Conecte-se conosco

Cidades

Respiração correta e alimentação balanceada ajudam a conter ansiedade e nervosismo antes da prova do Enem

Publicados

em

A proximidade das provas do Enem gera uma série de sentimentos e sensações capazes de prejudicar candidatos a conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade. Para manter a calma e evitar as crises de ansiedade, especialistas do Hapvida em João Pessoa dão algumas dicas para se chegar ao momento da prova mantendo concentração e calma. A respiração diafragmática unida a uma alimentação leve garante o bom desempenho na avaliação e consequentemente, o sucesso. As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro deste ano.

A primeira dica é da psicóloga Danielle Azevêdo. De acordo com ela, é comum que candidatos tenham crises de ansiedade ao se aproximar da data da prova do Enem já que muita coisa está em jogo, como os sonhos, desejo de um futuro promissor e até mesmo o medo de decepcionar os familiares e amigos.  No momento em que o nervosismo bater, o coração estiver palpitando e as mãos frias, ela disse que é a hora de fazer a respiração diafragmática como forma de retomar a concentração.

“Se você está vivenciando essa palpitação, taquicardia, esse sentimento de angústia, por achar que não vai conseguir e que está dando um branco naquela hora, é o momento de parar. Solte a caneta inspire, prenda o ar por alguns segundos, e expire o ar de forma mais extensa e devagar. Nesse exercício de respiração diafragmática, o candidato consegue, com algumas repetições, realizar uma técnica discreta, sem que ninguém perceba, fazendo com que ele volte ao estado emocional estável, recuperando a linha de raciocínio. Esse é um exercício para a vida. Respirar corretamente faz toda a diferença”, destaca a especialista.

Danielle Azevêdo disse ainda que quando o candidato consegue estabelecer um ritmo de respiração e sair da crise de ansiedade naquele momento, ele volta ao eixo e isso faz com que consiga manter o nível de concentração e raciocínio que estava o afetando pelo nervosismo. “É muito comum, por exemplo, em situações de autocobrança, dessa pressão psicológica que envolve essa necessidade de aprovação, algumas pessoas desenvolverem sintomas de ansiedade ou até mesmo crises de ansiedade durante a prova”, observa.

Alimentação – A nutricionista Paula Trigueiro disse que é indicado refeições leves antes do dia da prova e também no dia. De acordo com a especialista, é essencial refeições ricas em carboidratos complexos como cereais integrais, frutas, aveia, salada crua e arroz integral. “Isso vai garantir mais energia de forma gradual, já que o período da prova é longo e precisamos assegurar essa fonte de energia aos estudantes”, disse.

Durante a prova, Paula Trigueiro orientou que os estudantes optem por alimentos que são fontes rápidas de energia como frutas, barras de cereais e até mesmo o chocolate, mas os de 70% de cacau. “Lembrando que é indicado evitar alimentos gordurosos antes e durante a prova”, observa.

Outro ponto importante é quanto a hidratação. A especialista lembra que é essencial se hidratar antes e durante a prova, dando preferência a água ou bebidas isotônicas que, segundo ela, também são fontes de energia. “No mais é manter a tranquilidade e realizar uma boa prova”, pondera.

Assessoria/Hapvida

Apoio







Brasil

Prazo para eleitor regularizar título termina em maio

Publicados

em

Os cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação. Após o prazo, quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. O prazo para fazer a solicitação termina no dia 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições.

Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar.

Agência Brasil

Continue lendo

Brasil

Paraibana de 10 anos encanta jurados e se classifica no The Voice Kids 2020

Publicados

em

Reprodução TV Globo
A paraibana Júlia Lima, de 10 anos encantou todos os técnicos e se classificou neste domingo (19), no programa The Voice Kids, da Rede Globo.
.
Natural da cidade de Esperança, na Paraíba, Júlia cantou a música ‘Ai que saudades de ocê’, de Vital Farias, eternizada na voz de Elba Ramalho.
.
Todos os técnicos do programa viraram suas cadeiras aprovando a sua classificação para o programa. Júlia escolheu a dupla Simone e Simaria para serem as suas técnicas no programa dominical.
.
Do ClickPB

Continue lendo

Cidades

4º BPM realiza policiamento na festa de padroeiro de Pilõezinhos

Publicados

em

Militares do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) estão realizando, desde o dia 11, o policiamento da tradicional Festa de São Sebastião, padroeiro da cidade de Pilõezinhos, cuja programação de shows prossegue até o domingo (19). Na segunda-feira (20), acontece o encerramento da festa com a Hora da Graça, em praça pública.

Na noite dessa quarta-feira (15), quando aconteceram shows no Palco Brega com Mano Guedes e Mago dos Teclados, o policiamento foi comandado pelo tenente-coronel Gilberto e o trabalho foi concluído sem o registro de ocorrências.

Ascom/4º BPM

 

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas