Saúde
Retomada de Estudos clínicos com a CoronaVac é autorizada pela Anvisa
A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, autorizou nesta quarta-feira, 11 de novembro de 2020, a retomada do estudo clínico da vacina CoronaVac, uma das que estão em fase de testes no país, conduzidos pelo Instituto Butantan. A agência disse ter recebido do Butantan novas informações sobre o “evento adverso grave” (EAG) que levou a Anvisa a suspender os estudos na última segunda-feira (9).
“Após avaliar os novos dados apresentados pelo patrocinador depois da suspensão do estudo, a Anvisa entende que tem subsídios suficientes para permitir a retomada da vacinação e segue acompanhando a investigação do desfecho do caso para que seja definida a possível relação de causalidade entre o EAG inesperado e a vacina”, informou a agência por meio de nota.
No comunicado, a Anvisa voltou a defender a medida adotada na segunda-feira, que levou em consideração os dados que eram de conhecimento da agência até aquela data e que foram encaminhados ao órgão pelo Instituto Butantan.
Segundo a agência, a decisão se baseou em procedimentos previstos nos protocolos de Boas Práticas Clínicas para este tipo de pesquisa e teve como premissa o “princípio da precaução”, quando conhecimento científico não é capaz de afastar a possibilidade de dano.
Ao justificar a suspensão dos testes, a Anvisa disse que faltavam informações detalhadas sobre a gravidade e as causas do evento, assim como o parecer com o posicionamento do Comitê Independente de Monitoramento de Segurança (Data and Safety Monitoring Board, na sigla em inglês) e o boletim de ocorrência relacionado à provável motivação do EAG e que recebeu ontem (10) esses dados do Butantan.
EAG
Ontem, diferentes veículos de comunicação noticiaram que o evento adverso grave foi um óbito, por suicídio, não tendo ligação com a vacina. No entanto, em coletiva de imprensa ontem, o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres disse que a agência não havia recebido essa informação por canais oficiais.
“Diante do evento adverso grave, o comitê independente tem que atuar. Então a informação tem que vir daquele canal, os demais canais por mais que tenham informações relevantes, eles não são o comitê independente”, disse.
A Anvisa disse também que, em respeito à privacidade e integridade dos voluntários de pesquisa, não está divulgando a natureza do EAG.
Butantan
Após o anúncio da retomada dos estudos, o Butantan divulgou nota sobre o assunto. “Isso vem ao encontro com o que temos afirmado que essa é uma das vacinas mais seguras que está em desenvolvimento nesse momento. A Anvisa compreendeu nossos argumentos. O óbito referido não tem relação com a vacina e, portanto, o estudo pode ser retomado.”, diz o comunicado. O instituto diz ainda que espera dar o andamento ao processo o mais rapidamente possível. “Sabemos que um dia com vacina faz diferença. Nós precisamos dessa vacina o quanto antes e por isso a nossa urgência na finalização desse estudo. Então agradeço à nossa Anvisa pela compreensão e pela rapidez com que foi autorizada a retomada dos estudos clínicos”.
Ontem, em uma coletiva de imprensa sobre o assunto, em São Paulo, o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que o evento foi reportado detalhadamente à Anvisa no último dia 6 e classificou a decisão da Anvisa como precoce. Na entrevista, Covas ressaltou que os dados foram enviados à Anvisa dentro dos protocolos determinados pela agência reguladora e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), com todas as informações exigidas para o esclarecimento e para evitar a necessidade de paralisação do estudo.
Segundo o Butantan, o voluntário teria recebido a dose no dia 29 de outubro, 25 dias antes de o evento adverso acontecer. Covas disse ainda que o Butantan não sabe se o voluntário, que era paciente do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, tomou a vacina ou o placebo (uma substância que não apresenta interação ou efeito no organismo).
Ainda ontem, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que Anvisa prestasse informações em 48 horas sobre os estudos e o estágio de aprovação das vacinas contra a covid-19 no país.
Na manhã de hoje, parlamentares da Comissão Mista do Congresso que acompanha as medidas relacionadas ao novo coronavírus aprovaram requerimento de convite para ouvir os representantes da Anvisa e do Butantan.
Matéria ampliada às 13h15 para inclusão das informações da nota do Butantan.
Fonte: Agência Brasil
Saúde
João Pessoa amplia até dezembro estratégia de vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos
Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura de João Pessoa ampliou, até 31 de dezembro, o período da Estratégia de Resgate dos Não Vacinados contra o HPV para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos. A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal desse público que não recebeu a vacina na faixa etária recomendada e reforça a importância da imunização como forma de prevenção contra diversos tipos de câncer e outras doenças relacionadas ao papilomavírus humano (HPV).
De acordo com Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, o Município vem intensificando as ações para alcançar os adolescentes ainda não vacinados, incluindo a realização de busca ativa nas escolas e campanhas de conscientização voltadas às famílias.
“Estamos intensificando as ações voltadas para os adolescentes ainda não vacinados, visto a importância da vacina na prevenção de cânceres e outras doenças associadas ao HPV. No início do ano fizemos busca ativa nas escolas e estamos reforçando o chamamento para que os pais e responsáveis observem se esta vacina consta no cartão de vacinação das crianças e adolescentes”, destacou.
A vacina contra o HPV integra o Calendário Nacional de Vacinação e é ofertada na rotina para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, em dose única. Com a estratégia de resgate, adolescentes e jovens entre 15 e 19 anos que perderam a oportunidade de se vacinar também podem procurar um dos pontos de vacinação da rede municipal até o fim de 2026. O chefe da Seção de Imunização destaca que essa representa a última oportunidade de imunização antes da vida adulta, período em que o risco de exposição ao vírus aumenta significativamente.
Outros grupos – Além desse público, a vacina também é disponibilizada para grupos prioritários específicos com idade entre 9 e 45 anos. Estão contempladas pessoas com papilomatose respiratória recorrente, usuários da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), pessoas vivendo com HIV, transplantados, pacientes oncológicos, vítimas de violência sexual e pessoas imunossuprimidas.
Recentemente, o Ministério da Saúde também ampliou a indicação da vacina para mulheres diagnosticadas com lesões intraepiteliais cervicais de alto grau (NIC 2, NIC 3 e adenocarcinoma in situ – AIS) que tenham sido submetidas a procedimento excisional do colo do útero, como LEEP ou conização.
Para receber a vacina nos casos previstos para os grupos prioritários, é necessário apresentar documento de identificação (RG ou CPF), Cartão SUS, caderneta de vacinação, prescrição médica indicando a imunização e documento que comprove o diagnóstico, como laudo de biópsia ou relatório médico. A documentação permite que a equipe de saúde confirme o enquadramento nos critérios estabelecidos para a vacinação.
Fernando Virgolino reforça ainda que o HPV é um dos vírus mais comuns no mundo e está diretamente relacionado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer. “Nos diversos serviços de saúde orientamos que a vacina é segura, eficaz e fundamental para reduzir a circulação do vírus e prevenir complicações mais graves no futuro”, ressaltou.
Confira o ponto de vacinação mais próximo e mantenha sua caderneta em dia:
Unidades de Saúde da Família (USFs)
Horário: das 7h às 11h e das 12h às 16h (De segunda a sexta-feira)
Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanhas:
Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;
Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos.
Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes.
Influenza: Para toda a população.
Policlínicas Municipais (Cristo, Mangabeira, Mandacaru, Jaguaribe e Praias)
Horário: das 8h às 16h (De segunda a sexta-feira)
Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:
Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;
Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;
Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Para toda a população.
Centro Municipal de Imunização – Torre
Horário: das 8h às 16h (De segunda a sexta-feira)
Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:
Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;
Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;
Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Para toda a população.
Home Center Ferreira Costa – BR 230 – Aeroclube
Horário: 12h às 20h (segunda a sexta) e das 8h às 16h (sábados)
Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanhas:
Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;
Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Para toda a população.
Shopping Sul – Bancários
Horário: 12h às 20h (segunda a sexta) e das 10h às 16h (sábados)
Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:
Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos.
Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes.
Influenza: Para toda a população.
Shopping Tambiá – Tambiá
Horário: Exclusivamente aos sábados, das 9h às 16h
Todos os imunizantes do calendário de rotina e de campanha:
Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;
Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusiva para gestantes. Influenza: Para toda a população.
Mix Mateus – Unidade Valentina Figueiredo
(R. Brasilino Alves da Nóbrega – Valentina de Figueiredo)
Horário: 12h às 21h (segunda a sexta) e das 8h às 16h (sábados)
Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:
Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos.
Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Para toda a população.
Quiosque na Orla – Avenida Cabo Branco – na frente do Xênius Hotel e próximo ao CAT Adaptado
Horário: Apenas de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h.
Secom/JP
Saúde
Anemia pode se desenvolver de forma silenciosa e exige atenção aos primeiros sinais
Hematologista alerta que cansaço extremo, palidez e falta de ar frequente não devem ser ignorados.
Silenciosa em muitos casos, a anemia é uma condição que pode comprometer a qualidade de vida e, quando não diagnosticada e tratada adequadamente, provocar complicações importantes. Apesar de ser frequentemente associada à deficiência de ferro, a doença pode ter diferentes causas e atingir pessoas de qualquer idade.
Na Paraíba, o cenário reforça a necessidade de atenção. Dados da Pesquisa Estadual de Saúde e Nutrição da Paraíba, realizada pela Universidade Federal da Paraíba, apontaram que 36,5% das crianças entre seis e 59 meses apresentavam anemia, índice considerado elevado e que evidencia a importância do diagnóstico precoce e das ações de prevenção.
Segundo a hematologista Sandra Figueiredo, professora da Afya Paraíba e responsável técnica pelo Hemocentro da Paraíba, um dos principais desafios é que a doença nem sempre apresenta sintomas logo no início.
“Os sintomas mais comuns são a palidez e a astenia. Muitas vezes, a anemia se instala lentamente e, por isso, as pessoas podem demorar a apresentar os sinais e sintomas. Já quando a anemia é aguda, ou seja, de instalação rápida, essas manifestações aparecem muito mais precocemente”, explica.
A especialista ressalta que o cansaço persistente (astenia) e a dispneia (sensação de falta de ar ou dificuldade para respirar) merecem atenção, mas não são sintomas exclusivos da anemia.
“A astenia é um sintoma associado a inúmeras condições, inclusive à anemia. O mesmo acontece com a dispneia. Por isso, é fundamental procurar uma avaliação médica, principalmente quando esses sintomas são frequentes ou incapacitantes”, orienta.
A médica alerta que qualquer pessoa pode desenvolver anemia ao longo da vida e destaca que o diagnóstico costuma ser simples. “Qualquer pessoa, em qualquer época da vida, poderá apresentar anemia. O hemograma é o exame que detecta a doença. É fácil de ser realizado, tem custo baixo e é um dos exames mais solicitados na prática médica”.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 30% da população mundial vive com algum tipo de anemia, tornando a condição um dos problemas nutricionais e hematológicos mais frequentes do planeta. Embora a deficiência de ferro seja a causa mais comum, a doença também pode estar relacionada à deficiência de vitaminas, doenças inflamatórias, alterações genéticas, problemas na medula óssea e outras enfermidades.
“Sempre falo: sentiu qualquer coisa diferente, procure um médico. Não se automedique. Não demore em fazer uma consulta. Quanto antes a causa da anemia for identificada, mais rapidamente será possível iniciar o tratamento adequado”, destaca Sandra.
Assessoria
Saúde
Saúde da Mulher: Carreta do programa “Agora Tem Especialistas” já está no Centro de Guarabira e inicia atendimentos na terça (30)
Quem passou pelo Centro de Guarabira já percebeu a movimentação: a estrutura móvel de saúde da mulher do programa federal “Agora Tem Especialistas” já chegou ao município. Estacionada na Avenida Dom Pedro II, a carreta está pronta para iniciar os atendimentos na próxima terça-feira (30), a partir das 8h30.
O foco principal da ação é o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, servindo como um reforço crucial para a saúde das mulheres da região. Santa Rita é a outra cidade paraibana que também recebe o programa nesta etapa.
A unidade móvel conta com equipes multiprofissionais e está totalmente equipada para realizar:
- Consultas ginecológicas especializadas;
- Mamografias e biópsias;
- Ultrassonografias pélvicas e transvaginais.
Como ter acesso aos exames?
É importante destacar que os atendimentos são voltados exclusivamente para pacientes do SUS que já foram previamente agendadas e encaminhadas pela Secretaria de Saúde do município. Se você aguarda por esses exames, a orientação é procurar o posto de saúde do seu bairro para checar o agendamento.
O início das atividades na segunda-feira contará com a presença do secretário nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, e da superintendente do Ministério da Saúde na Paraíba, Joelma Greicy Fernandes Lira.
Mutirão contra as filas no SUS
A estratégia das carretas do Ministério da Saúde visa acelerar o diagnóstico e reduzir o tempo de espera por consultas e exames no SUS, combatendo os vazios assistenciais em cidades-polo, como Guarabira. O programa nacional (que inclui também as áreas de oftalmologia e exames de imagem) já passou por mais de 3 mil municípios brasileiros.
Serviço em Guarabira:
- O quê: Carreta de Saúde da Mulher (“Agora Tem Especialistas”)
- Status: Já está na cidade (Avenida Dom Pedro II, Centro)
- Início dos atendimentos: Terça-feira (30), a partir das 8h30
- Público: Pacientes do SUS previamente agendadas pela Secretaria de Saúde local
*Matéria atualizada para inserção da nova data do início de atendimento para a terça-feira, dia 30, por conta do feriado do São Pedro, dia 29.
Brejo.com
-
Policial2 dias atrásAtaque a tiros deixa homem, grávida e duas crianças feridos no Brejo paraibano
-
Cidades4 dias atrásLuto em Guarabira: morre o repórter fotográfico Roberto Araújo aos 75 anos
-
Cidades6 dias atrásTJPB recebe denúncia do MPPB contra prefeito de Sapé, em sessão realizada em Patos
-
Cinema5 dias atrásLive-action de Moana estreia nesta quarta-feira no Cinemaxxi Cidade Luz, em Guarabira
-
Cidades4 dias atrásPatos recebe capacitação do projeto Empatia sobre rede de cuidado às pessoas com TEA
-
Guarabira15 horas atrásIPTU 2026 de Guarabira tem 15% de desconto até 31 de julho
-
Variedades4 dias atrásDia da Pizza: conheça a origem da data e por que ela é celebrada em 10 de julho
-
Cidades3 dias atrásRio Tinto, Mulungu, Pilar, Marcação e Mari são contemplados com máquinas e equipamentos agrícolas






