Conecte-se conosco

Cidades

Paraíba inicia nova etapa da vacinação contra o sarampo nesta segunda,10

Publicados

em

Nesta segunda-feira (10) terá início a terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, voltada para crianças e jovens dos cinco aos 19 anos. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) chama atenção para o calendário da campanha, que vai até o dia 13 março, com o Dia D no sábado (15), no qual cerca de mil salas de vacinas estarão abertas para receber o público. A solenidade estadual será realizada em parceria com o município de Bayeux, localidade que apresentou mais casos da doença.

Na Paraíba, o início das notificações sobre o sarampo se deu em julho de 2019, quando a preocupação com a reintrodução da doença no país preocupou as autoridades de saúde. De acordo com o boletim epidemiológico, até a 52ª Semana Epidemiológica terminada em 26 de dezembro de 2019, foram notificados 326 casos suspeitos de sarampo, em 79 dos 223 municípios. Do total de notificações, 52 casos foram confirmados, 257 descartados, 17 em investigação. Até o momento não ocorreu nenhum óbito.

O objetivo desta etapa é atingir o público que não foi contemplado nas anteriores, mas que está na faixa etária de receber a vacina. De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga, a proposta do Ministério é finalizar as campanhas com todas as faixas etárias com direito de vacina protegidas. “Esta é uma campanha de atualização da situação vacinal, onde será avaliado se a criança ou o jovem precisa tomar a dose, ou se a caderneta de vacina está em dia, lembrando que o esquema para esta população é de duas doses da vacina”, explica a chefe.

O sarampo é uma doença viral aguda parecida com uma infecção do trato respiratório. É uma doença grave que pode ser fatal, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridas e imunodeprimidos. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo. Os sintomas variam desde tosse, febre, inchaço na garganta e espirros, até erupções na pele do paciente. Em agosto será realizada uma campanha para adultos de 30 a 59 anos, para finalizar todas as faixas etárias do esquema vacinal.

Paraiba.pb.gov

Cidades

Hospital de Clínicas está há três dias seguidos sem mortes por Covid-19

Publicados

em

Foto: Ilustração

Já são 72 horas sem registro de mortes por Covid-19 no Hospital de Clínicas, em Campina Grande. A última vez que a unidade ficou três dias consecutivos sem registrar vítimas da doença foi em 4, 5 e 6 de julho. Atualmente, o HC tem 49 pacientes internados, sendo 32 na UTI e 17 na enfermaria. 

Nesta quinta-feira (22), a unidade também contabilizou uma alta da Unidade de Terapia Intensiva e duas altas para casa.  “A redução no número de mortes e ocupação dos leitos do hospital é claramente uma consequência da ampliação da vacinação na Paraíba. Nossa meta é reduzir cada vez mais”, disse o médico Jhony Bezerra, diretor-geral do Hospital de Clínicas. 

Em Campina Grande mais de 186 mil pessoas já receberam a 1ª dose da vacina e mais 59 mil receberam a 2ª dose. O total de doses únicas já supera 6 mil.

“Passamos tempos difíceis, com ocupação máxima do hospital, e agora ver esses números regredir é uma alegria enorme. Mas vale lembrar que não podemos descuidar”, alertou o médico Thyago Morais, diretor técnico do HC.

Fonte:

Continue lendo

Cidades

Projeto “Teatro em Casa” faz sucesso em Guarabira e continua nesse sábado

Publicados

em

Uma iniciativa pioneira na Paraíba que teve início no último final de semana, em Guarabira, e que terá continuidade no próximo sábado (24/07). Trata-se do projeto “Teatro em Casa”, uma programação cultural da Prefeitura Municipal de Guarabira, por intermédio da sua Secretaria de Cultura e Turismo, que proporciona apresentações de espetáculos teatrais de forma virtual, com uma super estrutura de imagens e sons.

O Teatro em Casa foi uma ação criada para proporcionar a volta dos grupos de teatro para o palco do Teatro Municipal Geraldo Alverga. Mesmo sem a presença de público, devido à situação da pandemia, os grupos de Guarabira se apresentam no Teatro e os espetáculos são transmitidos pelas plataformas virtuais, chegando com excelente qualidade aos lares.

O projeto foi lançado na semana passada com a apresentação da peça “Os Contadores de Histórias e o Pequeno Príncipe”, do grupo Coletivo Dobrado de Teatro e Audiovisual. Com um grande engajamento de público e pessoas assistindo à distância, a proposta foi aprovada pelos internautas e segue neste final de semana.

Desta vez será o espetáculo “A Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final”, produzido pela Companhia do Prato, também de Guarabira e sob a direção do ator e diretor Vando Farias. A peça é voltada para o público jovem e adulto, já fez mais de trinta apresentações anteriormente e recebeu prêmios em festivais de teatro.

A proposta do espetáculo desta semana (A Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final) é apresentar um assunto didático de forma lúdica. A trama tem como protagonista uma garota com dificuldades para concluir uma redação. Sua imaginação faz com que toda a família gramatical ganhe vida na sua frente, ajudando a executar a tarefa.

As peças teatrais poderão ser acompanhadas a cada sábado, 17h, pelo Facebook ou pelo Youtube da Prefeitura Municipal de Guarabira. O projeto “Teatro em Casa” é coordenado pela Secretaria de Cultura e Turismo e conta com todo o aparato técnico da Codecom (Coordenadoria de Comunicação).

SERVIÇO
“TEATRO EM CASA”
Dia: 24 de julho
Espetáculo: “A Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final”
Hora: 17:00
Transmissão: Facebook e YouTube (Prefeitura Municipal de Guarabira)

Codecom/PMG

Continue lendo

Guarabira

Curso de Torta Vitrine será na próxima quinta, 29, na Mix Festas e Descartáveis

Publicados

em

Foto: Divulgação

Mix Festas e Descartáveis, localizada em Guarabira irá realizar um Curso de Torta Vitrine.

Neste curso você irá aprender a fazer uma torta de chocolate com calda branca, uma torta espelhada e uma torta bariloche. No curso terá direito a apostila e ao final ao Certificado.

O curso será ministrado nesta quinta-feira, dia 29 de julho de 2021, a partir das 13h30 até às 17h00, e será ministrado pelas professoras Neves e Day. Você irá colocar a mão na massa para aprender todas as técnicas!

A loja Mix Festas e Descartáveis fica localizada na Rua Augusto de Almeida, 48, ao lado do ENSL (Educandário Nossa Senhora de Lourdes), também conhecido como “Colégio de Socorro Amorim”, no Centro da cidade, fone: (83) 3271-8100. Siga a Festas e Descartáveis: instagram.com/mixfestasedescartaveis e facebook.com/festasedescartaveis

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas