Conecte-se conosco

Paraíba

Novas atividades do Centro de Equoterapia da PM atendem 35 participantes

Publicados

em

Há quase 12 anos, a Polícia Militar da Paraíba conta com o Centro de Equoterapia (CEqPM) que tem por missão buscar o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência, utilizando o cavalo em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. Neste ano de 2021, as atividades do Centro retornaram no fim do mês de janeiro e já contam com 35 participantes de todas as idades.

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação, equitação e tem como objetivo reintegrar pessoas com deficiências físicas e psicológicas à sociedade, uma vez que as atividades são realizadas em um ambiente natural, rico em estímulos que promovem a sensação de bem-estar. A equipe do CEqPM é composta por terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, equitadores e seus auxiliares, que são policiais militares. Os profissionais atendem os praticantes na busca de melhorias nas suas condições no âmbito físico, social e psicológico.

“O tratamento é indicado para crianças, adolescentes ou adultos que apresentem dificuldades no desenvolvimento neuropsicomotor, de aprendizagem e relacionamento, ou ainda que tenham características de timidez extrema ou hiperatividade. Um dos resultados são os ganhos emocionais e físicos”, explicou o major Gleidistone Cavalcanti, comandante do Regimento de Polícia Montada (RPMont). Além disso, segundo o oficial, a equoterapia permite uma melhoria na qualidade de vida não só dos seus participantes, como também dos familiares.

Após a suspensão das atividades no ano passado, devido a pandemia da Covid-19, o Centro se reestruturou e voltou a atender 35 pessoas entre profissionais de segurança pública e familiares. Os protocolos de distanciamento social, utilização de máscaras e álcool contra o coronavírus não foram esquecidos, e seguem sendo obrigatórios.

O Centro de Equoterapia da Polícia Militar da Paraíba funciona no Parque de Exposição Henrique Vieira de Albuquerque Melo, sede do Regimento de Polícia Montada Coronel Calixto, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.

Assessoria/PMPB

Paraíba

Inteligência: Superintendência da Abin visita Comando Geral da PMPB

Publicados

em

Reforçar parcerias e estreitar os laços institucionais. Foram estes os principais objetos de uma visita feita pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) à sede do Comando Geral da Polícia Militar da Paraíba, no fim desta manhã de sexta-feira (09). Na ocasião, os representantes do órgão federal foram recebidos pelo próprio comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves, e pelo coordenador de Inteligência da corporação (COInt), coronel Tibério Leite (foto acima).

“A gestão da segurança pública se faz hoje com Inteligência. Por isso, são visitas e momentos como esses que fortalecem a atuação de ambas as instituições na Paraíba, para prevenir a criminalidade e manter a ordem pública”, disse o coronel Euller. Na ocasião, o comandante destacou aos representantes da Abin, o trabalho que a PM vem desenvolvendo com a atuação qualificada e destacada da Coordenadoria de Inteligência, que têm sido responsável direta pela captura do foragidos, desarticulação de esquemas criminosos de tráfico de drogas, entre outras ações de relevância na segurança pública em toda a Paraíba.

A visita da Abin desta sexta foi realizada pelo superintendente do órgão na Paraíba, Bruno Caldas (na foto acima, ao lado do cel. Tibério). A Agência é um órgão do Poder Executivo Federal, vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável por fornecer análises estratégicas e produzir conhecimento nas áreas de segurança de Estado e de sociedade, defesa externa, relações exteriores, segurança interna, entre outas, para a tomada de decisão da Presidência da República. A Abin é o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin).

Já a COInt da PMPB atua no Subsistema de Inteligência de Segurança Pública, com a missão de subsidiar Batalhões, Companhias, unidades especializadas e demais órgãos de segurança pública, com informações para o processo de tomada de decisão.

Assessoria/PMPB

Continue lendo

Paraíba

Dia do Artesão: Concluída obra do Museu Casa do Artista Popular Janete Costa

Publicados

em

O Governo do Estado concluiu mais uma obra de divulgação e fortalecimento do artesanato paraibano: o Museu Casa do Artista Popular Janete Costa. O espaço, localizado na Praça da Independência, em João Pessoa, passou por obras de restauro e reforma e foi totalmente recuperado. A entrega à população paraibana seria nesta sexta-feira (19), Dia Nacional do Artesão, mas teve de ser adiada por conta do agravamento da pandemia. Os investimentos são superiores a R$ 620 mil.

Criado em 2005, o Museu Casa do Artista Popular Janete Costa abriga uma coleção de mais de 1,5 mil peças do artesanato produzido em todas as regiões do estado, sendo uma grande vitrine de divulgação de um dos mais importantes segmentos para a cultura e a economia paraibana.

A gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, destacou a importância do Museu Casa do Artista Popular Janete Costa para a cultura paraibana. “Essa obra, que já está concluída pelo Governo do Estado, é mais uma ação do governador João Azevêdo, da primeira-dama e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano, Ana Maria Lins, em benefício dos artesãos e artesãs que, nesta data tão importante, o Dia Nacional do Artesão, contam novamente com esse importante instrumento de divulgação. Embora a inauguração tenha de ser adiada por conta desse momento que estamos vivendo, todos devemos comemorar mais esta ação em prol do artesanato paraibano”, disse.

O diretor do Museu, Fábio Morais, ressaltou que as intervenções mantiveram a originalidade arquitetônica do equipamento. “Tanto o restauro quanto a recuperação mantiveram o projeto original da grande arquiteta Janete Costa, que dá nome ao espaço, haja vista que o prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba”, acrescentou.

Homenageadas – Em sua nova fase, o Museu Casa do Artista Popular Janete Costa homenageia duas personalidades que contribuíram para o fortalecimento do artesanato paraibano: a jornalista Goretti Zenaide e a mestra Zefinha de Pitimbu, responsável por repassar a técnica do trançado em fibra de coqueiro.

“Essas duas mulheres tiveram uma atuação muito significativa no fortalecimento do nosso artesanato. Goretti, que foi assessora do Programa do Artesanato Paraibano durante muito tempo, acompanhou todos os percalços de sua criação, mas também as conquistas e vitórias. Já a mestra Zefinha repassou o seu conhecimento sobre uma técnica tão singular, que é o trançado em fibra de coqueiro. São, portanto, homenagens muito justas”, explicou a gestora do PAP, Marielza Rodriguez.

O alpendre do Museu leva o nome de Goretti Zenaide – o “Terraço GZ”. No espaço, o turista terá à disposição uma bodega, com produtos típicos da gastronomia paraibana: rapadura, cocada, cachaça, licor, cocada, queijo e temperos, por exemplo. “O Terraço GZ poderá, ainda, realizar encontros intelectuais, como lançamentos de livros e saraus, atividades que tanto enchiam Goretti de alegria”, acrescentou Marielza Rodriguez, ressaltando que a tela com o retrato da colunista teve a elaboração da artista plástica e artesã Valéria Antunes.

Já a mestra Zefinha de Pitimbu ganhou a homenagem do Governo do Estado dando nome a uma sala de exposição itinerante, espaço que fortalecerá ainda mais a divulgação da produção artesanal paraibana. “Mestra Zefinha cumpriu a sua missão com louvor. Dona de uma técnica singular, repassou o seu conhecimento, algo fundamental para a continuidade desse fazer que tanto nos orgulha”, comentou Marielza Rodriguez.

Investimentos – O Museu Casa do Artista Popular Janete Costa recebeu investimentos de mais de R$ 620 mil na obra de recuperação e restauro, promovendo melhorias em aspectos como iluminação, climatização e acessibilidade. As benfeitorias foram realizadas pela Superintendência do Plano de Desenvolvimento de Obras do Estado (Suplan).

Além dos espaços com apresentação de todo o acervo, as conhecidas casinhas coloridas que ficam no quintal do prédio, irão abrigar novamente loja de artesanato, sala de exposição itinerante, sala de reuniões, a Biblioteca Ariano Suassuna e a sala da Associação Amigos do Museu, respeitando o projeto original da arquiteta Janete Costa, falecida em 2008.

Paraiba.pb.gov

Continue lendo

Cidades

Presidente do TCE-PB alerta sobre tentativa de golpe por WhatsApp que está sendo aplicado contra prefeitos

Publicados

em

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Conselheiro Fernando Catão, alerta todos os prefeitos dos municípios do estado a respeito de um golpe que está sendo aplicado por telefone, onde os criminosos cobram, em nome do TCE-PB, um depósito em conta.

“Alertamos os prefeitos para que não atendam esses pedidos de depósitos em dinheiro em uma conta. O TCE não pede dinheiro a ninguém”, alertou.

Segundo o presidente do TCE, o golpe já foi denunciado à Secretaria de Segurança Pública do Estado e será comunicado esse alerta amplamente, por meio de ofícios, aos municípios.

Em 2020, aconteceu a mesma tentativa de golpe por whatsApp e dois homens foram detidos em Natal (RN) suspeitos usando o nome do presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

Ascom/TCE-PB

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas