Conecte-se conosco

Variedades

Na Paraíba: Senar abre inscrições para 80 vagas em curso técnico de agronegócio

Foto: Ilustração

Publicados

em

Estão abertas as inscrições para 80 vagas no curso técnico em Agronegócio, oferecido gratuitamente pelo Senar Paraíba. As oportunidades são para os polos nas cidades de Campina Grande e Alagoa Grande. A inscrição no processo seletivo 2019.2 é gratuita e realizada no site do Senar.

O prazo para se candidatar a uma das vagas segue até o próximo dia 22. O curso, com dois anos de duração, tem 80% das aulas disponibilizadas no portal Rede e-Tec Brasil na Paraíba e 20% de aulas presenciais no polo de escolha do aluno e em visitas técnicas em propriedades rurais e agroindústrias. A duração total é de 1.230 horas-aula.

Fonte: G1 PB

Mundo Pet

Adoção de animais domésticos é opção em meio ao isolamento social

Veterinária alerta: animais não devem ser abandonados após quarentena

Publicados

em

A solidão do isolamento social tem levado muita gente a adotar um animal de estimação para ter companhia e distração nesta fase difícil. É comprovado que o contato com os bichinhos ajuda na produção de endorfina e serotonina, que atua no cérebro regulando humor, sono, apetite e reduzindo as taxas de cortisol, relacionado ao estresse.

Levantamento feito em 2009 pela Universidade de Azabu, no Japão, mostra que quando donos de animais olham nos olhos dos seus bichos de estimação, eles recebem picos de ocitocina. Considerado o hormônio da felicidade, é responsável por sensações de prazer e bem-estar. Aliás, esse é um dos motivos pelos quais a companhia de cães e gatos é uma opção neste cenário de isolamento, uma vez que eles podem ser verdadeiros aliados no combate à ansiedade, estresse e solidão, em especial para pessoas idosas, solteiras, crianças e portadores de necessidades especiais.

No entanto, a médica veterinária Érica Versiani Lima alerta para as responsabilidades ao se adotar um bichinho de estimação. “Cães e gatos são vidas e não um brinquedo ou uma distração. Junto com a alegria da adoção, vêm também gastos e trabalho. Um animal precisa ser vacinado, vermifugado, precisa de exames de rotina, assim como nós, seres humanos! Além de todos os outros cuidados, como alimentação de qualidade, passeios, atenção. É maravilhoso esse [aumento] crescente na adoção de animais de companhia, tanto para os animais, que ganham um lar, quanto para os humanos adotantes, que ganham uma alegria”.

Érica, que atende em domicílios em Brasília, explica que os novos tutores devem pensar em longo prazo e não somente em uma distração para essa época de isolamento. “Uma vida inclui a fofura do filhote, a companhia e o amor incondicional de um bichinho, mas inclui também o xixi no lugar errado, a adaptação do animal com o novo ambiente, as comorbidades da velhice, entre outros. Uma adoção deve ser muito bem pensada.”

A veterinária diz que o abandono é uma preocupação de veterinários e dos protetores de animais e aconselha: “Ao adotar, seu coração tem de estar aberto para o que vier. E virão alegrias, tristezas, trabalho, muito trabalho. Deve-se estar ciente de que a adoção é a chegada de um novo integrante para a família e quando passar a época de isolamento e os tutores voltarem as suas vidas rotineiras, o animal adotado continuará sendo um membro daquela família. Você não devolve uma vida para o abrigo ou para a rua”.

Cuidados com os animais durante a pandemia

Os cães e gatos não transmitem o coronavírus, porém podem carregar partículas contaminadas nos pelos e patas, assim como os humanos podem carregar nos sapatos, mãos, roupas. Por isso, os cuidados com os animais não diferem muito dos cuidados que as pessoas devem ter, orienta a veterinária. “Ao voltar do passeio com o cachorro, lave as patas dos animais com água e sabão. Eu indico a higienização com água e sabão sempre que possível, porque, além de ser eficaz para a prevenção do coronavírus, é o método que menos agride a pele do animal. O álcool 70° pode ser usado também, mas ele pode ressecar o pelo do animal, se usado com muita frequência. Quanto à pelagem do animal, não tem problema passar o álcool para prevenir qualquer partícula contaminada nos pelos”.

Como não se pode dar banho no animal todos os dias, pois tira a defesa da pele, altera o Ph e pode acabar por predispor uma dermatite, o que pode ser feito é usar o álcool 70°, indica Érica. “O mais adequado seria passar o álcool apenas nos pelos, evitando a pele do animal. Eu tenho indicado o uso do álcool líquido em um pano e a fricção leve com o pelo do animal.”

“Um cuidado que temos de ter nos passeios com os pets é evitar o contato com outros animais e humanos. Passear somente o tempo necessário para que o animal faça as necessidades e tenha distração. Indicamos que se evite levar os animais para quadras ou locais de encontro com outros pets. A aglomeração deve ser evitada para os animais também.”

Agência Brasil

Continue lendo

Cidades

ELE AGORA PRECISA DE NÓS: Família de Jean “Ganso” pede ajuda para custear tratamento de saúde do comunicador

A família espera contar com ajuda dos amigos de Jean e com seus ouvintes para a realização do tratamento médico.

Publicados

em

O radialista Jean Gomes, popular “Ganso”, da Guarabira FM, é considerado um dos comunicadores mais irreverentes do rádio paraibano. Popular na região de Guarabira (PB), Jean Ganso vem enfrentando problemas de saúde. Após um período se recuperando em casa, ele voltou a ser hospitalizado e a família pede ajuda financeira para custear o tratamento do comunicador.

A Rádio Guarabira FM, na qual Jean Ganso comunica e desenvolve um trabalho filantrópico, deu início a uma campanha em favor do seu colaborador. O noticioso matutino apresentado por Rafael San desta sexta-feira (22) dedicou grande parte do espaço para participação popular e colaboração das pessoas através de contas bancárias.

A família do comunicador espera contar com ajuda dos amigos de Jean e com seus ouvintes para a realização do tratamento médico. Quem desejar e puder, pode colaborar com qualquer valor. A doação pode ser feita por conta bancária ou nas rádios Guarabira FM e Rádio Constelação FM, que também está fazendo uma campanha de arrecadação financeira.

Nas redes sociais, Rafael San escreveu que Jean Gomes que “tanto fez pelas pessoas, agora precisa de nós”. O perfil da emissora também compartilhou conteúdo similar. A campanha está ganhando força no rádio e na internet.

Jean Gomes é um dos radialistas de Guarabira que mais ajuda pessoas em situação de risco durante seu expediente no rádio e fora do ar.

Caderno de Matérias

Continue lendo

Cidades

MP e órgãos de saúde lançam carta aberta à população sobre risco de colapso no sistema de saúde na Paraíba

Publicados

em

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB), juntamente com os hospitais da Unimed, Memorial São Francisco e Nossa Senhora das Neves, na Capital, e com as secretarias de Estado da Saúde (SES) e de João Pessoa (SMS/JP) lançaram uma carta aberta de alerta à população paraibana sobre o risco de colapso do sistema de saúde. O documento foi publicizado após reunião realizada nesta quinta-feira (21/05).

Os órgãos estão preocupados com o esgotamento da capacidade das redes hospitalares pública e privada, e alertam a população acerca da necessidade de se respeitar estritamente as medidas de contenção de propagação do novo coronavírus, recomendadas pela comunidade científica e adotadas pelo estado da Paraíba e seus municípios, as quais seguem as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Isolamento social 

Os Ministérios Púbicos reforçam a importância do isolamento social rigoroso, ressaltando que o momento é grave e exige serenidade e solidariedade por parte dos gestores das várias esferas de governo e da iniciativa privada, para salvaguardar a estrutura hospitalar mínima necessária ao acolhimento dos pacientes com covid-19.

PERCENTUAL DE OCUPAÇÃO DO LEITOS
– UNIMED JOÃO PESSOA – 85%
– MEMORIAL SÃO FRANCISCO – 90%
– NOSSA SENHORA DAS NEVES – 70%
– 1ª MACRORREGIÃO DE SAÚDE (região de JP) – 83%
– 2ª MACRORREGIÃO DE SAÚDE (região do Brejo) – 48%
– 3ª MACRORREGIÃO DE SAÚDE (região de CG) – 38%

Carta na íntegra, com taxas de ocupação de leitos destinados ao atendimento de pacientes adultos infectados pela covid-19

Assessoria/MPPB

Continue lendo
Apoio

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas