Conecte-se conosco

Cidades

Prefeitura e IV BPM se manifestam sobre lista de infectados com o Covid-19 vazada em Guarabira

Secretaria de Saúde do município e o IV BPM abriram sindicâncias para apurar o caso que caracteriza crime

Publicados

em

Uma lista, contendo nomes, endereços e até contatos telefônicos de infectados com o novo coronavírus em Guarabira, vazou e foi divulgada nas redes sociais no último dia 09 de maio, pondo em situação de pleno constrangimento os pacientes acometidos da Covid-19.
O vazamento caracteriza crime e se enquadra no Artigo 268 do Código Penal Brasileiro.

O vazamento da lista pode ter ocorrido da parte da Secretaria Municipal de Saúde ou do IV Batalhão de Policia Militar. A relação dos infectados com o novo coronavírus em Guarabira é feita pela a pasta da Saúde do município e, posteriormente, enviada ao IV BPM.

A secretária de Saúde do município, Fernanda Macedo, afirmou que as informações não vazaram da Secretaria, pois a lista foi feita por ela, em sua residência e depois enviada, por email, ao Batalhão da Polícia Militar em Guarabira.

O comandante do IV BPM, Tenente Coronel Gilberto Felipe, em entrevista à imprensa local, admitiu que a lista pode ter vazado da corporação, por isso mandou abrir sindicância para apurar o caso.

A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria Municipal de Saúde, também instaurou inquérito administrativo destinado a apuração do vazamento das informações.

Veja abaixo, as notas da Prefeitura de Guarabira e do IV BPM

Em nota, o comando do 4ºBPM diz que fará investigação para apurar vazamento de lista com pacientes de Covid-19

NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Comando do 4º BPM, sediado nesta cidade de Guarabira, após nota divulgada pela Prefeitura Municipal de Guarabira, que cita que somente o 4º BPM, além da Secretaria Municipal de Saúde, possuía conhecimento de uma lista nominal de pessoas infectadas pela Covid-19, a qual vazara por intermédio da internet no último dia 9 do mês corrente, vem a público esclarecer o que segue:

1 – O 4º BPM, a exemplo da própria corporação Polícia Militar da Paraíba, é, e sempre foi, uma instituição ética, profissional, defensora dos direitos, das garantias e da dignidade da pessoa humana;

2 – Todas as ações desta Unidade Policial Militar são escudadas nos princípios constitucionais e, sobretudo, objetivando o bem comum da coletividade, na busca incessante da cultura da paz pública;
3 – Na atual vivência desta temível crise pandêmica, este histórico e glorioso Batalhão não tem se furtado ou medido esforços para irmanar-se na dor e na aflição de toda a população, que padece, no mínimo, psicologicamente, frente às consequências devastadoras e nefastas deste inimigo quase invisível, isto sim, faz-se presente, nas mais diversas ocasiões e demandas surgidas para minorar tamanhos prejuízos e sofrimentos, realizando diuturnamente, ações e operações policiais e a aproximação integrativa com diversos órgãos para, num trabalho conjunto, formarmos, força-tarefa para uma melhor eficiência e eficácia no exercício desta missão atual tão nobre: salvar vidas das garras do Novo Coronavírus;
4 – À guisa do que consta na nota em referência, o Comando do 4º BPM determinou – incontinenti – a instauração de um procedimento administrativo para apurar, em toda a sua extensão, possíveis responsabilidades de eventuais condutas desviantes, administrativas e/ou criminosas, porventura praticadas por policiais militares que prestam serviços no Copom do 4º BPM (Centro de Operações da Polícia Militar/4º BPM), vez que, o envio da sobredita relação nominal de convalescentes da Covid-19 não fora remetida pela sua excelência, a secretária municipal de Saúde, ao comandante do BPM, mas, para o e-mail do setor, anteriormente descrito – Copom/4º BPM.

Guarabira, 12 de maio de 2020

Comandante do 4º BPM


Do Fato a Fato

Rate this post

Guarabira

Desportiva Guarabira vence o Alvorada-PB por 3 a 0 com foco na segundona

Publicados

em

Foto: Reprodução/ 10faixaEsportes/ Youtube

Com o foco na 2ª Divisão do Campeonato Paraibano, a Desportiva Guarabira venceu mais um amistoso, jogando no estádio Silvio Porto contra o Alvorada da cidade de Juarez Távora. O placar foi 3 a 0 para o Azulão do Brejo.

Nos últimos dias de ajustes para estrear na segundona, foi mais um importante momento de o professor Betão analisar o desempenho dos seus comandados.

A Desportiva Guarabira estreia na competição estadual fora de casa, diante do Internacional-PB. Ainda não há data oficial da partida, que será divulgada pela FPF – Federação Paraibana de Futebol.

Do Plugados

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Itapororoca tem o primeiro abacaxi orgânico certificado da Paraíba

Publicados

em

Fotos: Reprodução

A cidade que sempre foi destaque nacional na produção de abacaxi tem mais um motivo de orgulho ao ter em sua área, a primeira produção de abacaxi com selo orgânico do Estado e uma das primeiras do Brasil.

O Sítio São José, recebeu o selo de produção orgânica após dois anos de mudança do sistema convencional, e poderá comercializar em toda região nacional com um produto saudável, nobre e de alto valor de mercado. A comercialização iniciará apenas em 2022 mas já tem lista de espera para compra.

A produção orgânica não utiliza agrotóxicos e nem adubos químicos, sendo tudo feito com soluções naturais, microorganismos e técnicas de manejo diferenciadas, além de promover a preservação do meio ambiente e a redução dos impactos na natureza.

Itapororoca está inserida no Arranjo Produtivo da Abacaxicultura do Estado sendo protagonista enquanto atividade econômica com relevante geração de empregos e renda.

BlogChicoSoares

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Saúde de Guarabira vacina adolescentes a partir de 12 anos sem comorbidades

O menor deve se dirigir ao local de vacinação munido dos documentos solicitados e acompanhado dos pais ou responsável.

Publicados

em

Após o recebimento de uma remessa de vacina Pfizer nesta quarta-feira (20/10), para primeira dose, a Secretaria de Saúde através da Coordenação de Epidemiologia e Imunização informa que, a vacinação para adolescentes sem comorbidades será retomada na manhã desta quinta-feira, com uma excelente novidade; avançando para 12+. 

O menor a ser vacinado deve se dirigir ao local de vacinação munido de CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de residência. Bem como, acompanhado dos pais ou responsável. 

A atividade acontece no auditório da própria Secretaria, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30 – de segunda a quinta-feira, e na sexta, até às 11h. 

No mesmo local também segue sendo aplicada a primeira dose para adolescentes 12+ com comorbidades e para adultos de 18 a 59 anos (remanescentes), além da segunda dose da AstraZeneca para quem está concluído o esquema vacinal. Já a segunda dose da Pfizer ainda não se encontra disponível, por enquanto.

Codecom

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas