Conecte-se conosco

Cidades

Bispo suspende missas e atividades em santuários da Diocese de Guarabira; veja o comunicado

Publicados

em

O bispo da Diocese de Guarabira, dom Aldemiro Sena, depois de se reunir com o colégio do Clero, resolveu adotar medidas drásticas restritivas para evitar aglomeração de pessoas, como a suspensão de missas, casamentos, batizados (exceto com presença de poucas pessoas)  e atividades nos santuários de Frei Damião, Padre Ibiapina, Pedra da Boca e Cruzeiro de Roma.

Uma das alternativas encontradas para manter algumas celebrações foi a transmissão pelas mídias sociais.

Anúncio


Leia a íntegra do documento:

Estimados presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, povo de Deus.

Diante da pandemia, a COVID-19, voltamos mais uma vez para prestar alguns esclarecimentos e posicionamentos em relação ao nosso procedimento pastoral e religioso como Igreja particular de Guarabira.

Diante da gravidade da realidade em que nos encontramos, algumas decisões difíceis e necessárias foram tomadas para nos prevenir. A seguir:

  1. As Missas, a partir de 20 de março, sejam celebradas sem povo (ver formulário do Missal Romano) e, na medida do possível, serem transmitidas pelas redes sociais. Pode ser usado alguns poucos assistentes (serviço litúrgico). As celebrações de Casamento sejam adiadas ou realizadas apenas com a presença dos nubentes, de duas testemunhas adultas, dos pais e irmãos. As celebrações de batismo sejam adiadas ou realizadas apenas com o catecúmeno, os pais e padrinhos. As celebrações de Crisma estão suspensas;
  1. A Confissão, a Unção e Comunhão aos Enfermos e as Exéquias sejam feitas somente em caso de real necessidade e tomando os devidos cuidados. Quando necessário apenas os presbíteros farão, com exceção dos padres acima de 60 anos;
  1. As atividades dos Santuários Diocesanos do Pe. Ibiapina, Frei Damião, Nossa Senhora de Fátima (Pedra da Boca) e no Cruzeiro de Roma, estão suspensas;
  1. As atividades pastorais e espirituais (catequese, reuniões, retiros e orações comunitárias estão suspensas);
  1. Pedimos que, os que podem, fazerem a opção de ficarem em casa. Aproveitando o tempo para conviverem em família e fazerem orações pessoais como a leitura orante da Palavra de Deus, o Terço e tantas outras devoções;
  1. As Missas e Celebrações da Semana Santa serão realizadas conforme item n.1 deste documento. Convidamos para que participem com profunda reverência e piedade através das transmissões a serem feitas pelos meios de comunicação;
  1. A Missa dos Santos Óleos será celebrada com a participação apenas dos clérigos. A mesma também será transmitida pelos meios de comunicação;
  1. Em horários que não sejam de missas, as igrejas sejam mantidas abertas e ventiladas, para visitação e oração pessoal;
  1. Pedimos encarecidamente aos fiéis que mantenham sua generosidade e corresponsabilidade financeira, especialmente o Dízimo, pois os compromissos assumidos pelas paróquias e Diocese continuam.

Estas disposições são válidas até nova ordem.

Lembremos que não estamos sozinhos, Deus permanece sempre conosco e caminha sempre com seu povo. Que a Virgem da Luz interceda por toda a nossa Igreja e que, São Sebastião rogue por nós e nos livre sempre das pestes e epidemias.

A todos, minha bênção.

Guarabira-PB, 19 de março de 2020
Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria

Dom Aldemiro Sena dos Santos
Bispo Diocesano de Guarabira

 

Portal25horas

Rate this post
Anúncio


Cidades

Mulungu: juiz defere candidatura de Pollyan e não vê farsa em casamento

Publicados

em

A Justiça Eleitoral de Mulungu, no Brejo da Paraíba, julgou improcedente uma ação do Ministério Público Eleitoral e tornou apta a candidatura de Pollyan Rebouças (MDB) a prefeito do município. O inusitado no caso é que o MPE alega que o candidato simulou um casamento para despistar o fato de que seria genro de Melquíades Nascimento, prefeito cassado em agosto deste ano que estava em seu segundo mandato consecutivo.

Pela legislação eleitoral que trata da lei da reeleição, parentes de primeiro e de segundo graus não podem substituir um mandatário que já está em seu segundo mandato, de forma que se a condição de genro fosse comprovada Pollyan estaria inelegível.

Anúncio


O juiz Glauco Coutinho Marques, da 75ª Zona Eleitoral, decidiu pela improcedência do pedido alegando que não ficou comprovado “a manutenção da relação familiar entre o candidato e senhora Dayane, filha do ex-prefeito”.

Ainda de acordo com a decisão, “para a caracterização da inelegibilidade bastaria a prova concreta de que o candidato Pollyan manteve relação de união estável por qualquer período de tempo durante o exercício do segundo mandato do ex-prefeito Melquíades João do Nascimento, que se deu no período de 2021 a 2024, o que não aconteceu”.

Pollyan tem dois filhos com Dayane, que por sua vez é filha do ex-gestor, cassado em agosto. Para o MPE, eles mantêm uma relação estável, o que é negado pelo casal e pelo ex-prefeito.

Pollyan, assim, segue como candidato a prefeito, tendo como adversária a candidata de oposição Daniela Ribeiro (Republicanos).

O MPE ainda pode recorrer da decisão para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Créditos:  G1PB Em 16/09/24

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Guarabira: Agenda de Raniery Paulino nesta segunda-feira (16)

COLIGAÇÃO: O MELHOR PARA GUARABIRA

Publicados

em

Da Assessoria de Imprensa

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Governador assegura a Raniery recursos para conclusão de mercado em Guarabira

Publicados

em

Durante a audiência de Raniery Paulino com o governador João Azevêdo, o chefe do executivo estadual assegurou a celebração de parceria com o Governo do Estado e a destinação de recursos, já a partir do primeiro semestre de 2025, para a conclusão das obras do Mercado Público de Guarabira que há vários anos se encontra em estado de abandono.

Na reunião, o candidato a prefeito pelo Republicanos entregou uma cópia do Plano de Governo do grupo de oposição ao governador João Azevêdo (PSB), que disse: “o conteúdo desse documento também fará parte do planejamento de nossa gestão para mais investimentos destinados ao município de Guarabira”.

Anúncio


Dentre os benefícios garantidos por Raniery Paulino com o chefe do executivo estadual para Guarabira, além de dinheiro para a conclusão do Mercado Público deixado inconcluso pela atual gestão municipal, constam o término da drenagem do Centro da cidade, a ampliação e reforma do Estádio Silvio Porto, dentre outras obras.

Raniery Paulino, em nome de Flávia Paredes (candidata a vice-prefeita na chapa de oposição) e do povo de Guarabira, agradeceu ao governador pelas garantias de mais investimentos na cidade, bem como por várias obras executadas pelo Governo do Estado na Rainha do Brejo paraibano.

Da Assessoria de Imprensa

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas