Conecte-se conosco

Cidades

FIAN é sucesso de público em sua segunda edição em Guarabira. Confira!

Fotos: brejo.com

Publicados

em

O Centro de Documentação Cel. João Pimentel – CEDOC se tornou, na noite desta quarta-feira (22), o palco das cores e das formas com a abertura do Festival Internacional de Arte Naif (FIAN), que entra em sua segunda edição atraindo os olhos do Brasil e do mundo com a exposição de 174 obras pertencentes a 115 pintores de 13 países durante 40 dias.

O prefeito Zenóbio, o vice Marcus Diogo, a primeira-dama Léa, representantes da Administração Municipal e os vereadores Elias Filho e Renato Toscano estiveram presentes, tal como a deputada Camila Toscano, da prefeita de Belém Renata Christinne, os artistas plásticos Clóvis Júnior, Alexandre Filho, Luis Tananduba, além da representante da Bienal Naif do Brasil na cidade de Piracicaba-SP Margarete Regina.

Tendo como atrações musicais o cantor Artur Neto, Tinho Santos e Messias do Acordeon, a solenidade de abertura ficou marcada pela presença do público e dos artistas que vieram de diversos estados do país para prestigiar a vernissage com suas respectivas obras que integram a mostra. Vale destacar a apresentação da artista Shila Joaquina, tal como o discurso do prefeito Zenóbio que, de forma incisiva, afirmou que valeu a pena se tornar prefeito de Guarabira pra poder tornar real este evento, escrevendo assim mais um capítulo na história cultural do município. Na noite anterior (21), o chefe do executivo recebeu os artistas ao chegarem na cidade e, após o jantar de recepção, ciceroneou-os pelo Casarão da Cultura.

As homenagens também deram o tom da solenidade. O baiano Waldomiro de Deus, um dos maiores expoentes dessa estética da pintura, foi o homenageado especial, além de Josenildo Suassuna (In Memoriam) representado por seu filho Kauê Rocha. Finalmente, como convidada especial, a museóloga Jacqueline Finkelstein, diretora do Museu Internacional de Arte Naif, sediado no Rio de Janeiro, foi homenageada por seus serviços prestados à promoção e difusão de vários artistas naifs no Brasil e exterior. Os três foram agraciados com o Troféu Pavão Misterioso. Também foram premiados com o Pavão dois trabalhos de aquisição e um de reveleção.

O II FIAN conta com uma curadoria formada por três importantes conhecedores da arte do Brasil: Robson Xavier, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte; Eudes Rocha, que também integra a Associação Brasileira de Críticos de Arte; e Augusto Luitgards, PHD em História da Arte pela PUC.

Pessoas interessadas em agendar visitas poderão entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo, pessoalmente ou pelo seguinte endereço eletrônico: secultgba@gmail.com. O FIAN é uma realização da Prefeitura Municipal de Guarabira, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Ateliê Adriano Dias.

Texto: Codecom/PMG
Fotos: Gentil/brejo.com

Apoio

Cidades

Terminam nesta quinta-feira inscrições para corrida do 4º BPM de Guarabira

Publicados

em

Terminam nesta quinta-feira (22), as inscrições para a 12ª Corrida Coronel Elísio Sobreira, que é promovida pelo 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e acontece no próximo domingo (25), às 7h30, com largada e chegada na frente do Batalhão. As inscrições presenciais podem ser feitas das 8h às 13h na sede do 2º BPM de Campina Grande, nas Companhias de Alagoa Grande e Belém e na Barraca do Seu Silva, no centro da cidade de Guarabira. No 4º BPM, as inscrições serão feitas até as 18h e na internet, no site: www.zeniteesportes.com.br, ate as 23h59. De forma presencial, o valor da inscrição é de R$ 30 e, no caso da internet, este valor é acrescido da taxa de R$ 5 referente à emissão do boleto.

Para o deslocamento de atletas de Campina Grande e região, será disponibilizado um ônibus, saindo da sede do 2º BPM, no Bairro do São José, pontualmente às 5h30 do domingo. Na corrida, as inscrições podem ser feitas em uma das quatro categorias: Geral, Militar Geral, Militar do 4º BPM e Cadeirante e todos os inscritos que concluírem os percursos de 3 km ou 8 km receberão medalhas personalizadas em metal. Os três primeiros colocados de cada categoria, nos gêneros masculino e feminino, também receberão troféus. Além de hidratação com água durante o percurso, os atletas inscritos terão direito a um café da manhã à base de frutas e sorteio de brindes.

A cronometragem da corrida será feita através de chips e, após o eventos, os inscritos poderão consultar no site da empresa responsável o tempo e a colocação. Após o encerramento das inscrições, a próxima etapa será no sábado (21), com a entrega dos Kits da Corrida contendo a camiseta, o chip que deve ser colocado no tênis e o número de inscrição que deve ser afixado na camiseta.

A Corrida Coronel Elísio Sobreira presta uma homenagem ao patrono da Polícia Militar da Paraíba e tem como objetivo, de acordo com o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Gilberto, incentivar a prática de atividades esportivas, promovendo a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde.

Assessoria

Continue lendo

Cidades

4º BPM realiza policiamento da Copa Guarabira de Futebol de Campo

Publicados

em

Militares do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), sob o comando do tenente-coronel Gilberto, realizaram o policiamento da primeira rodada das quartas-de-final da Copa Guarabira de Futebol de Campo 2019, que aconteceu no Estádio Sílvio Porto, na noite dessa terça-feira (20).

Os policiais do 4º BPM, em apoio e incentivo ao esporte amador, garantiram a segurança dos atletas, arbitragem e do público que esteve presente à competição realizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e da Juventude do município e que é a maior competição de futebol da região.

O jogo que abriu a primeira rodada foi Botafogo do Cordeiro e Carrasco. Na noite de quinta-feira (22), será realizada a outra partida entre Botafogo do Maciel e Alto da Boa Vista.

Ascom

Continue lendo

Cidades

Policiais do 4º BPM realizam Operação Cidade Segura em Cuitegi e Guarabira

Publicados

em

Foto: Divulgação/4º BPM

Policiais do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) realizaram, nesta segunda-feira (19), a Operação Cidade Segura em Guarabira e Cuitegi, com rondas a bordagens a pedestres, condutores de motos e carros, além de bares e estabelecimentos similares, nas zonas urbanas e rurais dos dois municípios.

Participaram da Operação Cidade Segura, que visa à prevenção de crimes contra a pessoa e contra o patrimônio, as guarnições do CPU (Coordenador de Policiamento da Unidade), tenente Diniz, Rotam e dos Destacamentos locais, além da CPTran.

Assessoria 4º BPM

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas