Conecte-se conosco

Manchete

Celular Hackeado: Saiba O que Fazer

Publicados

em

Veja como descobrir se você se tornou vítima de invasores em seu aparelho e saiba como recuperar o controle novamente.

Você sabia que você pode ter o celular hackeado e que as chances de isso acontecer são muito maiores do que você imagina? Segundo dados divulgados pela Nokia, no início deste ano, o número de aparelho infectados por vírus e malwares não para de crescer, tendo chegado aos índices mais altos possíveis no último ano.

A maioria dos aparelhos comprometidos é Android, mas donos de iPhones também não estão a salvo. O pior de tudo é que muitas vezes o usuário nem sequer sabe que o seu celular está comprometido. Assim, identificar que o seu aparelho foi hackeado é tão importante quanto saber como se proteger ou entender de que maneira é possível reverter a situação.

Nesse artigo, abordamos uma série de dicas práticas para que você possa entender como esse problema pode se tornar uma ameaça grave, comprometendo as suas informações pessoais e podendo representar até mesmo a perda total do seu celular.

Bateria durando menos do que o normal

Um dos primeiros sintomas de que um celular hackeado apresenta é o de uma duração de bateria muito abaixo do normal. Isso acontece por que nesse caso pode haver um ou mais softwares rodando em segundo plano, consumindo toda a energia do seu aparelho. Quanto mais aplicativos maliciosos estiverem presentes, maior será o consumo.

Por um desempenho anormal entendemos um consumo que seja pelo menos 20% superior é média do que a bateria dura todos os dias. Se for esse o caso, tente desabilitar o uso de dados em segundo plano, desinstalando apps se for necessário apenas para verificação. Por fim, faça um backup e restaure as opções de fábrica caso o problema persistir.

Seus dados estão indo embora mais depressa

Da mesma maneira que aplicativos maliciosos sugam a energia da bateria do celular em segundo plano, a malwares e vírus que usam o seu plano de dados para acessar determinados conteúdos ou disseminar informações dos mais variados tipos na rede.

Para conseguir essa conexão eles se aproveitam não apenas dos momentos em que você está logado no WiFi, mas também da sua conexão 3G ou 4G. Dessa forma, a principal maneira de saber como está o seu consumo de dados é baixando o aplicativo oficial da sua operadora. Se o consumo estiver muito alto de um dia para o outro, desconfie.

Outra maneira inteligente de amenizar o problema é desabilitar o uso da rede de dados quando você não estiver usando. Porém, se isso não resolver a situação, novamente, a melhor opção é restaurar as configurações de fábrica.

Celular Hackeado O que Fazer

Exibição de propagandas

Muitos aplicativos que você baixa na Play Store incluem propagandas. É a exibição delas que faz com que o desenvolvedor seja remunerado, especialmente em apps gratuitos. Contudo, algumas pessoas mal-intencionadas vão além e inserem spywares no seu aparelho para que propagandas aleatórias sejam exibidas em diversos lugares.

Além de elas deixarem o seu celular mais lento, pois é preciso carregar mais itens antes de executar uma determinada função, as propagandas indesejadas consomem ainda o seu plano de dados. Enquanto isso, o interventor que conseguiu colocá-las dentro do seu celular ganha alguns centavos cada vez que um anúncio é exibido.

Uma boa dica para espantar esse problema de uma vez por todas é baixar um app antispyware e antimalware e executá-lo em seu aparelho. A maioria dos apps disponíveis no mercado na atualidade são capazes de identificar as principais ameaças, removendo-as diretamente ou indicando a você onde elas se encontram.

Você recebe (ou envia) SMSs estranhos

Se os seus amigos estão reclamando que você está enviando mensagens de texto suspeitas para eles ou, da mesma forma, se você está recebendo informações confusas por meio de mensagem, esse é um grande sinal de alerta. Isso pode indicar tanto que o spyware instalado pelos criminosos no seu celular não está funcionando direito, por exemplo.

Além disso, existem programas feitos para explorar essa vulnerabilidade nos aparelhos, acessando a sua lista de contatos e enviando links que direcionam para páginas maliciosas. Softwares antispyware costumam dar conta do recado e identificar a fonte da vulnerabilidade, mas é preciso que ele esteja instalado e seja executado com frequência.

Fuja dos apps disponíveis fora da loja oficial

Quando um app é colocado na loja oficial do sistema operacional, antes de tudo ele passa por uma verificação por parte da Google ou da Apple, o que reduz consideravelmente as chances de que ele esteja infectado com itens maliciosos. Entretanto, quando você instala aplicativos de procedência duvidosa, é quase como se você deixasse uma porta aberta para qualquer um entrar na sua casa.

Um celular hackeado pode gerar tantas dores de cabeça quanto um smartphone roubado. A diferença é que no caso de roubo há como se proteger caso você tenha um seguro para celular. Você pode até passar por uma situação incômoda, mas no final consegue reaver o dinheiro investido.

Já no caso de um aparelho comprometido, suas perdas podem se tornar irreversíveis. Informações financeiras roubadas, dados de celular usados e que não serão repostos, além da possível perda de arquivos essenciais.

Por isso, a recomendação principal é que além de ter sempre instalado e ativo um software antivírus, antimalware e antispyware, o ideal é que você tenha também um comportamento seguro, evitando downloads de fontes cuja procedência não seja certificada.

Fonte: Bemmaisseguro.com

Manchete

Pfizer-BioNTech: vacina contra covid protege crianças de 5 a 11 anos

Laboratórios planejam pedir autorização para que vacina seja aplicada.

Publicados

em

A Pfizer e a BioNTech disseram, nesta segunda-feira (20), que a vacina contra covid-19 que desenvolveram em parceria induz uma resposta imune robusta em crianças de entre 5 e 11 anos de idade. Os laboratórios planejam pedir autorização para que a vacina seja aplicada nessa faixa etária às autoridades dos Estados Unidos (EUA), da Europa e de outros locais o mais rápido possível.

As empresas dizem que a vacina gerou resposta imune nas crianças de 5 a 11 anos em seu ensaio clínico de fases 2 e 3, e os resultados se equivalem ao que observaram anteriormente entre pessoas de 16 a 25 anos. O perfil de segurança também foi, em geral, comparável ao da faixa etária mais elevada, afirmaram.

“Desde julho, casos pediátricos de covid-19 aumentaram em cerca de 240% nos Estados Unidos, enfatizando a necessidade de saúde pública de vacinação”, disse o presidente executivo da Pfizer, Albert Bourla, em comunicado à imprensa.

“Os resultados desse teste fornecem uma fundação sólida para buscar autorização de nossa vacina para crianças entre 5 e 11 anos, e planejamos entregar o pedido à FDA (agência reguladora dos EUA) e outros reguladores com urgência.”

Autoridades norte-americanas de saúde de alto escalão acreditam que os órgãos reguladores podem tomar uma decisão sobre a vacina, se é segura e eficaz em crianças mais novas, três semanas após a entrega pelos laboratórios dos pedidos de autorização, disseram à Reuters neste mês.

As internações e mortes por covid-19 aumentaram nos Estados Unidos, nos últimos meses, devido à variante Delta do novo coronavírus, altamente contagiosa. Casos pediátricos da doença também estão em alta, particularmente porque crianças com menos de 12 anos não estão sendo vacinada. Não há, no entanto, nenhuma indicação de que, além de ser mais transmissível, a Delta seja mais perigosa para crianças.

Uma autorização rápida ajudaria a mitigar um potencial aumento de casos no outono do Hemisfério Norte, especialmente com as escolas já abertas em todo os EUA.

A vacina Pfizer/BioNTech já está autorizada para aplicação em crianças a partir de 12 anos em vários países, incluindo os Estados Unidos.

No ensaio clínico, as crianças entre 5 e 11 anos receberam uma dose de 10 microgramas da vacina, um terço da dose dada a pessoas com mais de 12 anos. As empresas disseram esperar, até o quarto trimestre deste ano, os dados sobre como a vacina atua em crianças entre 2 e 5 anos e em bebês de 6 meses a 2 anos. 

Agência Brasil

Continue lendo

Cidades

NOTA DE PESAR: Fátima e Roberto Paulino lamentam falecimento da escritora Marisa Alverga

Publicados

em

NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que o secretário Chefe de Governo da Paraíba, Roberto Paulino, a ex-prefeita de Guarabira, Fátima Paulino, em nome da Família Pualino, lamentam o falecimento da poetisa, teatróloga e escritora Marisa Alverga Cabral, ocorrido na manhã deste sábado (18), no hospital Edson Ramalho, em João Pessoa.

Roberto e Fátima Paulino, além de lamentarem “a passagem” da escritora, lembram que “Dona Marisa” prestou relevantes serviços ao setor cultural de Guarabira, do Brejo e da Paraíba, sobretudo quando exerceu o cargo de secretaria municipal de Cultura em sua segunda gestão.

Fátima e Roberto Paulino se solidarizam e irmanam-se ao momento de tristeza e dor que ora passam familiares (especialmente a filha Márcia), parentes, amigos e afirmam que o falecimento de Dona Marisa deixará uma grande lacuna na área cultural da Paraíba.

O próprio Roberto Paulino diz lembrar como muito orgulho que Marisa Alverga foi sua professora.

Guarabira-PB, 18 de setembro de 2021.

Roberto Paulino
Secretário Chefe do Governo do Estado da Paraíba

Fátima Paulino
Ex-prefeita de Guarabira

Continue lendo

Cidades

LUTO: Morre a poetisa e radialista guarabirense Marisa Alverga

Publicados

em

Morreu na manhã deste sábado (18), a poetisa e radialista Marisa Alverga, da cidade de Guarabira, no brejo paraibano.

Líder de audiência em toda a região nas manhãs de domingo, ela dirigiu o radiofônico Sem Fronteiras, na Rádio Rural de Guarabira

Autora de vários trabalhos poéticos, Marisa, conquistou seu espaço no meio artístico e por muitos anos conduziu o programa radiofônico Sem Fronteiras, na Rádio Rural AM, onde levava ao ar muita cultura e a boa musicalidade.

Realizando o sonho do jornalista Alfeu Rabelo, foi inaugurada em 2019 a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina em Guarabira que foi presidida por Marisa Alverga que também foi vice-presidenta da Associação Guarabirense de Imprensa (AGI).

Marisa passou por uma cirurgia de emergência há cerca de dois dias, e por complicações veio a óbito.

A Secretaria Municipal de Cultura de Guarabira, emitiu nota de pesar pelo falecimento da poetisa. Confira na íntegra:

NOTA DA SECRETARIA DE CULTURA PARA “MARISA DOS SETE INSTRUMENTOS”

A Secretaria de Cultura e Turismo do município de Guarabira, em nome dos artistas guarabirenses e dos seus colaboradores, vem manifestar os votos de Profundo Pesar pelo falecimento da professora, escritora, poetisa e gestora cultural Marisa Alverga Cabral, ocorrido na manhã deste sábado, 18 de setembro de 2021.

Além dos inúmeros trabalhos realizados em vários setores ao longo das décadas, notadamente no segmento das artes e incentivo à criação, Marisa Alverga se destacou por seu trabalho como titular desta Secretaria de Cultura, na primeira gestão de Zenóbio Toscano como prefeito de Guarabira, na década de 80, e ainda nos dois mandatos da ex-prefeita Léa Toscano.

A passagem de Marisa Alverga pela Secretaria de Cultura foi marcada por importantes ações formativas e inserção dos artistas guarabirenses em diversas atividades, além de estabelecer parcerias com outras instituições e com estudantes da rede pública de ensino.

Por curiosa coincidência, numa data como a de hoje (18 de setembro), no ano de 2007, Marisa Alverga Cabral recebeu a mais alta comenda cultural da Paraíba, em sessão na Assembleia Legislativa deste Estado, ao ser distinguida com a Medalha Augusto dos Anjos, numa propositura do então deputado e seu amigo pessoal, o saudoso Zenóbio Toscano de Oliveira.

Naquela ocasião na Assembleia Legislativa, o então deputado Zenóbio Toscano declarou em seu pronunciamento: “Poucas vezes esta Casa praticou um gesto com tanto sentimento de justiça, como o fez, por unanimidade, com a nossa propositura, para a concessão da comenda Augusto dos Anjos, o paraibano do século, à ativista cultural Maria da Luz Alverga Cabral, a “Marisa dos sete instrumentos”.

São os votos de pesar e reconhecimento de todos que fazem a Secretaria de Cultura de Guarabira, para seus familiares e amigos.

Tarcísio de Sousa Pereira
Secretário de Cultura e Turismo

Via Nordeste1

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas