Conecte-se conosco

Manchete

Mais seis suspeitos de integrar grupo criminoso ligado ao tráfico são detidos em Bayeux

Publicados

em

A Polícia Militar prendeu quatro homens e apreendeu dois adolescentes que seriam integrantes de um grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas, na noite dessa terça-feira (5), na cidade de Bayeux. Eles foram detidos no bairro da Imaculada, em mais uma ação da PM no local.

Os suspeitos, de 24, 19, dois de 18, um de 17 e outro de 16 anos, estavam reunidos na rua Plácido de Oliveira Lima, possivelmente planejando mais um ataque contra um grupo rival quando foram surpreendidos pelas equipes da 4ª Companhia Independente da PM (4ª CIPM). Houve troca de tiros e eles foram detidos e encaminhados até a Central de Polícia. Outros suspeitos conseguiram fugir.

Ainda nessa terça-feira – Um suspeito de 23 anos foi preso com mais de meio quilo de maconha, sete embalagens de crack, balança de precisão e dinheiro, no bairro da Imaculada. E no bairro do Sesi, a PM localizou uma casa às margens da Maré, onde suspeitos estavam escondendo pedras de crack, dinheiro e um revólver. Uma adolescente de 17 anos foi detida no local.

Desde a noite de domingo (3), quando as ações contra suspeitos e grupos criminosos que atuam no tráfico de drogas foram intensificadas, a PM já prendeu e apreendeu oito pessoas, apreendeu armas e também drogas.

Novas ações e operações devem acontecer na cidade, para prender mais suspeitos de integrar os grupos criminosos que estariam promovendo tiroteios em disputas pelo tráfico.

Assessoria/PMPB

Cidades

Organização divulga relação dos artistas contemplados para participar da 3º Edição do FIAN

Publicados

em

O Festival Internacional de Arte Naif, edição 2021, em Guarabira, será aberto no final de maio com uma ampla exposição envolvendo obras de 19 estados brasileiros e 09 países. Nesta quarta-feira (07), a Secretaria de Cultura e Turismo do município divulgou o resultado dos artistas selecionados no edital que foi lançado no último mês de fevereiro.

As inscrições estiveram abertas durante 40 dias e contaram com a participação de 173 artistas de 19 estados brasileiros, do Distrito Federal e de 11 países – como Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Argentina, Alemanha, Romênia, Cuba, Uruguai, Finlândia e Turquia. Ao todo foram selecionados 111 trabalhos.

Na relação de inscritos, participaram vários artistas já consagrados na cena nacional e mesmo internacional, além de novas expressões da Arte Naif que estão procurando conquista seus espaços. Entre os participantes, 144 se inscreveram com pinturas, 12 com bordados, 10 com xilogravuras, 02 esculturas, 01 mosaicos, 01 diorama, 01 colagem, 01 desenho e 01 com técnica mista. Como previsto no edital, os artistas inscritos com obras em três dimensões foram desclassificados, restando 171 artistas que concorreram a dois prêmios-aquisição, um prêmio de incentivo e um do júri popular.

A curadoria foi formada por 5 personalidades das artes plásticas no Brasil, notadamente da Arte Naif, convidados pela coordenação do Fian em Guarabira. Entre eles, Jacqueline Filkenstein (que inclusive foi homenageada na última edição do Fian), além de Ângela Gomes, Pedro Cruz, Rui Piranda e Adiano Dias, este representando a coordenação local.

A edição 2021 do Festival Internacional de Arte Naif (3º FIAN), que já se tornou uma marca de Guarabira na difusão da Arte Naif no Brasil, este ano vai homenagear o ex-prefeito Zenóbio Toscano, que era um colecionador de obras em Naif e que, na sua gestão, estimulou a realização desse festival nas duas primeiras edições consecutivas.

Abaixo, confira a relação dos artistas selecionados, por suas localidades internacionais ou estados brasileiros, bem como as informações curriculares sobre cada membro da curadoria.

RELAÇÃO ARTISTAS FIAN 2021

CURADORIA:

Jacqueline Filkstein – Museóloga de formação, foi  diretora do Museu Internacional de Arte Naïf (MIAN), que fechou as portas no Cosme Velho (RJ), em 2016, e possui um dos maiores acervos do estilo naif no Brasil.

Ângela Maria Vasconcelos Gomes (Ângela Gomes) – Natural de Cachoeiro de Itapemirim, ES. Pintora naif – espontânea, ingênua com várias exposições e obras em acervos no Espirito Santo e vários estados do Brasil e exterior. Ângela Gomes busca valorizar paisagens regionais de forma simples e bela que expressam a arte e a tradição popular – o povo, seus usos e costumes.

Rui Piranda – Formado em Comunicação Social, já participou de processos de curadorias de exposições no Museu da Imagem do Som de São Paulo. “Há anos me aproximei da arte por acreditar que ela é a mais autêntica e intensa forma de estabelecer contato com o nosso presente e com o nosso futuro. Acredito que o registro artístico em suas mais diferentes formas, nos conecta com o nosso melhor…”, diz ele, acrescentando: “Espero que o 3º FIAN seja para todos o que foi para mim: uma fonte de descobertas e de novos caminhos.”

Pedro Cruz Lima – Publicitário e sócio fundador da Galeria André Cunha de Arte Naïf em Paraty, é um dos idealizadores da Mostra Literária Naïf, que já teve duas edições e prepara a abertura do Miman (Minimuseu de arte naïf) em Paraty.

Adriano Dias – Artista plástico, natural da cidade de Guarabira – PB, tem a poética de sua obra voltada para o resgate dos festejos populares, memórias afetivas de sua infância, a religiosidade numa obra de colorido vibrante, tendo participado de diversas exposições no Brasil e no exterior.

Codecom/PMG


Continue lendo

Brasil

LBV entrega 4 toneladas de alimentos e itens de limpeza à Campanha SOS Acre em ajuda aos afetados por cheia de rios

Publicados

em

A Legião da Boa Vontade em uma intensa mobilização por meio de sua campanha LBV — SOS Acre para angariar recursos para a compra de itens de primeira necessidade tais como alimentos e produtos de higiene e limpeza para atender as pessoas atingidas pelas cheias amparadas nas cozinhas e abrigos comunitários no Estado acreano.

Nesta última quarta-feira, 17, a LBV entregou ao Ministério Público Estadual (MP-AC), que coordena as entregas para as famílias do estado que foram atingidas pela cheia dos rios.
“Foram entregues mais de 5,4 mil itens, totalizando 4 toneladas de doações. Foi feito um levantamento junto ao MP e eles detectaram os alimentos que mais precisavam e a Instituição mobiliza a sociedade na doação dos itens solicitados”, disse a gestora social da LBV, Solange Lucas.

O governo do Estado decretou desde o final de fevereiro, situação de emergência, pois além das intensas chuvas e transbordamento de rios, o Estado do Acre ainda sofre com alta de casos de Covid-19, surto de dengue e com a crise migratória na fronteira com o Peru.

Por isso, toda ajuda é necessária nesse momento em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social que sofrem com todos esses desafios. Os recursos arrecadados pela LBV estão sendo revertidos na compra de fardos de leite, café, biscoitos e água potável; e de material de higiene e limpeza como álcool, sabonete, detergente e papel higiênico, os quais são entregues diretamente aos órgãos oficiais do Estado para destinar às cozinhas e aos abrigos comunitários de atendimento e apoio aos desabrigados e desalojados.

DOAÇÕES:
Os donativos para a campanha LBV — SOS Acre podem ser feitos pelo site: www.lbv.org; transferência bancária via pix pelo e-mail: [email protected]

Contas bancárias:
CNPJ: 33.915.604/0001-17
Bradesco: Agência: 0292-5 — C/C: 92830-5
Itaú: Agência: 0237 — C/C: 73700-2
Banco do Brasil: Agência: 3344-8 — C/C: 205010-2
Caixa Econômica Federal: Agência: 1231 — operação: 003 — C/C: 100-0
Santander: Agência: 0239 — C/C: 13.002754-6

Confira essas e outras ações realizadas pela LBV no endereço @lbvbrasil no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Assessoria/LBV

Continue lendo

Brasil

Morre o cantor e vereador Irmão Lázaro, por complicações da Covid-19

Publicados

em

Morreu, na noite de sexta-feira (19), o vereador Irmão Lázaro, vítima de complicações da Covid-19. Ele estava internado há quase um mês em um hospital de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. A informação foi confirmada pela assessoria do vereador.

Irmão Lázaro, que também era cantor gospel, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde 25 de fevereiro.

O último boletim médico divulgado ainda na noite de sexta-feira indicava o quadro muito delicado do vereador. O boletim dizia que ele não tinha apresentado nenhuma intercorrência, permanecia estável, mas o quadro era muito delicado.

No dia em que foi internado, ainda em fevereiro, ele seria transferido para outra unidade particular, só que em Salvador, mas teve agravamento do quadro de saúde e os médicos, por precaução, preferiram suspender a transferência devido ao estado de saúde delicado dele. No dia 27 de fevereiro ele chegou a melhorar o nível de oxigenação.

De acordo com familiares, Irmão Lázaro tinha sido diagnosticado com a Covid-19 no dia 15 de fevereiro e desde então fazia o tratamento em casa. No entanto, no dia 22 de fevereiro, ele sentiu desconforto, febre e procurou o médico. Ao chegar no hospital, foi comprovado que ele estava com metade dos pulmões comprometidos e ele ficou internado em um leito clínico. Três dias depois, ele precisou ser transferido para UTI.

Irmão Lázaro foi eleito vereador de Salvador em 15 de novembro de 2020, com 4.273 votos. Ele já foi deputado federal entre 2015 e 2018, ano em que concorreu a uma vaga no senado, mas não ganhou.

Lázaro já foi integrante do grupo Olodum nos anos 90, mas decidiu seguir carreira de cantor gospel após se converter à religião evangélica. Um dos seus grandes sucessos, a música gospel “Eu te amo tanto”, faz parte de um CD e DVD homônimo gravado em 2008 na Bahia.

G1 Bahia

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas