Conecte-se conosco

Saúde

Estudo constata infecção simultânea por duas linhagens do coronavírus

Pesquisa é feita com pacientes do Rio Grande do Sul

Publicados

em

©LMMV/IOC/Fiocruz

Um estudo feito com pacientes do Rio Grande do Sul constatou que uma pessoa pode ser infectada ao mesmo tempo por diferentes linhagens do novo coronavírus, que causa a covid-19. A pesquisa foi feita pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) do Ministério de Ciência e Tecnologia, pela Universidade Feevale e pela Rede Vírus.

A constatação foi feita ao analisar amostras de 92 pacientes do Rio Grande do Sul. Pelo menos duas pessoas registraram a chamada coinfecção, ou seja, a infecção simultânea por linhagens diferentes do novo coronavírus. Segundo os pesquisadores, a coinfecção com a variante E484K não havia sido descrita até o momento.

Ainda de acordo com os pesquisadores, a coinfecção é preocupante porque mistura genomas de diferentes linhagens, permitindo recombinações que resultam na evolução do vírus. Apesar disso, os dois pacientes tiveram apenas quadro leve e moderado e estão se recuperando sem necessidade de hospitalização.

Também foi constatada a circulação de cinco linhagens diferentes do vírus no estado, entre eles uma nova, inicialmente denominada de VUI-NP13L. Neste momento, pesquisadores estão estudando essa nova linhagem, o que inclui o isolamento viral e a investigação sobre neutralização ou anticorpos presentes em pacientes infectados e recuperados.

Segundo nota divulgada pelo LNCC, o estudo gera preocupações devido à possibilidade de dispersão dessa linhagem para outros estados e países vizinhos.

Agência Brasil

Saúde

Brasil tem maior número de mortes por covid-19 em um dia: 1.910 óbitos

Número de novos casos foi o segundo maior da pandemia

Publicados

em

O Brasil teve hoje (3) o maior número de mortes registradas em um dia durante toda a pandemia. Em 24 horas, as autoridades de saúde registraram a morte de 1.910 pessoas por complicações da covid-19. No total, o número de óbitos chegou a 259.271 desde o início da pandemia. Ainda há 2.867 falecimentos em investigação.

Entre ontem e hoje, o Brasil também teve o 2º dia com mais novos casos registrados, com 71.704. O dia com maior número de novos diagnósticos confirmados foi 7 de janeiro, com 87.843.

Boletim_03.03.2021 – Divulgação/Ministério da Saúde

Com os novos casos, o total de pessoas infectadas desde o início da pandemia chegou a 10.718.630.

Os dados estão no balanço diário divulgado pelo Ministério da Saúde. A atualização é elaborada a partir das informações levantadas pelas autoridades estaduais e locais de saúde sobre casos e mortes provocados pela covid-19.

O número de pessoas recuperadas alcançou 9.591.590. Já a quantidade de pessoas com casos ativos, em acompanhamento por equipes de saúde, ficou em 867.769.

Estados

O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (60.831), Rio de Janeiro (33.362), Minas Gerais (18.872), Bahia (12.140) e Rio Grande do Sul (12.833). Já as Unidades da Federação com menos óbitos são Acre (1.030), Roraima (1.117), Amapá (1.146), Tocantins (1.549) e Rondônia (2.944).

Agência Brasil

Continue lendo

Saúde

56,4 mil doses da CoronaVac chegam na Paraíba para iniciar vacinação de idosos de 70 anos ou mais

Publicados

em

A Paraíba recebeu na madrugada desta quarta-feira (3) mais um lote de vacinas contra a Covid-19. Foram 56,4 mil novas doses da CoronaVac que desembarcaram no Aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa, por volta das 2h.

Da capital paraibana, as doses serão distribuídas para os 223 municípios paraibanos, que devem iniciar a vacinação em idosos entre 70 e 75 anos.

Até o momento, foram 112.401 vacinados na Paraíba com a primeira dose (2,78% da população) e 35.554 vacinados com a segunda dose (0,88% da população). No entanto, a expectativa é que esses números aumentem consideravelmente no mês de março, quando a Paraíba deve receber um maior quantitativo de doses da vacina.

Na cidade de João Pessoa já há um planejamento para que os idosos a partir de 60 anos comecem a ser vacinados ainda no mês de março. De acordo com o prefeito da capital, Cícero Lucena, a cidade está estruturada em 65 pontos de vacinação e dois sistemas drive thru.

Em meio a números ainda baixos de vacinação, o estado vem sofrendo fortemente com a segunda onda de contaminações provocadas pela pandemia. Apenas no boletim desta terça-feira (2), por exemplo, foram mais 32 mortes provocadas pelo coronavírus.

Fonte: G1 PB

Continue lendo

Saúde

Terminam nesta quarta: Inscrições em seleção para 160 médicos em caráter emergencial na Paraíba

Publicados

em

Termina nesta quarta-feira (3) o prazo de inscrição em um edital em caráter emergencial para a contratação temporária de 160 médicos que vão reforçar a linha de frente de combate à Covid-19. A contratação vai ser realizada via Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Governo da Paraíba e o objetivo inicial é contratar 100 médicos clínicos e 60 intensivistas.

Os profissionais serão designados para trabalhar nos serviços da Rede Estadual de Saúde. Inicialmente, serão designados para os municípios que possuem Centros de Referência para a Covid-19: Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Patos e Piancó. Mas a SES deixa claro que os profissionais, eventualmente, poderão ser realocados para outros municípios a depender da demanda.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas exclusivamente via internet, por meio do Portal da Cidadania.

“O momento pede agilidade e uma resposta imediata para a abertura de novos leitos, prevista no Plano Estadual de Contingência para o Coronavírus”, afirmou o secretário executivo Daniel Beltrammi.

O resultado preliminar do Processo Seletivo será divulgado no dia 9 de março e publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba. A divulgação dos recursos e do resultado final será em 11 de março.

A pressa na contratação é devido a alta nos casos. Para se ter uma ideia, no balanço desta segunda-feira (1º) foram registradas 30 mortes por causa da Covid-19 e mais 1.144 novos casos confirmados.

Fonte: G1 PB

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas