Conecte-se conosco

Cidades

Rede Cuidar participa de pesquisa que identifica estímulo cerebral em crianças com microcefalia

Publicados

em

A Paraíba é pioneira na realização da Espectroscopia Funcional por Infravermelho Próximo em crianças com microcefalia. Responsável por identificar a melhor área do cérebro a ser estimulada, o exame faz parte do Projeto Infecção Congênita pelo Zika, pesquisa realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a Rede Cuidar, o Departamento de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde, o Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas e o Departamento de Biotecnologia do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A coleta foi realizada entre os dias 04 e 06 de fevereiro no Laboratório de Estudos em Envelhecimento e Neurociência (Laben) da UFPB.

O exame é usado para investigar os níveis de oxigenação da região mais periférica dos tecidos cerebrais das crianças. Uma das pesquisadoras do projeto, Elidianne Araújo, pontua que a Espectroscopia Funcional por Infravermelho Próximo não é um exame invasivo e por isso não é necessário que a criança seja sedada para realizar a coleta. “Esse é um exame por imagem. A criança veste uma touca que possui vários eletrodos. Sentada no colo da mãe, ela vai receber vários estímulos e o aparelho vai coletar informações do cérebro que são enviadas, em tempo real, para o software instalado no computador do pesquisador”, explica.

O cérebro é dividido em várias regiões que são responsáveis pela cognição, motricidade, linguagem e atenção, por exemplo. Identificando os níveis de oxigenação, de hemoglobina e desoxihemoglobina no cérebro da criança examinada, é possível saber quais são as áreas que, porventura, podem apresentar algum distúrbio neurológico.

A coordenadora da Rede Cuidar, Juliana Soares, destaca que esse exame é inédito no mundo. Ela afirma que nunca foi realizado esse tipo de coleta ou não existe esse tipo de parâmetro de oxigenação nas crianças com microcefalia. “De fato, nós só vamos descobrir o que ele representa após realizar o exame e fazer a leitura e interpretação dele, porque esse é o primeiro dado que a gente vai ter em relação a essas crianças”, observa.

Para obter resultados mais precisos, os pesquisadores também realizaram a Espectroscopia Funcional por Infravermelho Próximo em crianças saudáveis sem microcefalia e sem afecções neurológicas. A ideia é fazer um comparativo entre os dois grupos. O exame, na Paraíba, foi realizado em parceria com a Universidade Federal do ABC, São Paulo, por meios dos pesquisadores João Sato e Claudienei Biazoli.

A dona de casa Raissa Castro é uma das mães de criança com microcefalia que participa do projeto desde o início. Para ela, esse exame é uma esperança de compreender as possibilidades de desenvolvimento de seu filho Kennedy, de apenas 4 anos. “O resultado desse exame vai trazer melhoria pra gente. Ele vai trazer um entendimento mais profundo de como o cérebro do meu filho trabalha e isso vai me ajudar a cuidar melhor dele”, completa.

O Projeto Infecção Congênita pelo Zika existe há um ano e tem o objetivo de fazer uma análise global de fatores de risco e intervenção neuromoduladora para crianças com microcefalia.

Paraiba.pb.gov

Cidades

CNBB inicia CF 2020 com homenagem a Irmã Dulce

Publicados

em

Reprodução

Santa Dulce dos Pobres e Papa Francisco são apresentados como inspiração de caridade.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta quarta-feira (26), a campanha da fraternidade de 2020, período em que se inicia a Quaresma, evento litúrgico de 40 dias que antecede o domingo de Páscoa. Com o tema “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”, a primeira santa nascida no Brasil, Dulce dos Pobres e o Papa Francisco, são apresentados como exemplos de bons samaritanos – referência a uma parábola da Bíblia.
Criada em 1962, a campanha da fraternidade é apresentada todo ano na quarta-feira de cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.
Segundo o texto-base da campanha, o objetivo é “conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso”. Já com o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” – extraído de um versículo bíblico – a campanha quer incentivar as “relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta”.
Irmã Dulce, canonizada no dia 13 de outubro do ano passado, é a homenageada na Campanha da Fraternidade de 2020 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ela é a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar santa.
No centro do cartaz de divulgação da campanha da fraternidade, a santa brasileira aparece junto com crianças e idosos, nas ruas do centro histórico de Salvador.
Objetivos específicos     
Além do objetivo geral, a campanha da fraternidade de 2020 apresenta os seguintes objetivos específicos:
– Apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos Evangelhos;
– Propor a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas;
– Fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e a revolução do cuidado como caminhos de superação da indiferença e da violência;
– Promover e defender a vida, desde a fecundação até o seu fim natural, rumo à plenitude;
– Despertar as famílias para a beleza do amor que gera continuamente vida nova;
– Preparar os cristãos e as comunidades para anunciar, com o testemunho e as ações de mútuo cuidado, a vida plena do Reino de Deus;
– Criar espaços nas comunidades para que, pelo batismo, pela crisma e pela eucaristia, todos percebam, na fraternidade, a vida como Dom e Compromisso;
– Despertar os jovens para o dom e a beleza da vida, motivando-lhes o engajamento em ações de cuidado mútuo, especialmente de outros jovens em situação de sofrimento e desesperança;
– Valorizar, divulgar e fortalecer as inúmeras iniciativas já existentes em favor da vida;
– Cuidar do planeta, nossa Casa Comum, comprometendo-se com a ecologia integral.
Do ClickPB

Continue lendo

Cidades

Em Guarabira: Alguns candidatos ao novo Residencial são incompatíveis pela Caixa

Publicados

em

Foto: Divulgação

Segundo nota publicada no site oficial da Prefeitura de Guarabira, após análise da Caixa Econômica Federal, algumas famílias tiveram a candidatura negada para o novo Residencial em Guarabira, por ter sido considerada “incompatível”.

A Coordenadoria de Habitação solicita que os concorrentes de nomes citados na relação compareçam à Prefeitura Municipal de Guarabira, setor Habitação, das 8:00h as 11:30h e das 14:00 h as 17:00h a partir do dia 02 até 13 de março para saber de mais informações e solucionar a sua situação com o setor competente dependendo da particularidade de cada caso.

Mais detalhes no site da Prefeitura. Clique aqui

Fonte: Codecom/PMG

 

Continue lendo

Cidades

Ao sair de motel, veículo atinge motocicletas e deixa condutor gravemente ferido

Publicados

em

Um grave acidente na rodovia que liga Guarabira a Araçagi deixou dois jovens feridos, na noite desta quarta-feira (27). Um veículo que saiu às pressas de um motel em Guarabira, atingiu duas motocicletas, que eram conduzidas por funcionários do abatedouro da Guaraves que estavam a caminho do trabalho.

De acordo com informações de testemunhas, uma das motocicletas estava sendo conduzida pelo jovem João Victor, de 28 anos, filho do ex-secretário de Agricultura de Guarabira, Neno do Carrasco. Ele teve lesão em uma das vértebras, foi socorrido inicialmente para o Hospital Regional, mas devido a gravidade do ferimento, precisou ser transferido para o Hospital de Trauma de João Pessoa, onde se encontra até o momento.

O condutor da outra motocicleta teve apenas escoriações pelo corpo, foi atendido no Hospital Regional de Guarabira e em seguida liberado.

O motorista do veículo, que não foi identificado, fugiu sem prestar socorro às vítimas.

Portal25horas

Continue lendo
Apoio

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas