferreira)
Maria do Livramento Cantalice de Lucena (Tiago do Mutirão)
Léa Toscano (Elias Asfora Filho)
Simone Alves dos Santos Camilo (Jáder Filho)
Josefa Félix da Silva (Leonardo Macena)
Maria do Socorro Marques de Oliveira (Neide de Teotônio)
Maria das Graças do Nascimento Pacheco (Michele Paulino)
Maria da Salete Cavalcante Guilherme (Marcos de Enoque)
Kaline Lígia Berto da Silva (Michel Xavier)
Lúcia Costa Félix (Renato Meireles)
Maria do Livramento da Silva Pontes (Renato Toscano)
Danielle Simões Campos Melo (Saulo de Biu)
Vera Lúcia Dias Pacheco (Wilson Filho)
Michele Paulino Aguiar (Zé Ismai)

Autora da propositura, a vereadora Neide de Teotônio considerou que a sessão foi um sucesso e destacou a parceria existente entre os vereadores.
“Graças a Deus nos meus dois anos (como presidente) foi um sucesso, e agora com o nosso presidente Marcelo Bandeira também. Mesmo sendo minha a propositura, mas ele toda a estrutura. Isso mostra que em conjunto, em parceria a gente realiza muita coisa”, disse a parlamentar.

Presidente da Câmara, Marcelo Bandeira (PSB) disse que a sessão foi altamente positiva e que foram debatidos temas relevantes e a Câmara teve a oportunidade de homenagear mulheres de expressão da sociedade guarabirense.

“Considero que a sessão foi altamente positiva, casa cheia, mulheres de expressão, a gente pode homenagear não só as esposas dos vereadores, mas cada vereador pode homenagear uma figura ilustre da nossa cidade. O dia da mulher se festeja todo dia, mas simbolicamente a Casa Osório de Aquino deu sua contribuição e foram debatidos temas importantes como políticas públicas para as mulheres e estamos muito satisfeitos”, comentou o Bandeira.

A sessão contou com a presença da deputada estadual Camila Toscano (PSDB), que fez uso da palavra, disse que seu mandato defendido a luta por igualdade de oportunidades, lembrou que a mulher precisa ocupar mais espaços de poder, lembrou que a bancada na Assembleia Legislativa ainda está em número pequeno, mas de representações importantes.

A deputada Cida Ramos (PSB), convidada para proferir palestra, justificou ausência por questões de saúde de sua mãe, mas enviou representante, sua chefe de gabinete, a senhora Patrícia Larisse, que trouxe mensagem em nome da parlamentar socialista.

Confira abaixo todas as fotos da sessão especial em homenagem ao Dia das Mulheres:

Avalie esta postagem
Apoio

Cidades

Em Duas Estradas: Prefeitura entrega Praça da Bíblia neste domingo (21)

Publicados

em

Foto: Divulgação
A Prefeitura Municipal de Duas Estradas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, inaugura neste domingo (21) a Praça da Bíblia, mais um equipamento de lazer para os moradores e visitantes da cidade.
A cerimônia de entrega acontecerá a noite, após a missa dominical.
A prefeita Joyce Renally lembra que a Praça recentemente reformada e nomeada em homenagem ao livro mais vendido de todos os tempos é um oferecimento da Gestão à comunidade católica do município pela passagem do centenário da Igreja Sagrado Coração de Jesus, mas, também, um presente a todos que professam através de uma religião, a sua fé.
“Temos certeza que será um local utilizado com muito zelo e para o mais nobre fim, que é se conectar com Deus”, destacou.
O nome da Praça foi uma propositura da Vereadora Maria de Fátima através de requerimento no ano de 2018 onde ressaltava que “o objetivo da propositura (Praça da Bíblia) vem em consonância com os movimentos religiosos da cidade, sendo uma forma de ratificar à importância do local, como um ambiente acolhedor aos cristãos católicos e evangélicos”.
Do Wscom

Avalie esta postagem
Continue lendo

Cidades

Em Campina Grande: Mais de 55 presos recebem tornozeleiras eletrônicas para sair de presídio

Publicados

em

Foto: Reprodução/TV Paraíba

Outros 55 presos do regime semiaberto que cumprem pena no Presídio Jurista Agnelo Amorim, conhecido como Presídio do Monte Santo, em Campina Grande, passam a utilizar a tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (19). Na semana passada 60 presos já haviam recebido o equipamento. Até o fim de julho a meta é que sejam 270 detentos.

Essa medida cumpre uma portaria editada pela Vara de Execução Penal da Comarca (VEP-CG). Segundo o juiz Vladimir José Nobre, o objetivo é, gradativamente, esvaziar todo o presídio – que funciona para presos dos regime aberto e semiaberto.

“Na semana passada, 60 presos já receberam o equipamento e a previsão do término da medida é de quatro semanas. Após a conclusão dessa fase, os apenados do regime aberto também receberão a tornozeleira”, adiantou.

Segundo o juiz depois que o Presídio do Monte Santo for esvaziado, o local vai passar por uma reforma. A intenção é preparar o local para receber presos de regime fechado que hoje estão no complexo penitenciário Serrotão, tendo em vista a grande população carcerária.

Projeto

Com as vagas que surgirão no Monte Santo, poderá ser implementado um projeto-piloto, que está em andamento, voltado à reinserção dos detentos por meio do trabalho na unidade prisional. A ideia é ressocializar os presos, colocando todos para trabalhar de maneira remunerada e formal, em parceria com instituições e com o Governo do Estado.

Essa iniciativa é voltada aos presos de menor periculosidade e que tenham um comprometimento maior com a execução da pena, para que possam não apenas desenvolver uma profissão, mas, também, serem introduzidos no mercado de trabalho e terem suas penas reduzidas com as atividades.

Do G1 PB

Avalie esta postagem
Continue lendo

Cidades

Em Guarabira: 12ª edição da Corrida Coronel Elísio Sobreira tem data divulgada pelo 4º BPM

Publicados

em

Foto: Divulgação/4º BPM

O comandante do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente-coronel Gilberto, divulgou, nesta sexta-feira (19), a data da realização da 12ª edição da Corrida Coronel Elísio Sobreira. A tradicional corrida de rua realizada pelo 4º BPM acontecerá no dia 25 de agosto, um domingo, às 7h30, com largada e chegada na sede do Batalhão, na cidade de Guarabira. Assim como aconteceu nas duas últimas edições, a cronometragem será feita através de chips, que garante uma apuração mais precisa do resultado e, após a corrida, todos os inscritos poderão checar o seu tempo e a colocação no site da empresa responsável.

A Corrida Coronel Elísio Sobreira terá dois percursos, de 3km e 8km, e os atletas inscritos terão direito ao kit contendo a camisa, o chip e o número a ser afixado na camisa, além de hidratação com água durante o percurso e um café da manhã à base de frutas. Todos os inscritos que concluírem o percurso receberão medalhas e os três primeiros de cada categoria – Militar do 4º BPM, Militar Geral, Geral e Cadeirante – nos gêneros masculino e feminino – receberão troféus.

O lançamento oficial da corrida será feita pelo tenente-coronel Gilberto na próxima sexta-feira (26), às 10h, no auditório do 4º BPM, data em que serão iniciadas as inscrições, ao preço de R$ 30, e quando também serão divulgadas outras informações sobre o evento esportivo, a exemplos do site da empresa responsável pela cronometragem e de outros locais de inscrição, além do regulamento.

A Corrida Coronel Elísio Sobreira presta uma homenagem ao patrono da Polícia Militar da Paraíba e tem como objetivo incentivar a prática de atividades esportivas, promovendo a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde, explicou o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Gilberto.

Assessoria 4º BPM

Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas