Conecte-se conosco

Policial

Polícia Militar da Paraíba completa 189 anos de história

Publicados

em

Foto: Divulgação/PM-PB

Tradições, honra e legados. A Polícia Militar da Paraíba completa, nesta quarta-feira (03), 189 anos de história, e que muitas vezes se confunde com a própria história da Paraíba. Para comemorar a data, a corporação homenageará 189 policiais militares pelas ações meritórias, e fortalecimento das ações de segurança pública e da saúde.  

A origem da Polícia Militar da Paraíba remonta aos anos de 1832 quando, o então Presidente da Província da Parahyba, o padre Galdino da Costa Vilar, criou o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, no dia 03 de fevereiro. De 1832 para cá, a Polícia Militar passou por diversas denominações, entre elas: Corpo de Guardas Municipais Permanentes, Força Policial, Corpo Policial, Corpo de Segurança, Batalhão de Segurança, Batalhão Policial, Força Policial, Regimento Policial Militar, Força Pública, Polícia Militar (1935), Força Policial, e novamente Polícia Militar (1947).

A PM participou de vários momentos históricos da Paraíba e do Brasil. Um deles foi a Guerra do Paraguai, com a participação de 220 integrantes da Força Pública, entre praças e oficiais. Outro momento de destaque na história foi na Revolta de Princesa, na região da cidade de Princesa Isabel, no sertão, e durante a Revolução de 1930.

Na Paraíba, a PM atua não somente na segurança pública, como também na Educação e na Saúde. Na capital, a Polícia tem o Colégio da Polícia Militar: Estudante Rebeca Cristina Alves Simões (CPM), que foi fundado em 1994 e está localizado no bairro de Mangabeira. O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho também é um diferencial, atendendo pacientes civis e militares de todo o estado. Somente em 2020, foram 3085 partos realizados pela instituição, 519 a mais do que em 2019.

Nesta quarta-feira, 189 policiais militares serão condecorados com láureas e medalhas em todo o estado. Além disso, 49 policiais serão promovidos. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, destacou que essas promoções têm um simbolismo a mais, pois acontecem em meio às comemorações da Corporação, que chega aos 189 anos de história protegendo e servindo ainda mais à população.

“Sem dúvidas, vivemos um dos anos mais desafiadores de toda a história da Polícia Militar da Paraíba, pois além de nossa atribuição, tivemos um chamamento público para proteger às pessoas do inimigo invisível que é o novo coronavírus. Atuamos também de forma solidária com as campanhas para arrecadar alimentos e produtos de higiene pessoal e agora vivemos um momento de esperança, trabalhando na segurança das vacinas que chegaram para a população. Essas promoções que o governador João Azevêdo nos autoriza é, além de tudo, mais um gesto de homenagem a todos os profissionais que dedicam suas vidas em favor do próximo”, destacou.

Fonte: pm.pb.gov.br

Rate this post

Policial

Polícia Militar prende casal por tráfico de drogas em Bananeiras

Publicados

em

Durante a noite deste sábado (03), policiais da 7ª Companhia de Polícia Militar prenderam um casal suspeito de tráfico de drogas, em Bananeiras. A droga vinha da cidade de Campina Grande e tinha como destino a cidade de Solânea.

Os policiais da Força Tática foram informados através do Ciop de que um veículo estava transportando drogas da cidade de Campina Grande sentido à cidade de Solânea. Rapidamente, as equipes policiais montaram bloqueios em pontos estratégicos da cidade de Bananeiras e conseguiram interceptar o veículo suspeito na PB-105. Na abordagem, foram encontrados 114 Kg de pasta de crack e 1,4 Kg de pasta base de cocaína.

O casal, juntamente com todo o material apreendido, foi conduzido à Delegacia da cidade para os demais procedimentos.

Assessoria

Rate this post
Continue lendo

Policial

Polícia desarticula ponto de venda de drogas em Guarabira

A equipe policial realizava rondas quando observou um indivíduo saindo de uma casa em atitude suspeita.

Publicados

em

Policiais militares do Rádiopatrulhamento prenderam, na noite de ontem, dois suspeitos por tráfico de drogas na cidade de Guarabira. De acordo com a guarnição, com a dupla foram apreendidas arma e drogas. 

A equipe policial realizava rondas quando observou um indivíduo saindo de uma casa em atitude suspeita. Na abordagem e varredura do local, foram encontradas drogas, arma, balanças e dinheiro, evidenciando que o local era utilizado como ponto de venda de drogas na localidade. 

Conforme apurou o ClickPB, os materiais e os suspeitos foram conduzidos à Delegacia Distrital de Guarabira.

ClickPB

Rate this post
Continue lendo

Policial

PF prende 4 suspeitos e apreende mais de 500 kg de drogas em PE

Os detidos foram autuados por tráfico interestadual de entorpecentes.

Publicados

em

Ação da Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar do estado de Pernambuco, prenderam, ontem (28), quatro suspeitos por tráfico interestadual de entorpecentes, na cidade de Recife.

As prisões aconteceram através de informações recebidas pela Polícia Militar da chegada de drogas, nas imediações do bairro do Cordeiro (região metropolitana), e de trocas de informações na área de inteligência policial com a Polícia Federal.

De posse dessas informações, os policiais militares realizaram diversas rondas na região, quando abordaram um caminhão com quatro homens que estavam descarregando caixas de mudanças. Após abordagem, o motorista confirmou que havia drogas no interior de diversas caixas, escondida entre as mudanças. Após busca minuciosa foram encontrados quase 500 kg de maconha e 21,5 kg de crack, além da droga também foram apreendidos três aparelhos celulares.

Terminado os trabalhos ostensivos e tendo sido encontrado a droga, os suspeitos receberam voz de prisão em flagrante e, em seguida, foram conduzidos para a Superintendência da Polícia Federal de Pernambuco para as formalidades legais de Polícia Judiciária. Os detidos foram autuados por tráfico interestadual de entorpecentes e, caso venham a ser condenados, poderão pegar penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão.

Do Wscom

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas