Conecte-se conosco

Cidades

Senac Paraíba abre duas mil vagas para cursos em novembro e dezembro

Publicados

em

O Senac Paraíba inicia o mês de novembro com abertura de duas mil vagas para cursos, palestras, oficinas e workshops nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. As opções estão distribuídas nas áreas de Comércio, Gestão, Saúde, Informática, Beleza, Comunicação e Gastronomia.

Para João Pessoa, as vagas ofertadas estão divididas nas áreas de Comércio, Gestão, Saúde, Informática, Beleza, Comunicação e Gastronomia, com mais de 600 vagas abertas, além de palestras com temas: Inovação e Empreendedorismo; Marketing Pessoal na Internet; e Educação e Planejamento Financeiro e Pessoal. As oficinas são voltadas para a área de gastronomia, intituladas Hambúrguer Gourmet e Pães Natalinos. As aulas acontecem nas unidades do Centro de Educação Profissional, no Centro de Desenvolvimento Gerencial e na Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria. A Capital também inscreve para os cursos técnicos de Design de Interiores, com carga horária de 800h; Transações Imobiliárias, com 960h; e Logística, também com 800h. Os cursos são realizados de forma presencial e semanalmente.

Já em Campina Grande, as inscrições estão abertas para mais 400 vagas, além de oficinas no segmento da Gastronomia com tema voltado para Ceia e Sobremesas Natalinas. Os cursos integram as áreas de Comércio, Comunicação, Informática, Gastronomia, Saúde e Beleza.

Anúncio


No Sertão Paraibano, são 196 vagas ofertadas para a cidade de Patos, contemplando os segmentos da Beleza, Saúde, Gestão, Informática e Gastronomia, como também o workshop de Tendências de Maquiagem para Formandas. Já em Cajazeiras, as oportunidades são para os interessados que buscam qualificação profissional através de cursos voltados para o campo de Gestão, Informática e Beleza, somando 126 vagas, além de oficinas de Marketing PessoalRedação para o Enem, e Técnicas Eficazes de Recrutamento e Seleção de Pessoas.

A programação completa, com a lista dos cursos disponíveis, mais detalhes sobre cada um, valores e pré-requisitos, pode ser acessada pelo site http://www.pb.senac.br, ou através dos exemplares impressos distribuídos em cada unidade do Senac no estado da Paraíba. Para se matricular em um dos cursos, os interessados devem se dirigir à unidade do Senac de sua cidade, portando os documentos de RG, CPF e comprovante de pré-requisito exigido pelo curso escolhido. Se menor de idade, o aluno deverá estar acompanhado de um representante legal.

Serviço:

Senac João Pessoa: R. Dep. Odon Bezerra, nº 184, Tambiá. (Shopping Tambiá – Pavimento – E1). Fone: (83) 3214-2330.

Senac Cendege João Pessoa: R. Desemb. Souto Maior, nº 115, Centro. (83) 3214-2340.

Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria: Av. Cabo Branco, n° 2788, Praia do Cabo Branco. (83) 3031-3547.

Senac Campina Grande: Av. Manoel Tavares, n° 300, Jardim Tavares. Telefones: (83) 3341-5711 / 3341-5722.

Senac Patos: Av. Epitácio Pessoa, nº 80, Centro. Telefones: (83) 3415-7450 / 3415-7451.

Senac Cajazeiras: Av. Manoel G. Pedrosa, n° 705, Centro. Telefones: (83) 3531-3552 / 3531-3553.

 

Assessoria de Comunicação

Rate this post
Anúncio


Cidades

Arquivo Histórico Legislativo de Guarabira conquista reconhecimento nacional

Publicados

em

O Arquivo Histórico Legislativo da Câmara Municipal de Guarabira alcançou um importante marco institucional ao receber oficialmente seu código no Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos. O reconhecimento reforça o papel da instituição na guarda, preservação e valorização de documentos históricos de relevância para a memória do município.

Com o registro, o Arquivo passa a integrar uma base nacional que reúne entidades responsáveis pela custódia de acervos arquivísticos, ampliando sua visibilidade junto a pesquisadores, instituições públicas e iniciativas voltadas à preservação do patrimônio documental brasileiro.

A certificação também fortalece a credibilidade do Arquivo Histórico Legislativo, além de facilitar o acesso a políticas públicas, programas e parcerias que incentivam a proteção, organização e difusão de acervos históricos.

Anúncio


Para a Câmara Municipal de Guarabira, a conquista reafirma o compromisso com a transparência, a gestão responsável da informação e a preservação da história legislativa local, garantindo que documentos e registros continuem disponíveis para as futuras gerações.

Conselho Nacional de Arquivos

Secom/CMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

Arquivistas do Legislativo guarabirense participam de Conferência Nacional em João Pessoa

Publicados

em

O Arquivo Público Legislativo da Câmara Municipal de Guarabira segue se consolidando como referência na preservação da memória institucional do município. Após conquistar o registro nacional como Arquivo Público, reconhecido pelo Governo Federal, a instituição tem intensificado ações de qualificação, com a capacitação de servidores e o aprimoramento contínuo das práticas de gestão documental.

Dando sequência a esse processo de fortalecimento, o presidente da Câmara, Júnior Ferreira, participou nesta quinta-feira (9) de um importante encontro voltado à área arquivística. Ele esteve acompanhado por Lucas, assessor da presidência; Ronilda, coordenadora do Arquivo da Câmara Municipal de Guarabira; Tereza, representante do arquivo municipal; além de estagiários que atuam diretamente no setor.

Com o tema “Arquivos: agentes da cidadania e da democracia”, o evento foi promovido pelo Arquivo Público do Estado da Paraíba (APEPB) e pela Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB), reunindo representantes de diversos segmentos da sociedade.

Anúncio


A iniciativa tem como objetivo contribuir para a formulação de propostas que irão compor a Política Nacional de Arquivos, abordando temas essenciais como transparência, transformação digital e governança documental. O encontro também busca refletir a complexidade da rede arquivística paraibana, promovendo a integração entre instituições governamentais, acadêmicas e coletivos de memória.

Além disso, o espaço se propõe a identificar desafios estruturais e valorizar soluções inovadoras voltadas à preservação do patrimônio documental. A participação da Câmara de Guarabira reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento do acesso à informação, a valorização da história local e a promoção da cidadania e da democracia.

Secom/CMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Rota Cultural Caminhos do Frio 2026, no Brejo da Paraíba divulga programação para as 10 cidades

Publicados

em

Visita de engenhos e casarões antigos, música e o frio do Brejo paraibano. A programação da Rota Cultural Caminhos do Frio 2026 foi divulgada. O evento deve passar por dez cidades localizadas no Brejo da Paraíba entre os meses de julho e setembro, com nomes como Zé Vaqueiro, Biquíni Cavadão e José Augusto entre os confirmados. Este ano a Rota vai acontecer de 1 de julho até 6 de setembro.

A Rota Cultural Caminhos do Frio conta com uma programação cultural que oferece aos visitantes música, artes cênicas, gastronomia, trilhas e experiências nos engenhos.

A programação oficial da edição de 2026 foi divulgada em um evento na cidade de Alagoa Nova. A organização espera reunir turistas e promover a cultura da região ao longo do evento.

Anúncio


Fazem parte da rota cultural as cidades de Areia, Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Borborema, Remígio, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova

Programação de shows do Caminhos do Frio 2026

Areia – de 01 a 05 de julho

Programação a ser divulgada

Pilões – de 08 a 12 de julho

8 de julho

Forró Universitário

9 de julho

Pagode do Brás

10 de julho

Andrielly Roque

Gegê Bismark

Tinho Show

11 de julho

Flávio Leandro

Os 3 do Xamêgo

Jordan e Banda

Matinhas – de 15 a 19 de julho

Programação a ser divulgada

Solânea – de 22 a 26 de julho

24 de julho

José Augusto

Cidinho Duarte

Kelson Kizz

25 de julho

Cavalo de Pau

Sandro e Tercio

Joãozinho Dantas

Serraria – de 29/07 a 02 de agosto

31 de julho

Desejo de Menina

Lukas Bass

Cássio Rocha

1° de agosto

Marcynho Sensação

Malla 100 Alça

Flávio Farra

2 de agosto

João Pedro do Acordeon

Duquinha

Os Três do Xamego

Borborema – de 05 a 09 de agosto

5 de agosto

Abertura + show com Zé Lezin

7 de agosto

Chamego Quente

Danny Xavier

Kevin Ndjana

8 de agosto

Ricardo Show e Raynara Kevilly

Clarissa e Micaela

Nando do Cordel

Remígio – de 12 a 16 de agosto

Programação a ser divulgada

Bananeiras – de 19 a 23 de agosto

21 de agosto

Maneva

Wilson Sideral

Kevin Ndjana

Victor Brizeno

22 de agosto

Hungria

Biquíni Cavadão

Vintage Glove

Kelson Kizz

23 de agosto

Pagode do Gil

Ramon Schnayder (axé retrô)

Pagode do Brás

Alagoa Grande – de 26 a 30 de agosto

Programação a ser divulgada

Alagoa Nova – de 31/08 a 06 de setembro (Caminhos do Frio + emancipação política)

31 de agosto

Klesinha da Seresta

Fabiana Souto

Jefferson Arretado

1° de setembro

Beto Barbosa

Weldas

Forró Fino

2 de setembro

Amado Batista

Vicente Nery

3 de setembro

Zé Vaqueiro

Tarcísio do Acordeon

Deanzinho

4 de setembro

Thiaguinho

Rey Vaqueiro

Juazez

5 de setembro

Henry Freitas

Devinho Novaes

Renanzinho Pressão

6 de setembro

Léo Magalhão

Japãozin

Gegê Bismarck

Fofim Desmantelo

Fonte: PB Agora

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas