Conecte-se conosco

Cidades

Aplicativo de consulta de preços de produtos é lançado na Paraíba

Foto: Divulgação/Secom/PB

Publicados

em

O governador João Azevêdo lançou, nesta sexta-feira (28), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o aplicativo ‘Preço da Hora’, que possibilita aos consumidores paraibanos e aos gestores públicos consultar, em tempo real, o preço de quase um milhão de itens comercializados em 121.590 estabelecimentos distribuídos nos 223 municípios paraibanos. A ferramenta de transparência é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O aplicativo poderá ser baixado em smartphones – está disponível nos sistemas IOS e Android – em tablets e computadores, por meio do site precodahora.pb.gov.br, e no banner do portal do Governo da Paraíba (paraiba.pb.gov.br).

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou que o aplicativo ‘Preço da Hora’ irá promover uma verdadeira mudança de hábito no consumo dos paraibanos. “Esse dispositivo vai gerar uma verdadeira revolução na vida das pessoas e também dos fornecedores e comerciantes que, diante de uma situação como essa, começarão a se preocupar com os preços que praticam; daqui a alguns meses, teremos uma mudança no perfil de consumo e na distribuição de produtos”, sustentou.

O gestor também agradeceu a parceria com o TCE e com a UFPB no sentido de ajudar a população e destacou o esforço da gestão de investir em tecnologia. “Esse é um caminho sem volta; nós estamos trabalhando no Governo do Estado, dentro do que chamamos de governo digital, para que cada vez mais a necessidade de deslocamento do cidadão para tratar de atividades que a gestão pública desempenha seja a mínima possível”, frisou.

O secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, lembrou que o aplicativo é uma ferramenta desenvolvida integralmente na Paraíba e tem o objetivo de facilitar a vida do cidadão nas compras de medicamentos, alimentos, combustíveis e materiais de construção e escolar num raio de 30 km a partir do local da pesquisa. “Esse aplicativo tem um efeito prático, pois gera economia, facilidade, celeridade e incremento no poder de compra e também vai ajudar os gestores, trazendo inovação nas licitações e pregões. Nós estamos fortalecendo e incentivando o comércio local e esses são dados reais porque o aplicativo vai na base da Secretaria da Fazenda e atualiza de cinco em cinco minutos quais os preços mais baratos”, comentou.

O presidente do TCE, Arnóbio Viana, afirmou que o aplicativo ‘Preço da Hora’ representa uma transmissão indireta de renda e o compromisso social do órgão com os paraibanos. “O Estado transmite dados que eram de domínio exclusivo da Secretaria da Fazenda e agora nós temos a capacidade de dizer quem vende mais barato para a população de forma direta. Fico muito feliz como presidente do TCE de dizer que a nossa Corte não está apenas cumprindo o nosso dever constitucional de fiscalizar os recursos públicos, mas exerce a sua responsabilidade social e continuaremos com essa usina de eficaz retorno dos dispositivos de computação para trazer benefícios para coletividade no aspecto da transparência, que é o maior veículo de combate à corrupção”, falou.

O diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB, professor Valmir Rufino, falou que a Universidade tem realizado pesquisas importantes para contribuir com a sociedade. “A Instituição é de suma importância para o desenvolvimento do país. Nós temos pesquisadores de alto nível e que têm contribuído na perspectiva de objetivos traçados para o nosso cotidiano”, disse.

A vice-governadora Lígia Feliciano, deputados estaduais e auxiliares do Governo da Paraíba prestigiaram o evento.

Fonte: Site do Governo da Paraíba

Apoio

Cidades

Hoje: psiquiatra fala sobre como agir diante de alguém em risco de suicídio, em JP

Publicados

em

“Suícidio, o que fazer quando estamos diante de alguém em risco” é o tema da palestra, que será ministrada pelo médico psiquiatra, Alfredo Minervino, às 14h desta terça-feira (17/09), na sede do Ministério Público da Paraíba, na Capital. O evento faz parte da programação do Setembro Amarelo, movimento dedicado a ações de prevenção ao suicídio, e é aberto a todas as pessoas que têm interesse em entender melhor o fenômeno do suicídio e contribuir para sua prevenção.

A palestra faz parte do conjunto de ações pensadas pelo grupo de trabalho criado para discutir a prevenção, a assistência a vítimas de lesões autoprovocadas e a posvenção ao suicídio. O GT foi iniciado pela promotora de Justiça da Saúde, Jovana Tabosa, e incorporado ao Núcleo de Políticas Públicas, criado no âmbito do MPPB. Além dos membros do Ministério Público participam do grupo representantes de várias instituições, principalmente, das áreas de saúde e educação.

“Em um ano de trabalho do GT, construímos e estamos em fase de implementação da Nota Técnica 01/2019 (disponível em https://bit.ly/2lT1hgV), que vai nortear todas as ações da rede de saúde, da atenção básica à especializada, para que atue de forma integrada, com o acompanhamento de tentantes e seus familiares, minimizando os riscos de novas tentativas e o adoecimento mental de seus familiares. A expectativa é que a palestra do Dr. Minervino venha nos dar uma luz sobre o que podemos fazer diante de alguém adoecido e com ideação suicida. Temos a clareza que é preciso falar sobre o assunto sem tabus, ouvir as pessoas ao nosso redor e tratá-las”, explicou.

A palestra acontecerá no auditório do MPPB, na Avenida D. Pedro II, s/n, em João Pessoa. Além dos integrantes do GT de Prevenção e Posvenção ao Suicídio, de profissionais da rede de cuidados, podem participar do evento qualquer cidadão que queira entender melhor sobre o tema. Alfredo Minervino é um dos médicos psiquiatras mais conceituados da Paraíba; professor universitário e vice-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Assessoria/MPPB

Continue lendo

Cidades

Supermercado LEOMAR está aberto nesta Segunda, 16, até 14h

Publicados

em

Foto: Divulgação

Supermercado Leomar aberto nesta segunda, dia 16, até as 2h da tarde. Tudo em produtos alimentícios, bebidas, carnes, pães e hortifruti. Supermercado Leomar fica na Av. Rui Barbosa, 126, centro de Guarabira, em frente ao Posto de combustíveis Ipiranga. Se preferir pode fazer o pedido via WhatsApp: (83) 99143-9544.

Continue lendo

Cidades

Projeto obriga show de artistas de Guarabira no palco principal da Festa da Luz

Publicados

em

Ex-presidenta da Câmara Municipal de Guarabira, autora do projeto, disse que o artista guarabirense precisa ser mais valorizado.

Projeto de lei de n° 1641, de autoria da vereadora Josineide Nicolau (Neide de Teotônio-PPS) e aprovado pela Câmara Municipal de Guarabira, cria o programa “Prata da Casa”. A iniciativa da parlamentar guarabirense institui a apresentação de artistas e bandas locais no palco principal das festividades da Padroeira da cidade (Festa da Luz).
Neide ressalta a importância em valorizar os artistas guarabirenses. “É preciso reconhecer nossa arte, fazendo ainda mais pelos talentos que temos aqui. A valorização da cultura local é essencial para entendermos um pouco mais sobre o nosso território, a nossa gente e a maneira de pensar e produzir de nossa população”, destaca a vereadora.
Na justificativa do projeto, Neide de Teotônio ainda diz: “Em um momento de tantas incertezas e revezes no mundo político e cultural, entendemos que a valorização do artista como um todo é essencial para demarcarmos o território importante da cultura e dos artistas locais, é o que propomos com esse projeto. Uma chance para uma classe que é merecedora de toda a nossa reverência com papel fundamental na divulgação da nossa cidade por onde passam. Portanto,  precisamos lutar juntos para levarmos ao conhecimento de todos os valores que tem os artistas da nossa terra”, acrescentou.
Como o PL de Neide foi aprovado, a matéria agora seque para a sanção do prefeito de Guarabira.
Assessoria

 

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas