Conecte-se conosco

Cidades

Aplicativo de consulta de preços de produtos é lançado na Paraíba

Publicados

em

Foto: Divulgação/Secom/PB

O governador João Azevêdo lançou, nesta sexta-feira (28), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o aplicativo ‘Preço da Hora’, que possibilita aos consumidores paraibanos e aos gestores públicos consultar, em tempo real, o preço de quase um milhão de itens comercializados em 121.590 estabelecimentos distribuídos nos 223 municípios paraibanos. A ferramenta de transparência é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O aplicativo poderá ser baixado em smartphones – está disponível nos sistemas IOS e Android – em tablets e computadores, por meio do site precodahora.pb.gov.br, e no banner do portal do Governo da Paraíba (paraiba.pb.gov.br).

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou que o aplicativo ‘Preço da Hora’ irá promover uma verdadeira mudança de hábito no consumo dos paraibanos. “Esse dispositivo vai gerar uma verdadeira revolução na vida das pessoas e também dos fornecedores e comerciantes que, diante de uma situação como essa, começarão a se preocupar com os preços que praticam; daqui a alguns meses, teremos uma mudança no perfil de consumo e na distribuição de produtos”, sustentou.

O gestor também agradeceu a parceria com o TCE e com a UFPB no sentido de ajudar a população e destacou o esforço da gestão de investir em tecnologia. “Esse é um caminho sem volta; nós estamos trabalhando no Governo do Estado, dentro do que chamamos de governo digital, para que cada vez mais a necessidade de deslocamento do cidadão para tratar de atividades que a gestão pública desempenha seja a mínima possível”, frisou.

O secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, lembrou que o aplicativo é uma ferramenta desenvolvida integralmente na Paraíba e tem o objetivo de facilitar a vida do cidadão nas compras de medicamentos, alimentos, combustíveis e materiais de construção e escolar num raio de 30 km a partir do local da pesquisa. “Esse aplicativo tem um efeito prático, pois gera economia, facilidade, celeridade e incremento no poder de compra e também vai ajudar os gestores, trazendo inovação nas licitações e pregões. Nós estamos fortalecendo e incentivando o comércio local e esses são dados reais porque o aplicativo vai na base da Secretaria da Fazenda e atualiza de cinco em cinco minutos quais os preços mais baratos”, comentou.

O presidente do TCE, Arnóbio Viana, afirmou que o aplicativo ‘Preço da Hora’ representa uma transmissão indireta de renda e o compromisso social do órgão com os paraibanos. “O Estado transmite dados que eram de domínio exclusivo da Secretaria da Fazenda e agora nós temos a capacidade de dizer quem vende mais barato para a população de forma direta. Fico muito feliz como presidente do TCE de dizer que a nossa Corte não está apenas cumprindo o nosso dever constitucional de fiscalizar os recursos públicos, mas exerce a sua responsabilidade social e continuaremos com essa usina de eficaz retorno dos dispositivos de computação para trazer benefícios para coletividade no aspecto da transparência, que é o maior veículo de combate à corrupção”, falou.

O diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB, professor Valmir Rufino, falou que a Universidade tem realizado pesquisas importantes para contribuir com a sociedade. “A Instituição é de suma importância para o desenvolvimento do país. Nós temos pesquisadores de alto nível e que têm contribuído na perspectiva de objetivos traçados para o nosso cotidiano”, disse.

A vice-governadora Lígia Feliciano, deputados estaduais e auxiliares do Governo da Paraíba prestigiaram o evento.

Fonte: Site do Governo da Paraíba

Guarabira

Idosos do Abrigo São Vicente de Paulo, em Guarabira, são imunizados contra a Covid-19

Publicados

em

Cumprindo, de forma urgente, o Plano Nacional de Imunização contra o coronavírus a Secretaria de Saúde de Guarabira, por meio da sua equipe de imunização, vacinou na manhã desta quarta-feira (20/1) os idosos que residem na Associação Abrigo São Vicente de Paulo. O primeiro morador da instituição a ser imunizado foi o sr. Otávio Raimundo, de 96 anos de idade.

O prefeito Marcus Diôgo, a primeira-dama Verônica Diôgo, o vice-prefeito Wellington Oliveira e a sua esposa Jaqueline Oliveira, a deputada Camila Toscano, a secretária da Mulher Léa Toscano, a secretária de Saúde Harlanne Herculano, a promotora de Justiça Edivane Saraiva –, prestigiaram a atividade. Eles foram recepcionados pela presidente provisória da associação, a enfermeira Daniele Araújo e a sua equipe.

Ainda participaram da ação, o secretário da SUMASA Alcides Camilo, o assessor da SMS Humberto Santos, os coordenadores Cid Cordeiro (Comunicação), Fernanda Macedo (Atenção Básica em Saúde), Daisy Campos (Média e Alta Complexidade), Amélya Palludo (Saúde Bucal) e Elicássia Cunha (Imunização); entre outros colaboradores da gestão.

São 38 idosos que residem na Associação Abrigo São Vicente de Paulo; sendo os mesmos pertencentes ao Grupo 1 de prioritários, conforme o PNI. Eles receberam doses da vacina Coronavac, aprovada pela Avisa, produzida pelo Instituto Butantan e desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac.

Codecom/PMG/Facebook

Continue lendo

Galerias de Fotos

Fernanda Macedo é a primeira vacinada contra a COVID-19 em Guarabira

Publicados

em

Fotos: brejo.com

A enfermeira e ex-secretária de saúde do município, Fernanda Macedo, foi a primeira pessoa a se vacinar contra a COVID-19 no município de Guarabira, nesta terça-feira (19). Ela é enfermeira do município há 12 anos e trabalhou na linha de frente da doença desde os primeiros momentos do enfrentamento à pandemia quando coordenadora de atenção básica e posteriormente, secretária de saúde do município.

Fernanda Macedo recebeu a dose durante uma solenidade realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Novo, que contou com a participação do prefeito Marcus, da primeira-dama e secretária de planejamento, Verônica Diôgo, do vice-prefeito Wellington Oliveira, de alguns secretários, colaboradores e funcionários da secretaria de saúde.

“Seria maravilhoso se pudêssemos vacinar toda a população, mas nesse primeiro momento será imunizado os que estão na linha de frente, obedecendo a logística estabelecida pelo Governo do Estado; mas esse dia é de esperança, depois de tantos meses, uma nova ajuda nesse enfrentamento à pandemia”, destacou o prefeito Marcus Diôgo .

“Hoje é um dia histórico, me sinto orgulhosa em representar a esperança de dias melhores, agradeço a todos da secretaria por este momento especial, mas também hoje é um dia de dizer:  a pandemia não acabou. Devemos estar vigilantes, atentos e com todos os cuidados necessários, sem relaxar, até porque infelizmente nem todos estarão imunizados neste primeiro momento”, explicou  Fernanda.

O plano de imunização está dividido em quatro fases. A primeira, prioritária, possui dois grupos e contempla os trabalhadores de saúde e os idosos que residem em instituições de permanência de longa duração.

Foi aplicada a dose da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac. Seu uso emergencial foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo (17). Na oportunidade, a agência também autorizou o uso emergencial da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Brasil produzida em parceria com a Fiocruz.

Fonte: guarabira.pb.gov.br Fotos: brejo.com

Continue lendo

Cidades

Acidentalmente motorista bate carro de forma inusitada no bairro Novo em Guarabira

Publicados

em

Foto: Reprodução

Em Guarabira, um acidente inusitado chamou a atenção dos moradores do bairro Novo. Na noite deste sábado (16), uma motorista perdeu o controle da direção do carro que dirigia, bateu noutro carro que estava estacionado em frente à escola Betesda e ficou com duas rodas sobre o veículo, caracterizando uma cena de filme.

De acordo com informações de testemunhas, o carro que provocou o acidente estava sendo conduzido por uma proprietária da loja da cidade de Guarabira. Pessoas próximas disseram em redes sociais que a motorista teve uma vertigem no momento em que dirigia e acabou provocando o acidente.

Uma viatura do Batalhão de Trânsito foi acionada para atender a ocorrência. A empresário saiu ilesa, mas ainda foi atendida numa unidade de saúde.

Populares que passaram pelo local, ficaram impressionados com a cena um tanto quanto incomum, visto que a posição como ficou o carro não é normal se observar em acidentes que ocorrem regularmente.

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas