Conecte-se conosco

Cidades

Novo caso notificado pela SES por suspeita de coronavírus na Paraíba

Publicados

em

A Paraíba notificou mais um caso suspeito de coronavírus (Covid-19) na Paraíba, conforme uma atualização feita pela Secretaria de Estado da Paraíba na manhã desta quarta-feira (11). O novo caso é o de uma mulher de 65 anos, moradora da cidade de Cuité, que tem histórico de viagem para a Europa. Ela teve indicação de isolamento domiciliar.

Uma atualização feita pelo órgão 30 minutos depois da primeira informação, nesta quarta-feira, diz que um dos casos que estavam como notificados até o início da manhã foi excluído por não atender a todos os critérios necessários para ser suspeito de coronavírus. Trata-se de uma mulher de 72 anos que estava internada em Campina Grande. Por isso, apesar de ter um caso novo, o estado permanece com 13 notificações, sendo sete casos em apuração e seis descartados.

Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde (MS). Até a noite da terça-feira (10), o MS havia reconhecido cinco casos sob investigação na Paraíba e outros seis descartados. Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Casos sob investigação (11/03)

  1. Criança, 6 anos, residente em João Pessoa com histórico de viagem para os EUA. Está em isolamento domiciliar .
  2. Homem, 37 anos, residente em Campina Grande com histórico de viagem para Europa, em isolamento domiciliar.
  3. Mulher, 72 anos, residente em João Pessoa, histórico viagem EUA, em isolamento domiciliar.
  4. Mulher, 80 anos, residente em João Pessoa, com histórico de viagem para os EUA. Atendida na rede privada e aconselhado isolamento domiciliar.
  5. Mulher, 74 anos, residente em João Pessoa, com histórico de viagem para Europa. Atendida na rede privada e aconselhado isolamento domiciliar.
  6. Homem, 65 anos, morador de João Pessoa, com histórico de viagem para os EUA. Foi recomendado isolamento domiciliar.
  7. Mulher, 35 anos, moradora de Cuité, com histórico de viagem para Europa. Foi recomendado isolamento domiciliar.

Na tarde de segunda-feira (9), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba assinou uma nota técnica conjunta com o Ministério Público da Paraíba reforçando a obrigatoriedade da notificação imediata dos casos suspeitos do Covid-19 por parte dos hospitais públicos e particulares.

O objetivo é acelerar ainda mais o processo de investigação dos casos suspeitos, que requer coleta do material biológico do paciente e isolamento até resultado do exame.

A Paraíba possui um plano estadual para notificação e assistência para o novo Covid-19, elaborado desde o fim de Janeiro e amplamente divulgado entre profissionais de saúde da Rede Pública e Privada de todo o estado.

O Centro Operacional de Emergências em Saúde Pública (COE Estadual) realiza avaliação das ações executadas e desencadeia encaminhamentos para o fortalecimento da identificação dos casos, de acordo com definição.

Suspeitas de coronavírus na Paraíba

  • 14 casos notificados por suspeita de Covid-19
  • Oito casos seguem sob investigação
  • Seis casos foram descartados

Guarabira

SP Variedades: Confira os novos arranjos de flores e decorações

Publicados

em

Fotos: Divulgação/SP Variedades

Confira as novidades em arranjos de flores e objetos de decoração e muitos outros itens.

Endereços: Guarabira-PB: Av. Dom Pedro, II, 351, Centro – Fones: (83) 3271-1212 / 99111-4549. Sapé-PB: Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho, 1285, Centro – Fone: (83) 3283-3952 e no centro de Alagoa Grande (83) 3273-1715. Siga o SP Variedades no Instagram: @spvariedadesguarabira

Confira nas imagens abaixo as novidades na SP Variedades em Guarabira:

Confira mais novidades no instagram do SP Variedades Guarabira: @spvariedadesguarabira

Texto: brejo.com / Fotos: Instagram/SP Variedades

Continue lendo

Cidades

Confira previsão de tempo na Paraíba para o fim de semana de 19 e 20 de setembro de 2020

Publicados

em

Na Paraíba a previsão do tempo para este sábado (19) tem variação da temperatura de 17°C no Cariri e Curimataú até a máxima de 36°C no Sertão. No Litoral, a temperatura varia de 22°C a 30°C, no Agreste de 18ºC a 29ºC, no Brejo de 19ºC a 28ºC e no Alto Sertão 20ºC a 35ºC.

Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), neste sábado, o tempo deverá permanecer com poucas nuvens sobre grande parte do Estado e com baixos índices de umidade relativa do ar nas regiões do Sertão e Alto Sertão, principalmente no período da tarde.

No sábado (19), o clima deve ser, no Litoral, Brejo e Agreste, de céu parcialmente nublado a claro. No Litoral a previsão se permanece, mas podem ocorrer chuvas fracas e isoladas. No Cariri e Curimataú, Sertão e Alto Sertão o predomínio é de sol.

Guarabira

Em Guarabira neste sábado, 19 terá sol com algumas nuvens, mas não chove. Com máxima de 32º e mínima de 21º. No domingo 20 terá sol com algumas nuvens, mas não chove. Terá neste domingo temperatura máxima de 32º e mínima de 21º.

João Pessoa

Em João Pessoa, a temperatura deve variar entre 21°C e 29°C no sábado, com previsão de sol, com chuva de manhã e diminuição de nuvens à tarde. A noite deve ser de pouca nebulosidade. No domingo, a previsão permanece a mesma, mas com temperatura que varia entre 22ºC a 29C.

Campina Grande

Em Campina Grande, no sábado e domingo a temperatura varia entre 18°C e 28°C. A previsão é de sol com algumas nuvens e não deve chover.

Fonte: G1 PB e Clima Tempo

Continue lendo

Brasil

Eleições 2020: TSE libera ferramenta para consulta de candidaturas

Sistema pode ser consultado por qualquer cidadão

Publicados

em

Consultas por município e cargo, acesso à informações detalhadas sobre a situação dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, que pediram registro para concorrer às Eleições Municipais de 2020 já estão disponíveis na plataforma DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ferramenta traz ainda todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes

Acesso

O sistema é aberto a todos os cidadãos, sem necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Na consulta, basta selecionar a unidade da federação no mapa ou a sigla do estado que quiser informações.

Na página principal do sistema, o interessado encontrará o quantitativo total de candidaturas por cargo (prefeito, vice-prefeito e vereador). No mapa do Brasil, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no estado.

Selecionado o nome do candidato, é possível obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais o candidato tenha participado.

Prazo

A ferramenta é atualizada toda hora à medida em que chegam solicitações de registros à Justiça Eleitoral. No dia 26 de setembro, às 19h, termina o prazo para os partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral.

Caso os partidos políticos ou coligações não tenham requerido o registro de algum candidato escolhido em convenção, a data-limite para a formalização individual do registro perante o TSE ou algum Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é o dia 1º de outubro, também até as 19h.

Situação da candidatura

A situação do registro do candidato aparece ao lado da foto, além do tipo de eleição à qual ele está concorrendo e um guia sobre os termos, inclusive os jurídicos, utilizados para definir a situação dele perante a Justiça Eleitoral.

Quando o processo é registrado na Justiça Eleitoral, é informada a palavra “cadastrado” e, em seguida, “aguardando julgamento”. Isso significa que o candidato enviou o pedido de registro de candidatura, mas o pedido ainda não foi julgado, ou seja, o processo está tramitando e aguarda análise.

Após o processo ser apreciado, o registro pode ser considerado “apto” ou “inapto”. Caso o candidato não tenha nenhuma contestação e o pedido tenha sido acatado, a situação que aparecerá no sistema será “apto” e “deferido”. Candidatos que aparecem como aptos, mas houve impugnações e a decisão é no sentido de negar o registro. Nesse caso, a situação será “apto”, e o complemento será “indeferido com recurso”.

Há ainda candidatos que apresentaram o registro e as condições de elegibilidade avaliadas foram deferidas pelo juiz e, no entanto, o Ministério Público Eleitoral (MPE) ou o partido recorreu da decisão. Nessa hipótese, a condição será “apto” e “deferido com recurso”.

Na situação de registro julgado como apto, ainda há possibilidades de situações como “cassado com recurso” ou “cancelado com recurso”. Isso ocorre quando o candidato teve o registro cassado ou cancelado pelo partido ou por decisão judicial, porém apresentou recurso e aguarda uma nova decisão.

Por fim, também consta do sistema a condição de “inapto”, com os complementos: “cancelado”, quando o candidato teve o registro cancelado pelo partido; “cassado”; “falecido”; “indeferido”, quando o candidato não reuniu as condições necessárias ao registro; “não conhecimento do pedido”, candidato cujo o pedido de registro não foi apreciado pelo juiz eleitoral; e “renúncia”.

Contas

O sistema também disponibiliza as informações relativas às prestações de contas dos candidatos das eleições. O usuário pode fazer a pesquisa das receitas dos concorrentes por doadores e fornecedores, além de acessar a relação dos maiores doadores e fornecedores de bens e/ou serviços a candidatos e partidos políticos.

Agência Brasil

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas