Conecte-se conosco

Policial

Página de ‘Procurados’ auxilia na localização de 53 criminosos na Paraíba

Publicados

em

Foto: Divulgação

A página dos Procurados da Paraíba (www.procurados.pb.gov.br) já ajudou na captura de 53 fugitivos da Justiça no estado. Atualmente, a ferramenta da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) conta com 69 fotos de pessoas condenadas por vários crimes e tem o papel de auxiliar as polícias no enfrentamento à violência. Por meio dela, qualquer cidadão tem acesso à imagem dos criminosos procurados e pode informar às forças de segurança a localização de acusados de homicídios e outros crimes, para que sejam presos e encaminhados à Justiça. O serviço ainda agiliza o trabalho da Polícia, pois proporciona o acesso aos mandados de prisão de qualquer lugar do Brasil.

O endereço virtual está no ar desde outubro de 2013. Na página, estão reunidas fotos e informações como nome, idade, filiação, apelido e características dos acusados. Também é possível encontrar cópias de mandados de prisão expedidos pela Justiça Estadual, que estão disponíveis para download. Dessa forma, não é necessária a realização de uma busca física em cartórios judiciais ou policiais a fim de obter um mandado judicial. O acesso ao sistema de acompanhamento de mandados de custódia pelos operadores da segurança pode ser feito de qualquer localidade, facilitando a interação entre policiais e, por consequência, a prisão dos procurados.

Anúncio


O endereço eletrônico ainda possibilita ao usuário pesquisas específicas por regiões nos quais os documentos são expedidos (entrâncias e comarcas) e por natureza dos crimes (homicídio, roubo, tráfico, extorsão mediante sequestro, formação de quadrilha, corrupção e estupro, entre outros). Também estão disponíveis contatos de superintendências, delegacias seccionais de Polícia Civil e batalhões de Polícia Militar da Paraíba. Para ajudar na localização dos fugitivos, o cidadão pode denunciar através dos telefones 197 (Disque Denúncia) da Sesds e 190 da Polícia Militar ou mandar um email para [email protected].

“É importante que o cidadão acesse a página de Procurados da Paraíba e ajude a polícia nesta busca dos fugitivos da Justiça. E participar deste processo é muito simples, se a pessoa sabe o paradeiro de algumas dessas pessoas é só informar ligando para o 197 ou 190. Não precisa dizer o nome nem de onde esta falando porque o sigilo da informação é garantido. Portanto para nós é fundamental esta parceria com a sociedade para que as forças de segurança investiguem e elucidem os casos entregando para a Justiça os responsáveis pelas praticas dos crimes”, disse o secretario da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes.

Quem são os procurados – A Portaria nº 209/2013 da Seds disciplinou os critérios para a escolha, inclusão e exclusão de criminosos procurados na página. Segundo o documento, são considerados mais procurados pela Polícia da Paraíba os autores de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídio ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte – já consumados, que apresentam alto grau de periculosidade e não estão custodiados, tendo contra si mandado de prisão decretado pela Justiça; ou ainda autores de crimes hediondos, como estupro, por exemplo, e/ou apontados como autores de crimes em vários inquéritos policiais.

A seleção desses nomes é realizada pela Gerência de Inteligência da Seds (Gintel), com base nas informações enviadas por delegados gestores de cada uma das três Regiões Integradas de Segurança Pública (Reisp), com sedes em João Pessoa, Campina Grande e Patos, por meio das suas delegacias seccionais. As autoridades de polícia também são responsáveis por comunicar à Gintel o cumprimento ou revogação do mandado.

Da Secom Governo do Estado

Rate this post
Anúncio


Policial

Acusado de espancar professora em Rio Tinto é encontrado morto com vários tiros

Publicados

em

Foto: ilustração

Um homicídio foi registrado na noite da segunda-feira (25), no sítio Timbó de Itapororoca, no vale do Mamanguape Paraibano.

De acordo com as informações chegadas ao @blogdofelipesilva, o homem foi encontrado morto em uma escola abandonada e é conhecido por Adriano, ele é acusado de espancar violentamente uma professora no último dia 07/09 em Rio Tinto.

Anúncio


A professora continua internada na UTI do Hospital de Trauma lutando pela vida.

Do blogdofelipesilva

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Polícia Militar prende cinco acusados por crimes patrimoniais na orla de João Pessoa

Publicados

em

Cinco pessoas já foram presas pela Polícia Militar por crimes patrimoniais na região da orla de João Pessoa, entre a última segunda-feira e a tarde desta terça-feira (26). Um dos acusados já respondia por outros delitos, mas havia saído do presídio há cerca de 10 dias com alvará de soltura (foto acima ilustrativa). As prisões são resultado das ações preventivas do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur).

As últimas prisões ocorreram na noite de segunda e manhã de hoje. “Durante a noite de ontem, frustramos um assalto contra uma mulher, no bairro de Manaíra, onde o acusado usava um simulacro de pistola para cometer o crime (foto abaixo). Esse mesmo acusado já estava preso pelo cometimento de outros crimes, mas há dez dias havia sido colocado em liberdade com um alvará de soltura”, explicou o major Bruno, comandante do BEPTur.

Anúncio


Nesta terça, uma motocicleta roubada foi recuperada, e o suspeito que estava com o veículo foi autuado por receptação. Outras duas prisões e uma apreensão de adolescente ocorreram na segunda, contra um homem procurado pela Justiça por um crime de roubo, em Tambaú, e uma dupla que tentou assaltar na praia do Bessa, tendo o delito sido frustrado pelos policiais, e os pertences devolvidos à vítima. Novas ações preventivas devem ocorrer.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Mãe de vítima de feminicídio em Belém diz que filha era agredida por ex

Mãe de Rayssa de Sá, vítima de feminicídio, revelou que jovem já era agredida por ex-companheiro: “Sofreu muito”.

Publicados

em

A jovem Rayssa Sá, assassinada pelo ex-marido na cidade de Belém, no interior da Paraíba, sofria constantes agressões quando mantinha o relacionamento com Betinho Barros, feminicida que tirou a própria vida após cometer o crime. A revelação foi feita pela mãe da vítima, Danúbia.

O corpo de Rayssa foi sepultado nesta sexta-feira (22), em Guarabira, em um cemitério particular.

Anúncio


A mãe de Rayssa de Sá relatou à Tv Correio que sua filha disse que saiu de casa depois que ele sufocou ela no banheiro: “ela perdeu a consciência”.

“Ela sofreu muito até que teve um momento em que ela teve medo de voltar, saiu apenas com a roupa do corpo e morreu assim”, disse ainda.

Do Wscom

Em 23 de setembro de 2023

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas