Conecte-se conosco

Cidades

Coronavírus: Governo discute medidas preventivas e anuncia telefone para dúvidas da população

Publicados

em

O comitê gestor de crise voltado para o novo Coronavírus (Covid-19) esteve reunido nesta segunda-feira (16) para debater ações de prevenção e controle da doença na Paraíba. Apesar de o Estado seguir sem registro de caso confirmado para a doença, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou medidas para minimizar os danos da incidência do vírus. Na reunião estiveram representantes de 16 secretarias e órgãos do Governo do Estado. Até às 15h49 desta segunda-feira, nenhum caso foi confirmado na Paraíba, 15 já foram descartados e 24 aguardam exames laboratoriais.

Na ocasião, a SES reforçou que a notificação de caso suspeito é obrigatória e deve ser realizada por todo serviço de saúde, público ou privado, ao atender algum paciente que se enquadre nos critérios definidos pelo Ministério da Saúde. Devem ser notificados os pacientes que apresentem queixa de febre, acompanhado de pelo menos um sintoma respiratório e que tenham chegado de viagem nos últimos 14 dias, de destinos com transmissão local. Pessoas que tiveram contato próximo, residam ou trabalhem com alguém que seja considerado caso suspeito ou confirmado para Covid-19 e que apresentem os mesmos sintomas de febre e gripe comum também devem ser notificadas.

Anúncio


Para que a população possa entender se está enquadrado como um caso suspeito, ou tirar dúvidas a respeito da doença, a SES disponibiliza um plantão 24h através do número: 99146.9790. De acordo com o secretário de saúde, Geraldo Medeiros, é essencial que a população se mantenha informada e vigilante no cuidado pessoal. “Disponibilizamos este número com um infectologista atendendo 24h por dia para esclarecer a população e orientar a respeito dos cuidados pessoais, até para que se previnam corretamente, protejam as outras pessoas e não caiam nas fakenews”, ressaltou o secretário.

Ainda durante a reunião foram reforçados os cuidados que devem ser tomados pela população. A SES orienta a lavagem periódica das mãos, cobrir nariz e boca ao espirrar com um lenço descartável ou utilizar a parte interna do braço e lavando-o em seguida e evitar locais com aglomeração de pessoas. “É preciso lembrar que o uso de máscara deve ser apenas para pessoas que estejam doentes, não é recomendado para a população em geral”, reforçou o secretário. Em caso suspeito é preciso seguir rigorosamente as orientações de isolamento domiciliar por até 14 dias, ou até o resultado dos exames descarte o caso.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Cidades

Mulungu: juiz defere candidatura de Pollyan e não vê farsa em casamento

Publicados

em

A Justiça Eleitoral de Mulungu, no Brejo da Paraíba, julgou improcedente uma ação do Ministério Público Eleitoral e tornou apta a candidatura de Pollyan Rebouças (MDB) a prefeito do município. O inusitado no caso é que o MPE alega que o candidato simulou um casamento para despistar o fato de que seria genro de Melquíades Nascimento, prefeito cassado em agosto deste ano que estava em seu segundo mandato consecutivo.

Pela legislação eleitoral que trata da lei da reeleição, parentes de primeiro e de segundo graus não podem substituir um mandatário que já está em seu segundo mandato, de forma que se a condição de genro fosse comprovada Pollyan estaria inelegível.

Anúncio


O juiz Glauco Coutinho Marques, da 75ª Zona Eleitoral, decidiu pela improcedência do pedido alegando que não ficou comprovado “a manutenção da relação familiar entre o candidato e senhora Dayane, filha do ex-prefeito”.

Ainda de acordo com a decisão, “para a caracterização da inelegibilidade bastaria a prova concreta de que o candidato Pollyan manteve relação de união estável por qualquer período de tempo durante o exercício do segundo mandato do ex-prefeito Melquíades João do Nascimento, que se deu no período de 2021 a 2024, o que não aconteceu”.

Pollyan tem dois filhos com Dayane, que por sua vez é filha do ex-gestor, cassado em agosto. Para o MPE, eles mantêm uma relação estável, o que é negado pelo casal e pelo ex-prefeito.

Pollyan, assim, segue como candidato a prefeito, tendo como adversária a candidata de oposição Daniela Ribeiro (Republicanos).

O MPE ainda pode recorrer da decisão para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Créditos:  G1PB Em 16/09/24

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Guarabira: Agenda de Raniery Paulino nesta segunda-feira (16)

COLIGAÇÃO: O MELHOR PARA GUARABIRA

Publicados

em

Da Assessoria de Imprensa

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Governador assegura a Raniery recursos para conclusão de mercado em Guarabira

Publicados

em

Durante a audiência de Raniery Paulino com o governador João Azevêdo, o chefe do executivo estadual assegurou a celebração de parceria com o Governo do Estado e a destinação de recursos, já a partir do primeiro semestre de 2025, para a conclusão das obras do Mercado Público de Guarabira que há vários anos se encontra em estado de abandono.

Na reunião, o candidato a prefeito pelo Republicanos entregou uma cópia do Plano de Governo do grupo de oposição ao governador João Azevêdo (PSB), que disse: “o conteúdo desse documento também fará parte do planejamento de nossa gestão para mais investimentos destinados ao município de Guarabira”.

Anúncio


Dentre os benefícios garantidos por Raniery Paulino com o chefe do executivo estadual para Guarabira, além de dinheiro para a conclusão do Mercado Público deixado inconcluso pela atual gestão municipal, constam o término da drenagem do Centro da cidade, a ampliação e reforma do Estádio Silvio Porto, dentre outras obras.

Raniery Paulino, em nome de Flávia Paredes (candidata a vice-prefeita na chapa de oposição) e do povo de Guarabira, agradeceu ao governador pelas garantias de mais investimentos na cidade, bem como por várias obras executadas pelo Governo do Estado na Rainha do Brejo paraibano.

Da Assessoria de Imprensa

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas