Conecte-se conosco

Cidades

Guarabira: Sessão remota é realizada pela 1ª vez na Casa Osório de Aquino

Câmara de Guarabira reuniu os vereadores através de chamadas de vídeo

Publicados

em

Na tarde desta segunda-feira (20), a Câmara Municipal de Guarabira fez história ao realizar a primeira sessão virtual. Os parlamentares, de suas residências, foram conectados a uma chamada de vídeo coletiva. Sob a presidência do vereador Marcelo Bandeira (PDT), os parlamentares discutiram os problemas da cidade, sobretudo a problemática envolvendo os efeitos da pandemia da Covid-19.

De acordo com o presidente, a Câmara recebeu do Poder Executivo o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, que começou a tramitar, passará pelas comissões de Finanças e Orçamento e Constituição e Justiça, devendo ser apreciado em momento posterior.

O vereador Renato Meireles (Cidadania), em sua fala, defendeu que a gestão municipal possa reverter os recursos arrecadados com a STTRANS para adotar medidas emergenciais em favor da população mais vulnerável nesse momento de crise.

Anúncio


Líder da bancada governista, Tiago do Mutirão defendeu as ações que têm sido implementadas pela prefeitura durante no decorrer da pandemia da Covid-19, enaltecendo que os profissionais de saúde estão se desdobrando no sentido de assegurar os atendimentos nas UBS’s e atendimentos domiciliares de pessoas que apresentam sintomas leves da doença.

Presidente da Câmara, Marcelo Bandeira foi o último orador a usar da palavra, agradeceu aos seus colegas que participaram da sessão, destacou que as propostas discutidas na sessão serão encaminhadas ao prefeito de Guarabira, Marcus Diogo, através de ofício, anexando inclusive a ata, para que o gestor possa tomar conhecimento e adote as providências a fim de sanar os problemas elencados.

A sessão marcou o retorno aos trabalhos dos vereadores Lula das Molas, Raimundo Macedo e Júnior Ferreira, que estavam ocupando secretarias na gestão municipal e retomaram a titularidade dos respectivos mandatos. Apenas o vereador Jáder Filho não participou da sessão remota.

Os vereadores parabenizaram a iniciativa da presidência em realizar a sessão para tratar de assuntos pertinentes. Ainda não há previsão para que as sessões ocorram de forma presencial.

Assessoria

 

Rate this post
Anúncio


Cidades

Guarabira reúne 110 participantes em encontro sobre gestão de arquivos públicos

Encontro reuniu representantes de municípios e instituições de ensino para discutir gestão documental, arquivologia e preservação de documentos digitais.

Publicados

em

Foto: Secom/PMG/Divulgação

Evento discutiu gestão documental, arquivologia e preservação de documentos digitais, com participação de representantes de municípios e instituições de ensino superior

Guarabira sediou, nesta sexta-feira (14), o 1º Encontro Intermunicipal de Arquivos do Brejo Paraibano, que reuniu 110 participantes de diferentes municípios da região para discutir temas relacionados à gestão documental e arquivística.

O encontro foi realizado em parceria entre a Prefeitura de Guarabira, a Câmara Municipal, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ).

Anúncio


A programação começou pela manhã, com a abertura e um ciclo de palestras sobre introdução aos arquivos e à arquivologia, gestão de documentos e compliance municipal.

No período da tarde, os participantes participaram de uma capacitação sobre documentos arquivísticos digitais, com discussões relacionadas aos desafios e às boas práticas para preservação e gerenciamento de documentos produzidos em meio digital.

O evento contou com a participação do vice-prefeito Raimundo Macedo; do presidente da Câmara Municipal, Júnior Ferreira; da vereadora Jussara Maria; do secretário de Planejamento, Dayvid Carneiro; de Geandson Araújo, representando a Secretaria de Administração; e da coordenadora do Arquivo Público Municipal, Tereza Rachel.

Também participaram Ronilda Alves, coordenadora do Arquivo Histórico Legislativo da Câmara de Guarabira; a professora doutora Anna Carla, representante do PPGDARQ; o professor doutor Josemar Henrique, coordenador do curso de Arquivologia da UEPB; a coordenadora do curso de Arquivologia da UFPB; e a professora doutora Julianne Teixeira.

A programação teve como foco a troca de conhecimentos entre profissionais, gestores e instituições, especialmente sobre a organização, preservação e gestão dos documentos públicos.

Brejo.com com Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

Requerimentos pedem melhorias no calçamento da Catedral e segurança no Terminal Rodoviário

Publicados

em

A Câmara Municipal de Guarabira aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (13), dois requerimentos apresentados pela vereadora Neide de Teotônio com pedidos de melhorias em espaços públicos do município.

Um dos requerimentos solicita à Prefeitura a revitalização do calçamento do largo da Catedral de Nossa Senhora da Luz, no Centro. A proposta prevê que as características originais do espaço sejam preservadas durante a execução da obra.

O segundo pedido trata da instalação de guarda-corpo de proteção no entorno do Terminal Rodoviário Intermunicipal de Guarabira. A medida tem como objetivo aumentar a segurança de quem circula pelo local e prevenir possíveis quedas.

Anúncio


Os dois requerimentos foram aprovados pelo plenário e encaminhados ao Poder Executivo Municipal para análise.

Brejo.com com Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Turismo

Guarabira: requerimento sugere mirantes e observatórios no Memorial de Frei Damião

Proposta aprovada pela Câmara prevê mirantes com vista para Guarabira e observatórios equipados com telescópios no espaço turístico.

Publicados

em

Foto: Reprodução/Secom/CMG

A Câmara Municipal de Guarabira aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (13), um requerimento que solicita investimentos na estrutura turística do Memorial de Frei Damião, localizado na Serra da Jurema.

A proposta é de autoria do vereador Júnior Ferreira e foi encaminhada à Prefeitura de Guarabira. Entre as sugestões apresentadas estão a construção de mirantes com vista para a cidade e a instalação de observatórios equipados com telescópios, além de outros recursos destinados à contemplação do local.

Segundo o autor do requerimento, as intervenções poderiam ampliar as possibilidades de visitação e contribuir para o aproveitamento do potencial turístico da Serra da Jurema.

Anúncio


O documento será encaminhado ao gabinete da prefeita Léa Toscano, onde poderá ser analisado pelo Poder Executivo. A aprovação do requerimento não significa que as obras serão executadas, uma vez que a proposta ainda depende de avaliação e eventual adoção de medidas por parte da Prefeitura.

Brejo.com com Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas