Conecte-se conosco

Policial

Polícia Militar da Paraíba completa 189 anos de história

Publicados

em

Foto: Divulgação/PM-PB

Tradições, honra e legados. A Polícia Militar da Paraíba completa, nesta quarta-feira (03), 189 anos de história, e que muitas vezes se confunde com a própria história da Paraíba. Para comemorar a data, a corporação homenageará 189 policiais militares pelas ações meritórias, e fortalecimento das ações de segurança pública e da saúde.  

A origem da Polícia Militar da Paraíba remonta aos anos de 1832 quando, o então Presidente da Província da Parahyba, o padre Galdino da Costa Vilar, criou o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, no dia 03 de fevereiro. De 1832 para cá, a Polícia Militar passou por diversas denominações, entre elas: Corpo de Guardas Municipais Permanentes, Força Policial, Corpo Policial, Corpo de Segurança, Batalhão de Segurança, Batalhão Policial, Força Policial, Regimento Policial Militar, Força Pública, Polícia Militar (1935), Força Policial, e novamente Polícia Militar (1947).

Anúncio


A PM participou de vários momentos históricos da Paraíba e do Brasil. Um deles foi a Guerra do Paraguai, com a participação de 220 integrantes da Força Pública, entre praças e oficiais. Outro momento de destaque na história foi na Revolta de Princesa, na região da cidade de Princesa Isabel, no sertão, e durante a Revolução de 1930.

Na Paraíba, a PM atua não somente na segurança pública, como também na Educação e na Saúde. Na capital, a Polícia tem o Colégio da Polícia Militar: Estudante Rebeca Cristina Alves Simões (CPM), que foi fundado em 1994 e está localizado no bairro de Mangabeira. O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho também é um diferencial, atendendo pacientes civis e militares de todo o estado. Somente em 2020, foram 3085 partos realizados pela instituição, 519 a mais do que em 2019.

Nesta quarta-feira, 189 policiais militares serão condecorados com láureas e medalhas em todo o estado. Além disso, 49 policiais serão promovidos. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, destacou que essas promoções têm um simbolismo a mais, pois acontecem em meio às comemorações da Corporação, que chega aos 189 anos de história protegendo e servindo ainda mais à população.

“Sem dúvidas, vivemos um dos anos mais desafiadores de toda a história da Polícia Militar da Paraíba, pois além de nossa atribuição, tivemos um chamamento público para proteger às pessoas do inimigo invisível que é o novo coronavírus. Atuamos também de forma solidária com as campanhas para arrecadar alimentos e produtos de higiene pessoal e agora vivemos um momento de esperança, trabalhando na segurança das vacinas que chegaram para a população. Essas promoções que o governador João Azevêdo nos autoriza é, além de tudo, mais um gesto de homenagem a todos os profissionais que dedicam suas vidas em favor do próximo”, destacou.

Fonte: pm.pb.gov.br

Rate this post
Anúncio


Policial

Homens fazem empresário e funcionários reféns, mas são presos após negociação, em Guarabira

Publicados

em

Foto: Reprodução

Dois homens invadiram um depósito de revenda de bebidas no começo da noite desta sexta-feira (20), localizado no bairro Novo, na cidade de Guarabira. De arma em punho, os marginais tentaram realizar um assalto, trancaram o empresário Luciano da Água Mineral, a sua esposa e pelo menos mais sete funcionários foram feitos reféns.

Em entrevista à imprensa, o empresário disse que os elementos chegaram pedindo a senha da internet, ele forneceu e logo após eles anunciaram o assalto. O casal foi levado ao escritório e a dupla catou dinheiro e objetos.

Anúncio


Quando a polícia chegou, os bandidos se agitaram, saíram da sala e o empresário fechou a porta em seguida. Um marginal tentou entrar e ainda atirou na porta de vidro, que é blindada.

Acuados, os marginais entraram em negociação com a polícia e resolveram se entregar. Antes, os bandidos exigiram a presença da imprensa na negociação, mas se entregaram antes da chegada de integrantes da imprensa local.

Presos, os homens foram levados à delegacia de Polícia Civil e vão ser interrogados e indiciados pela autoridade policial.

Portal25horas

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Jovem acusado de crimes interestaduais, é preso em Mamanguape

Publicados

em

A Polícia Civil da Paraíba, através do trabalho investigativo da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio – DCCPAT, deu cumprimento, na manhã da segunda-feira (16) ao mandado de prisão por condenação definitiva, expedido em desfavor do jovem de 26 ANOS, conhecido como VANDAME.

Vandame foi condenado ao cumprimento de uma pena de mais de 8 anos de prisão, em regime fechado, por assalto praticado a uma ótica na cidade de Mamanguape-PB. No momento da ação, ele rendeu, mediante grave ameaça, as funcionárias que estavam no estabelecimento.

Anúncio


Os investigadores passaram a levantar dados a respeito do atual paradeiro do procurado, descobrindo que ele já se encontrava acautelado provisoriamente no presídio do roger na capital, por força de uma determinação judicial expedida pelo juízo da comarca de Nova Cruz-RN, lá ele está sendo investigado pela prática de delito similar, cometido de forma continuada, contra uma loja de roupas e uma drogaria, isso aos 13.01.2024, ou seja, apenas dois dias antes do crime consumado em território Paraibano.

Dois anos antes disso, Vandame já havia sido investigado também por ter roubado dois veículos, um em março de 2022, na cidade de Jacaraú-PB e outro em agosto daquele mesmo ano, na região de Canguaretama/RN.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Polícia Civil prende homem acusado de estupro coletivo e de violência doméstica

Publicados

em

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de  Repressão aos Crimes Contra a Infância e a Juventude (DRCCIJ) de Campina Grande, deu cumprimento, nesta sexta-feira (13), a dois mandados de prisão em desfavor de um homem de 27 anos, condenado pelo crime de estupro coletivo e denunciado por violência doméstica. 

A investigação da DRCCIJ comprovou a materialidade e a autoria do crime de estupro coletivo ao provar que o suspeito manteve relações sexuais, mediante violência e grave ameaça, com a prima de 13 anos, resultando na gravidez da vítima. Após o nascimento da criança, um exame de DNA comprovou a paternidade do acusado. Além disso, o suspeito também concorreu para que o próprio irmão, de 17 anos, também abusasse da vítima.

Anúncio


O homem ainda responde outro processo criminal pela prática de violência doméstica contra a ex-companheira. Ele havia descumprido medidas protetivas de urgência e era considerado foragido da Justiça. O investigado foi localizado e preso pela DRCCIJ, sendo conduzido a autoridade policial para formalização dos procedimentos legais e segue à disposição da Justiça.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas