Conecte-se conosco

Cidades

Definida comissão que vai elaborar projeto de coleta seletiva em Guarabira

A comissão será responsável por elaborar um perfil socioeconômico das famílias dos catadores de material reciclado

Publicados

em

Na tarde dessa segunda-feira (20), o prefeito em exercício Marcus Diogo esteve reunido na Secretaria de Educação com os membros da Comissão da Coleta Seletiva. Essa comissão foi criada para elaborar e executar o projeto que vai implementar a coleta seletiva de Resíduos Sólidos no município de Guarabira. Na oportunidade, a comissão discutiu como será a implementação do projeto da coleta seletiva, em primeiro como sugestão ter início no centro da cidade e em dois bairros que ainda estão em estudos, esses primeiros bairros servirão como projetos piloto e com o tempo se estendendo para os demais bairros da cidade como também a zona rural.

A comissão será responsável por elaborar um perfil socioeconômico das famílias dos catadores de material reciclado, ofertar assessoria jurídica para criação de uma cooperativa de catadores, além de realizações de cursos sobre à coleta seletiva e de educação ambiental entre outros de acordo com as necessidades dos próprios catadores.

Anúncio


Para a população, a comissão vai realizar palestras, cursos, campanhas educativas e reuniões para dialogar junto com a população a melhor forma de implementar a coleta no município.

Ao mesmo tempo a comissão vai realizar reuniões com o seguimento do comércio e da indústria, com o objetivo de implementar a coleta seletiva nesses setores e capacitar seus funcionários e colaboradores.

A Secretaria de Educação ficará responsável para trabalhar o tema da coleta seletiva nas escolas municipais, além de realizar parcerias com as escolas estaduais, particulares e universidades afim de discutir o tema nessas respectivas instituições.

A Prefeitura de Guarabira através da secretaria de meio ambiente, ficará responsável por adquirir fardamentos, carrinhos padronizados para realização da coleta, além de equipamentos de proteção individual os chamados EPIs para todos os catadores de material reciclado que já foram cadastrados.

Fizeram presentes à reunião:

Prefeito em exercício, Marcus Diogo

Alcides Camilo, Thais Mayagela e Raimundo Cavalcante (Dida) – Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Gracina Pontes e Genes Duarte – Secretaria Municipal de Educação

Cid Cordeiro e Francisco Neto – CODECOM

Clemilson França – Secretaria Municipal de Planejamento

Joice dos Santos – Secretaria Municipal de Saúde

Codecom

Rate this post
Anúncio


Cidades

Mulungu: juiz defere candidatura de Pollyan e não vê farsa em casamento

Publicados

em

A Justiça Eleitoral de Mulungu, no Brejo da Paraíba, julgou improcedente uma ação do Ministério Público Eleitoral e tornou apta a candidatura de Pollyan Rebouças (MDB) a prefeito do município. O inusitado no caso é que o MPE alega que o candidato simulou um casamento para despistar o fato de que seria genro de Melquíades Nascimento, prefeito cassado em agosto deste ano que estava em seu segundo mandato consecutivo.

Pela legislação eleitoral que trata da lei da reeleição, parentes de primeiro e de segundo graus não podem substituir um mandatário que já está em seu segundo mandato, de forma que se a condição de genro fosse comprovada Pollyan estaria inelegível.

Anúncio


O juiz Glauco Coutinho Marques, da 75ª Zona Eleitoral, decidiu pela improcedência do pedido alegando que não ficou comprovado “a manutenção da relação familiar entre o candidato e senhora Dayane, filha do ex-prefeito”.

Ainda de acordo com a decisão, “para a caracterização da inelegibilidade bastaria a prova concreta de que o candidato Pollyan manteve relação de união estável por qualquer período de tempo durante o exercício do segundo mandato do ex-prefeito Melquíades João do Nascimento, que se deu no período de 2021 a 2024, o que não aconteceu”.

Pollyan tem dois filhos com Dayane, que por sua vez é filha do ex-gestor, cassado em agosto. Para o MPE, eles mantêm uma relação estável, o que é negado pelo casal e pelo ex-prefeito.

Pollyan, assim, segue como candidato a prefeito, tendo como adversária a candidata de oposição Daniela Ribeiro (Republicanos).

O MPE ainda pode recorrer da decisão para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Créditos:  G1PB Em 16/09/24

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Guarabira: Agenda de Raniery Paulino nesta segunda-feira (16)

COLIGAÇÃO: O MELHOR PARA GUARABIRA

Publicados

em

Da Assessoria de Imprensa

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Governador assegura a Raniery recursos para conclusão de mercado em Guarabira

Publicados

em

Durante a audiência de Raniery Paulino com o governador João Azevêdo, o chefe do executivo estadual assegurou a celebração de parceria com o Governo do Estado e a destinação de recursos, já a partir do primeiro semestre de 2025, para a conclusão das obras do Mercado Público de Guarabira que há vários anos se encontra em estado de abandono.

Na reunião, o candidato a prefeito pelo Republicanos entregou uma cópia do Plano de Governo do grupo de oposição ao governador João Azevêdo (PSB), que disse: “o conteúdo desse documento também fará parte do planejamento de nossa gestão para mais investimentos destinados ao município de Guarabira”.

Anúncio


Dentre os benefícios garantidos por Raniery Paulino com o chefe do executivo estadual para Guarabira, além de dinheiro para a conclusão do Mercado Público deixado inconcluso pela atual gestão municipal, constam o término da drenagem do Centro da cidade, a ampliação e reforma do Estádio Silvio Porto, dentre outras obras.

Raniery Paulino, em nome de Flávia Paredes (candidata a vice-prefeita na chapa de oposição) e do povo de Guarabira, agradeceu ao governador pelas garantias de mais investimentos na cidade, bem como por várias obras executadas pelo Governo do Estado na Rainha do Brejo paraibano.

Da Assessoria de Imprensa

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas