Conecte-se conosco

Cidades

Francisco Brennand, artista plástico recifense, deixou sua arte no cruzeiro do acesso ao Memorial Frei Damião

Publicados

em

Morreu aos 92 anos de idade na manhã desta quinta-feira (19) o artista plástico recifense, Francisco Brennand. As informações são do Real Hospital Português, onde o artista estava internado há dez dias, após ser diagnosticado com um quadro grave de pneumonia. Brennand faz parte da história de Guarabira, quando nos idos de 1966, deixou a sua marca no Cruzeiro edificado na Serra da Jurema, revestindo o equipamento religioso guarabirense, com sua inimitável arte em cerâmica; uma de suas principais especialidades.

Breve Biografia – Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu em Recife (PE), em 11 de junho de 1927. De acordo com dados no Wikipédia, o artista plástico desenvolvia seu trabalho com diversos suportes, tornando-se notório como ceramista. Foi autor de dois importantes espaços culturais da cidade do Recife: a Oficina Cerâmica Francisco Brennand e o Parque das Esculturas Francisco Brennand. Em 2017 foi agraciado com a Medalha do Mérito Guararapes – Grã Cruz, a mais alta honraria do Estado de Pernambuco.

Relação com a cidade de Guarabira – Em contato que mantivemos com o professor e historiador Percinaldo Toscano para falar sobre o assunto, Francisco Brennand esteve em Guarabira no ano de 1966, designado para desenvolver um revestimento artístico em cerâmica, em um cruzeiro, presente do padre maltes, Pedro Micallef, ao então pároco local, monsenhor Emiliano de Christo. Ainda conforme o professor Percinaldo, o ato inaugural do cruzeiro, contou com Dom José Maria Pires, como celebrante da missa solene. Daí por diante o equipamento passou a ser chamado de ‘Cruzeiro de Brennand’.

Atualmente o cruzeiro que leva o nome de Francisco Brennand, localizado no acesso para o Memorial Frei Damião, em Guarabira -, está recebendo uma revitalização da Prefeitura em parceria com Ministério do Turismo, onde no local está sendo construído um Mirante.

Codecom/PMG

 

Apoio

Cidades

Veja o Boletim epidemiológico atualizado do Coronavírus em Guarabira-PB nesta quinta, 6

Publicados

em

Foto: Ilustração

Conforme atualização na data de desta quinta-feira, 6 de agosto de 2020 direto do site oficial da Prefeitura de Guarabira. Confira os números do Boletim epidemiológico do Coronavírus na cidade de Guarabira na Paraíba:

  • Casos Confirmados: 3.380
  • Casos Notificados: 8.116
  • Casos Descartados: 4.151
  • Recuperados: 1.812
  • Casos Ativos: 1.526
  • Óbitos: 42

Fonte: Prefeitura de Guarabira

Continue lendo

Guarabira

Raniery Paulino se reúne com Tibério Limeira e solicita “Restaurante Popular” no Município de Guarabira

Publicados

em

O deputado estadual Raniery Paulino se reuniu na manhã desta terça-feira (04), com o secretário de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Tibério Limeira, e entregou em suas mãos uma propositura de sua autoria, a pedido do ex-governador Roberto Paulino, onde solicita a implantação de um “Restaurante Popular” no Município de Guarabira, preferencialmente no antigo prédio da Casa da Cidadania.

De acordo com Raniery Paulino, há um número considerável de pessoas que vivem do trabalho informal e a cidade de Guarabira polariza a região e recebe diariamente muitas pessoas advindas dos municípios circunvizinhos, cujas famílias sobrevivem com poucos recursos.

“Portanto, observando que o programa Restaurante Popular fornece comidas a preço bastante acessível as famílias necessitadas, apresentamos este requerimento sugerindo que esse importante serviço público seja instalado no antigo prédio da Casa da Cidadania.” detalhou Paulino.

Para Tibério Limeira, os pleitos apresentado pelo deputado estadual Raniery Paulino terão analises técnicas e serão encaminhadas para o governador João Azevedo.

“Uma alegria receber o deputado estadual Raniery Paulino! Um deputado muito atuante que tem compromisso com o estado e principalmente com a região do brejo paraibano. Recebemos das mãos de Raniery pleitos que solicitam diversas instalações de equipamento públicos, na região de Guarabira,  além de tratar sobre a questão do concurso da Fundac e também a pauta do autismos que Raniery é muito atuante. Vamos analisar tecnicamente os pleitos apresentados e encaminhar para o governador.” frisou Limeira.

Um dos equipamentos é o restaurante popular, pois os mesmos consegue fornecer mais de 2 mil refeições diárias, ou seja, juntos estão servindo diariamente 6 mil refeições. Nos tempos atuais, o Governador do Estado através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) possuem 4 (quatro) Restaurantes Populares – localizados em João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita e Patos.

Assessoria

Continue lendo

Cidades

RG’s emitidos antes da pandemia já podem ser retirados no Shopping Cidade Luz

Publicados

em

Os cidadãos que emitiram suas RG’s antes da pandemia, já podem ir no Shopping Cidade Luz em Guarabira e fazer a retirada do documento. Está sendo entregue desde o dia 3 e vai até o dia 6 de Agosto de 2020 das 12h às 16h. Somente o a entrega dos RG’s está sendo feita, os demais serviços ainda estão indisponíveis!

Na imagem abaixo tem as cidades e locais onde pode ir buscar as RG’s na Paraíba.

Fonte: Instagram/Shopping Cidade Luz

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas