Conecte-se conosco

Cidades

Aplicativo de consulta de preços de produtos é lançado na Paraíba

Publicados

em

Foto: Divulgação/Secom/PB

O governador João Azevêdo lançou, nesta sexta-feira (28), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o aplicativo ‘Preço da Hora’, que possibilita aos consumidores paraibanos e aos gestores públicos consultar, em tempo real, o preço de quase um milhão de itens comercializados em 121.590 estabelecimentos distribuídos nos 223 municípios paraibanos. A ferramenta de transparência é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O aplicativo poderá ser baixado em smartphones – está disponível nos sistemas IOS e Android – em tablets e computadores, por meio do site precodahora.pb.gov.br, e no banner do portal do Governo da Paraíba (paraiba.pb.gov.br).

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou que o aplicativo ‘Preço da Hora’ irá promover uma verdadeira mudança de hábito no consumo dos paraibanos. “Esse dispositivo vai gerar uma verdadeira revolução na vida das pessoas e também dos fornecedores e comerciantes que, diante de uma situação como essa, começarão a se preocupar com os preços que praticam; daqui a alguns meses, teremos uma mudança no perfil de consumo e na distribuição de produtos”, sustentou.

O gestor também agradeceu a parceria com o TCE e com a UFPB no sentido de ajudar a população e destacou o esforço da gestão de investir em tecnologia. “Esse é um caminho sem volta; nós estamos trabalhando no Governo do Estado, dentro do que chamamos de governo digital, para que cada vez mais a necessidade de deslocamento do cidadão para tratar de atividades que a gestão pública desempenha seja a mínima possível”, frisou.

O secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, lembrou que o aplicativo é uma ferramenta desenvolvida integralmente na Paraíba e tem o objetivo de facilitar a vida do cidadão nas compras de medicamentos, alimentos, combustíveis e materiais de construção e escolar num raio de 30 km a partir do local da pesquisa. “Esse aplicativo tem um efeito prático, pois gera economia, facilidade, celeridade e incremento no poder de compra e também vai ajudar os gestores, trazendo inovação nas licitações e pregões. Nós estamos fortalecendo e incentivando o comércio local e esses são dados reais porque o aplicativo vai na base da Secretaria da Fazenda e atualiza de cinco em cinco minutos quais os preços mais baratos”, comentou.

O presidente do TCE, Arnóbio Viana, afirmou que o aplicativo ‘Preço da Hora’ representa uma transmissão indireta de renda e o compromisso social do órgão com os paraibanos. “O Estado transmite dados que eram de domínio exclusivo da Secretaria da Fazenda e agora nós temos a capacidade de dizer quem vende mais barato para a população de forma direta. Fico muito feliz como presidente do TCE de dizer que a nossa Corte não está apenas cumprindo o nosso dever constitucional de fiscalizar os recursos públicos, mas exerce a sua responsabilidade social e continuaremos com essa usina de eficaz retorno dos dispositivos de computação para trazer benefícios para coletividade no aspecto da transparência, que é o maior veículo de combate à corrupção”, falou.

O diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB, professor Valmir Rufino, falou que a Universidade tem realizado pesquisas importantes para contribuir com a sociedade. “A Instituição é de suma importância para o desenvolvimento do país. Nós temos pesquisadores de alto nível e que têm contribuído na perspectiva de objetivos traçados para o nosso cotidiano”, disse.

A vice-governadora Lígia Feliciano, deputados estaduais e auxiliares do Governo da Paraíba prestigiaram o evento.

Fonte: Site do Governo da Paraíba

Guarabira

Restos mortais de Zenóbio Toscano ficarão no Santuário de Frei Damião

Publicados

em

O Reitor do Santuário Frei Damião, padre José André e o Monsenhor José Nicodemos, do clero da Diocese de Guarabira se reuniram na manhã da última terça-feira (14), no santuário, com a deputada Camila Toscano, filha do ex-prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano de Oliveira, solicitando a autorização dos familiares para que os restos mortais do ex-prefeito sejam depositados em um memorial a ser construído no local.

“Com muita alegria nos reunimos para lembrar de uma pessoa tão especial, Zenóbio Toscano, eterno prefeito de Guarabira, e não tem algo melhor do que uma homenagem dessa para aquele que construiu junto com sua esposa, Léa, esse ambiente religioso onde lembramos uma figura espetacular que é Frei Damião de Bozzano”, frisou o padre André.

A deputada Camila Toscano disse que a família já pensava onde colocar os restos mortais do ex-prefeito em Guarabira e que foi surpreendida com a iniciativa dos que integram a Reitoria do Santuário e principalmente do Monsenhor Nicodemos, que foi junto com Zenóbio, um dos idealizadores do Santuário, hoje administrado pela Diocese de Guarabira.

“Para mim, para meus irmãos e para Dona Léa é uma grata surpresa. A gente sabe tudo que painho fez, eu via a vida inteira a dedicação dele, desde que eu nasci que meu pai se dedica a Guarabira, a gente vê, olha Guarabira e tem o dedo dele em quase tudo aqui. A gente queria de verdade ter um espaço especial para ele. A pandemia nos impediu de fazer qualquer homenagem a ele e quando surgiu a ideia, o Monsenhor nos trás com o padre André essa grata surpresa de reservar um espaço dentro do Santuário de Frei Damião para que a gente possa trazer os restos mortais dele e fique aqui eternizado, para que nós possamos fazer nossas homenagens”, enfatizou Camila.

Pároco da Catedral de Guarabira à época da construção do Santuário, o Monsenhor José Nicodemos lembrou o trabalho que teve com Zenóbio e a então prefeita Léa Toscano para a construção do Santuário, considerando justa a homenagem em descansar os restos mortais de Zenóbio no Santuário de Frei Damião.

“Nesta manhã nós tivemos aqui uma reunião no Santuário de Frei Damião, nós padres viemos conversar com Camila porque consideramos que é muito justo que se traga os restos mortais de Zenóbio para Guarabira. E que possam repousar aqui, no Santuário de Frei Damião. Uma obra muito importante para Guarabira que nós fizemos junto com ele, eu sei o quanto ele se esforçou e trabalhou para ver esse lugar pronto, de modo muito especial, Zenóbio, Léa e eu trabalhamos incansavelmente para ver tudo isso pronto e acho muito justa a homenagem”, afirmou monsenhor Nicodemos.

Codecom

Continue lendo

Cidades

Governador reivindica adutora que levará água para o Brejo ao ministro do Desenvolvimento Regional

Publicados

em

O governador João Azevêdo se reuniu, na última quarta-feira (15), em Brasília, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, ocasião em que discutiu parcerias nas áreas de recursos hídricos e de habitação. No encontro, o gestor detalhou propostas para solucionar a crise hídrica na região do Brejo paraibano, bem como ações para a Região Metropolitana de João Pessoa.

“Nós colocamos nossa preocupação com o Brejo que precisa de investimentos e tivemos a oportunidade de apresentar propostas que temos para a solução definitiva de um problema ocasionado pela estiagem e que está sacrificando o abastecimento de água da região, além de ações para a Região Metropolitana de João Pessoa”, explicou o chefe do Executivo estadual.

Ele também destacou que recebeu do ministro a confirmação de parcerias para a construção de habitações. “Foi uma reunião importante. Várias diretrizes foram adotadas e vamos avançar na solução definitiva dos problemas que temos agora”, acrescentou.

Também acompanharam a reunião os secretários de estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, e da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira, além do executivo da Representação Institucional, Adauto Fernandes.

Secom-PB

Continue lendo

Cidades

AGI e API lamentam morte da escritora e jornalista Marisa Alverga

Publicados

em

As associações de imprensa de Guarabira e de João Pessoa também emitiram Nota de Pesar pelo falecimento da poetisa e escritora Marisa Alverga. Confira.

AGI lamenta a morte da sua Vice Presidente

A Associação Guarabirense de Imprensa – AGI, vem através deste neste momento de dor, se solidarizar com os familiares e amigos da querida e inesquecível Marisa Alverga pelo seu falecimento.

O velório será no expediente da tarde e seu sepultamento neste domingo, por volta das 10h. Esta Direção lamenta o ocorrido e pede forças a Deus para consolar a todos. Marisa era Vice Presidente desta Associação desde 2012.

Guarabira, 18 de setembro de 2021

A Direção.

API lamenta morte da professora e jornalista Marisa Alverga

A Associação Paraibana de Imprensa (API) lamenta profundamente o falecimento da professora, escritora, poetisa e jornalista Marisa Alverga Cabral, aos 83 anos, na manhã deste sábado (18), em João Pessoa. Ela precisou ser submetida a uma cirurgia de emergência, mas não resistiu.

Marisa foi um dos expoentes da comunicação de Guarabira. Foi apresentadora do programa Sem Fronteiras, na Rádio Rural de Guarabira e vice-presidente da Associação Guarabirense de Imprensa (AGI).

Também se destacou com habilidade, talento e amor à cultura. Também foi presidente da Academia Guarabirense de Letras, além de ter ocupado diversos cargos públicos, ao longo da vida, pelo desenvolvimento de políticas culturais na cidade.

A API se solidariza com a família e amigos neste momento de dor.

João Pessoa, 18 de setembro de 2021

Associação Paraibana de Imprensa

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas