Conecte-se conosco

Guarabira

Diretora do maior museu Naif do Brasil estará em Guarabira na abertura do FIAN

Publicados

em

Herdeira de um acervo com mais de 6 mil obras em Arte Naif, expostas no casarão nº 561, no bairro Cosme Velho, Rio de Janeiro, a museóloga Jacqueline Angelo Finkelstein estará em Guarabira na próxima semana para participar da segunda edição do FIAN (Festival Internacional de Arte Naif), evento que está sendo bastante aguardado e que acontecerá na cidade a partir do dia 22 de maio.

O FIAN é uma grande exposição coletiva que vai reunir 174 obras pertencentes a 115 artistas de 13 países, incluindo o Brasil. Jacqueline Finkelstein recebeu convite do prefeito Zenóbio Toscano para participar da vernissage, já que ela dirige o Museu Internacional de Arte Naif do Brasil (MIAN), instalado no Rio de Janeiro e reconhecido em todo o mundo pela riqueza do seu acervo.

O prefeito justificou o convite pela importância da museóloga que, há mais de 20 anos, é diretora do MIAN e a principal responsável pela divulgação dessa arte no Brasil e em vários países. “Guarabira, hoje, é a única cidade do Nordeste a possuir um museu Naif e vem se consolidando como um dos principais núcleos de divulgação desse segmento das artes plásticas no Brasil”, disse Zenóbio. “Daí a necessidade de estabelecermos importantes parcerias, principalmente com essa profissional que é reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho à frente do Mian”.

Jacqueline aceitou o convite e declarou que já tinha notícia do festival que é realizado em Guarabira e que já se tornou uma referência junto aos artistas naif. “Já havia escutado inúmeros elogios, no Rio de Janeiro, de pessoas que estiveram participando do Fian, na cidade de Guarabira”, disse a museóloga. “Foi com imensa satisfação que recebi o convite do prefeito Zenóbio para estar presente na inauguração”.

Ela fez uma análise da situação dos museus no Brasil e disse que, num momento em que tantos equipamentos vêm fechando suas portas ou enfrentando dificuldades por falta de verba, Guarabira dá um exemplo ao promover esse evento em prol da arte naif. “Hoje, quando quase não há incentivos para as artes, essa iniciativa de Guarabira faz os nossos olhos brilharem de esperança”, declarou.

O Brasil, segundo ela, é um dos 5 grandes celeiros da arte naif mundial, e o Nordeste é berço de inúmeros pintores reconhecidos. “Esse festival vem no momento certo. Nada mais correto do que se criar um centro dedicado a esses criadores que produzem uma arte que vem a ser a mais autêntica, a que mais representa o povo brasileiro”, disse Jacqueline, parabenizando a cidade e desejando vida longa ao FIAN.

O Festival Internacional de Arte Naif (FIAN), será aberto na próxima quarta-feira e ficará com sua exposição até 30 de junho, nas instalações do Centro de Documentação Cel. José Pimental, centro de Guarabira. A abertura será às 19h30 com entrada franca.

Com informações da Secult PMG

Rate this post

Guarabira

ANIVERSÁRIO DA CIDADE: Prefeitura não terá expediente nesta sexta (26)

Publicados

em

As repartições públicas municipais de Guarabira sofrerão alteração no expediente devido ao feriado municipal alusivo à emancipação política do município, comemorado na próxima sexta-feira 26. Serviços essenciais, a exemplo da coleta de lixo e de fiscalização de trânsito serão preservados.

DENTRO DO MÊS: Mantendo a política salarial dentro do mês trabalhado, nos próximos dias 29 e 30 serão realizados os pagamentos dos servidores referente ao mês de novembro, a informação foi repassada pela Secretaria de Administração do Município.

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Cidades

IMPERDÍVEL: Mix Festas e Descartáveis realiza Curso de Salgados e Panetones nesta quarta, 10

Publicados

em

Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar os Curso de Salgados Tradicionais com Massa de Empada Versátil pela manhã e pela tarde o Curso de Panetones.

Pela manhã será ministrado o curso de salgados das 9 às 13h00. No curso será ensinado sobre: pão com creme de queijo, coxinha, pastel e empada com massa versátil.

Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar o Curso de Panetones. Você irá aprender nesta aula:

  • Panetone,
  • Chocotone e
  • Panetone Trufado

Taxa de Inscrição: R$ 120,00 – ou 2x de 65,00 no cartão. Vagas limitadas!

Horário: PERÍODO DA TARDE: 13h às 17h. Com as professoras Tia Neves e Dayanny.


A Mix Festas e Descartáveis neste momento de pandemia mantém a sala de cursos funcionando com número reduzido de alunos e respeitando o distanciamento. Portanto garanta já sua vaga!

A loja disponibiliza de recipiente com álcool 70% INPM para a higienização dos participantes. A loja informa para que todos os participantes dos cursos ministrados, levar máscaras de proteção, pois é necessário a utilização da mesma no recinto.

A loja Mix Festas e Descartáveis fica localizada na Rua Augusto de Almeida, 48, ao lado do ENSL (Educandário Nossa Senhora de Lourdes), também conhecido como “Colégio de Socorro Amorim”, no Centro de Guarabira, fone: (83) 3271-8100.

Siga a Festas e Descartáveis nas redes sociais: instagram.com/mixfestasedescartaveis e facebook.com/festasedescartaveis

Nesta mesma quarta-feira, na Mix Festas e Descartáveis, dia 10 terá a apresentação e degustação dos chantilly MasterMartini com o Chef Jailson.

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

Fundação Ulysses Guimarães promove encontro em homenagem ao centenário do educador Paulo Freire

Publicados

em

A Fundação Ulysses Guimarães (FUG-PB) Promoveu, nesta quarta-feira (27), o 3º Encontro de Mediadores com um Seminário em homenagem ao centenário do educador Paulo Freire. O evento ocorreu na UNOPAR, em Guarabira.

Para o Presidente da FUG, o deputado estadual Raniery Paulino, o encontro nesta quarta-feira foi um momento de ideias e debates.  “Foi um momento de conhecimento e trocas de experiências com os professores e gestores da rede estadual de ensino. Homenageamos também o professor Martinho Alves de Andrade em nome dos docentes paraibanos”, agradeceu.

”Paulo Freire ficou conhecido pelos seus estudos em prol da construção de uma Educação que fosse conscientizadora e libertadora, pautada nos sonhos, na esperança e na amorosidade. Agradeço a UNOPAR pelo apoio de sempre, aos nossos palestrantes pela densidade do conteúdo, aos mediadores pela dedicação voluntariada e em especial aos participantes”, complementou.

Acesso Político

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas