Conecte-se conosco

Cultura

Moraes Moreira morre de infarto, aos 72 anos

O cantor morreu às 6h da manhã, em sua casa no Rio

Publicados

em

Foto: Divulgação

O cantor e compositor Moraes Moreira foi encontrado morto na manhã de hoje (13) em casa, na Gávea, no Rio de Janeiro. De acordo com a assessoria de imprensa do músico, ele teve um infarto agudo do miocárdio e morreu às 6h. Tinha 72 anos

A assessoria informou ainda que seguindo as recomendações de isolamento social para combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19), a família não irá divulgar nem a data nem a hora do velório para evitar aglomeração. Eles pedem a quem quiser homenagear Moreira que siga escutando a obra dele. 

Em Ituaçu (BA), o irmão Eduardo Moraes recebeu a notícia. Segundo ele, foi a governanta que encontrou o corpo de Moraes. “Ele morreu em casa, onde morava, no Rio de Janeiro. A governanta foi limpar o apartamento e encontrou ele morto”, disse. 

Segundo o irmão, ele estava “sossegado, de quarentena e preocupado com a pandemia” do novo coronavírus (covid-19). 

Nascido em Ituaçu, Antônio Carlos Moraes Pires, conhecido como Moraes Moreira, é ex-integrante do grupo Novos Baianos, composto por  Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Dadi e Luiz Galvão, entre outros. Seguia carreira solo desde 1975. 

Foi Paulinho Boca de Cantor que entrou em contato com a família de Pepeu Gomes na manhã de hoje. A esposa dele, Simone Sobrinho, foi quem atendeu o telefone. “Recebi essa notícia da esposa dele, porque ele estava passando mal. Eu fiquei toda trêmula”. Pepeu ainda dormia. 

Em um áudio, Paulinho Boca resumiu não apenas a dor que sente pela partida de Moreira, mas a alegria que foi compartilhar anos a seu lado. 

“A gente se falava todos os dias. As nossas ligações, geralmente, ou eram para falar de trabalho ou eram para dar muita risada de tudo, risada da vida, risada da nossa história”, diz Paulo Roberto Figueiredo de Oliveira, mais conhecido por Paulinho Boca de Cantor. 

Em um momento em que, segundo Paulinho, a humanidade percebe que não pode ter controle sobre nada, “é importante que a gente fale desse amor, dessa coisa que começou há 50 anos atrás quando encontrei ele”, diz. O encontro resultou no grupo Novos Baianos. “Fomos fazendo aquela outra família, que não existia ainda, que não tinha laços sanguíneos, mas que tinha uma afinidade tremenda. E a afinidade veio exatamente dessa alegria, dessa coisa que permanece até hoje”.

O músico também exaltou o amigo, que conseguia fazer um show de voz e violão como ninguém e que botava “todo mundo para dançar”. 

“Nós não somos somos Novos Baianos, mas eu gostaria até de brincar e dizer, somos usados. Usados baianos. Porque a gente vive intensamente. O Moraes viveu intensamente: a música, a festa, a alegria, o carnaval.

A morte repercutiu nas redes sociais, com dezenas de mensagens do Brasil e do exterior em homenagem a Moraes Moreira, de artistas, políticos e fãs.

Moreira ainda produzia até dias atrás. Em uma das últimas postagens que fez nas redes sociais, ele falava sobre o período de isolamento social. “Oi, pessoal, estou aqui na Gávea, entre minha casa e o escritório que ficam próximos. Cumprindo minha quarentena, tocando e escrevendo sem parar”.

Agência Brasil

Rate this post

Cultura

Lançamento do 33° Salão do Artesanato será nesta sexta-feira, em João Pessoa

Publicados

em

O Governo do Estado promove, nesta sexta-feira (7), às 10h, na Orla de Cabo Branco, o lançamento da 33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano. Com a flexibilização das medidas restritivas para combater a pandemia do coronavírus, a realização do evento será presencial. Com o tema “Toda Arte que Vem do Mar”, o salão ocorrerá de 12 de janeiro a 2 de fevereiro, das 16h às 22h, numa estrutura montada na avenida Cabo Branco, em João Pessoa. 

Com a participação de 400 artesãos de todas as regiões do Estado, essa 33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano vai homenagear artesãs que trabalham com escamas, conchas e mariscos, entre outras matérias-primas do ambiente marinho. A maioria das homenageadas é dos municípios de João Pessoa, Cabedelo e Pitimbu. 

No local do evento, será montada uma galeria em homenagem a 11 artesãos e uma réplica do Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato (Crença), cujo prédio está localizado em Monteiro, no Cariri paraibano, considerado o epicentro da renda renascença e entregue pelo Governo do Estado em novembro deste ano. 

O Salão do Artesanato Paraibano é uma realização do Governo da Paraíba e do Sebrae-PB em parceria com o Empreender-PB; Empresa Paraibana de Comunicação (EPC); Companhia de Água e Esgotos da Paraíba  (Cagepa); Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB); Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep); Procon-PB; Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc); Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep); Prefeitura Municipal de João Pessoa; e Arquidiocese da Paraíba.

Lançamento do 33º Salão do Artesanato Paraibano

Data: 07.01.22

Hora: 10h

Local: Avenida Cabo Branco (após o Jangada Clube)

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo

Cultura

São João de Bananeiras terá Elba Ramalho, Luan Santana, Flávio José e Alok

Publicados

em

O São João 2022 de Bananeiras, no Brejo paraibano, foi lançado na última segunda-feira de 2021 (27/12), em João Pessoa. Entre as atrações confirmadas estão artistas como Luan Santana, Alok e Elba Ramalho. O evento está previsto para acontecer entre os dias 10 de junho e 10 de julho de 2022.

Também estão confirmados para se apresentarem no evento os artistas Flávio José, Matheus Fernandes, Walkyria Santos, Eliane, Aduilio Mendes, Raniery Gomes, Ramon Schnayder e Fabiano Guimarães.

De acordo com a prefeitura da cidade, os shows devem acontecer no Estádio Governador Clóvis Bezerra, popularmente conhecido como ‘O Bezerrão’.

O evento contará com um pátio de mais de 20 mil m² de área, com praça de alimentação e cenografia.

Confira reportagem da TV Correio, abaixo:

Outros projetos estão integrados na programação de 30 dias, como festival gastronômico, festival de cerveja artesanal, festival de vinho, noites do brega, festival de quadrilhas populares, degustação da cachaça rainha, são joão kids, são joão bike, beach tennis, casamento em conjunto, turismo de aventuras, festa a fantasia, são joão pet, maior bolo de banana do mundo e campeonato de forró. Além disso, também está previsto um pré São João descentralizado nos Distritos.

ValePB

Rate this post
Continue lendo

Cultura

Festa da Luz é adiada, anuncia Prefeitura de Guarabira

Devido a nova variante, também não serão permitidos eventos em espaços públicos com aglomerações na noite de réveillon.

Publicados

em

Foto: Divulgação

O prefeito Marcus Diôgo anunciou na manhã desta sexta-feira, 10 de dezembro, o adiamento da “Festa da Luz” na edição 2022 prevista para acontecer no dia 28 de janeiro de 2022.

O anúncio foi oficializado pelo gestor municipal ao lado da promotora de justiça, Edvane Saraiva, que parabenizou o prefeito por atender as recomendações do MPPB e do MPF e TCE/PB.

“Estamos adiando com muita tristeza, mas garantindo a segurança das pessoas e a saúde, em primeiro lugar, sempre”, enfatizou o prefeito.

O gestor municipal destacou as ações no combate à pandemia desde o início e apresentou os baixos números na cidade como fruto de todo o trabalho em especial, da Secretaria de Saúde. “Por prudência, vamos atender as recomendações para que em outro momento possamos fazer a festa mais segura para todos”, frisou.

“Fomos sensatos e pacientes! Aguardamos ao máximo por definições sobre a gravidade desta nova variante do vírus da Covid, pois sabemos o quanto a Festa da Luz é relevante para Guarabira e região. Infelizmente, de acordo com vários órgãos de saúde no Brasil e no mundo, a variante Ômicron pode ser mais contagiosa e sua letalidade ainda não foi definida. E a saúde deve vir sempre em primeiro lugar! Por esta razão, decidimos pelo adiamento da Festa da Luz 2022”, escreveu a equipe organizadora, em nota, nas redes sociais do evento.

RECOMENDAÇÕES

Diante da nova realidade sanitária, a Prefeitura orienta a população quanto as festas privadas de fim de ano. Não serão permitidos eventos em espaços públicos com aglomerações na noite de réveillon.

Codecom

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas