Conecte-se conosco

Saúde

ALERTA: Água da chuva acumulada pode causar febre tifoide e leptospirose e sintomas são confundidos com os da dengue

Publicados

em

Nas últimas 24 horas choveu 257 milímetros em João Pessoa, o número corresponde a 100% do volume esperado para o mês de junho. As chuvas intensas representam diversos transtornos à população, mas também significa o surgimento de algumas doenças decorrentes do acúmulo e contato das águas com lixo e esgoto.

O médico infectologista do Hapvida, em João Pessoa, Fernando Chagas elenca algumas doenças que podem ser adquiridas pelo contato com água suja. “Entre as patologias que podem ser adquiridas com essas chuvas intensas são a leptospirose, provocada pela urina do rato; a febre tifoide, causada pela bactéria Salmonella typhi, entre outras”, informa o especialista.

Fernando Chagas

Os principais sintomas de doenças ocasionadas pelo aumento das chuvas são, febre, dor no corpo, náuseas (vontade de vomitar) e, em alguns casos, presença de diarreia. Diante dos sintomas apresentados, Fernando Chagas afirma que é preciso estar atento, pois podem ser confundidos com casos de dengue. “Estamos em um período de acréscimo das ocorrências de dengue e muitos dos sintomas das doenças adquiridas pelo contato com água suja se confunde com os da dengue. Lembrando que a própria água parada das chuvas pode aumentar o risco de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Quadros com febre, dor muscular, dor óssea, tosse, nariz escorrendo são sintomas que auxiliam a diferenciar as doenças”, explica.

Para quem não tem outra opção e precisa ter o contato com água suja as orientações do infectologista são para que “ao chegar em casa, após o contato com a água suja, é preciso lavar a área da pele que teve contato com água e sabão; as roupas devem ser colocadas para secar e só depois direcionadas para lavagem; os sapatos devem secar ao sol para depois fazer limpeza; e o aumento da ingestão de líquidos deve ser realizada para evitar uma possível desidratação”, esclarece o médico.

Fique ligado – O infectologista Fernando Chagas destaca que a leptospirose é uma das doenças que mais merece atenção. “Essa é uma doença esquecida, mas que está próxima e pode matar. Prejudica os rins, pode causar sangramento nos pulmões. É preciso ter cuidado ao pisar em lama ou locais com riscos da doença. São medidas simples, mas que diminuem muito a transmissão das doenças”, conclui.

Assessoria

Cidades

Guarabira bate novo recorde de casos confirmados de coronavírus em 24h

Município tem aumento de 61 casos em 24h. Veja o boletim desta terça-feira, 02

Publicados

em

A Secretaria de Saúde do Município de Guarabira divulgou no início da noite desta terça-feira(2/06) a atualização do boletim epidemiológico com os números da Covid-19.

Os casos confirmados na cidade já totalizam 629, um crescimento de 61 casos em 24 horas, batendo recorde em casos em apenas 24 horas. Dos infectados, 308 pacientes já foram recuperados.

O boletim registra agora 10 óbitos confirmados em consequência do novo coronavírus e uma morte que estava sob investigação, foi descartada após resultados de exames.

695 casos foram descartados e 1.907 notificados.

Dos locais com mais casos confirmados, estão: Centro (92), Bairro Novo (64), Cordeiro (62) e Nordeste I (52). Estes continuam sendo os locais que mais apresentam incidência de infectados com o vírus.

Veja o Boletim da Prefeitura

Brejo.com

Continue lendo

Cidades

Guarabira: Confirmados chegam a 568 e 297 são recuperados da Covid-19

No boletim desta segunda, 01 de junho, já são 9 mortes confirmadas da doença.

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Guarabira divulgou no início da noite desta segunda-feira(1/06) a atualização do boletim epidemiológico com os números da Covid-19.

Os casos confirmados na cidade já somam 568, um crescimento de 16 casos em 24 horas. Dos infectados, 297 pacientes já foram recuperados.

O boletim registra 9 óbitos confirmados em consequência do novo coronavírus e uma morte que estava sob investigação, foi descartada após resultados de exames.

636 casos foram descartados e 1.808 notificados.

Dos locais com mais casos confirmados, estão: Centro (72), Cordeiro (60), Bairro Novo (59) e Nordeste I (46). Estes continuam sendo os que mais apresentam incidência de infectados com o vírus; destes, apenas o Centro não apresentou nenhum caso nas últimas 24h.

Veja o Boletim da Prefeitura

Brejo.com

Continue lendo

Cidades

Paraíba ultrapassa marca de 13 mil contaminados; mortes já são 360

2.492 pessoas se recuperaram da Covid-19 e outros 10.975 casos foram descartados para a doença

Publicados

em

A Paraíba registrou neste domingo (31) mais 300 casos de coronavírus, chegando ao total de 13.162. Quatorze mortes provocadas pelo patógeno foram contabilizadas em 24 horas, totalizando 360 em todo o estado. O levantamento diário da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostra que 2.492 pessoas se recuperaram da Covid-19 e outros 10.975 casos foram descartados para a doença.

Isolamento

Nesse sábado (30), o isolamento social atingiu 43,5% da população, número abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 70%. O Governo do Estado publicou nesse sábado (30) um novo decreto com mais regras para o distanciamento social e quem descumpri-las, poderá sofrer sanções cível, administrativa e criminal.

Resumo | Últimas 24h na Paraíba

  • Confirmados: 13.162 (eram: 12.862)
  • Descartados: 10.975 (eram: 10.524)
  • Cidades: 194 (eram: 193)

Dentre os confirmados

  • Recuperados: 2.492 (eram: 2.472)
  • Isolados em casa: 9.836 (eram: 9.570)
  • Internados: 474 (estável)
  • Mortos: 360 (eram: 346)

Leitos

A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todo o estado é de 72%.

  • Leitos para Covid-19 ativos em todo o estado:
    • Enfermaria: 540 (274 ocupados)
    • UTI: 276 (200 ocupados)

Na Grande João Pessoa, a ocupação em UTI para adultos chegou aos alarmantes 91%. O alerta também permanece em Campina Grande, onde 63% das UTIs estão ocupadas. No Sertão, a ocupação é de 65%.

Mortes

De acordo com a SES, 14 mortes foram confirmadas neste domingo (31), referentes a pacientes com idades entre 37 e 95 anos, sendo 10 homens e 4 mulheres. Sete desses pacientes não tinham informações sobre comorbidade.

86,99% dos municípios afetados

Dos 194 municípios afetados, a cidade de Serra Grande registrou o primeiro caso de coronavírus neste domingo (31), conforme boletim da SES. Os dados mostram que 86,99% dos 223 municípios paraibanos já registram pelo menos um caso da Covid-19.

Em João Pessoa, epicentro da pandemia na Paraíba, os casos confirmados do novo coronavírus se aproximam de 4 mil.

Veja mais no Portal Correio

Continue lendo
Apoio

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas