Conecte-se conosco

Cidades

103 municípios da Paraíba podem ter baixa umidade, segundo o Inmet

Publicados

em

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de baixa umidade, um amarelo e outro laranja, para 103 municípios da Paraíba. Os avisos começaram às 12h desta sexta-feira (16) e duram até as 20h. O alerta amarelo foi emitido para 26 cidades e o laranja para 80, mas 3 cidades estão nas duas listas.

Em cidades com alerta laranja, a umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%. Há risco de incêndios florestais e as pessoas podem ter ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Moradores desses municípios também devem beber bastante líquido, evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Recomenda-se também que se hidrate a pele e umidifique o ambiente.

Anúncio


Já em cidades com alerta amarelo, a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%. Há baixo risco para a saúde e de incêndios florestais. Moradores desses locais devem beber bastante líquido, evitar desgastes físicos nos períodos mais secos e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, de acordo com as orientações do Inmet.

Para mais informações, o Inmet disponibiliza o número da Defesa Civil, que pode ser acionada pelo telefone 199, e do Corpo de Bombeiros, no telefone 193.

Cidades da Paraíba sob alerta laranja de baixa umidade:

  1. Aguiar
  2. Aparecida
  3. Belém Do Brejo Do Cruz
  4. Bernardino Batista
  5. Boa Ventura
  6. Bom Jesus
  7. Bom Sucesso
  8. Bonito De Santa Fé
  9. Brejo Do Cruz
  10. Brejo Dos Santos
  11. Cachoeira Dos Índios
  12. Cacimba De Areia
  13. Cajazeiras
  14. Cajazeirinhas
  15. Carrapateira
  16. Catingueira
  17. Catolé Do Rocha
  18. Conceição
  19. Condado
  20. Coremas
  21. Curral Velho
  22. Diamante
  23. Emas
  24. Ibiara
  25. Igaracy
  26. Imaculada
  27. Itaporanga
  28. Jericó
  29. Joca Claudino
  30. Juru
  31. Lagoa
  32. Lastro
  33. Malta
  34. Manaíra
  35. Marizópolis
  36. Mato Grosso
  37. Maturéia
  38. Monte Horebe
  39. Mãe D’Água
  40. Nazarezinho
  41. Nova Olinda
  42. Olho D’Água
  43. Patos
  44. Paulista
  45. Pedra Branca
  46. Piancó
  47. Pombal
  48. Poço Dantas
  49. Poço De José De Moura
  50. Princesa Isabel
  51. Quixabá
  52. Riacho Dos Cavalos
  53. Santa Cruz
  54. Santa Helena
  55. Santa Inês
  56. Santa Teresinha
  57. Santana De Mangueira
  58. Santana Dos Garrotes
  59. Serra Grande
  60. Sousa
  61. São Bentinho
  62. São Bento
  63. São Domingos
  64. São Francisco
  65. São José Da Lagoa Tapada
  66. São José De Caiana
  67. São José De Espinharas
  68. São José De Piranhas
  69. São José De Princesa
  70. São José Do Bonfim
  71. São José Do Brejo Do Cruz
  72. São João Do Rio Do Peixe
  73. São Mamede
  74. Tavares
  75. Teixeira
  76. Triunfo
  77. Uiraúna
  78. Vieirópolis
  79. Vista Serrana
  80. Água Branca

Cidades da Paraíba sob alerta amarelo de baixa umidade:

  1. Amparo
  2. Areia De Baraúnas
  3. Cacimba De Areia
  4. Cacimbas
  5. Camalaú
  6. Desterro
  7. Junco Do Seridó
  8. Livramento
  9. Monteiro
  10. Ouro Velho
  11. Passagem
  12. Prata
  13. Quixabá
  14. Salgadinho
  15. Santa Luzia
  16. Serra Branca
  17. Sumé
  18. São José Do Sabugi
  19. São José Dos Cordeiros
  20. São João Do Tigre
  21. São Mamede
  22. São Sebastião Do Umbuzeiro
  23. Taperoá
  24. Teixeira
  25. Várzea
  26. Zabelê

Fonte: G1 PB

Rate this post
Anúncio


Cidades

TCE-PB inicia nova capacitação regional para fortalecer políticas públicas voltadas à primeira infância

Os encontros começam este mês e seguem até agosto, nas cidades de Sumé, Bananeiras, Campina Grande, Sousa, João Pessoa e Itaporanga.

Publicados

em

O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) inicia uma nova série de capacitações regionais para apoiar os municípios na elaboração e aperfeiçoamento dos Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI). A ação faz parte do Programa Pacto Paraibano pela Primeira Infância, iniciativa liderada pelo Tribunal que reúne órgãos estaduais, municípios e sociedade civil em um esforço coordenado para garantir o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos. As qualificações iniciam nesta terça-feira (14) pela cidade de Sumé.

O auditor de controle externo e integrante da comissão do programa, Leonardo Rodrigues da Silveira, destacou a importância do tema e o papel do TCE-PB como indutor de políticas públicas. “É na primeira infância, especialmente de zero a três anos, que quase todas as conexões neurais acontecem. É nesse momento que o cérebro, o sistema imunológico e o emocional da criança se desenvolvem. Por isso, devemos garantir o máximo de estímulos para oferecer as mesmas oportunidades de futuro a todas elas”, ressaltou.

Anúncio


Segundo o auditor, desde o marco legal da primeira infância (Lei 13.257/2016), União, estados e municípios têm buscado implementar ações, mas muitas vezes de forma isolada. “Para materializar essa política pública, é preciso diálogo constante entre estado e municípios, integração entre secretarias e participação ativa da sociedade civil. O Pacto pela Primeira Infância surgiu para congregar todos esses atores e garantir uma atuação transversal e coordenada”, explicou.

Capacitação intersetorial – Os cursos são voltados principalmente para técnicos das secretarias municipais de saúde, educação, assistência social e planejamento, mas também abrangem outros setores. O objetivo é capacitá-los para elaborar ou aperfeiçoar os PMPI, adequando-os à realidade local. “É quase impossível evoluir em indicadores e alcançar metas sem planejamento prévio. Por isso a capacitação é tão importante”, afirmou Leonardo.

Além do PMPI, o curso abordará a criação e o funcionamento dos Comitês Municipais Intersetoriais pela Primeira Infância, além de discutir marcos legais e estratégias para implementar políticas públicas efetivas.

As capacitações contam com a condução da professora Adelaide Alves, especialista reconhecida nacionalmente em políticas públicas para a primeira infância, com apoio técnico do auditor Leonardo Silveira.

Cronograma e inscrições

Os encontros começam este mês e seguem até agosto o cronograma:
• 15 e 16 de julho: Sumé – Inscreva-se aqui
• 17 e 18 de julho: Bananeiras – Inscreva-se aqui
• 22 e 23 de julho: Campina Grande- Inscreva-se aqui
• 29 e 30 de julho: Sousa – Inscreva-se aqui
• 7 e 8 de agosto: João Pessoa – Inscreva-se aqui
• 18 e 19 de agosto: Itaporanga – Inscreva-se aqui

Os treinamentos são destinados não apenas às cidades-polo, mas também aos municípios vizinhos, que podem inscrever seus representantes pelo site do TCE-PB (www.tce.pb.gov.br).

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

João Azevêdo homenageia governador José Maranhão com o nome da Ponte do Futuro

Publicados

em

Foto: Reprodução

O governador João Azevêdo encaminhou projeto de lei à Assembleia Legislativa que denomina o complexo rodoviário que vai interligar os municípios de Santa Rita, Lucena e Cabedelo de Ponte do Futuro Governador José Targino Maranhão. A obra, já em andamento, vai melhorar toda a mobilidade urbana da Grande João Pessoa, facilitando o acesso também ao Porto de Cabedelo e ao mesmo tempo em que alivia o fluxo da BR-230.

Na mensagem, após fazer um breve retrospecto com fatos marcantes da vida do governador Zé Maranhão, o governador João Azevêdo destaca que a homenagem é um “gesto simbólico de gratidão e de reconhecimento pelo legado político e administrativo que ele deixou para os paraibanos”.

Anúncio


Nascido em Araruna, José Targino Maranhão teve longeva e sólida atividade política, afirma a mensagem, lembrando que foram quatro mandatos de deputado estadual, três mandatos de deputado federal, foi vice-governador e governador da Paraíba por três ocasiões. Faleceu quando estava no segundo mandato de senador, em 8 de fevereiro de 2021, aos 87 anos de idade.

O chefe do Executivo informa na mensagem que a Ponte do Futuro será importante obra para o desenvolvimento socioeconômico da Paraíba. Apenas a ponte tem 2,17 quilômetros de extensão sobre o Rio Paraíba e vai interligar a Praia do Jacaré, no município de Cabedelo, e a Comunidade Ribeira, no município de Santa Rita.

Além de promover mobilidade urbana, o governador João Azevêdo ressalta que a ponte faz parte de um complexo rodoviário que consolida a vocação turística do Litoral Norte e fomenta a geração de emprego e renda e implantação de condomínios logísticos e empreendimentos habitacionais.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Bananeiras recebe Festival Viva Esperança com Carlinhos Félix e Banda Coram Deo dia 12

Publicados

em

Foto: Divulgação

No próximo dia 12 de julho, a cidade de Bananeiras, no brejo paraibano, será palco de um evento especial que promete reunir famílias em um ambiente de fé, música e comunhão. O Festival Viva Esperança acontecerá a partir das 17h30, no Engenho Reservas da Moenda, com entrada franca.

O evento contará com a participação especial de Carlinhos Felix, um dos nomes mais consagrados da música cristã brasileira, conhecido por sua trajetória marcada por canções que inspiram fé e esperança. A apresentação integra o projeto Igreja na Praça, que busca promover encontros de adoração em espaços públicos.

Anúncio


A programação também inclui show da Banda Coram Deo, grupo paraibano reconhecido por seu estilo vibrante e letras que exaltam valores cristãos. A proposta é oferecer um fim de tarde voltado para o louvor, a celebração e o fortalecimento dos laços comunitários.

Festival Viva Esperança é aberto ao público e visa proporcionar um momento de espiritualidade, cultura e lazer para moradores e visitantes da região. A realização é da Igreja Presbiteriana Viva Esperança, de Bananeiras. 

Caderno de Matérias

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas