Conecte-se conosco

Cidades

Paraíba registra redução de 21,4% nos homicídios em oito meses

Foto: Divulgação/4º BPM

Publicados

em

A redução de homicídios continua a ser o diferencial da Paraíba em relação à Segurança Pública no cenário nacional. Os números, que apontam uma diminuição de 21,4% no registro de assassinatos até o final do mês de agosto no Estado, em relação aos mesmos oito meses de 2018, foram apresentados ao governador João Azevêdo, nesta terça-feira (10), durante reunião de monitoramento com a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds) e seus órgãos operativos – Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros – e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, realizada no Palácio da Redenção, em João Pessoa.

Foram 622 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que são os homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte, contra 791 no período de janeiro a agosto do ano passado. A Paraíba também é o único estado do Brasil a registrar queda no número de assassinatos por sete anos consecutivos, desde 2012, podendo sair de uma taxa de 41,5 homicídios por 100 mil habitantes para 23,5 no final de 2019.

As ações realizadas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar também se refletiram na redução de crimes contra a vida de mulheres. Em oito meses, a queda no registro dessas ocorrências foi de 16%, com 49 casos registrados contra 58 no mesmo período de 2018. O número de feminicídios também foi reduzido em 15%, com 23 casos este ano; quatro a menos que de janeiro a agosto do ano passado.

Na ocasião, o governador João Azevêdo enalteceu a atuação das forças de Segurança do Estado e reforçou o compromisso da gestão estadual de manter os investimentos na área. “Os números permanecem positivos em função dos esforços de cada um que compõe o sistema de Segurança, registrando que em todos os meses de 2019 os números foram melhores do que os resultados anteriores até 2015, o que demonstra que este tem sido um ano positivo para o trabalho que está sendo realizado. É fundamental que a gente mantenha essas conquistas e vamos continuar dando a atenção devida para que a gente possa continuar celebrando números como esses”, ressaltou.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, destacou que os números apresentados são resultados dos investimentos garantidos pelo governador João Azevêdo. “Isso é fruto da liderança do governador frente ao processo, o que resulta em melhor capacitação, reestruturação das unidades operativas, cuidado com o ser humano e reorganização legislativa da estrutura, o que faz com que a gente consiga melhores resultados e nós vamos continuar buscando reduções e resgatar a sensação de segurança para fazer com que a população sinta a polícia mais próxima dela porque somos parceiros nessa caminhada e queremos o mesmo objetivo”, declarou.

O secretário também aproveitou para apresentar a segunda edição da revista quadrimestral eletrônica ‘Folha da Segurança’. “As ações desenvolvidas pela Secretaria da Segurança, por meio de seus órgãos operativos, estão nesse material que tem o objetivo de se comunicar com a população e demonstrar a nossa tropa e à sociedade o que a Segurança vem fazendo”, acrescentou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, afirmou que os resultados positivos representam a consolidação do conjunto de ações planejadas na área da Segurança. “Esse é um processo sistêmico e sempre buscamos aperfeiçoar todo o trabalho, o que denota em resultados como esse; uma redução que supera 20%. A cada dia, continuamos avaliando e buscando melhorar todas as ações para que tenhamos resultados melhores a cada mês, o que reflete o esforço de todos os integrantes das forças de Segurança e da liderança do governador João Azevêdo”, pontuou.

Dados- Das 22 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) previstas na Lei Complementar 111/2012, que trata da compatibilização e responsabilidade territorial, 17 tiveram redução nos números de homicídios, sendo as maiores quedas em João Pessoa (-15%), Santa Rita (-40%), Campina Grande (-48%), Bayeux (-29%) e Cabedelo (-40%). Um número que se destaca também é o de elucidações de homicídios no Estado. De janeiro a maio, 54% dos crimes ocorridos já foram esclarecidos, sendo desse total 47% com cumprimento de mandado de prisão e 53% com prisões em flagrante. Os demais casos de assassinatos continuam em investigação.

Menos assaltos a bancos– O Estado também continua acumulando redução nos crimes contra instituições bancárias, com menos 55% de registros. Desde o início do ano, quando uma força-tarefa contra assaltos a banco foi criada na Paraíba, as forças de segurança registraram 26 ocorrências, sendo 31% de arrombamentos, 15 com uso de explosivos e 11% de roubos, contra 58 no ano passado. Os casos com explosões tiveram uma queda de 68%.

A fim de robustecer o trabalho de enfrentamento aos crimes patrimoniais contra instituições financeiras, o Governo do Estado criou também no mês de agosto a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Patos. A nova estrutura vai atuar juntamente com as unidades especializadas da Polícia Civil em João Pessoa e Campina Grande, e de forma integrada com os demais órgãos operativos de Segurança Pública, como a Polícia Militar.

Menos roubos em João Pessoa e Campina Grande– Nas duas maiores cidades do Estado, os números de crimes patrimoniais também tiveram redução no período de janeiro a agosto deste ano, se comparados ao mesmo período de 2018. Em João Pessoa, houve queda nos crimes contra a pessoa (35%), contra estabelecimentos comerciais (3%), em residências (10%), e em transportes coletivos (34%), totalizando 36% de ocorrências a menos. O mesmo aconteceu em Campina Grande (-42%), com 17% menos crimes de roubo a pessoas, queda de 32% nos roubos a estabelecimentos, redução de 35% nos roubos a residências e queda de 53% os roubos a transportes coletivos.

Redução nos roubos de veículos– João Pessoa e Campina Grande também tiveram redução nas ocorrências de roubos de veículos, de janeiro e agosto de 2019. A capital saiu de 722 registros no mesmo período do ano passado para 695 (-4%). De acordo com o Nace, em agosto deste ano, após a instalação do Batalhão Especializado em Policiamento com Motocicletas (BEPMotos), houve uma redução de 32% no roubo de motos em relação ao mês anterior, em João Pessoa.

No dia 5 de agosto deste ano, o governador João Azevêdo entregou à população de João Pessoa o BatalhãoEspecializado em Policiamento com Motocicletas (BEPMotos), com o objetivo de fortalecer as ações dapolícia ostensiva para o combate às práticas criminosas contra o patrimônio e contra a vida. A ação na áreada Segurança Pública representa um investimento superior a R$ 3 milhões e teve um reforço inicial de 100policiais, que atuam no motopatrulhamento tático e comunitário. Em um mês, foram contabilizadas 12prisões de suspeitos envolvidos em assaltos a ônibus, tráfico de drogas e de foragidos da Justiça, resultandoainda na apreensão de armas de fogo e réplica de pistola. Em Campina Grande, a queda foi de 33%, saindo de 762 casos para 511. A atuação dos órgãos operativos de Segurança Pública também recuperou 1.813 veículos nos oito meses, devolvendo os bens aos seus proprietários.

Mais armas e drogas apreendidas– De janeiro a agosto de 2019, as Polícias Civil e Militar retiraram de circulação 2.538 armas de fogo na Paraíba, entre revólveres (35%), pistolas (8%), espingardas (54%) e outros armamentos (3%). O número representa um aumento de 54% nas apreensões. Nos mesmos oito meses de 2018, 1.653 armas de fogo que circulavam ilegalmente foram apreendidas. Todas as três Regiões Integradas de Segurança Pública (Reisp), que abrangem as regiões de João Pessoa, Campina Grande e Patos, apresentaram aumento nas apreensões. Também foram retirados de circulação 856 quilos de cocaína, crack e maconha.

Prisões de interesse estratégico– Desde o início do ano, um total de 12.900 prisões foram realizadas pelas polícias, sendo 1.994 consideradas de interesse estratégico, a exemplo de autores de crimes contra a vida (322), suspeitos com mandado de prisão em aberto (608), suspeitos de roubos a banco (27), de roubos de veículos (239) e de outros tipos de roubos (798). Os números são resultado do total de 3.358 operações de prevenção e repressão qualificadas, executadas pelos órgãos operativos da pasta.

Resgate de acidentes no trânsito e socorros– O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba foi responsável por atuar no resgate de 2.359 acidentados no trânsito, sendo 1.714 na região de João Pessoa, 300 na região de Campina Grande e 345 no Sertão do Estado. De janeiro a agosto, também foram realizados 80 socorros de vítimas de acidentes.

Secom Governo do Estado

Cidades

Dolittle e O Chamado da Floresta estão em cartaz no Cinemaxxi

Confira a programação em cartaz no Cinemaxxi Cidade Luz em Guarabira-PB e no Cinemaxxi da Serra em Solânea-PB de 20 a 26 de Fevereiro de 2020.

Publicados

em

Foto: Divulgação

Confira a programação em cartaz no Cinemaxxi Cidade Luz em Guarabira-PB e no Cinemaxxi da Serra em Solânea-PB de 20 a 26 de Fevereiro de 2020.

As estreias desta semana no Cinemaxxi Cidade Luz em Guarabira são os filmes O Chamado da Floresta e Dolittle. Os filmes: Sonic, O Grito e Aves de Rapina continuam em cartaz no Cinemaxxi Cidade Luz em Guarabira. Os filmes Sonic e Aves de Rapina continua em cartaz no Cinemaxxi da Serra. Confira a seguir os trailers e horários de exibição.

Dolittle


Dolittle, Sinopse: Dolittle traz o ator Robert Downey Jr. no papel principal. Baseado no clássico personagem da série de livros do britânico Hugh Lofting, a prévia apresenta as primeiras cenas do ator no papel do médico que consegue falar com os animais.

Elenco: Robert Downey Jr., Antonio Banderas, Michael Sheen, Jim Broadbent, Jessie Buckley, Harry Collett, Emma Thompson, Rami Malek, John Cena, Kumail Nanjiani.

Classificação: 10 anos (Não recomendado para menores de 10 anos)

Gênero: Aventura, Família, Comédia – Duração: 1 hora e 42 minutos

Horários no CineMaxxi Cidade Luz em Guarabira

Quinta, Sexta, Segunda, Terça e Quarta:
16h50 – 3D Dublado – Sala 3 – Maxxi Stadium
19h00 – 3D Dublado – Sala 3 – Maxxi Stadium

Sábado, Domingo e Feriado:
14h45 – 3D Dublado – Sala 3 – Maxxi Stadium
16h50 – 3D Dublado – Sala 3 – Maxxi Stadium
19h00 – 3D Dublado – Sala 3 – Maxxi Stadium

O Chamado da Floresta


O Chamado da Floresta, Sinopse: Adaptação do clássico literário norte-americano `O Chamado de Floresta´ (The Call Of The Wild, Jack London, 1903); a 20th Century Fox traz para o cinema a história de Buck, um cão de grande coração cuja feliz vida doméstica é virada de cabeça para baixo quando, subitamente, é tirado de sua casa na Califórnia e levado para o exótico e selvagem rio Yukon, no Alasca, durante a corrida do ouro em 1890. Como novato na equipe de cães puxadores de trenós – se tornando mais tarde o líder da matilha – Buck vive a aventura de sua vida, encontrando seu verdadeiro lugar no mundo e se tornando seu próprio mestre.

Elenco: Karen Gillan, Harrison Ford, Bradley Whitford, Dan Stevens, Wes Brown, Jean Louisa Kelly.

Classificação: 12 anos (Não recomendado para menores de 12 anos)

Gênero: Aventura, Família, Drama – Duração: 1 hora e 40 minutos

Horários no CineMaxxi Cidade Luz em Guarabira

Quinta, Sexta, Segunda, Terça e Quarta:
17h30 – 2D Dublado – Sala 1
19h30 – 2D Dublado – Sala 1
21h30 – 2D Dublado – Sala 1

Sábado, Domingo e Feriado:
17h30 – 2D Dublado – Sala 1
19h30 – 2D Dublado – Sala 1
21h30 – 2D Dublado – Sala 1

Sonic


Sonic, Sinopse: Sonic O Filme é uma aventura live-action baseada na franquia mundial de video game da Sega que conta a história do ouriço azul mais famoso do mundo. O filme segue as aventuras de Sonic enquanto ele tenta se adaptar à sua nova vida na Terra com seu recém-descoberto melhor amigo humano Tom Wachowski (James Marsden). Sonic e Tom unem forças para tentar impedir que o vilão Dr. Robotnik (Jim Carrey) capture Sonic e use seus poderes para dominar o mundo.

Elenco: Adam Pally, Jim Carrey Jim Carrey, James Marsden, Neal McDonough, Ben Schwartz (Voz), Tika Sumpter, Debs Howard, Leanne Lapp, Shannon Chan-Kent, Melody Nosipho Niemann.

Classificação: Livre (Livre para Todos os Públicos)

Gênero: Ação, Animação, Aventura, Live-Action – Duração: 1 hora e 39 minutos

Horários no CineMaxxi Cidade Luz em Guarabira

Quinta, Sexta, Segunda, Terça e Quarta:
15h30 – 2D Dublado – Sala 1
17h00 – 2D Dublado – Sala 2
19h10 – 2D Dublado – Sala 2

Sábado, Domingo e Feriado:
14h50 – 2D Dublado – Sala 2
15h30 – 2D Dublado – Sala 1
17h00 – 2D Dublado – Sala 2
19h10 – 2D Dublado – Sala 2

Horários no CineMaxxi da Serra em Solânea

Quinta, Sexta, Segunda, Terça e Quarta:
14h45 – 3D Dublado – Sala 1
19h00 – 3D Dublado – Sala 1

Sábado, Domingo e Feriado:
14h45 – 3D Dublado – Sala 1
19h00 – 3D Dublado – Sala 1

O Grito


O Grito, Sinopse: Em uma casa, uma maldição nasce após uma pessoa morrer em um momento de terrível terror e tristeza. Voraz, a entidade maligna não perdoa ninguém, fazendo vítima atrás de vítima e passando a maldição adiante.

Elenco: Tara Westwood, Junko Bailey, David Lawrence Brown, Zoe Fish, Andrea Riseborough, John J. Hansen, Demián Bichir.

Classificação: 16 anos (Não recomendado para menores de 16 anos)

Gênero: Mistério, Terror – Duração: 1 hora e 34 minutos

Horários no CineMaxxi Cidade Luz em Guarabira

Quinta, Sexta, Segunda, Terça e Quarta:
21h20 – 2D Dublado – Sala 2

Sábado, Domingo e Feriado:
21h20 – 2D Dublado – Sala 2

Aves de Rapina


Aves de Rapina, Sinopse: Você já ouviu aquela piada sobre a policial, a cantora, a psicopata e a princesa da máfia? Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa é um conto distorcido narrado por Harley, como só ela poderia contar. Quando o mais terrível e narcisista vilão de Gotham, Roman Sionis, e seu braço direito, Zsasz, começam a cassar uma jovem chamada Cass, a cidade é virada de cabeça para baixo em busca da garota. Os caminhos de Arlequina, Caçadora, Canário Negro e Renee Montoya se encontram e o quarteto improvável não tem escolha a não ser se unir para derrubar Roman.

Elenco: Margot Robbie, Mary Elizabeth Winstead, Ewan McGregor, Jurnee Smollett-Bell, Chris Messina, Rosie Perez, Matthew Willig, Derek Wilson.

Classificação: 16 anos (Não recomendado para menores de 16 anos)

Gênero: Ação, Aventura – Duração: 1 hora e 49 minutos

Horários no CineMaxxi Cidade Luz em Guarabira

Quinta, Sexta, Segunda, Terça e Quarta:
21h10 – 2D Dublado – Sala 3 – Maxxi Stadium

Sábado, Domingo e Feriado:
21h10 – 2D Dublado – Sala 3 – Maxxi Stadium

Horários no CineMaxxi da Serra em Solânea

Quinta, Sexta, Segunda, Terça e Quarta:
16h45 – 2D Dublado – Sala 1
21h10 – 2D Dublado – Sala 1

Sábado, Domingo e Feriado:
16h45 – 2D Dublado – Sala 1
21h10 – 2D Dublado – Sala 1


Para os filmes em 3D, o ingresso custa apenas R$ 24,00. E R$ 20,00 para filmes em 2D. Mas todo mundo paga meia de segunda a quinta-feira, exceto feriados. Aproveite a promoção!

Meia entrada para todos de segunda à quinta no CineMaxxi.

Não é a toa que o CineMaxxi Cidade Luz é o máximo em cinema! Olha que legal! Todo mundo paga meia-entrada de segunda a quinta, exceto feriados! É ou não é uma boa notícia? Reúna toda a família e vá ao CineMaxxi!

Toda semana, de segunda a quinta, todo mundo paga meia!!! E não precisa apresentar nada, nem carteirinha e nem cupom de promoção! Agora no #CineMaxxi a meia-

entrada é garantida pra todo mundo!

 


cinemaxxi_cidade_luz_LOGOFique sempre informado:

Siga o CineMaxxi Cidade Luz nas redes sociais:
facebook.com/cinemaxxicidadeluz
instagram.com/cinemaxxicidadeluz
Ou ligue para o CineMaxxi: (83) 3271-1324

Siga o CineMaxxi da Serra nas redes sociais:
facebook.com/Cinemaxxi-Da-Serra-306367359909582
instagram.com/cinemaxxidaserra
Ou ligue para o CineMaxxi: (83) 98767-8069

Continue lendo

Cidades

Bloco Vaga-Lumes do Colégio da Luz desfila nesta quinta, 20

Publicados

em

Foto: Divulgação

O BLOCO DOS VAGA-LUMES FOI CRIADO PELO COLÉGIO DA LUZ E DESFILA SEMPRE NA QUINTA-FEIRA QUE ANTECEDE O CARNAVAL. O VAGA-LUME, LUMINHO, É O MASCOTE DO COLÉGIO DA LUZ E DO BLOCO DOS VAGA-LUMES. > O BLOCO DOS VAGA-LUMES COMEÇOU HÁ 12 ANOS COMO UMA ATIVIDADE CULTURAL INTERNA DO COLÉGIO DA LUZ E HOJE É UM DOS MAIORES E MAIS ANIMADOS BLOCOS CARNAVALESCOS DE GUARABIRA.

> O BLOCO DOS VAGA-LUMES É FORMADO PELO ALUNADO, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, EX-ALUNOS, PAIS E FAMILIARES DAS CRIANÇAS E JOVENS DO COLÉGIO DA LUZ. > O BLOCO DOS VAGA-LUMES DESFILA COM BONECOS EM HOMENAGEM AO ‘ANTIGO REI MOMO GUARABIRENSE, GILDO PONTES’; AO ‘SEU BENTO’, FUNCIONÁRIO DO ANTIGO CLUBE RECREATIVO GUARABIRENSE; AO ‘REI DO RITMO, JACKSON DO PANDEIRO’.

> NESTE CARNAVAL 2020, O BLOCO DOS VAGA-LUMES TRABALHOU COM OS ALUNOS DO COLÉGIO DA LUZ, O RITMO DO MARACATU, MANIFESTAÇÃO CULTURAL DE ORIGEM AFRO-NORDESTINA, MUITO PRESENTE NO CARNAVAL DO ESTADO VIZINHO DE PERNAMBUCO E QUE É UM PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL.

> O CARNAVAL MULTICULTURAL 2020 DO BLOCO DOS VAGA-LUMES DO COLÉGIO DA LUZ TAMBÉM FAZ UMA ALUSÃO À DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015 a 2024) ESTABELECIDA PELA UNESCO (ÓRGÃO DA ONU PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA), POIS O COLÉGIO DA LUZ É UMA DAS 6 ESCOLAS PARTICULARES DA PARAÍBA QUE FAZEM PARTE DA REDE MUNDIAL DE ESCOLAS ASSOCIADAS À UNESCO.

Fonte: Colégio da Luz

Continue lendo

Cidades

PAPELART está em clima de carnaval. Confira as novidades!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

A livraria Papelart está com muitas novidades em máscaras, fantasias, adereços, serpentinas, tiaras, coroas, glitter, sombrilhas de frevo, colares…,  para curtir neste carnaval. Confira nas imagens abaixo as novidades:

Nas compras a partir de R$ 20 Reais, você recebe um cupom para concorre a prêmios. Neste sorteio de 2020 serão sorteados 01 TV de 42 polegadas, 01 Notebook, 02 bicicletas e 01 celular.

A livraria Papelart fica localizada na Rua Costa Beiriz, 117, Centro, Guarabira, PB, e-mail: papelartgba@hotmail.com – fone: (83) 3271-3582.

Do brejo.com

Continue lendo
Apoio

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas