Conecte-se conosco

Cidades

Francisco Brennand, artista plástico recifense, deixou sua arte no cruzeiro do acesso ao Memorial Frei Damião

Publicados

em

Morreu aos 92 anos de idade na manhã desta quinta-feira (19) o artista plástico recifense, Francisco Brennand. As informações são do Real Hospital Português, onde o artista estava internado há dez dias, após ser diagnosticado com um quadro grave de pneumonia. Brennand faz parte da história de Guarabira, quando nos idos de 1966, deixou a sua marca no Cruzeiro edificado na Serra da Jurema, revestindo o equipamento religioso guarabirense, com sua inimitável arte em cerâmica; uma de suas principais especialidades.

Breve Biografia – Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu em Recife (PE), em 11 de junho de 1927. De acordo com dados no Wikipédia, o artista plástico desenvolvia seu trabalho com diversos suportes, tornando-se notório como ceramista. Foi autor de dois importantes espaços culturais da cidade do Recife: a Oficina Cerâmica Francisco Brennand e o Parque das Esculturas Francisco Brennand. Em 2017 foi agraciado com a Medalha do Mérito Guararapes – Grã Cruz, a mais alta honraria do Estado de Pernambuco.

Anúncio


Relação com a cidade de Guarabira – Em contato que mantivemos com o professor e historiador Percinaldo Toscano para falar sobre o assunto, Francisco Brennand esteve em Guarabira no ano de 1966, designado para desenvolver um revestimento artístico em cerâmica, em um cruzeiro, presente do padre maltes, Pedro Micallef, ao então pároco local, monsenhor Emiliano de Christo. Ainda conforme o professor Percinaldo, o ato inaugural do cruzeiro, contou com Dom José Maria Pires, como celebrante da missa solene. Daí por diante o equipamento passou a ser chamado de ‘Cruzeiro de Brennand’.

Atualmente o cruzeiro que leva o nome de Francisco Brennand, localizado no acesso para o Memorial Frei Damião, em Guarabira -, está recebendo uma revitalização da Prefeitura em parceria com Ministério do Turismo, onde no local está sendo construído um Mirante.

Codecom/PMG

 

Rate this post
Anúncio


Apoio

Cidades

Roberto Paulino anuncia doação de terreno da Vila Olímpica de Guarabira

Publicados

em

O secretário-chefe de Governo, Roberto Paulino participou, na semana passada, de solenidade na Cinep (Companhia de Desenvolvimento da Paraíba), ocasião em foi assinada a escritura de doação do terreno ao Governo do Estado para a construção da Vila Olímpica de Guarabira.

Participaram da solenidade, além do secretário Roberto Paulino, o presidente da Cinep, Rômulo Polari Filho, os diretores Ruy Bezerra (Desenvolvimento Econômico) e Riccelly Farias (Operações), o engenheiro Rafael Rabelo (chefe de gabinete da Chefia de Governo), dentre outros executivos da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba.

Anúncio


O projeto da Vila Olímpica de Guarabira vem sendo executado pela Suplan-PB em uma área de 22 mil metros quadrados. O valor da obra é de R$ 30 milhões de reais. 

Dentre os ambientes planejados para a Vila Olímpica estão uma academia ao ar livre, pista de skate, piscina semi olímpica, pista de caminhada e um campo de futebol.

O secretário Roberto Paulino disse que em breve Guarabira e o Brejo poderão usufruir de mais um equipamento construído pelo Governo do Estado, desta feita destinado aos desportistas para a prática de várias modalidades esportivas.

Veja o vídeo da solenidade

Do Fato a Fato

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Comandante-geral da PM participa da posse da nova superintendente da PF na Paraíba

Publicados

em

O comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Sérgio Fonseca, participou, na tarde desta quinta-feira (16), da posse da nova superintendente regional da Polícia Federal na Paraíba, a delegada Christiane Corrêa Machado (foto acima). A posse ocorreu no auditório da sede da própria PF, às margens da BR-230, no bairro João Agripino, em João Pessoa.

Durante a ocasião, que foi acompanhada por representantes dos Três Poderes, Forças Armadas, órgãos públicos, das Forças de Segurança, entre outros, o coronel Sério parabenizou a delegada por ser a primeira mulher a ocupar a superintendência no órgão no estado. “Também aproveitamos a posse da delegada Christiane Corrêa para reafirmar as parcerias que temos com a PF, e nós colocando a disposição para ações conjuntas, operações e, acima de tudo, para garantir o cumprimento das leis em nosso estado”, ressaltou o comandante-geral da PM.

Anúncio


Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

FAKE NEWS: Polícia Civil desmente boatos supostamente divulgados por prefeitura sobre “ordem para fechar escolas”

Publicados

em

A Polícia Civil da Paraíba refuta, veementemente, notícias falsas disseminadas nas últimas 48 horas, nas quais a instituição teria ‘ordenado’ prefeituras municipais a fecharem escolas, com base em boatos de onda de ataques criminosos no estado.

Nessa quinta-feira, 16 de março, a Polícia Civil foi surpreendida com a divulgação, nas redes sociais de um ‘blog’ da região de Guarabira, em que o delegado Hugo Lucena teria “dado ordens” para a prefeitura de Caiçara cancelar aulas no município, “por tempo indeterminado”, tendo em vista os casos de violência registrados no Rio Grande do Norte.

Anúncio


Além de não ter poder jurídico-institucional para esse tipo de determinação, a Polícia Civil sabe – pelo seu mister de investigação criminal – que não existe clima de terror em nenhuma região da Paraíba. 

“O que existe são pessoas pouco experientes no trato com o bom jornalismo e que, infelizmente, acabam por causar pânico na sociedade. Isso, além de desnecessário, é um crime contra a população”, disse o delegado Hugo Lucena.

A Polícia Civil lembra que está atenta aos atos violentos, desde o início dos episódios no estado vizinho, e em constante comunicação com as polícias civis de todo o Nordeste, especialmente com as do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará, por questões de proximidade geográfica.

“Exatamente por isso e por outros motivos de caráter sigiloso que reafirmamos: a Paraíba segue mantendo seu status de destaque em todo o Norte/Nordeste, no quesito segurança pública. E isso não somos nós quem dizemos, são institutos de pesquisa reconhecidos nacionalmente, como Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Instituto Sou da Paz, entre outros”, concluiu o delegado. 

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas