Conecte-se conosco

Cultura

Festival Internacional de Arte Naif em Guarabira vai movimentar a cidade durante 40 dias

Publicados

em

O município de Guarabira, no Brejo paraibano, se prepara para um grande movimento de estudantes, turistas e a sociedade em geral para contemplar as cores e a beleza da Arte Naif durante 40 dias. O FIAN (Festival Internacional de Arte Naif) será lançado oficialmente na próxima quarta-feira (22/5), a partir das 7 horas da noite, com abertura da exposição e atrações musicais. Depois, o salão ficará aberto até 30 de junho, atendendo ao público e caravanas de visitantes de outras cidades.

Para tanto, a Secretaria de Cultura e Turismo de Guarabira já está montando um sistema de agendamento para grupos pertencentes a instituições de ensino, agências de turismo ou quaisquer órgãos e entidades que tenham interesse em conhecer as obras expostas. Ao todo, estarão em exposição 174 trabalhos de autores de vários estados do Brasil e mais 12 países, os quais foram selecionados entre centenas de pintores inscritos, no último mês de fevereiro.

Como um festival de abrangência internacional, o salão vai contar com artistas e obras do Uruguai, Nicarágua, México, Itália, Cuba, Eslováquia, Lituânia, Argentina, Costa Rica, Burkina Faso, Portugal e Romênia. Do Brasil, além de vários artistas participantes, o evento fará homenagens ao pintor baiano Waldomiro de Deus, considerado um dos principais expoentes da Arte Naif brasileira, e também ao paraibano Josenildo Suassuna, recentemente falecido, que será representado por familiares. No ano passado, o pintor guarabirense Clóvis Júnior foi o homenageado.

A vernissage, na noite do dia 22, vai contar com a presença da museóloga Jacqueline Finkelstein, diretora do Museu de Arte Naif do Brasil (MIAN), localizado no Rio de Janeiro, que estará em Guarabira como convidada de honra, em virtude do seu trabalho à frente do Mian e uma das maiores promotoras desse segmento artístico no país e no exterior.

A exposição será aberta pelo prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, que em 2016 teve a iniciativa de inaugurar um museu de Arte Naif na cidade, restaurando uma velho sobrado que se encontrava em ruínas e que hoje é um dos pontos turísticos mais visitados no município, conhecido como Casarão da Cultura. No local, além de um acervo de obras em Naif, ainda funciona o Museu da Imagem e do Som e valiosas relíquias da cultura popular.

A abertura do festival será no Centro de Documentação Cel. João Pimentel (CEDOC), localizado na praça da catedral de Nossa Senhora da Luz, centro da cidade. O evento será aberto ao público a partir das 7 horas da noite dessa quarta-feira (22), mesmo local onde aconteceu a primeira edição, também em maio do ano passado. Pessoas interessadas em agendar visitas poderão entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo, pessoalmente ou pelo seguinte endereço eletrônico: [email protected] . O Fian é uma realização da Prefeitura Municipal de Guarabira em parceria com o Ateliê Adriano Dias.

Com informações Secult / PMG

Rate this post

Cultura

FESTA DA LUZ 2023: 37 Artistas de Guarabira estarão se revezando no Palco Brega Luz

Publicados

em

A Festa da Luz, que acontecerá nesta semana na cidade de Guarabira, este ano vai trazer muitas novidades na programação paralela do palco brega, o chamado Brega Luz. A primeira delas é que o evento terá início às 17 horas diariamente, resgatando uma tradição para os amantes da música brega que costumam chegar já no final da tarde.

Além das atrações principais que já foram anunciadas – como dos cantores Fernando Mendes, José Orlando e a Banda Tuareg’s, a Prefeitura Municipal de Guarabira resolver privilegiar também os talentos da cidade. Durante três dias (de sexta a domingo), estarão subindo ao palco do Brega Luz nada menos que 37 artistas locais, começando às 5 da tarde e antes das apresentações dos artistas nacionais.

A Secretaria de Cultura e Turismo montou um roteiro de três shows coletivos com dez artistas da cidade a cada dia. A outra novidade é que, para realização desses shows, será feito um tributo à cantora Marília Mendonça e ao rei do brega Reginaldo Rossi. E os artistas da casa estarão se revezando nessas homenagens.

Na próxima sexta-feira (03), a Festa da Luz terá início às 17 horas com o show “Elas Cantam Marília”, que irá reunir 10 cantoras da cidade no melhor estilo da música de sofrência. No sábado, também começando no mesmo horário, será a vez dos homens com o show “Eles Cantam Rossi”, trazendo um repertório dos maiores sucessos de Reginaldo Rossi.

Já no domingo, também às 17 horas, haverá o show intitulado “Farofa Brega”, reunindo 11 artistas locais como intérpretes de grandes nomes da música brega. Esses 31 artistas, ao longo dos três dias, serão acompanhados por uma banda local composta pelos artistas Tércius Luiz (guitarra), Adriano do Sax (saxofone), Neto Batera (bateria), Samuel Bass (contrabaixo), Cacau Sanfoneiro (sanfona) e Nildo Manga (teclado).

INTÉRPRETES
Na homenagem a Marília Mendonça, no show “Elas Cantam Marília”, estarão no palco as cantoras Clara Beatriz, Aniery Souza, As Minas, Sonize, Sther Medeiros, Jossuelem Santos, Loirinha dos Teclados, Cleide Santos, Camaleoa e Jaciely Ferreira.

No sábado, para o show “Eles Cantam Rossi”, estarão se revezando os cantores Márcio Cuiabá, Daniel Robson, Bruno Vasconcelos, Roberto Show, Coninha, Shirle Manga, Altomir Nascimento, Mago dos Teclados, Marinaldo Silva e Dinarte Alves.

E no último dia, o show “Farofa Brega” trará os artistas Daniel Don, Júnior Marrone, Suzana Ferreira, Marinízio, Socorro Procópio, Zé Wilton, Andrezinho, Tchero, Marcinho, Bily Almeida e Cícero Silva.

Finalmente, as principais atrações do palco brega serão a banda Tuareg’s (na sexta, dia 02); Fernando Mendes (sábado, 03); e José Orlando (domingo, 04). Todos os shows do palco brega começarão pontualmente às 17 horas.

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Cultura

Guarabira: Festa da Luz 2023 começa na noite desta quinta-feira com evento religioso

Publicados

em

Foto: Reprodução

Tudo pronto para o inicio da Festa da Luz 2023, a festa da retomada no maior festejo de padroeiro do interior paraibano. 

O evento começará na noite desta quinta-feira (2/2) no palco luz e estende-se até o próximo dia 5 de fevereiro, finalizando com a apresentação do cantor Wesley Safadão, sendo quatro noites de muita alegria e curtição.

Neste ano, ao contrário dos eventos passados, a primeira noite da programação será no feriado de 2 de fevereiro, dia da padroeira, com o evento religioso apresentado pelas cantoras Celina Borges e Celione David.

Nos dias seguintes passarão pelo palco principal os cantores Taty Girl, Léo Santana, Calcinha Preta, João Gomes e outros. 

Neste ano ainda, o Brega Luz traz para o evento os renomados cantores Fernando Mendes, José Orlando e a banda Tuaregues. 

As atrações do palco brega começam a se apresentar a partir das 17h com término marcado para as 21h; já no palco principal os artistas se apresentam das 21h até às 3h.

Com Codecom

Rate this post
Continue lendo

Cultura

Espetáculo de Guarabira é selecionado para participar do 6° FETEG – Festival Internacional de Teatro em Minas Gerais

Publicados

em

Foto: Reprodução

O espetáculo “O Pavão Misterioso e o Romance da Donzela”, encenado pela Cia. Cênica Torre de Papel da cidade de Guarabira-PB, foi selecionado e irá participar na categoria adulto do 6° FETEG -Festival Internacional de Teatro de Guaranésia em Minas Gerais. O FETEG -6º Ato acontecerá de 18 a 23 de abril de 2023 e 30 espetáculos, nas categorias adultas, infantis e de teatro de rua compõe a programação escolhida em um universo de 82 espetáculos inscritos de um total de 72 grupos, representantes de 12 estados brasileiros e o Distrito Federal, além de Grupos e Companhias da Colômbia, Argentina, Uruguai e Cuba.

O espetáculo “O Pavão Misterioso e Romance da Donzela” é uma livre adaptação do clássico da literatura de cordel “O Romance do Pavão Misterioso” do paraibano José Camelo de Melo Rezende que, este ano de 2023 está comemorando cem anos de sua publicação.

“O Pavão Misterioso e o Romance da Donzela” tem direção, dramaturgia e composição musical de Nana Rodrigues, direção musical de Xande Viajante e um elenco com Vera Grangeiro, Xande Viajante, Ivaney Justino, Francisca Vaz, Marcelo Félix, Jamylli Ferreira e Rauan Vieira. O cenário e figurino são de Marcílio Vital, iluminação Dida Cavalcante, fotografia e maquiagem Tham Toscano, adereços Marcílio Vital, Marcelo Félix, Nana Rodrigues, Tham Toscano, Zenildo Marques e Rauan Vieira, design gráfico Bianca Costa, preparação vocal de Amanda Almeida e arte Naif de Adriano Dias.

O espetáculo “O Pavão Misterioso e Romance da Donzela” compõe o repertório, junto com a montagem de “São Saruê” do Projeto “Curta Cordel”, da Cia. Cênica Torre de Papel, coletivo teatral premiado que vai completar 29 anos em cena! O Projeto Curta Cordel, tem por finalidade divulgar os clássicos da rica cultura da literatura do cordel guarabirense e paraibano através das montagens e circulação das obras nos teatros, nas escolas e nas feiras.

Da Assessoria

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas