Conecte-se conosco

Cultura

Carteira estudantil digital do MEC não garante meia-passagem na PB, diz Procon

Publicados

em

Segundo o Procon Estadual, carteira valerá para meia-entrada em eventos culturais. Para a meia-passagem em transportes, é preciso que o MEC seja credenciado pelo Governo do Estado.

A carteira estudantil digital gratuita, lançada pelo Governo Federal no dia 6 deste mês, não terá validade para garantir a meia-passagem em transportes dentro da Paraíba, segundo a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado (Procon-PB). A medida provisória que criou o documento foi publicada no dia 9 deste mês, no Diário Oficial da União. A emissão deve começar em um prazo 90 dias, a partir da publicação.
De acordo com a superintendente do Procon-PB, Késsia Cavalcanti, como a medida altera a lei federal 12.933/2013, o documento digital emitido pelo Ministério da Educação (MEC) poderá ser utilizado para garantir a meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e em eventos esportivos.

No entanto, ela explicou que a lei não estabelece diretrizes sobre a meia-passagem em transportes dentro das unidades da federação. Por isso, cabe a cada Estado e aos municípios legislar sobre essa questão.
Segundo a Superintendente, para que o documento possa ter validade no que se refere à meia-passagem, é preciso que o MEC seja credenciado junto ao Governo da Paraíba, por meio de um decreto do governador. Uma vez credenciado, as carteirinhas emitidas pelo Ministério também terão validade nessa questão.
Carteira estudantil digital

A carteirinha poderá ser baixada gratuitamente em um formato de aplicativo, nas lojas Google Play e Apple Store. Os dados serão usados na tela do celular, sem necessidade de impressão. Quando for necessário, um documento físico poderá será emitido em parceria com a Caixa Econômica Federal.

O documento valerá para alunos dos ensinos fundamental, médio e superior. Entretanto, conforme o secretário-executivo do MEC, Antônio Paulo Vogel, o prazo de 90 dias na MP para início da emissão conta apenas para o ensino superior. Nos outros casos, esse período pode ser de até seis meses, devido à demanda.

Apesar da medida, instituições como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), diretórios centrais dos estudantes e a Associação Nacional de Pós-Graduandos poderão continuar emitindo documentos que terão a mesma validade.

Além disso, os estudantes que solicitarem a Carteira de Identificação Estudantil aceitarão que os dados cadastrais e pessoais sejam compartilhados com o MEC, para manutenção do Sistema Educacional Brasileiro e planejamento, execução e avaliação de políticas públicas.

A alteração na lei tem inicialmente uma validade de 120 dias, o estabelecido para uma MP. Para se tornar definitiva, porém, precisa ser aprovada no Congresso Nacional, que poderá propor mudanças. Depois disso, o texto retornará ao Poder Executivo para sanção presidencial.

G1 PB

 

Rate this post

Cultura

Concerto da Orquestra Jovem da Paraíba tem estreia mundial e sinfonia baseada em poemas franceses

Publicados

em

Fotos: Marcelo Máximo

Músicas de dois compositores nordestinos estão no programa do concerto da próxima quinta-feira (22) da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, uma delas em estreia mundial. Terá ainda um concerto para trombone, com a participação do solista Matheus Henrique Souza, e uma sinfonia baseada em poemas de escritores franceses. Com regência do maestro Luiz Carlos Durier, a apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita.

A primeira música que será executada pelos jovens músicos é do compositor, teórico e regente paraibano Eli-Eri Moura, professor dos programas de graduação e pós-graduação do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É a “Suíte do Cavaleiro da Triste Figura”, que contém quatro movimentos: Repente do Feiticeiro Frestão (Repente), Romance de Dulcineia de Toboso (Toada), Galope do Cavaleiro da Lua Branca (Galope) e Dança dos Moinhos de Vento (Baião).

A suíte composta por Eli-Eri Moura homenageia o espanhol Miguel de Cervantes, um dos autores prediletos do escritor paraibano Ariano Suassuna, idealizador do Movimento Armorial. Segundo o compositor, a peça evoca personagens da obra mais famosa de Cervantes, “Dom Quixote de La Mancha”.

Em seguida, o trombonista Matheus Henrique Souza sobe ao palco para acompanhar a orquestra na execução do “Concerto em Si Bemol Maior para Trombone e Orquestra”, do compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov.

O público vai poder conferir também a estreia mundial da música “Baião Forrozado”, composta pelo pernambucano Dadá Malheiros, compositor erudito, arranjador popular/erudito, diretor e produtor musical de CDs e eventos e violinista da Orquestra Sinfônica de Recife.

Para encerrar a noite de concerto, a Orquestra Jovem vai executar a “Sinfonia Oriental, Op. 84”, obra do francês Benjamin Godard, com os movimentos Caravana de Elefantes (Arábia), Festival Chinês (China), Sarah, a Banhista (Grécia), O Sonho de Nikia (Pérsia) e Marcha Turca (Turquia).

“A Sinfonia é bastante interessante, pois foi inspirada em poemas de Leconte de Lisle, August de Chatilen, Victor Hugo e do próprio Benjamin Godard, respectivamente, disse o maestro Luiz Carlos Durier. “A obra norteia a escuta dos ouvintes com sensações que remetem à caminhada dos elefantes pelo deserto, os malabares de uma trupe chinesa em festa, o banho e a alegria contagiante de uma banhista grega, o sonho de uma mulher persa por liberdade e, por último, a ira de um Deus sobre os infiéis”, explicou.

“A Orquestra Jovem apresenta também a estreia mundial da obra graciosa e animada de Dadá Malheiros. Essa responsabilidade muito nos orgulha. É a Jovem marcando a história com as nossas ousadias artísticas”, observou o maestro.

O regente – O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 26 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.

Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.

Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César. 

No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente a OSPB.

O solista – Matheus Henrique Souza nasceu em João Pessoa (PB) e iniciou os estudos musicais em 2013, no Projeto Padre Nicola Mazza, com o professor João Batista. Logo depois, participou do Prima (Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes), sob a orientação do professor Marlon Barros, integrando a orquestra do projeto. Em 2018, foi finalista do concurso Jovem Solista ATPB (Associação de Trombonistas da Paraíba).

Como trombonista, é integrante do Sexteto Paraíbrass, Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB. Atualmente cursa bacharelado em trombone pela Universidade Federal da Paraíba, na classe do professor Alexandre Magno.

Entrada – Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. O programa deste concerto estará disponível na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.

Os próximos concertos são nos dias 29 de agosto, da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e 19 de setembro, da Orquestra Jovem, ambos às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

5º Concerto Oficial da Temporada 2024

Regência: Maestro Luiz Carlos Durier

Solista: Matheus Henrique Souza (trombone)

Dia: 22 de agosto (quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural

Ingresso: Gratuito 

Rate this post
Continue lendo

Cultura

Costa Beiriz – Da Tragédia à Luz: filme está previsto para ser lançado no aniversário de Guarabira, diz Marcos Ricardo

Obra audiovisual de média-metragem vai contar a história de origem do município de Guarabira.

Publicados

em

Foto: Arriégua Produções / Divulgação

O filme “Costa Beiriz – Da Tragédia à Luz”, que narra a história de origem do município de Guarabira, está previsto para ser lançado no próximo mês de novembro, durante as comemorações alusivas ao aniversário de emancipação política guarabirense, que ocorre oficialmente em 26 de novembro. As informações são do documentarista Marcos Ricardo, diretor da Arriégua Produções e autor da obra audiovisual, que entrou em contato com a redação de plugadosnanoticia.com.

Marcos, que também é autor do curta-metragem Expedito, adiantou que as gravações do filme foram realizadas inteiramente em locações externas e que, atualmente, a produção está em processo de edição em estúdio. Ele se diz muito satisfeito com o andamento do projeto e com a qualidade técnica, resultado, segundo ele, da competente equipe que conseguiram reunir.

“Gravamos em maio, junho e julho nos municípios de Alagoinha, Areia e Solânea. Sou suspeito para dizer, mas estou muito feliz com o andamento da produção, especialmente considerando as restrições e desafios que enfrentamos. A qualidade técnica está excelente; cada imagem parece uma pintura! Isso se deve à equipe que reunimos, desde o apoio, a maquiagem, a direção de arte, figurino, elenco e captação de imagens. Não fica devendo nada às grandes produções. Atualmente, o filme está em processo de edição, e espero que esteja finalizado até o aniversário de emancipação política de Guarabira, no final de novembro, disse Marcos Ricardo (foto).

Na produção constam nomes de artistas e técnicos renomados, não só guarabirenses, como de outras cidades do estado, a exemplo de Vando Farias, Juliana Moreira, Zeno Zanardi, Flávio Melo, Rammon Resende, Cândido Rodrigues, Jhony Luiz; além de novos talentos que prometem ser grandes revelações. 

A produção ficcional, intitulada “Costa Beiriz – Da tragédia à luz”, do gênero histórico/drama, tem como enredo a chegada da família do lusitano José Rodrigues da Costa (Costa Beiriz) a Guarabira após um grande terremoto – seguido de tsunami e incêndios – atingir Portugal em 1755; a contribuição do protagonista para devoção em Nossa Senhora da Luz; além dos motivos que fizeram o então povoado vir a se tornar um dos municípios mais importantes do estado.

Vale destacar que o filme foi contemplado após seleção em edital da Lei Paulo Gustavo, organizado pela Prefeitura de Guarabira, por meio da Secretaria de Cultura.

Do Plugados

Rate this post
Continue lendo

Cultura

Funesc inscreve para aulas gratuitas de Biodança em João Pessoa e Cabedelo

Publicados

em

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) lança, neste mês de agosto, o projeto Circuito Funesc de Biodança, que oferecerá aulas gratuitas ao público de João Pessoa e Cabedelo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através de formulário disponível no site funesc.pb.gov.br. A oferta é de 50 vagas por turma, com vivências de duas horas de duração cada.

No Espaço Cultural, as aulas iniciam no dia 12 de agosto e se estendem até 17 de dezembro, com dois grupos distintos. No turno da manhã, os encontros acontecem toda segunda-feira, das 9h às 11h, na Sala de Teatro Roberto Cartaxo. Para a turma da noite, as aulas ocorrem nas terças-feiras, das 19h às 21h, na Sala 7, do Mezanino 1.

Em Cabedelo, as aulas serão ministradas nas segundas-feiras, das 15h às 17h, no Teatro Santa Catarina. Todos os grupos serão acompanhados pela professora/facilitadora de Biodança Raquel Limeira.

A iniciativa também levará a Biodança ao Centro de Convivência da Pessoa Idosa, no Castelo Branco, onde as aulas também terão duas opções de horários: quarta-feira, das 13h30 às 15h30 ou sexta-feira, das 8h às 10h.

Sobre Biodança – É uma prática integrativa que traz vários benefícios: estimula a criatividade (linha de vivência da Biodança); possibilita o contato com expressões artísticas como música, dança e poesia; facilita a integração entre as pessoas; diminui a ansiedade e o estresse; melhora a qualidade do sono; promove autoconhecimento; eleva a autoestima e a qualidade de vida; eleva o prazer de viver.

As inscrições estão abertas até que as vagas sejam preenchidas. Será criado cadastro de reserva, para o caso de haver desistências.

Circuito Funesc de Biodança

Início das aulas: 12 de agosto
Horários

Segundas-feiras

– 9h às 11h – Sala Roberto Cartaxo (Espaço Cultural)

– 15h às 17h – Teatro Santa Catarina (Cabedelo)

Terças-feiras

– 19h às 21h – Sala 7, mezanino 1 (Espaço Cultural)

Quartas-feiras

– 13h30 às 15h30 – Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Castelo Branco)

Sextas-feiras

 8h às 10h – Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Castelo Branco)

Formulário de inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczpvzi2uRmQtkUwwiookScjsHYKyVQy2dWHdknblmICyzDPg/viewform

Secom

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas