Conecte-se conosco

Cultura

Brasília vai sediar campeonato de quadrilhas juninas

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicados

em

Influência nordestina cria tradição de São João na capital federal.

A capital do Brasil será a capital dos festejos de São João fora de época. Nos dias 2, 3 e 4 de agosto, Brasília vai sediar o Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, também conhecido como Brasileirão de Quadrilhas. Vinte e dois estados, além do Distrito Federal, participarão da 7ª edição do torneio que ocorrerá em Samambaia, uma das regiões administrativas mais populosas do DF.

A expectativa é que até 10 mil pessoas assistam o campeonato. “Brasília é uma referência forte em festa junina. Tem um estilo bem próprio de dançar. É bem caipira, é bem interessante”, atesta Michael Helry da Silva, presidente da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas e Grupos Folclóricos, Conaqj. Segundo ele, a cidade construída por candangos vindos especialmente do Nordeste, “herdou o amor pelos festejos juninos”.

Até hoje, 59 anos após a inauguração, metade dos imigrantes (49,88%) de Brasília são oriundos de um dos estados do Nordeste, especialmente da Bahia (143 mil pessoas), Piauí (137 mil) e do Maranhão (136 mil), conforme os dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (2018), da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

Os dados populacionais não computam, porém, os filhos dos imigrantes que hoje passam a animar as quadrilhas juninas da capital, gente como o professor de educação física Patrese Ricardo da Silva Mendes, filho de cearense, que coordena as quadrilhas Formiga da Roça e Coisas da Roça, ambas da região administrativa de São Sebastião, a 24 km do Plano Piloto.

Confira a matéria completa no link abaixo:

Agência Brasil

 

Cultura

Vem aí, em 20 de fevereiro! O Bloco dos Vaga-lumes: O Bloco da Alegria!

Publicados

em

A Galera do Colégio da Luz Guarabira – PB já vai começar os preparativos para o Bloco dos Vaga-Lumes Edição 2020. Para quem ainda não sabe, o Vaga-Lume, Luminho, é o Mascote do Colégio da Luz. Daí, o nome do nosso Bloco. Nossos alunos vão pesquisar sobre um dos ritmos mais marcantes que fazem parte da nossa mistura cultural e que teve sua origem no vizinho Estado de Pernambuco: o Maracatu!

Estamos na Década Internacional dos Afrodescendentes (2015 a 2024) e como Escola Associada à Rede PEA UNESCO, o Colégio da Luz homenageará o estilo musical percussivo do Maracatu Nação (Maracatu de Baque Virado, grande atração carnavalesca nordestina)no seu Desfile Multicultural do Bloco dos Vaga-Lumes 2020, às 17 horas do dia 20 de fevereiro, na Avenida Dom Pedro II, em Guarabira.

Bloco dos Vaga-Lumes: Cultura e Alegria! #colegiodaluzgbapb Quem estuda, brilha!

Continue lendo

Cultura

Atrações do Brega Luz são confirmadas e fecha programação da Festa da Luz 2020; confira

Publicados

em

A edição 2020 da Festa da Luz está com a sua programação fechada. Nesta quinta-feira (16/1) foram anunciadas as atrações do Brega Luz, o palco dedicado à música romântica popular e a sofrência. Os shows musicais serão de José Orlando, The Rossi, Tributo ao Brega, com quinze artistas da terra e a presença inédita de Gilliard.

A festividade deste ano acontecerá durante cinco noites, ao invés de quatro, sendo os dias 29, 30, 31 de janeiro e 1º de fevereiro, com apresentações de Wesley Safadão, Luan Santana, Mano Walter Xand Avião, Márcia Fellipe, entre outros. E, no dia 2, shows de louvor, com a presença de Rosa de Saron, Elison Júnior e Celione David.

As comemorações se iniciam no domingo (26) com a realização da I Corrida Luz, que será realizada a partir do Parque de Eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima; local idealizado pelo prefeito Zenóbio Toscano, onde é realizada, com sucesso, a Festa da Luz, que entra para o seu 6º ano consecutivo. Sendo considerada pelos órgãos de segurança um local tranquilo para a realização de uma festa de grande aglomeração de pessoas.

Veja a íntegra de toda a programação da festa

Palco Luz
29/1 – Renno Poeta, Luan Santana e Raí Saia Rodada
30/1 – Henry Freitas, Wesley Safadão e Eric Land
30/1 – Giannini Alencar, Xand Avião e Gustavo Mioto.
01/2 – Luka Bass, Márcia Fellipe e Mano Walter
02/2 – Rosa de Saron, Celione David e Elson Júnior.

Palco Brega Luz
29/1 – José Orlando
30/1 – The Rossi
31/1 – Tributo ao Brega (Quinze Artistas de Guarabira)
01/2 – Gilliard

.

.

Por Codecom/PMG

Continue lendo

Cultura

Colégio Executivo realiza Cantata Natalina 2019

Publicados

em

Fotos: brejo.com

No último dia 18 de dezembro o Executivo Colégio e Curso realizou juntamente com seus alunos, professores e coordenadores, a III Cantata de Natal, intitulada Jesus Brilha, Ano 2019. O evento reuniu pais, familiares e convidados em uma apresentação bíblica do nascimento de Jesus Cristo. Confira nas fotos a seguir como foi a cantata do Colégio Executivo.

Confira o Roteiro dos Personagens:

Avô: Professor Júlio Francisco; Neta: Aluna Lara Mascarenhas; Deus: Aluno Klemerson; José: Aluno Ramon; Maria: Aluna Ewilla; Isabel: Aluna Elaine; Criança: Aluno Thomas; Anjo Mirim: Aluno Miguel; Anjo I: Aluno Vitor; Anjo II: Aluno Valter Pacheco; Zacarias: Aluno Vitor; Pedinte: Prof. César; Amiga I: Aluna Ester; Amigo II: Aluno Samuel.

Coral Infantil: Ensino Fundamental I.

Coral Jovem: Ensino Fund. I e Ensino Médio.

Coral de Libras: Prof. Anderson e Alunos.

Ficha Técnica: Direção: Coordenadora Priscilla Mascarenhas; Iluminação: Romário; Sonorização: Evandro.

Participações Especiais: Ex-aluno Diógenis; Cantor: Fabian; Banda da Assembleia de Deus; Orquestra Executivo – Maestro Beto do Fax.

O Executivo Colégio e Curso agora tem ensino do Jardim I ao Ensino Médio. Fica localizado na Rua Luís Porpino da Silva, 06 – Bairro Areia Branca, Guarabira-PB, fone: (83) 3271-8573 e 3271-8847 Siga o Executivo no Facebook: https://www.facebook.com/ExecutivoOn/

Do brejo.com

Continue lendo
Apoio

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas