Conecte-se conosco

Cidades

Rede Cuidar participa de pesquisa que identifica estímulo cerebral em crianças com microcefalia

Publicados

em

A Paraíba é pioneira na realização da Espectroscopia Funcional por Infravermelho Próximo em crianças com microcefalia. Responsável por identificar a melhor área do cérebro a ser estimulada, o exame faz parte do Projeto Infecção Congênita pelo Zika, pesquisa realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a Rede Cuidar, o Departamento de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde, o Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas e o Departamento de Biotecnologia do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A coleta foi realizada entre os dias 04 e 06 de fevereiro no Laboratório de Estudos em Envelhecimento e Neurociência (Laben) da UFPB.

O exame é usado para investigar os níveis de oxigenação da região mais periférica dos tecidos cerebrais das crianças. Uma das pesquisadoras do projeto, Elidianne Araújo, pontua que a Espectroscopia Funcional por Infravermelho Próximo não é um exame invasivo e por isso não é necessário que a criança seja sedada para realizar a coleta. “Esse é um exame por imagem. A criança veste uma touca que possui vários eletrodos. Sentada no colo da mãe, ela vai receber vários estímulos e o aparelho vai coletar informações do cérebro que são enviadas, em tempo real, para o software instalado no computador do pesquisador”, explica.

O cérebro é dividido em várias regiões que são responsáveis pela cognição, motricidade, linguagem e atenção, por exemplo. Identificando os níveis de oxigenação, de hemoglobina e desoxihemoglobina no cérebro da criança examinada, é possível saber quais são as áreas que, porventura, podem apresentar algum distúrbio neurológico.

A coordenadora da Rede Cuidar, Juliana Soares, destaca que esse exame é inédito no mundo. Ela afirma que nunca foi realizado esse tipo de coleta ou não existe esse tipo de parâmetro de oxigenação nas crianças com microcefalia. “De fato, nós só vamos descobrir o que ele representa após realizar o exame e fazer a leitura e interpretação dele, porque esse é o primeiro dado que a gente vai ter em relação a essas crianças”, observa.

Para obter resultados mais precisos, os pesquisadores também realizaram a Espectroscopia Funcional por Infravermelho Próximo em crianças saudáveis sem microcefalia e sem afecções neurológicas. A ideia é fazer um comparativo entre os dois grupos. O exame, na Paraíba, foi realizado em parceria com a Universidade Federal do ABC, São Paulo, por meios dos pesquisadores João Sato e Claudienei Biazoli.

A dona de casa Raissa Castro é uma das mães de criança com microcefalia que participa do projeto desde o início. Para ela, esse exame é uma esperança de compreender as possibilidades de desenvolvimento de seu filho Kennedy, de apenas 4 anos. “O resultado desse exame vai trazer melhoria pra gente. Ele vai trazer um entendimento mais profundo de como o cérebro do meu filho trabalha e isso vai me ajudar a cuidar melhor dele”, completa.

O Projeto Infecção Congênita pelo Zika existe há um ano e tem o objetivo de fazer uma análise global de fatores de risco e intervenção neuromoduladora para crianças com microcefalia.

Paraiba.pb.gov

Cidades

Pontes Calçados realiza live com dicas de moda para seu Pai

Publicados

em

Foto: Divulgação

A loja Pontes Calçados realiza nesta quinta, 6 uma live com dicas de moda com o consultor de moda Joey Almeida através da TV Mídia. Confira abaixo a transmissão ao vivo:

Continue lendo

Cidades

Veja o Boletim epidemiológico atualizado do Coronavírus em Guarabira-PB nesta quinta, 6

Publicados

em

Foto: Ilustração

Conforme atualização na data de desta quinta-feira, 6 de agosto de 2020 direto do site oficial da Prefeitura de Guarabira. Confira os números do Boletim epidemiológico do Coronavírus na cidade de Guarabira na Paraíba:

  • Casos Confirmados: 3.380
  • Casos Notificados: 8.116
  • Casos Descartados: 4.151
  • Recuperados: 1.812
  • Casos Ativos: 1.526
  • Óbitos: 42

Fonte: Prefeitura de Guarabira

Continue lendo

Guarabira

Raniery Paulino se reúne com Tibério Limeira e solicita “Restaurante Popular” no Município de Guarabira

Publicados

em

O deputado estadual Raniery Paulino se reuniu na manhã desta terça-feira (04), com o secretário de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Tibério Limeira, e entregou em suas mãos uma propositura de sua autoria, a pedido do ex-governador Roberto Paulino, onde solicita a implantação de um “Restaurante Popular” no Município de Guarabira, preferencialmente no antigo prédio da Casa da Cidadania.

De acordo com Raniery Paulino, há um número considerável de pessoas que vivem do trabalho informal e a cidade de Guarabira polariza a região e recebe diariamente muitas pessoas advindas dos municípios circunvizinhos, cujas famílias sobrevivem com poucos recursos.

“Portanto, observando que o programa Restaurante Popular fornece comidas a preço bastante acessível as famílias necessitadas, apresentamos este requerimento sugerindo que esse importante serviço público seja instalado no antigo prédio da Casa da Cidadania.” detalhou Paulino.

Para Tibério Limeira, os pleitos apresentado pelo deputado estadual Raniery Paulino terão analises técnicas e serão encaminhadas para o governador João Azevedo.

“Uma alegria receber o deputado estadual Raniery Paulino! Um deputado muito atuante que tem compromisso com o estado e principalmente com a região do brejo paraibano. Recebemos das mãos de Raniery pleitos que solicitam diversas instalações de equipamento públicos, na região de Guarabira,  além de tratar sobre a questão do concurso da Fundac e também a pauta do autismos que Raniery é muito atuante. Vamos analisar tecnicamente os pleitos apresentados e encaminhar para o governador.” frisou Limeira.

Um dos equipamentos é o restaurante popular, pois os mesmos consegue fornecer mais de 2 mil refeições diárias, ou seja, juntos estão servindo diariamente 6 mil refeições. Nos tempos atuais, o Governador do Estado através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) possuem 4 (quatro) Restaurantes Populares – localizados em João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita e Patos.

Assessoria

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas