Conecte-se conosco

Cidades

CRM quer plano contra coronavírus no Brejo; SES diz que já existe

De acordo com o órgão, não existe um hospital de referência para o tratamento da doença na região

Publicados

em

Hospital Regional de Guarabira (Foto: Divulgação/CRM-PB)

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) cobrou na tarde desta sexta-feira (15) uma postura do Governo do Estado para a criação de um planejamento de tendimentos aos pacientes contaminados pelo novo coronavírus na região do Brejo da Paraíba. De acordo com o órgão, não existe um hospital de referência para o tratamento da doença na região.

Entretanto, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de sua assessoria de comunicação, afirmou que a região do Brejo está contemplada sim no plano de contingenciamento ao avanço do novo coronavírus no estado. Foi informado que,apesar de não ter hospital de referência, os pacientes da localidade que estiverem com sintomas graves serão tratados no Hospital Metropolitano, em Santa Rita, sendo transferidos por meio de ambulâncias.

Anúncio


Brejo

A microrregião do Brejo paraibano, que envolve mais de 20 municípios e quase 300 mil habitantes, contabiliza mais de 200 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, conforme dados da SES, divulgados nessa última quinta-feira (14).

Guarabira, a maior cidade da região, com quase 60 mil habitantes e 120 casos confirmados de infecção por coronavírus. De acordo com o CRM-PB, a cidade tem como unidade de referência para o tratamento da doença a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que atende os pacientes suspeitos e confirmados, mas não tem capacidade de realizar internamento.

Colapso pode afetar pacientes do Brejo

De acordo com o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano, com a iminência do colapso da saúde na Região Metropolitana de João Pessoa, os pacientes do Brejo que vierem a apresentar sintomas mais graves ficarão sem condições de serem atendidos, visto que não existe um hospital de referência e as UPAs das cidades não dão conta da demanda.

“Esta é uma situação muito grave. O CRM-PB vai cobrar providências dos gestores locais. Muito em breve teremos um colapso dos leitos na região metropolitana de João Pessoa e não haverá vagas para os pacientes do Brejo. Onde essa população será tratada?”, questionou Roberto Magliano.

Portal Correio

Rate this post
Anúncio


Educação

Estudantes da Rede Estadual de Ensino conquistam 1º lugar na etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica

Publicados

em

As equipes da ECI Odilon Nelson Dantas, de Cuitegi, e da ECIT Pedro Anísio, de João Pessoa, conquistaram o 1º lugar em quatro modalidades do Torneio Juvenil de Robótica (TJR). A competição teve início no sábado (2) e foi encerrada nessa terça-feira (5), em São Paulo (SP).

A equipe da ECI de Cuitegi garantiu o primeiro lugar nas categorias Dança Nível 4 e Cabo de Guerra. Com essa conquista, os estudantes que fazem parte da equipe O.N.D se tornaram bicampeões nacionais na prova de dança, além de terem conquistado o segundo lugar na categoria Resgate de Plano.

Anúncio


Já a equipe da ECIT de João Pessoa também ganhou em primeiro lugar nas provas Dança Nível 3, Viagem ao Centro da Terra Nível 4 e Resgate de Alto Risco Nível 4.

A estudante Thauane Kely, que faz parte da equipe da ECI de Cuitegi, agradeceu em nome de todos os participantes. “Agradecemos a todos que fazem a escola, professores e ao Governo na Paraíba pelo apoio. Agora nossa expectativa é participar da etapa internacional”, comemorou.

O TJR é uma competição gratuita e presencial que se destina a difundir a robótica e a computação, por meio da prática de aprendizagem e projetos para a produção de protótipos de robôs. A competição é voltada para estudantes com faixa etária a partir dos 6 anos de idade das redes de ensino pública e privada.

Ao todo, participaram 29 estudantes da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, que embarcaram para a competição nacional, acompanhados por uma equipe de seis professores.

Com essas conquistas as equipes se classificam para a etapa internacional que vai acontecer no Chile, em julho de 2024.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Menina atendida pela equoterapia da Polícia Militar da Paraíba é destaque em competição em São Paulo

Publicados

em

Rebeca tem 12 anos e nasceu com paralisia cerebral que comprometeu a coordenação motora do lado direito do corpo. Mas as dificuldades não impediram em nada a vontade dela vencer, de sonhar. Há mais de um ano sendo atendida pela equoterapia da Polícia Militar, Rebeca vem desenvolvendo melhor suas atividades e isso ajudou no esporte que ela tanto ama: o atletismo.

Este mês, Rebeca, que é aluna do 6º ano de uma escola particular do bairro de Mangabeira, zona sul de João Pessoa, foi destaque nos jogos paraescoloares brasileiros, realizado no Estado de São Paulo, onde ela representando a Paraíba ganhou três medalhas: ouro na corrida de 150 metros, prata na corrida de 60 metros e prata no arremesso de pelote.

A Equoterapia oferecida pela Polícia Militar, por meio do Regimento de Polícia Montada (RPMont), atende mais de 40 pacientes com algum tipo de deficiência ou transtorno. As atividades, que usam o cavalo como “ferramenta”, são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, composta por terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, equitadores e seus auxiliares, que são policiais militares.

Ascom

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Sine-PB disponibiliza mais de 870 vagas de emprego a partir desta segunda (04)

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios.

Publicados

em

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-PB) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (4), 879 oportunidades de trabalho em 11 cidades paraibanas. João Pessoa possui o maior número de vagas: são 624, com 500 só para operador de telemarketing. 

Ainda há ofertas de emprego em outras 10 cidades: Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Guarabira, Mamanguape, Patos, Pombal, São Bento, Sapé e Santa Rita. Na cidade de São Bento, o posto do Sine-PB conta com 113 vagas. São 25 para operador de caixa e outras para repositor em supermercado (19), fiscal de prevenção de perdas (11) e atendente do setor de frios e laticínios (10). No município de Campina Grande, estarão disponíveis 64 vagas de trabalho;

Anúncio


Em Patos, o posto do Sine-PB dispõe de 33 vagas para vários cargos, com destaque para função de costureira em geral (10). Na cidade de Santa Rita, serão 18 vagas, sendo quatro para balanceiro. Já em Sapé, estão sendo oferecidas cinco vagas. Ainda há vagas nos municípios de Cabedelo (seis), Mamanguape (seis), Guarabira (cinco), Pombal (três) e Bayeux (duas).  

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected]. Confira as vagas

Telefones para contato:

  • João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
  • Bayeux – 3253-2818
  • Cabedelo – 3250-3270
  • Cajazeiras -3531-7003
  • Campina Grande – 3310-9412
  • Guarabira – 3271-3252
  • Itaporanga – 3451-2819
  • Mamanguape – 3292-1931
  • Monteiro – 99863-3217
  • Patos – 3421-1943
  • Santa Rita – 3229-3505
  • Sapé – 3283-6460
  • Pombal – 3431-3545
  • Conde – 3298-2025
  • São Bento – 3444-2712

ClickPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas