Conecte-se conosco

Cidades

Fogueiras e fogos de artifício podem prejudicar a visão

Publicados

em

Os cuidados devem ser redobrados ao assistir os fogos de artifício.

A temporada de festas juninas traz, além de música caipira, comidas e bebidas típicas, muita fogueira e fogos de artifício. Não há quem não goste de apreciar os espetáculos pirotécnicos ou de se esquentar na beira da fogueira. No entanto, brincar com fogo exige cuidados para evitar acidentes graves, não só com queimaduras no corpo, como também na região dos olhos. As informações são do Portal Correio.

“A irritação por causa da fumaça pode desenvolver uma conjuntivite ou, em casos mais graves, uma ceratite”, explica o oftalmologista Hilton Medeiros (FOTO), da Clínica de Olhos Dr. João Eugênio. Segundo o médico, não é recomendado ficar muito próximo das fogueiras nem olhar fixamente para o fogo por longo tempo.

Os cuidados devem ser redobrados ao assistir os fogos de artifício, pois os fragmentos liberados durante as explosões podem perfurar o globo ocular, causando transtornos oculares ou comprometimento da visão. “Quando o dano ocorre nas pálpebras, pode haver deformidades sérias, com retração, perda de tecido e ressecamento, comprometendo a superfície ocular”, explica o especialista.

Casos mais graves

Mesmo queimaduras leves podem atingir a córnea e causar a diminuição da sua transparência, comprometendo seriamente a visão. Casos mais graves, com opacidade total da córnea, podem resultar em cegueira e, em algumas situações, é necessário fazer o transplante da córnea para restabelecer a visão.

Se a pólvora entrar em contato com os olhos, a orientação é lavar abundantemente com água corrente ou soro fisiológico sem esfregar. Não utilize colírio ou pomada por conta própria, muito menos coloque gelo no local afetado. Óculos de sol ou de grau e lentes de contato não protegem os olhos dos fogos de artifício, ao contrário, costumam agravar a situação.

Todos os casos que envolvem queimadura ocular precisam ser analisados e tratados por um especialista, pois a área é muito sensível e requer cuidados imediatos.

Fonte: Pbvale

Cidades

Policial do 4° BPM recebe Título de Cidadão Guarabirense

Publicados

em

O cabo Nogueira, que atua na guarnição do Comando do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), recebeu na tarde da última quinta-feira (12), o Título de Cidadão Guarabirense, projeto de autoria da vereadora Neide de Teotônio e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores. O cabo Nogueira, que é natural de São Paulo, reside na cidade de Guarabira há 19 anos, onde tem relevantes serviços prestados à população através do seu trabalho na Polícia Militar.

A sessão da Câmara de Vereadores foi realizada na sede da OAB Subseção de Guarabira e, na oportunidade, o major Silva Ferreira, comandante da CPE (Companhia de Policiamento Especializado), representou o comandante do 4° BPM, tenente-coronel Gilberto. Ele desejou parabens ao cabo Nogueira, o mais novo cidadão guarabirense, desejando-o muitas felicidades e realizações.

Assessoria /4º BPM

Continue lendo

Cidades

Pontes Calçados celebra 30 anos de loja com grande confraternização

Publicados

em

Fotos: brejo.com

Na noite de sexta-feira 13, às 20 horas, o Grupo Pontes Calçados juntamente com seus colaboradores, famíliares, clientes e amigos, celebraram com alegria os seus 30 anos de loja na cidade de Mari-PB. Confira a seguir as fotos da comemoração.

A loja Pontes Calçados na cidade  de Guarabira fica localizada na Rua Cônego João Gomes Maranhão, no centro de Guarabira – fone: (83) 3271-8241, e ainda no Shopping Cidade Luz. Em Mari fica localizada na Rua Gentil Lins, 220, Centro, fone: (83) 3287-1023. Siga Pontes Calçados no instagram: @pontescalcados.

Da redação do brejo.com

Continue lendo

Cidades

Veja previsão do tempo na Paraíba para 14 e 15 de dezembro

Publicados

em

Foto: Ilustração

A previsão do tempo na Paraíba para este sábado (14) e domingo (15) tem variação da temperatura de 21º no Brejo, Agreste e Cariri até a máxima de 37° no Sertão e Alto Sertão. Já no Litoral, no sábado e no domingo as temperaturas oscilam entre 24° e 32º.

Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), no decorrer do dia, o sol deverá predominar favorecendo aos registros das altas temperaturas e baixos índices de umidade principalmente no período da tarde.

No Litoral, há previsão de sol entre poucas nuvens no sábado (14) e no domingo (15). No Brejo e Agreste o sol aparece com variação de nuvens. Nas regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão têm predomínio de sol, sem possibilidade de chuvas.

Fonte: G1 PB

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas