Conecte-se conosco

Cidades

Em nota, prefeito Marcus Diogo esclarece últimos fatos sobre pandemia em Guarabira

Publicados

em

Foto: Kbça /Codecom

O prefeito em exercício Marcus Diogo emitiu uma nota a população guarabirense nesta segunda-feira (4/05), onde esclarece os últimos fatos relacionados com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no município. A nota foi lida pelo gestor na manhã de hoje, durante abertura da coletiva de imprensa que o mesmo participou, oportunidade em que atualizou dados sobre a Covid-19 e destacou as medidas adotadas nos últimos dias pela gestão municipal. Marcus se mostrou solidário com o Grupo Guaraves devido às últimas citações nas redes sociais em desfavor das indústrias do grupo. E renovou a responsabilizabilidade da administração com a população guarabirense.

Veja a nota na íntegra

“NOTA

A Prefeitura Municipal de Guarabira, analisando a origem dos últimos casos de COVID-19 registrados no território do município, realizou reunião com equipe técnica da Guaraves Alimentos Ltda., onde tomou conhecimento de todas as medidas adotadas pela empresa desde o dia 16/03/2020 e identificou o respeito a todas as normas técnicas dos órgãos de controle e segurança, inclusive da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária). Salienta-se ainda, que a empresa também tem controle interno do Ministério da Agricultura bem como dos órgãos federais de controle e segurança do trabalho, algo que reforça o controle de qualidade e segurança da empresa.

Ocorre que, mesmo diante das varias medidas de segurança e controle, o aparecimento de casos é um fato que requer uma atenção e acompanhamento ampliado da Secretaria de Saúde, paralelamente a todas as medidas já adotas pela empresa. Por tal razão, foi expandido o serviço de monitoramento de seus funcionários, principalmente os casos sintomáticos, sobretudo quanto à notificação destes casos e a obrigatoriedade da quarentena de 14 (catorze) dias, assim como notificação de obrigatoriedade, pelos meios legais inclusive, deste período de isolamento.
Convém reforçar que a empresa Guaraves integra o Setor Secundário da economia, atuando na produção de bens de consumo de natureza essencial e com regras específicas de funcionamento definidas pelos órgãos governamentais estaduais e federais, exercendo, assim, uma função social fundamental, algo que precisa ser considerado num contexto de saúde e economia que estão entrelaçadas e precisam ser vistas como complementares e não como divergentes.

Importante explicitar, outrossim, que nenhum dos casos positivos tem relação com a abertura do comércio guarabirense, tanto pelo tempo de origem dos sintomas, quanto pelo histórico do contágio e transmissão da doença. A abertura do comércio ocorreu no dia 20/04/2020, abrangendo apenas alguns setores, tendo em vista que todos os demais ramos de atividades já estavam funcionando por comercializarem itens essenciais, a exemplo de supermercados, padarias, etc, amparados por normativas estaduais e federais. Ainda, realçar que essa abertura ocorreu mediante ações de prevenção acordadas entre os próprios comerciantes e comerciários, que inclusive são parceiros da edilidade na conscientização da população. Além disso, pelo órgão técnico de saúde do município foi analisada a taxa de ocupação de leitos no Estado, mediante orientação dada pelo Ministério da Saúde, quanto ao relaxamento das medidas restritivas de isolamento. Aquilo que pouco tem se falado, é que todos os casos positivos estão acompanhados e encontram-se estáveis apenas com sintomas leves.

A Prefeitura Municipal de Guarabira agradece aos que tem compreendido que a responsabilidade para se vencer esse vírus tem de ser obrigatoriamente compartilhada por todos, onde a consciência e educação são fundamentais, para fins de evitar aglomerações e manter o distanciamento social seletivo, indo ao comércio somente para a aquisição de algo de extrema necessidade, evitando, assim, a exposição de idosos, crianças e pessoas com comorbidades associadas.

Renova-se a responsabilidade da Gestão Municipal com todos os guarabirenses, tendo como norte agir firmemente para proteger a saúde física, mental e econômica de todos os nossos munícipes.

Guarabira-PB, 04 de maio de 2020

MARCUS DIOGO DE LIMA – Prefeito de Guarabira”

Codecom

Rate this post

Guarabira

Desportiva Guarabira vence o Alvorada-PB por 3 a 0 com foco na segundona

Publicados

em

Foto: Reprodução/ 10faixaEsportes/ Youtube

Com o foco na 2ª Divisão do Campeonato Paraibano, a Desportiva Guarabira venceu mais um amistoso, jogando no estádio Silvio Porto contra o Alvorada da cidade de Juarez Távora. O placar foi 3 a 0 para o Azulão do Brejo.

Nos últimos dias de ajustes para estrear na segundona, foi mais um importante momento de o professor Betão analisar o desempenho dos seus comandados.

A Desportiva Guarabira estreia na competição estadual fora de casa, diante do Internacional-PB. Ainda não há data oficial da partida, que será divulgada pela FPF – Federação Paraibana de Futebol.

Do Plugados

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Itapororoca tem o primeiro abacaxi orgânico certificado da Paraíba

Publicados

em

Fotos: Reprodução

A cidade que sempre foi destaque nacional na produção de abacaxi tem mais um motivo de orgulho ao ter em sua área, a primeira produção de abacaxi com selo orgânico do Estado e uma das primeiras do Brasil.

O Sítio São José, recebeu o selo de produção orgânica após dois anos de mudança do sistema convencional, e poderá comercializar em toda região nacional com um produto saudável, nobre e de alto valor de mercado. A comercialização iniciará apenas em 2022 mas já tem lista de espera para compra.

A produção orgânica não utiliza agrotóxicos e nem adubos químicos, sendo tudo feito com soluções naturais, microorganismos e técnicas de manejo diferenciadas, além de promover a preservação do meio ambiente e a redução dos impactos na natureza.

Itapororoca está inserida no Arranjo Produtivo da Abacaxicultura do Estado sendo protagonista enquanto atividade econômica com relevante geração de empregos e renda.

BlogChicoSoares

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Saúde de Guarabira vacina adolescentes a partir de 12 anos sem comorbidades

O menor deve se dirigir ao local de vacinação munido dos documentos solicitados e acompanhado dos pais ou responsável.

Publicados

em

Após o recebimento de uma remessa de vacina Pfizer nesta quarta-feira (20/10), para primeira dose, a Secretaria de Saúde através da Coordenação de Epidemiologia e Imunização informa que, a vacinação para adolescentes sem comorbidades será retomada na manhã desta quinta-feira, com uma excelente novidade; avançando para 12+. 

O menor a ser vacinado deve se dirigir ao local de vacinação munido de CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de residência. Bem como, acompanhado dos pais ou responsável. 

A atividade acontece no auditório da própria Secretaria, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30 – de segunda a quinta-feira, e na sexta, até às 11h. 

No mesmo local também segue sendo aplicada a primeira dose para adolescentes 12+ com comorbidades e para adultos de 18 a 59 anos (remanescentes), além da segunda dose da AstraZeneca para quem está concluído o esquema vacinal. Já a segunda dose da Pfizer ainda não se encontra disponível, por enquanto.

Codecom

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas