Conecte-se conosco

Paraíba

Aos 88 anos: Morre o ex-governador da PB e ex-prefeito de JP Wilson Braga

Além de político, Wilson Braga foi advogado, empresário e escritor

Publicados

em

Morreu, na noite desse domingo (17), em João Pessoa, vítima de Covid-19, o ex-governador da Paraíba e ex-prefeito de João Pessoa Wilson Braga, aos 88 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular desde o início do mês.

Wilson Braga apresentava quadro de pneumonia e o primeiro teste para Covid-19 teve resultado negativo. O mesmo aconteceu com sua esposa, Lúcia Braga, que morreu no dia 8 de maio. O laudo apontou falência múltipla de órgãos como causa da morte da ex-primeira-dama. Apenas um segundo exame confirmou que ela havia sido infectada pelo novo coronavírus. No dia seguinte, a confirmação de contágio veio também para Wilson Braga.

Anúncio


Além de político, Wilson Braga foi advogado, empresário e escritor. Entre as suas publicações, estão obras voltadas à temática rural, como ‘O Homem do Campo’, ‘O Nordeste é problema nacional’, ‘O Nordeste e a seca’ e ‘Consequências da importação de algodão pelo Brasil’.

Trajetória
Wilson Leite Braga nasceu em 18 de julho de 1931, em Conceição, Sertão do estado. Ele se envolveu na política muito jovem. Nos Anos 50, se destaca como líder estudantil na Casa do Estudante em João Pessoa e, durante o curso de Direito, se torna representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), chegando a participar da inauguração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Em 1955, Wilson Braga se elege deputado estadual pela primeira vez. Somente deixa o cargo em 1967, quando é eleito deputado estadual. Permanece na Câmara Federal até 1982. No ano seguinte, assume o Governo do Estado da Paraíba. Como chefe do Executivo Estadual, lança o Projeto Canaã, para resolver o problema da falta d’água em municípios do interior a partir da construção de açudes e barragens. Em 1986, renuncia ao cargo de governador para concorrer ao Senado Federal, mas acaba derrotado nas urnas por Raimundo Lira e Humberto Lucena.

Em 1988, volta à cena política, desta vez como candidato a prefeito de João Pessoa. Vence as eleições, mas renuncia ao cargo em 1990 para disputar às Eleições Estaduais. Apesar de despontar como favorito nas pesquisas, Wilson Braga sofre derrota no segundo turno contra Ronaldo Cunha Lima.
Para não ficar sem mandato, em 1993 Wilson Braga entra para o quadro de vereadores da Capital. A passagem pela Câmara Municipal, no entanto, é curta. Em 1995, ele retorna ao posto de deputado federal, no qual permanece até 2003. Passa quatro anos sem exercer mandato, mas volta ao Parlamento Federal em 2007. Em 2011, assume seu último cargo eletivo, de deputado estadual, que dura até 2015. A partir de então, Wilson Braga não participa mais de eleições paraibanas.

Ao longo de sua trajetória, Wilson Braga teve passagem pelos partidos Arena, PDS, PFL, PSDB, PMDB, PSB, PDT e PSD.

Portal Correio

Rate this post
Anúncio


Paraíba

Governo prorroga campanha de atualização cadastral dos produtores e criadores rurais até 31 de dezembro

Publicados

em

Foto: ilustração

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, prorrogou até o próximo dia 31 de dezembro a campanha de atualização cadastral dos produtores agropecuários e criadores de rebanhos bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos, equídeos, aves comerciais e de subsistência, animais aquáticos, abelhas, entre outras espécies animais e cultivos, bem como fornecimento da geolocalização da propriedade rural.

Para fazer a atualização cadastral, o produtor deve se dirigir a uma das 28 Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav), escritório da Defesa Agropecuária do Estado, ou a um dos 167 escritórios de atendimento à comunidade (EAC) nas prefeituras. A gerente executiva da Defesa Agropecuária, Girlene Alencar, informou que os produtores só precisam apresentar documentos pessoais e informar sobre o rebanho – quantos animais foram vendidos ou morreram ou se comprou algum, já que esta é uma ação realizada anualmente.

Anúncio


Girlene Alencar alerta que os produtores rurais que não atualizarem seus cadastros junto à Defesa Agropecuária ficarão inadimplentes e só conseguirão emitir documentos que são exigidos para negociações bancárias, transporte de animais, entre outras, se pagarem multa.

A atualização cadastral dos produtores rurais tem o objetivo de manter a Paraíba área livre da febre aftosa sem vacinação, no entanto para a manutenção desse status se faz necessário o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Sanidade Animal (OMSA), e para isso deve-se atender exigências do Ministério da Agricultura e Pesca (Mapa) elencadas no plano de ação da auditoria Quali-SV.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Inaugurado, novo Aeroclube deverá atender aviação de carga da Paraíba, PE e RN

Publicados

em

Foi inaugurado, neste sábado (23), o novo Aeroclube da Paraíba da Paraíba Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu, na Zona da Mata paraibana. O evento celebrou os 84 anos do Aeroclube que nesse período funcionou no bairro de mesmo nome, em João Pessoa.

Localizado estrategicamente a cerca de 40 quilômetros de João Pessoa, o novo aeródromo foi projetado para atender à aviação de carga logística proveniente do Porto de Cabedelo e dos estados vizinhos, Pernambuco e Rio Grande do Norte, ampliando oportunidades de negócios, turismo e capacitação profissional no Estado.

Anúncio


A inauguração contou com a presença do vice-governador Lucas Ribeiro. Na oportunidade Lucas destacou os esforços do Governo da Paraíba para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado, com mais de R$ 60 milhões investidos na modernização de 12 aeródromos em diferentes regiões.

A desembargadora Fátima Bezerra, esposa do homenageado ex-governador José Maranhão, emocionou-se ao falar sobre a importância do aeroclube e do legado de seu marido.

“José Maranhão tinha a aviação como uma de suas grandes paixões. Este espaço reflete o espírito visionário dele, que sempre acreditou no poder transformador da aviação para o desenvolvimento da Paraíba. Este é um momento de profundo simbolismo e uma justa homenagem à sua memória”, declarou.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Projeto de Camila Toscano incentiva transição para energias limpas na Paraíba

Publicados

em

No cenário mundial, o Brasil tem uma posição privilegiada em termos de energias limpas e renováveis, com cerca de 50% de matriz energética e 88% de matriz elétrica sendo limpa e sustentável. Observando que a energia limpa contribui para o combate à poluição do ar, protege as comunidades dos efeitos das mudanças climáticas e atende à crescente demanda por eletricidade, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o projeto de Lei 2.177/2024 que propõe uma alteração à Lei 9.336/2011, que institui a Política Estadual de Mudanças Climáticas.

A proposta visa incluir no marco regulatório a promoção da transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis, como a energia eólica, hidráulica, de biomassa e geotérmica, fortalecendo a matriz energética do estado.

Anúncio


A matéria busca promover a diversificação das fontes de energia no estado, adequando a Paraíba às novas demandas globais por sustentabilidade por meio da inclusão do inciso VII ao artigo 3º da lei original. Segundo a deputada Camila Toscano, a transição para energias renováveis é um passo urgente e indispensável no combate às mudanças climáticas, além de oferecer uma oportunidade para impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

“A transição energética é uma necessidade ambiental urgente, mas também uma grande oportunidade para impulsionar o desenvolvimento sustentável, criar empregos verdes, fomentar o avanço tecnológico e diminuir nossa dependência de combustíveis fósseis”, afirmou Camila Toscano.

A deputada também destacou que a Paraíba, assim como outros estados do Nordeste, possui condições naturais privilegiadas, como a força dos ventos no litoral e a radiação solar nas regiões semiáridas, que favorecem a geração de energias renováveis.

“Nosso estado se destaca no cenário nacional pelo seu potencial de geração de energia a partir de fontes renováveis, especialmente eólica e solar. Projetos para usinas eólicas e solares têm ganhado força no estado, com iniciativas voltadas para a diversificação da matriz energética e a redução do impacto ambiental causado pela dependência de combustíveis fósseis. Precisamos pensar no futuro e garantir um ambiente equilibrado para as próximas gerações, com energia limpa e renovável”, acrescentou a deputada.

P25horas com Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas