Conecte-se conosco

Cidades

Sociedade guarabirense prestigia sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Fotos: brejo.com

Publicados

em

A Câmara Municipal de Guarabira realizou nesta terça-feira (12) prestigiada sessão especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher, transcorrido no último dia 8 de março. A propositura da sessão foi de iniciativa da vereadora Neide de Teotônio (PPS).

A sessão além de diversas homenagens prestadas a mulheres que se destacam em suas áreas de atuação na sociedade Guarabira contou com palestras sobre a luta da mulher por igualdade de oportunidades, violência doméstica e o combate ao feminicídio.

A capitã da Polícia Militar da Paraíba, com atuação no 4º BPM, Nadja Karla Araújo dos Reis Lira, que além da formação militar é formada em Direito, discorreu sobre o trabalho da mulher numa instituição que tem sua absoluta maioria de homens, apresentou os números da violência contra a mulher na região e refletiu sobre o papel da mulher na sociedade moderna.

Promotora de Justiça no Ministério Público Estadual da Paraíba, há 12 anos, ex-delegada de Polícia Civil, Cláudia de Souza Cavalcanti Bezerra, que atua no MP em Guarabira tratou da aplicação da Lei Maria da Penha e seu caráter pedagógico no combate à violência. Para a promotora, o papel de submissão da mulher na relação conjugal que ainda predomina precisa ser encarado pela sociedade como prática abominável para dar lugar à igualdade de gênero.

O plenário da Casa Osório de Aquino ficou completamente tomado por convidados. Cada vereador homenageou uma mulher de reconhecido trabalho na cidade e cada esposa de vereador presente também recebeu uma homenagem.

As homenageadas dos vereadores foram as seguintes:

Silvana Rodrigues Nunes (Marcelo Bandeira)
Susyane de Lima Figueiredo (Júnior Ferreira)
Maria do Livramento Cantalice de Lucena (Tiago do Mutirão)
Léa Toscano (Elias Asfora Filho)
Simone Alves dos Santos Camilo (Jáder Filho)
Josefa Félix da Silva (Leonardo Macena)
Maria do Socorro Marques de Oliveira (Neide de Teotônio)
Maria das Graças do Nascimento Pacheco (Michele Paulino)
Maria da Salete Cavalcante Guilherme (Marcos de Enoque)
Kaline Lígia Berto da Silva (Michel Xavier)
Lúcia Costa Félix (Renato Meireles)
Maria do Livramento da Silva Pontes (Renato Toscano)
Danielle Simões Campos Melo (Saulo de Biu)
Vera Lúcia Dias Pacheco (Wilson Filho)
Michele Paulino Aguiar (Zé Ismai)

Autora da propositura, a vereadora Neide de Teotônio considerou que a sessão foi um sucesso e destacou a parceria existente entre os vereadores.
“Graças a Deus nos meus dois anos (como presidente) foi um sucesso, e agora com o nosso presidente Marcelo Bandeira também. Mesmo sendo minha a propositura, mas ele toda a estrutura. Isso mostra que em conjunto, em parceria a gente realiza muita coisa”, disse a parlamentar.

Presidente da Câmara, Marcelo Bandeira (PSB) disse que a sessão foi altamente positiva e que foram debatidos temas relevantes e a Câmara teve a oportunidade de homenagear mulheres de expressão da sociedade guarabirense.

“Considero que a sessão foi altamente positiva, casa cheia, mulheres de expressão, a gente pode homenagear não só as esposas dos vereadores, mas cada vereador pode homenagear uma figura ilustre da nossa cidade. O dia da mulher se festeja todo dia, mas simbolicamente a Casa Osório de Aquino deu sua contribuição e foram debatidos temas importantes como políticas públicas para as mulheres e estamos muito satisfeitos”, comentou o Bandeira.

A sessão contou com a presença da deputada estadual Camila Toscano (PSDB), que fez uso da palavra, disse que seu mandato defendido a luta por igualdade de oportunidades, lembrou que a mulher precisa ocupar mais espaços de poder, lembrou que a bancada na Assembleia Legislativa ainda está em número pequeno, mas de representações importantes.

A deputada Cida Ramos (PSB), convidada para proferir palestra, justificou ausência por questões de saúde de sua mãe, mas enviou representante, sua chefe de gabinete, a senhora Patrícia Larisse, que trouxe mensagem em nome da parlamentar socialista.

Confira abaixo todas as fotos da sessão especial em homenagem ao Dia das Mulheres:

Brejo/Agreste

MPs pedem que 69 municípios analisem antecipação de feriados para intensificar isolamento social

Publicados

em

Ilustração/Pixabay

Diante da iminência do colapso da rede de saúde de Campina Grande (PB), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público da Paraíba (MP/PB) alertam sobre a necessidade de atuação conjunta para salvaguardar a estrutura hospitalar e solicitam, por meio de ofícios, análise pelos prefeitos de 69 municípios da 2ª Macrorregião de Saúde acerca da possibilidade de adoção, no mesmo período (1 a 3 de junho de 2020), das medidas da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PB) relativas à antecipação dos feriados dos dias 11 de junho (Corpus Christi), 24 de junho (São João) e 5 de agosto (aniversário da Paraíba), no que for cabível.

O objetivo dos Ministérios Públicos é intensificar, significativamente, o isolamento social em Campina Grande e cidades do entorno, entre 30 de maio e 3 de junho, diminuindo o risco de colapso da rede de saúde. De acordo com dados repassados pelas secretarias municipal e estadual de saúde nesta terça-feira (26), dos 67 leitos de UTI existentes na rede pública de Campina Grande, apenas 19 encontram-se disponíveis. Os MPs consideram o intenso fluxo entre as cidades e a elevada curva de crescimento dos casos de covid-19 na última semana, além do progressivo esgotamento da capacidade das redes hospitalares pública e privada.

Os 69 municípios que compõem a 2ª Macrorregião de Saúde são: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Areial, Esperança, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas, Remígio, São Sebastião de Lagoa de Roça, Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cubati, Cuité, Damião, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí, São Vicente do Seridó, Sossêgo, Amparo, Camalaú, Caraúbas, Congo, Coxixola, Gurjão, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, São João do Cariri, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé, Zabelê, Alcantil, Aroeiras, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, Caturité, Gado Bravo, Natuba, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, São Domingos do Cariri, Umbuzeiro, Assunção, Boa Vista, Fagundes, Juazeirinho, Livramento, Massaranduba, Olivedos, Pocinhos, Puxinanã, Santo André, Serra Redonda, Soledade, Taperoá e Tenório.

Por PautaPb

Continue lendo

Cidadania

4º BPM inicia distribuição de alimentos da Campanha Somos Solidários e arrecadação continua

Publicados

em

O 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) deu início nessa terça-feira (26), à distribuição de alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal da Campanha Somos Solidariedade, beneficiando catadores de materiais recicláveis que residem no Bairro Mutirão, na cidade de Guarabira, e que durante a pandemia estão enfrentando muitas dificuldades.

A campanha está sendo realizada pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), Casa Militar, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com a Arquidiocese da Paraíba, e também participaram da distribuição das doações os policiais da CPTran e Choque, além de bombeiros militares e voluntários.

Apesar das primeiras doações já terem sido distribuídas, a arrecadação prossegue nos seguintes locais, em Guarabira: 4º BPM, Batalhão de Bombeiros Militar, Catedral de Nossa Senhora da Luz, Ministério Público e nas Tendas Solidárias instaladas na Praça Lima e Moura e na frente do Real Supermercado no Bairro Novo, de segunda a sábado, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Quem não puder ir até os locais, pode entrar em contato com os números: 3271-1430 ou 3271-1386 que os coordenadores da campanha providenciarão a coleta domiciliar das doações, que podem ser alimentos não perecíveis ou produtos de limpeza e higiene pessoal.

⁣⁣A coordenadora da Polícia Solidária do 4º BPM, capitã Karla, agradeceu a todos que estão colaborando com mais esta ação de assistência social que visa a atender famílias mais carentes neste período de pandemia da Covid-19, ressaltando também a importância das parcerias com os demais órgãos envolvidos na Campanha Somos Solidariedade.

Veja algumas fotos:

Assessoria

Continue lendo

Cidades

Guarabira: Secretaria de Saúde confirma 5ª morte por Covid-19; recuperados já são 201

Confira o boletim epidemiológico desta quarta-feira, 27 de maio

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Guarabira divulgou no começo da noite desta quarta-feira (27) a atualização do boletim epidemiológico com os números da Covid-19. Os infectados na cidade já somam 412. Os números divergem dos que foram divulgados pelo Estado, que aponta a cidade com 466 casos.

Guarabira continua liderando o número de casos em toda a região. Dos infectados, 201 pacientes já foram recuperados.

São 5 óbitos confirmados em consequência do novo coronavírus e uma morte está sob investigação, aguardando resultados de exames. 514 casos foram descartados e 1.493 notificados.

Os bairros Centro (56), Cordeiro (44), Bairro Novo (41) Nordeste I (33) e Primavera (24) continuam sendo os que mais apresentam incidência de infectados com o vírus.

De acordo com Nota da Secretaria, “Foi registrado o quinto óbito ocorrido ontem, 26/05, após o fechamento dos dados para o boletim passado, sendo o registro feito hoje, 27/05. O paciente era um senhor de 60 anos, portador de Diabetes tipo II, atendido em hospital público.”

Segundo ainda a Secretaria, (os números das) “as localidade de bairros pode sofrer alterações após esclarecimentos de alguns endereços. Salientando também que a secretaria de saúde Guarabira vem testando em 7 UBS’s, além dos testes que continuam a ser realizados na UPA e nos laboratórios privados, fazendo com que Guarabira diminua as subnotificações e exponha para todos o quadro real do município.” concluiu.

Confira o boletim de Guarabira

Continue lendo
Apoio

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas