Conecte-se conosco

Cultura

Carteira estudantil digital do MEC não garante meia-passagem na PB, diz Procon

Publicados

em

Segundo o Procon Estadual, carteira valerá para meia-entrada em eventos culturais. Para a meia-passagem em transportes, é preciso que o MEC seja credenciado pelo Governo do Estado.

A carteira estudantil digital gratuita, lançada pelo Governo Federal no dia 6 deste mês, não terá validade para garantir a meia-passagem em transportes dentro da Paraíba, segundo a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado (Procon-PB). A medida provisória que criou o documento foi publicada no dia 9 deste mês, no Diário Oficial da União. A emissão deve começar em um prazo 90 dias, a partir da publicação.
De acordo com a superintendente do Procon-PB, Késsia Cavalcanti, como a medida altera a lei federal 12.933/2013, o documento digital emitido pelo Ministério da Educação (MEC) poderá ser utilizado para garantir a meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e em eventos esportivos.

No entanto, ela explicou que a lei não estabelece diretrizes sobre a meia-passagem em transportes dentro das unidades da federação. Por isso, cabe a cada Estado e aos municípios legislar sobre essa questão.
Segundo a Superintendente, para que o documento possa ter validade no que se refere à meia-passagem, é preciso que o MEC seja credenciado junto ao Governo da Paraíba, por meio de um decreto do governador. Uma vez credenciado, as carteirinhas emitidas pelo Ministério também terão validade nessa questão.
Carteira estudantil digital

A carteirinha poderá ser baixada gratuitamente em um formato de aplicativo, nas lojas Google Play e Apple Store. Os dados serão usados na tela do celular, sem necessidade de impressão. Quando for necessário, um documento físico poderá será emitido em parceria com a Caixa Econômica Federal.

O documento valerá para alunos dos ensinos fundamental, médio e superior. Entretanto, conforme o secretário-executivo do MEC, Antônio Paulo Vogel, o prazo de 90 dias na MP para início da emissão conta apenas para o ensino superior. Nos outros casos, esse período pode ser de até seis meses, devido à demanda.

Apesar da medida, instituições como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), diretórios centrais dos estudantes e a Associação Nacional de Pós-Graduandos poderão continuar emitindo documentos que terão a mesma validade.

Além disso, os estudantes que solicitarem a Carteira de Identificação Estudantil aceitarão que os dados cadastrais e pessoais sejam compartilhados com o MEC, para manutenção do Sistema Educacional Brasileiro e planejamento, execução e avaliação de políticas públicas.

A alteração na lei tem inicialmente uma validade de 120 dias, o estabelecido para uma MP. Para se tornar definitiva, porém, precisa ser aprovada no Congresso Nacional, que poderá propor mudanças. Depois disso, o texto retornará ao Poder Executivo para sanção presidencial.

G1 PB

 

Cultura

Vem aí, em 20 de fevereiro! O Bloco dos Vaga-lumes: O Bloco da Alegria!

Publicados

em

A Galera do Colégio da Luz Guarabira – PB já vai começar os preparativos para o Bloco dos Vaga-Lumes Edição 2020. Para quem ainda não sabe, o Vaga-Lume, Luminho, é o Mascote do Colégio da Luz. Daí, o nome do nosso Bloco. Nossos alunos vão pesquisar sobre um dos ritmos mais marcantes que fazem parte da nossa mistura cultural e que teve sua origem no vizinho Estado de Pernambuco: o Maracatu!

Estamos na Década Internacional dos Afrodescendentes (2015 a 2024) e como Escola Associada à Rede PEA UNESCO, o Colégio da Luz homenageará o estilo musical percussivo do Maracatu Nação (Maracatu de Baque Virado, grande atração carnavalesca nordestina)no seu Desfile Multicultural do Bloco dos Vaga-Lumes 2020, às 17 horas do dia 20 de fevereiro, na Avenida Dom Pedro II, em Guarabira.

Bloco dos Vaga-Lumes: Cultura e Alegria! #colegiodaluzgbapb Quem estuda, brilha!

Continue lendo

Cultura

Atrações do Brega Luz são confirmadas e fecha programação da Festa da Luz 2020; confira

Publicados

em

A edição 2020 da Festa da Luz está com a sua programação fechada. Nesta quinta-feira (16/1) foram anunciadas as atrações do Brega Luz, o palco dedicado à música romântica popular e a sofrência. Os shows musicais serão de José Orlando, The Rossi, Tributo ao Brega, com quinze artistas da terra e a presença inédita de Gilliard.

A festividade deste ano acontecerá durante cinco noites, ao invés de quatro, sendo os dias 29, 30, 31 de janeiro e 1º de fevereiro, com apresentações de Wesley Safadão, Luan Santana, Mano Walter Xand Avião, Márcia Fellipe, entre outros. E, no dia 2, shows de louvor, com a presença de Rosa de Saron, Elison Júnior e Celione David.

As comemorações se iniciam no domingo (26) com a realização da I Corrida Luz, que será realizada a partir do Parque de Eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima; local idealizado pelo prefeito Zenóbio Toscano, onde é realizada, com sucesso, a Festa da Luz, que entra para o seu 6º ano consecutivo. Sendo considerada pelos órgãos de segurança um local tranquilo para a realização de uma festa de grande aglomeração de pessoas.

Veja a íntegra de toda a programação da festa

Palco Luz
29/1 – Renno Poeta, Luan Santana e Raí Saia Rodada
30/1 – Henry Freitas, Wesley Safadão e Eric Land
30/1 – Giannini Alencar, Xand Avião e Gustavo Mioto.
01/2 – Luka Bass, Márcia Fellipe e Mano Walter
02/2 – Rosa de Saron, Celione David e Elson Júnior.

Palco Brega Luz
29/1 – José Orlando
30/1 – The Rossi
31/1 – Tributo ao Brega (Quinze Artistas de Guarabira)
01/2 – Gilliard

.

.

Por Codecom/PMG

Continue lendo

Cultura

Colégio Executivo realiza Cantata Natalina 2019

Publicados

em

Fotos: brejo.com

No último dia 18 de dezembro o Executivo Colégio e Curso realizou juntamente com seus alunos, professores e coordenadores, a III Cantata de Natal, intitulada Jesus Brilha, Ano 2019. O evento reuniu pais, familiares e convidados em uma apresentação bíblica do nascimento de Jesus Cristo. Confira nas fotos a seguir como foi a cantata do Colégio Executivo.

Confira o Roteiro dos Personagens:

Avô: Professor Júlio Francisco; Neta: Aluna Lara Mascarenhas; Deus: Aluno Klemerson; José: Aluno Ramon; Maria: Aluna Ewilla; Isabel: Aluna Elaine; Criança: Aluno Thomas; Anjo Mirim: Aluno Miguel; Anjo I: Aluno Vitor; Anjo II: Aluno Valter Pacheco; Zacarias: Aluno Vitor; Pedinte: Prof. César; Amiga I: Aluna Ester; Amigo II: Aluno Samuel.

Coral Infantil: Ensino Fundamental I.

Coral Jovem: Ensino Fund. I e Ensino Médio.

Coral de Libras: Prof. Anderson e Alunos.

Ficha Técnica: Direção: Coordenadora Priscilla Mascarenhas; Iluminação: Romário; Sonorização: Evandro.

Participações Especiais: Ex-aluno Diógenis; Cantor: Fabian; Banda da Assembleia de Deus; Orquestra Executivo – Maestro Beto do Fax.

O Executivo Colégio e Curso agora tem ensino do Jardim I ao Ensino Médio. Fica localizado na Rua Luís Porpino da Silva, 06 – Bairro Areia Branca, Guarabira-PB, fone: (83) 3271-8573 e 3271-8847 Siga o Executivo no Facebook: https://www.facebook.com/ExecutivoOn/

Do brejo.com

Continue lendo
Apoio

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas