Conecte-se conosco

Cultura

Festival Internacional de Arte Naif em Guarabira vai movimentar a cidade durante 40 dias

Publicados

em

O município de Guarabira, no Brejo paraibano, se prepara para um grande movimento de estudantes, turistas e a sociedade em geral para contemplar as cores e a beleza da Arte Naif durante 40 dias. O FIAN (Festival Internacional de Arte Naif) será lançado oficialmente na próxima quarta-feira (22/5), a partir das 7 horas da noite, com abertura da exposição e atrações musicais. Depois, o salão ficará aberto até 30 de junho, atendendo ao público e caravanas de visitantes de outras cidades.

Para tanto, a Secretaria de Cultura e Turismo de Guarabira já está montando um sistema de agendamento para grupos pertencentes a instituições de ensino, agências de turismo ou quaisquer órgãos e entidades que tenham interesse em conhecer as obras expostas. Ao todo, estarão em exposição 174 trabalhos de autores de vários estados do Brasil e mais 12 países, os quais foram selecionados entre centenas de pintores inscritos, no último mês de fevereiro.

Como um festival de abrangência internacional, o salão vai contar com artistas e obras do Uruguai, Nicarágua, México, Itália, Cuba, Eslováquia, Lituânia, Argentina, Costa Rica, Burkina Faso, Portugal e Romênia. Do Brasil, além de vários artistas participantes, o evento fará homenagens ao pintor baiano Waldomiro de Deus, considerado um dos principais expoentes da Arte Naif brasileira, e também ao paraibano Josenildo Suassuna, recentemente falecido, que será representado por familiares. No ano passado, o pintor guarabirense Clóvis Júnior foi o homenageado.

A vernissage, na noite do dia 22, vai contar com a presença da museóloga Jacqueline Finkelstein, diretora do Museu de Arte Naif do Brasil (MIAN), localizado no Rio de Janeiro, que estará em Guarabira como convidada de honra, em virtude do seu trabalho à frente do Mian e uma das maiores promotoras desse segmento artístico no país e no exterior.

A exposição será aberta pelo prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, que em 2016 teve a iniciativa de inaugurar um museu de Arte Naif na cidade, restaurando uma velho sobrado que se encontrava em ruínas e que hoje é um dos pontos turísticos mais visitados no município, conhecido como Casarão da Cultura. No local, além de um acervo de obras em Naif, ainda funciona o Museu da Imagem e do Som e valiosas relíquias da cultura popular.

A abertura do festival será no Centro de Documentação Cel. João Pimentel (CEDOC), localizado na praça da catedral de Nossa Senhora da Luz, centro da cidade. O evento será aberto ao público a partir das 7 horas da noite dessa quarta-feira (22), mesmo local onde aconteceu a primeira edição, também em maio do ano passado. Pessoas interessadas em agendar visitas poderão entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo, pessoalmente ou pelo seguinte endereço eletrônico: secultgba@gmail.com . O Fian é uma realização da Prefeitura Municipal de Guarabira em parceria com o Ateliê Adriano Dias.

Com informações Secult / PMG

Apoio

Cultura

Raul Seixas e Luiz Gonzaga serão homenageados em seus 30 anos de memória neste mês

Publicados

em

GUARABIRA ROCK-BAIÃO – Eram dois nordestinos. Cada um com o ritmo. E ambos foram reis. O Rei do Baião e o Rei do Rock, Luiz Gonzaga e Raul Seixas, estarão sendo lembrados num projeto cultural que está sendo organizado pela Prefeitura Municipal de Guarabira, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo, a se realizar nos dias 15 e 16 agosto.
O evento “Guarabira Rock Baião – Raul Seixas e Luiz Gonzaga em 30 Anos de Memória”, vai envolver atividades artísticas como exposição de artes plásticas, exibição de filmes e música na Praça João Pessoa.

Nos dias 15 e 16 (quinta e sexta), o público poderá conferir filmes sobre os homenageados, na tela grande do Teatro Municipal, além de exposição na Galeria de Artes Antônio Sobreira, a partir das 7 da noite. Na sequência, haverá shows na praça com bandas e artistas convidados como Escurinho (homenageando Gonzaga), além dos covers de Raul Seixas, Sandro das Estrelas e Paulo Motta.

Na sexta, após sessão no cinema, 10 artistas guarabirenses estarão fazendo um show coletivo na Praça João Pessoa, acompanhados de banda local, e todos cantarão sucessos de Raul e Gonzagão.
A exposição na Galeria de Artes, sob a coordenação do artista Elias dos Santos, vai contar com telas temáticas dos dois homenageados, pintadas por outros dez pintores de Guarabira e da região circunvizinha.

PROGRAMAÇÃO

15 de Agosto (QUINTA-FEIRA)
• 19:00h. – Abertura oficial pelo prefeito em exercício, Marcus Diogo, com lançamento da exposição “Luiz Gonzaga e Raul Seixas em 30 Anos de Memória”. – Local: Galeria de Artes Antônio Sobreira.
• 19:30h. – Exibição do filme “O Início, o Fim e o Meio”, de Walter Carvalho. – Local: Teatro Municipal Geraldo Alverga.
• 21:30h. – Show do cantor Escurinho com a banda “Trio Forró do Escurinho”, homenageando Luiz Gonzaga. – Local: Praça João Pessoa.
• 22:30hs. – Tributo da banda “Das Estrelas Cantando Raul Seixas”, com o cantor Sandro das Estrelas. Local: Praça João Pessoa.

16 de Agosto (SEXTA-FEIRA)
• 19:30h. – Exibição do filme “Gonzaga – de Pai para Filho”. – Local: Teatro Municipal Geraldo Alverga.
• 21:30h. – Show coletivo com artistas de Guarabira, homenageando Raul Seixas e Luiz Gonzaga. – Local: Praça João Pessoa.
• 22:30h. – Cover/show “Paulo Canta Raul”, com Paulo Motta e Banda. Local: Praça João Pessoa.

Com informações da Secult

Continue lendo

Cultura

Centro Histórico da cidade de Mari será revitalizado

Publicados

em

Fotos: Divulgação

A prefeitura de Mari, zona da mata paraibana, através da Secretaria de Infraestrutura, Urbanismo e Habitação, sob coordenação da Gerência de Urbanismo iniciou a revitalização do centro histórico do município, que compreende um complexo de imóveis históricos erguidos na fundação da antiga Araçá, no ano de 1883.

A Estação do Trem, encontra-se completamente preservada, lá funciona a Rádio Comunitária Araçá FM, a Casa do Chefe da Estação, e a agora chegou o momento de revigorar a Casa das Máquinas, que encontrava-se abandonada por um longo período.

O prefeito Antônio Gomes determinou a seus auxiliares a revitalização da obra e a construção de uma praça para apresentações culturais no espaço entre o prédio que está sendo recuperado e a Estação Ferroviária.

O gerente de Cultura do Município, Fábio Brito, disse que a recuperação da casa das máquinas se tornará um atrativo cultural no coração da cidade e manterá a sua arquitetura original.

Na manhã desta quinta-feira (25), o gerente de Urbanismo do Município, Magdiel Olinto, com sua equipe, deu início à obra de recuperação do prédio.

Da Assessoria via Portal25Horas

Continue lendo

Cidades

Lançamento de livreto e apresentação de Grupo Cultural marca presença do Brejo nesta quinta-feira na Capital

Publicados

em

Pesquisador da região lançará livreto sobre Jackson do Pandeiro nesta quinta-feira(25).

O professor Jocelino Tomaz, de Caiçara estará com o Grupo Atitude no Festival Jackson do Pandeiro (25 a 28/07) no Espaço Cultural, em João Pessoa. Na quinta(25) às 10h será o lançamento do seu livreto sobre o homenageado, 100 Fatos dos 100 Anos de Jackson do Pandeiro, apresentação da música que ele descobriu recentemente “Garota de Botafogo”, e ainda, debate com alguns dos maiores especialistas em Jackson do Brasil.

Durante os quatro dias ele estará com exposição do seu acervo e uma bancada de cordéis “Jacksonianos” das 14 às 20h.

Palestras e exposição – Desde o mês de abril, o pesquisador vem realizando palestras e expondo o seu acervo sobre Jackson do Pandeiro, tendo apresentado nas cidades de Caiçara, Logradouro, Passa e Fica (RN), Na PBTur em João Pessoa, Dona Inês, e já recebeu convites para Guarabira, Solânea e Borborema.

“Agradeço a todos que comparecerem a este evento, principalmente aos nossos conterrâneos da região do Brejo” convidou o professor Jocelino.

Redação Brejo.com

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas