Conecte-se conosco

Cidades

Paraíba confirma 184 novos casos de Covid-19 em 24h; mortes chegam a 139

Publicados

em

Nesta segunda-feira (11), a Paraíba registrou 184 novos casos de Covid-19 e 4 óbitos causados pela doença, segundo a Secretaria do Estado de Saúde (SES). O Estado atingiu 2.525 casos da doença causada pelo novo Coronavírus. Destes, 139 faleceram e 537 já se recuperaram, segundo informações das Secretarias Municipais de Saúde.

Outros 2.5785 casos investigados já foram descartados para Covid-19. Dos leitos de UTI para adultos ativados em todo o Estado, 59% estão ocupados. Na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação é de 75%. O Índice de Isolamento social registrado pela Inloco no dia anterior é de 44,6%

Anúncio


Os casos confirmados estão em 109 municípios paraibanos:

Alagoa Grande (6); Alagoa Nova (1); Alagoinha (5); Alhandra (32); Araçagi (4); Areia (4); Aroeiras (2); Baia da Traição (4); Bananeiras (1); Barra de Santana (2); Barra de São Miguel (1); Bayeux (69); Bom Jesus (1); Boqueirão (1); Borborema (1); Brejo do Cruz (1); Caaporã (54); Cabedelo (98); Caiçara (2); Cajazeiras (19); Cajazeirinhas (1) Campina Grande (125); Capim (4); Casserengue (1); Catingueira (1); Condado (11); Conde (21); Congo (3); Coremas (4); Coxixola (3); Cruz do Espírito Santo (21); Cuité de Mamanguape (1); Cuitegí (4); Duas Estradas (1); Esperança (4); Gado Bravo (1); Guarabira (89); Gurinhém (4); Igaracy (1); Imaculada (3); Ingá (1); Itabaiana (8); Itaporanga (2); Itapororoca (5); João Pessoa (1230); Joca Claudino (1); Juarez Távora (1); Juazeirinho (5); Junco do Seridó (3); Juripiranga (4); Lagoa de Dentro (1); Lagoa Seca (4); Lucena (12); Malta (1); Mamanguape (7); Mari (26); Marizópolis (3); Massaranduba (2); Mataraca (1); Matinhas (1); Matureia (1); Monteiro (2); Mulungu (3); Natuba (1); Nova Floresta (1) Patos (109); Pedras de Fogo (26); Piancó (4); Pilar (7); Pilões (1); Pilõezinhos (6); Pirpirituba (5); Pitimbu (7); Pocinhos (1); Pombal (2); Princesa Isabel (3); Puxinanã (1); Queimadas (6); Remígio (6); Riachão do Bacamarte (3); Riachão do Poço (1); Riacho dos Cavalos (2); Rio Tinto (13); Santa Helena (1); Santa Luzia (1); Santa Rita (217); Santa Terezinha (1); São Bento (8); São João do Rio do Peixe (6); São José de Espinharas (1); São José de Piranhas (2); São José do Bonfim (1); São José do Sabugi (3); São José dos Ramos (2); São Miguel de Taipu (2); São Sebastião de Lagoa de Roça (3); Sapé (69); Serra Branca (1); Serra da Raíz (3); Serra Redonda (2); Sertãozinho (2); Sobrado (2); Soledade (2); Sousa (31); Tacima (2); Taperoá (19); Teixeira (1); Uiraúna (1); Umbuzeiro (2).

4 óbitos foram confirmados nas últimas 24h:

  • Mulher, adulta, 54 anos, com comorbidade, obesidade, residente em Mari, inicio dos sintomas no dia 01/05/2020, interna em hospital público e veio a óbito no dia 10/05/2020.
  • Mulher, idosa, 67 anos, sem comorbidade avaliada, residente em Sousa, inicio dos sintomas no dia 29/04/2020, interna em hospital público e veio a óbito no dia 11/05/2020.
  • Mulher, idosa, 69 anos, com comorbidade, Diabética, Hipertensa, residente em João Pessoa, inicio dos sintomas no dia 25/04/2020, interna em hospital privado e veio a óbito no dia 07/05/2020.
  • Homem, idoso, 74 anos, com comorbidade, Diabético, residente em Patos, inicio dos sintomas no dia 30/04/2020, paciente esteve interno, foi a óbito no dia 09/05/2020.

Fonte: Wscom

Rate this post
Anúncio


Paraíba

ALPB aprova campanha de prevenção à erotização de crianças

Publicados

em

Foto: Agência ALPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, na sessão desta terça-feira (29), o Projeto de Lei 680/2023, de autoria da deputada Francisca Motta, que institui campanha permanente de orientação e prevenção à erotização e à sexualização precoce de crianças e adolescentes nas redes de ensino e sítios oficiais do Estado da Paraíba.

O projeto defende a orientação e conscientização através de ações voltadas especialmente às redes de ensino e estabelece que a campanha precisa focar em conteúdos de caráter socioeducativo, com o objetivo de proteger o desenvolvimento psíquico de crianças e adolescentes e fortalecer o papel da sociedade e das instituições na preservação da infância.

Anúncio


“A sociedade precisa ser contra qualquer investida imoral à inocência e à formação de crianças e adolescentes. Essa proposta fortalece a proteção física e psicológica das crianças, além de apoiar as instituições que atuam na defesa dos seus direitos”, justificou Francisca Motta. “Projeto importantíssimo para enfrentarmos essa chaga que ainda temos no brasil que é o abuso e a exploração sexual infantil”, acrescentou a deputada Cida Ramos.

O projeto também proíbe o uso de verbas públicas em produtos, serviços, eventos ou espaços que promovam, de forma direta ou indireta, conteúdos considerados impróprios ou que incentivem a erotização precoce. Estabelecimentos que comercializam produtos com conotação sexual ou erótica deverão restringir o acesso de menores de idade. O descumprimento dessa norma poderá acarretar penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90), com agravantes em caso de reincidência.

A Casa de Epitácio Pessoa aprovou ainda o PL 2.841/2024, de autoria da deputada Sílvia Benjamin, que institui o “Selo Escola Amiga da Saúde Mental” no estado da Paraíba. A iniciativa visa reconhecer escolas que promovem a inclusão social de pessoas com transtornos mentais, inclusive do espectro autista, por meio de ações que valorizem e humanizem as relações de trabalho dentro do ambiente escolar.

A obtenção do selo, que funcionará como instrumento de incentivo, será voluntária e dependerá da comprovação das práticas inclusivas, com validade de dois anos, renovável mediante avaliação da Secretaria Estadual de Educação. “Estamos dando um passo importante para melhorar a qualidade de vida de pessoas com transtornos mentais e TEA, fortalecendo o tecido social e educativo do Estado da Paraíba”, afirmou Sílvia Benjamin, destacando também que a proposta contribui para uma sociedade mais justa, inclusiva e humanizada.

MEDALHA PAPA FRANCISCO

O deputado João Gonçalves propôs, através do Projeto de Resolução 384/2025, a criação da Medalha Papa Francisco, destinada a homenagear religiosos que tenham se destacado por serviços prestados à sociedade paraibana e dá outras providências. O PL foi aprovado por unanimidade. “A criação da Medalha Papa Francisco se propõe a reconhecer esses homens e mulheres que, através da fé e do serviço ao próximo, têm contribuído significativamente para a transformação social em nosso estado inspirados na figura do Papa Francisco, líder religioso mundialmente reconhecido por sua humildade, compromisso com os pobres, defesa do meio ambiente e incansável atuação em prol da paz”, argumentou o deputado João.

POSSE DEPUTADO FÉLIX ARAÚJO

Durante sessão ordinária desta terça-feira, tomou posse como deputado estadual o ex-prefeito de Campina Grande Félix Araújo. O parlamentar fará parte do Poder Legislativo paraibano durante o período de licença de 121 dias solicitado pelo deputado Chió para tratamento da saúde.

Felix Araújo também já foi vereador de Campina Grande e presidente da Câmara Municipal daquela cidade. Em seu discurso de posse, Araújo externou sua alegria em integrar a Casa de Epitácio Pessoa como um legítimo representante do povo no Legislativo paraibano.

“Estou emocionado e honrado em repartir com a tribuna do povo da Paraíba um instante tão significativo para mim. Venho com o espírito da absoluta fraternidade para unir a minha voz à voz desta Casa que tantos serviços prestados tem à Paraíba e à República também”, afirmou o deputado.

Araújo disputou as eleições para o parlamento estadual em 2022 pela federação Psol/Rede Sustentabilidade e conquistou quase 4 mil votos, ficando na condição de terceiro suplente.

Fonte: Agência ALPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

Secretaria de Cultura e Turismo participa do II Encontro Nacional de Secretários e Gestores de Cultura

Publicados

em

Na última sexta-feira, 25, o secretário de Cultura e Turismo, Clemilson França, participou  do II Encontro Nacional de Secretários e Gestores de Cultura, realizado no Centro de Convenções, na cidade de João Pessoa.  

O evento, que teve a solenidade de abertura na quarta-feira, é realizado pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, com o apoio do Ministério da Cultura, que atuam na defesa do fortalecimento da gestão pública de cultura no Brasil. O momento conta com a participação de mais de 800 secretários, secretárias, coordenadores e instituições ligadas ao seguimento cultural de todo Brasil 

Anúncio


Além do secretário, também estiveram presentes o coordenador de Cultura,  Percinaldo Toscano, e os assessores Vinicius Lima e Eugenio Max.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

REFIS 2025: contribuinte poderá regularizar dívidas em até 10 parcelas e 100% de desconto dos juros

Publicados

em

Foto: Prefeitura de Guarabira/Secom

A Prefeitura de Guarabira encaminhou à Câmara Municipal e teve aprovado o Projeto de Lei que institui o Programa de Recuperação Fiscal – REFIS 2025, com o objetivo de oferecer incentivos temporários para que contribuintes regularizem seus débitos com o município. A medida faz parte de um esforço da gestão municipal para promover justiça fiscal e facilitar a quitação de dívidas atrasadas por parte da população.

O projeto, que seguiu o trâmite padrão de deliberação no Legislativo, foi aprovado nesta terça-feira (22) e retorna agora ao gabinete da prefeita para sanção nos próximos dias. A expectativa é que o REFIS 2025 entre em vigor já no início de maio, com prazo de adesão de 120 dias, contados a partir do primeiro dia útil após a sanção da lei. A adesão poderá ser feita a partir do dia 5 de maio.

Anúncio


Estão incluídos no programa débitos relacionados ao Imposto Sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU), ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e às taxas municipais, referentes a fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2024. Podem ser regularizados débitos constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou passíveis de cobrança judicial, mesmo com exigibilidade suspensa.

O REFIS 2025 oferece condições atrativas para quitação:

Pagamento à vista: Redução de 100% nos juros e 90% na multa de mora.

Pagamento parcelado: Reduções proporcionais, conforme o número de parcelas:

De 2 a 6 parcelas: desconto de 80% nos juros e 80% na multa de mora.

De 7 a 10 parcelas: desconto de 40% nos juros e 40% na multa de mora.

A quantidade de parcelas será definida conforme o valor da dívida:

Até R$ 10 mil: até 6 parcelas;

Acima de R$ 10 mil: até 10 parcelas.

As parcelas serão mensais, iguais e sucessivas, com vencimento da primeira no ato da adesão. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 50,00.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas