Conecte-se conosco

Policial

Polícia Militar da Paraíba completa 189 anos de história

Publicados

em

Foto: Divulgação/PM-PB

Tradições, honra e legados. A Polícia Militar da Paraíba completa, nesta quarta-feira (03), 189 anos de história, e que muitas vezes se confunde com a própria história da Paraíba. Para comemorar a data, a corporação homenageará 189 policiais militares pelas ações meritórias, e fortalecimento das ações de segurança pública e da saúde.  

A origem da Polícia Militar da Paraíba remonta aos anos de 1832 quando, o então Presidente da Província da Parahyba, o padre Galdino da Costa Vilar, criou o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, no dia 03 de fevereiro. De 1832 para cá, a Polícia Militar passou por diversas denominações, entre elas: Corpo de Guardas Municipais Permanentes, Força Policial, Corpo Policial, Corpo de Segurança, Batalhão de Segurança, Batalhão Policial, Força Policial, Regimento Policial Militar, Força Pública, Polícia Militar (1935), Força Policial, e novamente Polícia Militar (1947).

Anúncio


A PM participou de vários momentos históricos da Paraíba e do Brasil. Um deles foi a Guerra do Paraguai, com a participação de 220 integrantes da Força Pública, entre praças e oficiais. Outro momento de destaque na história foi na Revolta de Princesa, na região da cidade de Princesa Isabel, no sertão, e durante a Revolução de 1930.

Na Paraíba, a PM atua não somente na segurança pública, como também na Educação e na Saúde. Na capital, a Polícia tem o Colégio da Polícia Militar: Estudante Rebeca Cristina Alves Simões (CPM), que foi fundado em 1994 e está localizado no bairro de Mangabeira. O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho também é um diferencial, atendendo pacientes civis e militares de todo o estado. Somente em 2020, foram 3085 partos realizados pela instituição, 519 a mais do que em 2019.

Nesta quarta-feira, 189 policiais militares serão condecorados com láureas e medalhas em todo o estado. Além disso, 49 policiais serão promovidos. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, destacou que essas promoções têm um simbolismo a mais, pois acontecem em meio às comemorações da Corporação, que chega aos 189 anos de história protegendo e servindo ainda mais à população.

“Sem dúvidas, vivemos um dos anos mais desafiadores de toda a história da Polícia Militar da Paraíba, pois além de nossa atribuição, tivemos um chamamento público para proteger às pessoas do inimigo invisível que é o novo coronavírus. Atuamos também de forma solidária com as campanhas para arrecadar alimentos e produtos de higiene pessoal e agora vivemos um momento de esperança, trabalhando na segurança das vacinas que chegaram para a população. Essas promoções que o governador João Azevêdo nos autoriza é, além de tudo, mais um gesto de homenagem a todos os profissionais que dedicam suas vidas em favor do próximo”, destacou.

Fonte: pm.pb.gov.br

Rate this post
Anúncio


Policial

Em Sapé: Advogada é presa suspeita de aplicar golpes bancários em idosos

Publicados

em

Uma advogada foi presa na manhã desta quarta-feira (24), em João Pessoa, suspeita de aplicar golpes em idosos da região de Sapé, na Zona da Mata paraibana.

A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado expedido pela justiça, após investigação da Polícia Civil em Sapé.

Anúncio


Conforme as investigações, a advogada cometia o crime de estelionato através de fraudes bancárias.

Ela foi encaminhada para a Central de Flagrantes, na Cidade da Polícia Civil, no Geisel.

MaisPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Final de semana tem 120 presos e 21 armas de fogo apreendidas pela PM

Publicados

em

As ações realizadas pela Polícia Militar entre a última sexta-feira (19) e este domingo (21), resultaram em 120 infratores conduzidos para as delegacias e 21 armas de fogo apreendidas em toda a Paraíba. Entre os presos está uma dupla que utilizava uma motocicleta para cometer assaltos na Capital, e um homem que já havia sido apreendido nove vezes quando era menor de idade. Cerca de seis quilos de drogas também foram apreendidos.

O dado é do Estado-Maior Estratégico da corporação, que avalia as ações operacionais no período. Entre as armas, a PM recuperou um revólver que havia sido roubado de um vigilante em João Pessoa, no bairro do Cristo Redentor (foto abaixo). Outras 20 armas que circulavam ilegalmente foram apreendidas nas cidades de Campina Grande, Mamanguape, Solânea, Patos (foto acima principal), Cajazeiras, além da Capital e outras localidades.

Anúncio


Entre os infratores presos, a PM frustrou acusados de roubo e recuperou objetos que seriam levados. Na orla da Capital, uma dupla que assaltava de motocicleta foi presa, e o simulacro usado para os crimes foi apreendido. Foragidos da Justiça, acusados de tráfico de drogas, latrocínio, violência doméstica, dano, e outros delitos também foram presos, levando ao cumprimento de 32 mandados de prisão, e quatro adolescentes apreendidos.

As apreensões de drogas somaram pouco mais de seis quilos e mais de 900 porções, com destaque para um homem que foi preso por tráfico em Campina Grande (foto abaixo), e que já havia sido apreendido outras nove vezes quando menor de idade. Em Mangabeira, em João Pessoa, um homem que cumpria pena em regime aberto por tráfico também foi preso com drogas.

Nos três dias, a PM também realizou ações no trânsito, com 230 checkpoints resultando em apreensões de armas (foto abaixo), remoção e autuação de 512 veículos que infringiam leis de trânsito e dispositivos de segurança.

Atualizado às 12h12.

Ascom/PMPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Suspeito de latrocínio é preso em Solânea, durante ação das Polícias Civil e Militar

Publicados

em

Nessa sexta-feira (19), um homem suspeito de latrocínio foi preso em Solânea, suspeito de matar um idoso de 76 anos durante o roubo de uma motocicleta. A prisão foi resultado de uma operação conjunta das polícias Civil e Militar.

Durante a operação, foram apreendidos a arma utilizada no crime, a motocicleta roubada, celulares e uma quantia em dinheiro.

Anúncio


O latrocínio ocorreu quando um dos suspeitos tentou roubar a moto do idoso, resultando em um cerco policial subsequente. Durante a abordagem, houve uma troca de tiros entre os suspeitos e os policiais, culminando com um dos criminosos baleado e recebendo atendimento médico sob custódia.

A investigação continua, e a polícia está à procura de mais dois suspeitos que permanecem foragidos. Todos os quatro envolvidos já foram identificados e têm passagens anteriores por roubo. Um dos suspeitos é foragido de uma cadeia na cidade de Belém.

PB Agora

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas