Conecte-se conosco

Cidades

Respiração correta e alimentação balanceada ajudam a conter ansiedade e nervosismo antes da prova do Enem

Publicados

em

A proximidade das provas do Enem gera uma série de sentimentos e sensações capazes de prejudicar candidatos a conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade. Para manter a calma e evitar as crises de ansiedade, especialistas do Hapvida em João Pessoa dão algumas dicas para se chegar ao momento da prova mantendo concentração e calma. A respiração diafragmática unida a uma alimentação leve garante o bom desempenho na avaliação e consequentemente, o sucesso. As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro deste ano.

A primeira dica é da psicóloga Danielle Azevêdo. De acordo com ela, é comum que candidatos tenham crises de ansiedade ao se aproximar da data da prova do Enem já que muita coisa está em jogo, como os sonhos, desejo de um futuro promissor e até mesmo o medo de decepcionar os familiares e amigos.  No momento em que o nervosismo bater, o coração estiver palpitando e as mãos frias, ela disse que é a hora de fazer a respiração diafragmática como forma de retomar a concentração.

“Se você está vivenciando essa palpitação, taquicardia, esse sentimento de angústia, por achar que não vai conseguir e que está dando um branco naquela hora, é o momento de parar. Solte a caneta inspire, prenda o ar por alguns segundos, e expire o ar de forma mais extensa e devagar. Nesse exercício de respiração diafragmática, o candidato consegue, com algumas repetições, realizar uma técnica discreta, sem que ninguém perceba, fazendo com que ele volte ao estado emocional estável, recuperando a linha de raciocínio. Esse é um exercício para a vida. Respirar corretamente faz toda a diferença”, destaca a especialista.

Danielle Azevêdo disse ainda que quando o candidato consegue estabelecer um ritmo de respiração e sair da crise de ansiedade naquele momento, ele volta ao eixo e isso faz com que consiga manter o nível de concentração e raciocínio que estava o afetando pelo nervosismo. “É muito comum, por exemplo, em situações de autocobrança, dessa pressão psicológica que envolve essa necessidade de aprovação, algumas pessoas desenvolverem sintomas de ansiedade ou até mesmo crises de ansiedade durante a prova”, observa.

Alimentação – A nutricionista Paula Trigueiro disse que é indicado refeições leves antes do dia da prova e também no dia. De acordo com a especialista, é essencial refeições ricas em carboidratos complexos como cereais integrais, frutas, aveia, salada crua e arroz integral. “Isso vai garantir mais energia de forma gradual, já que o período da prova é longo e precisamos assegurar essa fonte de energia aos estudantes”, disse.

Durante a prova, Paula Trigueiro orientou que os estudantes optem por alimentos que são fontes rápidas de energia como frutas, barras de cereais e até mesmo o chocolate, mas os de 70% de cacau. “Lembrando que é indicado evitar alimentos gordurosos antes e durante a prova”, observa.

Outro ponto importante é quanto a hidratação. A especialista lembra que é essencial se hidratar antes e durante a prova, dando preferência a água ou bebidas isotônicas que, segundo ela, também são fontes de energia. “No mais é manter a tranquilidade e realizar uma boa prova”, pondera.

Assessoria/Hapvida

Apoio

Cidades

Assembleia lança Campanha de Conscientização do Black Friday nesta terça

Publicados

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) lançará oficialmente, nesta terça-feira (12), a Campanha de Conscientização do Black Friday Legal, durante sessão especial no Plenário Deputado José Mariz, a partir das 14h30. A proposta é do presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, e tem como objetivo conscientizar servidores, a população e demais parlamentares sobre regras e diretrizes, além de direitos do consumidor durante a Black Friday.

A Campanha de Conscientização da Black Friday Legal tem como base a Lei 10.859/2017, também de autoria de Adriano Galdino, que obriga as empresas físicas e onlines a publicarem informações e valores dos produtos que estarão inclusos na promoção. A publicação deve ser feita pelo menos dois dias antes do início da Black Friday.

A lista com os itens que estarão na Black Friday deverá ser exibida no próprio site da loja, com o preço real de cada produto, sem o desconto a ser concedido durante a promoção.

De acordo com o projeto de Adriano Galdino, a fiscalização ao cumprimento da Lei é de responsabilidade do Serviço de Proteção ao Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB).

Black Friday 

A Black Friday é uma ação publicitária que trata de promoções e facilidades em compras de produtos e serviços com preços mais baixos que o normal. A ação acontece na última sexta-feira do mês de novembro e marca o início das compras natalinas.

Assessoria/ALPB

Continue lendo

Cidades

Cagepa atende Promotoria de Itabaiana e modifica captação de água beneficiando habitantes de três municípios

Publicados

em

Foto: Ernane Gomes

A Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) atendeu ao Ministério Público da Paraíba e instalou o conjunto motor bomba, tipo flutuante, para modificação do tipo de captação do Sistema Integrado de Salgado de São Félix. A medida beneficia o abastecimento dos municípios de Itabaiana, Juripiranga e Salgado de São Félix, que sofriam com interrupções no fornecimento de água.

De acordo com a promotora do Meio Ambiente de Itabaiana, Miriam Pereira Vasconcelos, essa medida foi implementada após muita persistência da Promotoria de Justiça. A promotora explicou que tudo começou em 2017, quando os prefeitos dos três municípios solicitaram apoio do MPPB em relação à crise hídrica que assola a região do Baixo Paraíba. Foi então instaurado um procedimento administrativo e promovida uma audiência com os prefeitos e representantes da Cagepa, Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

Na audiência, a Cagepa informou que tinha havido descontrole no serviço de fornecimento de água por conta da vazão que baixou, mas que de pronto adotou providências e promoveu a limpeza dos barramentos. Também informou que duas bombas novas seriam instaladas em Itabaiana, até dezembro de 2017, e um flutuante seria destinado para Salgado de São Félix, estando a instalação dependendo apenas de procedimento licitatório.

O representante da Aesa se comprometeu, na audiência, a editar uma nova resolução com o escopo de transformar o regramento das normas até então vigentes sobre o uso da água, modificando assim a forma do sistema de captação por microaspersão e microcaptação. Posteriormente, foi encaminhada cópia da Resolução 01/17, que dispõe sobre o estabelecimento de restrições ao uso da água do Rio Paraíba e dá outras providências.

Ficou deliberado ainda que a Sudema, por meio da Coordenação de Educação Ambiental, iria fazer uma campanha educativa para conscientizar a população sobre o uso racional da água. A Superintendência Ambiental solicitou que os municípios encaminhassem representantes para participar de uma capacitação sobre o combate à crise hídrica, a fim se transformar em agentes multiplicadores, o que restou por todos atendido.

Após ser notificada, a Cagepa comunicou que a aquisição do conjunto motor bomba, tipo flutuante, para modificação do tipo de captação do Sistema Integrado de Salgado de São Félix estava sob o crivo de procedimento licitatório e que a demora em dar início ao certame se deu porque houve uma reanálise técnica por parte da equipe de manutenção em relação ao modelo a ser aplicado, levando em conta a relação custo-benefício.

“Finalmente, depois de imensurável persistência deste Órgão de Execução, Curador do Meio Ambiente, com a expedição de vários ofícios, notificações, e-mails, além de inúmeros contatos telefônicos, aportou o ofício 601/2019/PRE, da Cagepa, confirmando que a instalação da motor bomba e do flutuante ocorreu no dia 18 de outubro de 2019 em Salgado de São Félix”, informou a promotora.

Na sequência, o prefeito de Salgado enviou ofício comunicando que o novo sistema de captação de água vem funcionando a contento, vez que não há mais necessidade de represar grande quantidade de água da Barragem de Acauã Mirim, podendo ser liberado um maior volume, beneficiando, assim, a cidade de Itabaiana.

Já o prefeito de Juripiranga encaminhou expediente com ações planejadas para o uso racional das águas no exercício 2019. A Prefeitura de Itabaiana aderiu ao projeto piloto de Juripiranga, mas criou seu próprio projeto denominado “Aliança pela Água”, com o objetivo de combater a crise hídrica local.

“O Ministério Público exulta de contentamento, pois após incisiva e contundente intervenção desta Promotoria, todos os órgãos que participaram da audiência realizada nesta Curadoria em 2017 para deliberar sobre a crise hídrica cumpriram os compromissos assumidos durante o ato, tanto a Aesa, como a Cagepa, como a Sudema. Já os prefeitos idealizaram projetos e campanhas pedagógicas para conscientizar a população a usar de forma racional a água. E com a instalação do motor bomba e do flutuante na Barragem de Salgado de São Félix, o serviço de fornecimento de água nesta região do Baixo Paraíba teve melhoria significativa e relevante, o que impedirá as constantes interrupções dantes havidas do referido serviço”, concluiu a promotora Miriam Vasconcelos.

Assessoria/MPPB

Continue lendo

Cidades

UNOPAR Guarabira realiza ação no Enem 2020. Inscrições gratuitas!

Publicados

em

Fotos: Divulgação/UNOPAR Guarabira

A UNOPAR Guarabira realiza ação no Enem 2020 com inscrições grátis por tempo limitado. Garanta já sua inscrição em um dos cursos superiores. Ligue: (83) 3271 3834.

Do brejo.com

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas