Conecte-se conosco

Brejo/Agreste

TCE entrega a Alagoa Grande o 11º mapeamento aéreo do programa Decide

Publicados

em

Fotos: Rafael Massoni.

Alagoa Grande, um dos municípios inscritos no roteiro turístico regional, recebeu, nesta sexta-feira (20), o mapeamento aéreo do seu perímetro urbano feito por drone operado por equipe técnica do Tribunal de Contas da Paraíba. A entrega ao prefeito Antonio da Silva Sobrinho pelo presidente do TCE, conselheiro Arnóbio Viana, contribui com os esforços para elaboração do Plano Diretor da Cidade.

Esta é uma exigência da Lei Federal 10.257/01 em favor do desenvolvimento municipal e do bem estar da população. Também, de ação do Programa de Defesa do Estatuto da Cidade (Decide), iniciativa com a qual o TCE já contemplou dez outros municípios paraibanos, de um total de doze inicialmente previstos.

Agora, apenas a cidade de Bananeiras restará para receber o mapeamento aéreo do Decide, nesta fase inicial do programa. O painel fotográfico – com curvas de nível reveladoras de áreas sob risco de deslizamentos ou alagamentos e útil, também, à identificação de construções clandestinas, ruas desalinhadas e calçadas obstruídas – foi entregue, no Auditório da Prefeitura, com participação de integrantes da Câmara Municipal presidida pelo vereador Cláudio Barbosa.

A plateia, ainda composta por representações dos meios educacionais e segmentos da sociedade, acompanhou exposição na qual o conselheiro Arnóbio Viana mostrou os males da expansão urbana desordenada, da instalação de equipamentos (abatedouros e lixões, entre eles) em locais indevidos e da edificação de casas precárias e invasivas de ruas e calçadas.

CIMDURB – Um dos temas da exposição do presidente do TCE foi o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Urbano (Cimdurb) do qual Alagoa Grande é um dos 12 municípios signatários. Presidido pelo prefeito de Areia João Francisco Albuquerque esse grupo é responsável pela formação de um fundo financeiro em comum para a contratação de profissional encarregado da orientação urbanística e arquitetônica, neste último caso, quando da construção de casas pertencentes a famílias de baixa renda. O propósito, então, é atender ao que prescreve outra lei federal, a de número 11.888/08, que trata da edificação de habitações de interesse social.

“Não é mais possível convivermos com a invasão costumeira de calçadas por casas, ainda por cima, inseguras e insalubres porque mal ventiladas e mal iluminadas. Ou seja, por casas que trazem riscos à segurança e à saúde dos seus ocupantes”, comentou o conselheiro Arnóbio Viana.

A exemplo do conselheiro Arnóbio Viana, o coordenador do Programa Decide, Expedito de Arruda, fez ver que a ajuda de um arquiteto não implica, nesses casos, custos adicionais aos proprietários, dado o fato de que a ajuda técnica é gratuita e é o mesmo o material utilizado no tipo de construção.

“Evitamos, em troca, casas que podem pôr em risco a segurança de transeuntes e ocupantes, que invadem calçadas, desalinham ruas e enfeiam as cidades”, completou o presidente do TCE.

Alagoa Grande compõe o Circuito do Frio, assim chamado o conjunto de cidades da área do Brejo inscritas no calendário turístico da Paraíba, em razão do clima agradável, da paisagem rural, do casario histórico e das manifestações da arte e da cultura.

A ideia do Cimdurb, ali inicialmente posta em prática, também já atrai os prefeitos de João Pessoa e municípios do Litoral Norte da Paraíba recentemente reunidos pelo TCE para a discussão do assunto. Assim, também, os presidentes das Câmaras Municipais dessa mesma área convidados ao Tribunal, com idêntico propósito, na última quinta-feira (19).

Compõem o primeiro grupo do Cimdurb, além de Areia e Alagoa Grande, os municípios de Alagoa Nova, Arara, Bananeiras, Borborema, Casserengue, Pilões, Remígio, Serraria e Solânea.

 

 

Texto: Frutuoso Chaves

Ascom/TCE-PB

 

Rate this post

Brejo/Agreste

Dia 16: Santana e Bel Marques encerram São João de Bananeiras

Publicados

em

Foto: Cantor Bell Marques/ Divulgação

O prefeito Matheus Bezerra (MDB) confirmou no final da tarde desta terça-feira (05), a apresentação dos cantores Bell Marques e Santanna ‘O cantador’ para encerrar o São João 2022 de Bananeiras, no Brejo paraibano. A edição deste ano começou no dia 17 de junho e segue até 16 de julho, maior do que nos anos anteriores.

Matheus destacou que o último dia de festividade deve iniciar às 17h, com seis atrações. Entre as atrações do dia 16 de julho estão os cantores Bell Marques, Santanna ‘O cantador’, Kelson Kizz, Gui Mattos e outras duas atrações que serão confirmadas nos próximos dias.

Os shows acontecem em uma nova estrutura, no Estádio Governador Clóvis Bezerra, popularmente conhecido como ‘O Bezerrão’.

Blog do Felipe Silva

Rate this post
Continue lendo

Brejo/Agreste

Rota Cultural Caminhos do Frio começa nesta segunda (4); veja programação

Na programação desta semana de abertura do Caminhos do Frio, Areia traz diversos minicursos e oficinas, exposições, roteiros turísticos e atrações musicais.

Publicados

em

Foto: Divulgação

Após dois anos sem sem acontecer por causa da pandemia da Covid-19, a Rota Cultural Caminhos do Frio volta nesta segunda-feira (4) e começa pela cidade de Areia, na região do Brejo da Paraíba. O projeto que integra nove municípios da região, revelando aos turistas a cultura, a gastronomia, o artesanato e, principalmente, roteiros de natureza e aventura.

Até o dia 4 de setembro, o Caminhos do Frio também irá aquecer a economia, gerando empregos e incentivando a hotelaria, o comércio de comidas e bebidas típicas, além do artesanato produzido por artistas locais.

Na programação desta semana de abertura do Caminhos do Frio, Areia traz diversos minicursos e oficinas, exposições, roteiros turísticos e atrações musicais.

Os visitantes poderão participar da Expo Cachaça e da Feira de Artesanato e Gastronomia que acontecem em quase todos os dias no local do evento, ainda poderão fazer visitações com a Rota das Flores e a Rota dos Engenhos e, durante a noite, terá sempre muita música para animar os turistas e moradores.

Vários artistas locais realizarão apresentações tendo a participação de Cicinho Lima, filho de Pinto do Acordeon – homenageado nesta edição do Caminhos do Frio – além do cantor Vinicius Mendes e a banda Forró Cavalo de Pau. A atração musical principal de Areia será o cantor pernambucano Jorge de Altinho que fecha a programação na noite do sábado (9).

Para ver a programação completa de Areia e das outras cidades que receberão a Rota, acesse.

  • Pilões – 11 a 17 de julho
  • Matinhas – 18 a 24 de julho
  • Solânea – 25 a 31 de julho
  • Serraria – 1 a 7 de agosto
  • Alagoa Nova – 8 a 14 de agosto
  • Remígio – 15 a 21 de agosto
  • Bananeiras – 22 a 28 de agosto
  • Alagoa Grande – 29 de agosto a 4 de setembro

F5 Online

Rate this post
Continue lendo

Brejo/Agreste

Confira a programação do São João em Bananeiras, Solânea e Borborema; veja atrações

Publicados

em

Foto: Pixabay

Conforme divulgação, confira a programação de um dos mais esperados São João de toda a região Nordeste do País, que é o São João tradição de Bananeiras, na região do Brejo paraibano.
A divulgação oficial foi feita num evento realizado em conjunto com as prefeituras de Solânea e Borborema, no Cine Teatro Municipal de Solânea.

Confira a programação
Dia 21 – Abertura Cultural com Teatro. Na Casa de Reboco tocarão Tamborete de Forró e Leniro e Kaoma.
Dia 22 – Geraldinho Lins, Chambinho do Acordeon, Jeito Nordestino e Os Fulanos. Na Casa de Reboco haverá shows com Roberto Araújo e Mestre Macambira.
Dia 23 – Maike José, Nordestinos do Forró, Adriano José e As Nordestinas. Na Casa de Reboco, Forró de Montão.
Dia 24 – Maciel Melo, Curió e Forró Caboclo, Forró de Cabo a Rabo e Forró Caçuá. Na Casa de Reboco, Ronaldo Show.


Borborema
Este ano a Prefeitura Municipal de Borborema, estará apostando num São João completamente diferente do que era visto nos anos anteriores. A prefeita Gilenni Cândido anunciou durante evento realizado no Cine Teatro de Solânea, na manhã desta sexta (12), no qual estiveram presentes os prefeitos Douglas Lucena (Bananeiras) e Kaiser Rocha (Solânea), a programação do São João do município, que será vespertino.
De acordo com a equipe da organização do evento, a intenção é investir no autêntico forró nordestino, como forma de trazer mais turistas para conhecer e vivenciar o município.

Confira a programação
Dia 23 – Leniro Show e Trio Pé de Serra, Osmídio Neto e Banda,Claudinho e Kaoma
Dia 24 – Curió e Forró Caboclo, Sirano e Sirino e Forró U`s Bakanas.
O São João de Borborema ainda terá apresentações de artistas locais, culturais e quadrilhas juninas.

Solânea
A Prefeitura Municipal de Solânea, no Brejo paraibano anunciou, de forma oficial, a programação do São João de 2017. O anúncio foi feito pelo prefeito Kaiser Rocha e sua equipe de marketing, no Cine Teatro Municipal, na manhã da sexta-feira (12), nas presenças de jornalistas e profissionais da imprensa de toda a região.
Na oportunidade, também serão divulgadas as programações das festividades juninas e Bananeiras e Borborema, cujos prefeitos estão participando do evento em Solânea.

Confira as atrações da festa e suas respectivas datas.
Dia 22 – Jonas EsticadoKelson KizzRanniery Gomes
Dia 23 – João Neto PegadaoDanny XavierBanda Encanttus
Dia 24 – Gui TorresElianeWalkyria Santos
Dia 25 – Trio elétrico com Avine Vinny


Das assessorias com Portal Mídia

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas