Conecte-se conosco

Saúde

DIA DO BEIJO: Especialista afirma que beijo alivia o estresse e queima calorias

Publicados

em

Beijo no rosto, na testa, na mão, na boca. O beijo é dito como uma demonstração de carinho ou como uma forma de cumprimento a alguém. O gesto é tão festejado que ganhou um dia só para ele: 13 de abril. Com um único beijo é possível movimentar 30 músculos da face e ainda aliviar o estresse, é o que afirma o dentista especialista em endodontia e harmonização orofacial do Hapvida em João Pessoa, Júnior Dantas.

“Essa sensação de relaxamento após o beijo não é coisa que simplesmente brota na cabeça das pessoas. Um estudo de 2009 mediu os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, em pares de estudantes universitários ‘beijoqueiros’. Tanto homens quanto mulheres comprovaram um declínio no cortisol, sinal de relaxamento que foi muito maior do que aqueles casais que passam mais tempo de mãos dadas do que de lábios colados”, relata o especialista.

Anúncio


Porém, Júnior Dantas faz um alerta para que o ato de beijar seja, de fato, agradável tanto a quem concede quando para quem o recebe. “Para ter uma boca preparada para um beijo é fundamental cuidar da higiene oral, ou seja, da saúde dos dentes e gengivas. Assim, não terá de se preocupar com mau hálito ou se há algo entre os dentes”, explica.

A garantia de um beijo agradável e, ao mesmo tempo, saudável é possível por meio da visita regular ao dentista, o que possibilita um check-up dentário. “Cada visita abrange vários procedimentos como por exemplo: limpeza dos dentes, instruções de higiene oral, reparação ou prevenção de dentes cariados, deteção de cancros orais, branqueamento de dentes, entre outros. As visitas regulares ao dentista são, sem dúvida, um complemento muito importante para a manutenção de uma boca estética e saudável”, recomenda.

Se por um lado o beijo promove relaxamento, por outro, ele ainda é capaz de promover a queima de calorias. “Não que o beijo seja o equivalente a meia hora de exercício aeróbico em uma academia, mas o beijo é capaz de queimar de duas a seis calorias por minuto, de acordo com pesquisas já realizadas”, garante Júnior Dantas.

O beijo que é conhecido por muitos como “beijo molhado” é bom para a higiene bucal. “Esse é o tipo de beijo que estimula a produção de saliva, que pode limpar as bactérias nocivas presentes na boca e ainda reduzir o acúmulo de placas bacterianas”, afirma o dentista que ainda alerta: “Apesar de todo prazer que é vivenciado em um único beijo os envolvidos precisam estar atentos e conhecer melhor as pessoas antes de se relacionar, mesmo que isso não proporcione garantias, pode reduzir as chances de contágio de algumas doenças do trato bucal”, conclui.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Saúde

Rede de proteção: terapia emocional disponível para mulheres vítimas de violência

Publicados

em

O Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência, situado no prédio da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, contará a partir desta quarta-feira (22) com mais um serviço direcionado às mulheres vítimas de violência (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial), a terapia emocional. 

A terapeuta emocional Girlene Fernandes integrará a equipe, que já conta com assistentes sociais, assessoria jurídica e psicólogas, que juntas, trabalharão para resgatar a autoestima, dignidade e cidadania dessas mulheres. Segundo a secretária Euzelma Belarmino, a ação visa fortalecer ainda mais o protagonismo feminino e o cuidado com as mulheres para romper o ciclo da violência. 

Anúncio


Lembrando que todo o processo é sigiloso, e por isso as mulheres que necessitarem desta rede de proteção devem vir ao Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência, que está localizado na na Travessa Pedro Xavier, no Bairro Novo, das 8h às 14h, para realizar os procedimentos necessários. 

Além das políticas públicas para as mulheres, a secretaria também está empenhada em fortalecer a rede de apoio e proteção a mulheres vítimas de violência através de um atendimento acolhedor, humanizado e com ações efetivas para empoderar mulheres.

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

GUARABIRA: Sec. de Saúde realiza chamada para atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Saúde deu início a uma campanha de chamamento para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes. Aproveitando o período de férias escolares, os postos de saúde de todos os bairros estão com equipes disponíveis durante todo o dia para atender à população.

A ação busca facilitar o acesso às vacinas, uma vez que as crianças estão em casa, tornando mais simples o deslocamento até as unidades de saúde. A Secretaria reforça a importância de estar com o esquema vacinal em dia, especialmente durante o verão, quando há maior disseminação de doenças que podem ser prevenidas com vacinas.

Anúncio


Além das vacinas obrigatórias para crianças, adolescentes também devem aproveitar o momento para atualizar imunizações importantes, como a do HPV, que previne o câncer do colo do útero e outros tipos de doenças relacionadas ao papilomavírus humano. Os pais e responsáveis devem se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência, levando a carteira de vacinação para a devida conferência e atualização. 

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Exame para detectar doença rara em recém-nascido torna-se obrigatório

Teste deverá ser feito nas redes pública e privada de saúde.

Publicados

em

O exame clínico para identificar malformações dos dedos grandes dos pés típicos na Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP), em recém-nascidos, passa a ser obrigatório durante a triagem neonatal nas redes pública e privada de saúde com cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS).

É o que estabelece a Lei nº 15.094, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (9), em Brasília. O texto havia sido aprovado pelo Senado Federal no fim de 2024.

Anúncio


A FOP, também conhecida como Miosite Ossificante Progressiva, é uma doença rara, de causa genética, incurável e com incidência em uma em cada dois milhões de pessoas.

Atualmente, estima-se que cerca de quatro mil pessoas no mundo convivem com o problema. A condição se caracteriza pela formação de ossos em músculos, tendões, ligamentos e outros tecidos de forma progressiva, restringindo movimentos e podendo levar o paciente à imobilidade permanente.

Osssificação

O processo de ossificação geralmente é perceptível na primeira infância (0 a 5 anos), afetando os movimentos de pescoço, ombros e membros. Os pacientes podem ter dificuldade para respirar, abrir a boca e até para se alimentar.

Pessoas com FOP nascem com o dedo maior do pé (hálux) malformado bilateralmente, sendo que aproximadamente 50% também têm polegares malformados. Esse é um sinal importante para a doença e especialmente útil no exame do recém-nascido.

Outros sinais congênitos incluem má formação da parte superior da coluna vertebral (vértebras cervicais) e um colo do fêmur anormalmente curto e grosso. A FOP não tem cura, os cuidados multiprofissionais e alguns medicamentos são oferecidos de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e podem amenizar os sinais, sintomas e inflamações.

Por ser doença rara, a assistência especializada para as crianças e adolescentes com diagnóstico de FOP é realizada em hospitais-escola ou universitários, com tratamento terapêutico ou reabilitador, conforme a necessidade de cada caso, incluindo os Centros Especializados em Reabilitação, presentes em todos os estados.

O tratamento atual é baseado no uso de corticoides e anti-inflamatórios na fase aguda da doença, a fim de limitar o processo inflamatório.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas