Conecte-se conosco

Cidades

Guarabirense Luzia Tereza será a homenageada do Festival das Mulheres Artistas

Publicados

em

Considerada a maior contadora de histórias do mundo, pela inventividade de narrar lendas e também pela quantidade de relatos que deixou gravados, a guarabirense Luzia Tereza dos Santos, nascida no ano de 1909, será a mulher homenageada pela Prefeitura Municipal de Guarabira durante o Festival das Mulheres Artistas (ELAS), um grande evento de artes integradas que acontecerá esta semana, de 20 a 23 de março, em vários locais da cidade.

Luzia Tereza, uma mulher humilde que não sabia ler e nem escrever, viveu 74 anos e faleceu de câncer em 1983 na capital da Paraíba. Na época ela morava na cidade de Bayeux, mas era filha de Guarabira. Quando criança, em sua terra natal trabalhou na roça e depois, quando crescida, como doméstica. Entre os anos de 1977 e 1983, gravou uma série de contos populares para o projeto “Jornada de Contadores de Estórias da Paraíba”, desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba através do Núcleo de Pesquisa e Documentação de Cultura Popular, na época coordenado pelo professor e escritor Altimar Pimentel.

O escritor, que também já faleceu e esteve em Guarabira várias vezes, declarou que Luzia Tereza foi “a maior contadora de histórias do mundo”, e em vida ele publicou três livros de contos intitulados “Estórias de Luzia Tereza”, pela Thesaurus Editora.

Desconhecida, e praticamente esquecida na própria terra em que nasceu, Luzia Tereza será a homenageada desse festival de artes que irá reunir 27 atrações culturais, durante quatro dias, com atividades artísticas desenvolvidas por mulheres da Paraíba. O evento é pioneiro e Guarabira é o primeiro município paraibano a realizar um festival de artes femininas, dentro das comemorações do mês da mulher. O festival é realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher.

Nas homenagens a Luzia Tereza, dentro da ampla programação, será exibido um vídeo na noite da abertura (quarta-feira, 20), e no dia seguinte haverá uma sessão de contação de histórias com a atriz e contadora Emilie Andrade, de São Paulo, que estará em Guarabira na manhã do dia 21 para essa atividade, ocasião em que também haverá uma roda de conversa sobre a homenageada Luzia Tereza.

Para conhecer toda a programação do Festival das Mulheres Artistas (ELAS), clique na programação através do link abaixo:

http://www.guarabira.pb.gov.br/elas-prefeitura-divulga-programacao-do-festival-das-mulheres-artistas/

 

Fonte: codecom/PMG

Cidades

PAPELART realiza sorteio da promoção Volta às Aulas 2020. Confira os ganhadores!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

A Livraria PAPELART realizou neste sábado, 22, o sorteio da promoção de Volta às Aulas 2020.  Neste sorteio de 2020 foram sorteados 01 TV de 42 polegadas, 01 Notebook, 02 bicicletas e 01 celular.

Confira como foi o sorteio e a lista dos nomes dos ganhadores:

1- Maria Aparecida (Araruna-PB)
2- Adrielly Menezes (Guarabira-PB)
3- Josiclea Soares (Guarabira-PB)
4- Ilyanna Wanderley (Serraria-PB)
5- Jordan Dantas (Guarabira-PB)

A livraria Papelart fica localizada na Rua Costa Beiriz, 117, Centro, Guarabira, PB, e-mail: papelartgba@hotmail.com – fone: (83) 3271-3582.

Do brejo.com

Continue lendo

Cidades

Bloco De Bem Com A Vida do CRAS desfila no centro de Guarabira

Publicados

em

Fotos: brejo.com

Desfilou no centro de Guarabira nesta quinta-feira, 20, o Bloco De Bem Com A Vida do CRAS. Confira nas fotos a seguir como foi o desfile:

Do brejo.com

Continue lendo

Cidades

Bloco Vaga-Lumes do Colégio da Luz desfila no Centro de Guarabira

Publicados

em

Fotos: brejo.com

Nesta quinta-feira, 20, o bloco Vaga-Lumes do Colégio da Luz desfilou no centro de Guarabira para comemorar o Carnaval 2020. Confira nas fotos a seguir como foi a apresentação no centro da cidade.

O BLOCO DOS VAGA-LUMES FOI CRIADO PELO COLÉGIO DA LUZ E DESFILA SEMPRE NA QUINTA-FEIRA QUE ANTECEDE O CARNAVAL. O VAGA-LUME, LUMINHO, É O MASCOTE DO COLÉGIO DA LUZ E DO BLOCO DOS VAGA-LUMES. > O BLOCO DOS VAGA-LUMES COMEÇOU HÁ 12 ANOS COMO UMA ATIVIDADE CULTURAL INTERNA DO COLÉGIO DA LUZ E HOJE É UM DOS MAIORES E MAIS ANIMADOS BLOCOS CARNAVALESCOS DE GUARABIRA.

> O BLOCO DOS VAGA-LUMES É FORMADO PELO ALUNADO, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, EX-ALUNOS, PAIS E FAMILIARES DAS CRIANÇAS E JOVENS DO COLÉGIO DA LUZ. > O BLOCO DOS VAGA-LUMES DESFILA COM BONECOS EM HOMENAGEM AO ‘ANTIGO REI MOMO GUARABIRENSE, GILDO PONTES’; AO ‘SEU BENTO’, FUNCIONÁRIO DO ANTIGO CLUBE RECREATIVO GUARABIRENSE; AO ‘REI DO RITMO, JACKSON DO PANDEIRO’.

> NESTE CARNAVAL 2020, O BLOCO DOS VAGA-LUMES TRABALHOU COM OS ALUNOS DO COLÉGIO DA LUZ, O RITMO DO MARACATU, MANIFESTAÇÃO CULTURAL DE ORIGEM AFRO-NORDESTINA, MUITO PRESENTE NO CARNAVAL DO ESTADO VIZINHO DE PERNAMBUCO E QUE É UM PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL.

> O CARNAVAL MULTICULTURAL 2020 DO BLOCO DOS VAGA-LUMES DO COLÉGIO DA LUZ TAMBÉM FAZ UMA ALUSÃO À DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015 a 2024) ESTABELECIDA PELA UNESCO (ÓRGÃO DA ONU PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA), POIS O COLÉGIO DA LUZ É UMA DAS 6 ESCOLAS PARTICULARES DA PARAÍBA QUE FAZEM PARTE DA REDE MUNDIAL DE ESCOLAS ASSOCIADAS À UNESCO.

Da redação brejo.com

Continue lendo
Apoio

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas