Conecte-se conosco

Cidades

Reitor do IFPB anuncia construção de restaurante estudantil em Guarabira

Recurso será oriundo de emendas parlamentares. Anúncio foi feito durante Reitoria Itinerante

Publicados

em

O Reitor do IFPB Nicácio Lopes anunciou durante reunião virtual do programa Reitoria Itinerante nesta quarta-feira (10) a construção de um restaurante estudantil no Campus Guarabira. A ação é oriunda de recursos de emenda parlamentar.

A construção do restaurante estudantil está prevista para iniciar em 2021 e é um compromisso assumido pela reitoria para dar continuidade as ações de melhoria da infraestrutura dos campi. A obra será realizada por meio de recursos de emenda parlamentar adquiridos junto ao congresso nacional. O recurso já está previsto no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).

 “Nosso sentimento é de imensa satisfação. Trata-se de um importante equipamento para garantir qualidade alimentar aos estudantes possibilitando melhores condições de permanência e êxito na instituição”, destacou o Reitor Nicácio Lopes, informando que os recursos devem estar disponíveis ainda no primeiro semestre logo após a aprovação da Lei Orçamentária Anual. O restaurante está orçado em torno de R$1.700.000,00.

Anúncio


A comunidade recebeu a notícia da construção do restaurante estudantil com muita alegria. “Em outubro, o Campus Guarabira fará 10 anos. A instalação do canteiro de obras nesse momento celebrativo é uma notícia muito boa. O restaurante é um equipamento que contribuirá e incentivará a permanência dos alunos. Fico muito feliz em fazer parte desta instituição e por estar contribuindo na transformação de vida dos discentes. Isso nos dá força para continuar seguindo em frente”, destacou o Diretor de Ensino do Campus Guarabira Erivan Lopes. A Diretora de Administração Osmarina Mendonça corroborou com as palavras e lembrou que o Reitor Nicácio tem de forma incansável lutado por trazer recursos para o IFPB. “São muitas vitórias e isso é muito gratificante”, comemorou.

A Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta Marinho ressaltou a relevância do restaurante estudantil. “É um equipamento de suma importância para a permanência do estudante e para o desenvolvimento dos processos de ensino, pesquisa e extensão. Conquistamos esse instrumento graças ao êxito do professor Nicácio”, destacou Mary.

Durante a reunião, os estudantes abordaram pontos como a necessidade de ampliação do quadro de servidores, esclarecimento sobre o retorno das atividades administrativas e acadêmicas presenciais e planejamento para o ensino híbridoparceria com a reitoria para empréstimo de ônibus para visitas técnicas, ampliação da oferta para equipamento e auxílios de inclusão digital. Outras obras de infraestrutura também foram discutidas como a pavimentação da entrada do campus, cobertura da quadra, piscina e biblioteca.

“Estamos caminhando para fortalecer nossa política de amparo aos estudantes mais carentes” disse o Reitor Nicácio Lopes. O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis Manoel Macedo complementou que as discussões com a comunidade são importantes para avançar na oferta de políticas institucionais. “Ouvimos observações importantes que vão nos ajudar a aprimorar nossas políticas principalmente os auxílios conectividades e editais de aquisição de equipamentos. Outro ponto de grande relevância foi o anúncio do restaurante estudantil que significa uma qualificação na nossa política de alimentação estudantil”.

Durante o turno da tarde os servidores trouxeram para a discussão pontos como novos códigos de vagas, ampliação de funções gratificadas, esclarecimento de editais de remoção, carga horária docente em ensino remoto e adequação do IFPB às normativas do MEC.

A Diretora Geral do Campus Guarabira Kyara Nóbrega em seu discurso registrou a importância do trabalho conjunto entre a gestão local e a reitoria e ressaltou a construção do Restaurante Estudantil. Lembrou também que 9 meses após assumir o cargo as atividades presenciais foram suspensas. “Neste 1 ano de atividades remotas o campus não parou. Levamos a escola para dentro da casa dos alunos. Fica aqui o meu agradecimento à reitoria e aos diretores de ensino e administração. Juntos conseguimos dar continuidade ao ensino, pesquisa e extensão. Agradeço também aos pais dos alunos pela parceria e aos servidores técnico-administrativos. Não teria forma melhor e mais grata de encerrar do que com o anúncio da construção do restaurante”, declarou a diretora afirmando que o campus está aberto para qualquer parceria, para juntos crescer como Instituto Federal da Paraíba

O Reitor Nicácio Lopes agradeceu a receptividade e mostrou que continuará caminhando de mãos dadas com a equipe. “Nossa mensagem é de esperança. Não nos curvaremos diante das adversidades. Os tempos são difíceis, mas estaremos sempre juntos e unidos”, finalizou.

IFPB

Rate this post
Anúncio


Cidades

Serra Limpa lança concurso cultural para premiar o melhor conteúdo de São João

Publicados

em

O São João é tempo de celebrar as tradições nordestinas, reunir amigos, compartilhar bons momentos e brindar com autenticidade. Pensando nisso, a Cachaça Serra Limpa preparou uma ação especial para quem gosta de registrar e dividir toda a alegria dos festejos juninos nas redes sociais.

A marca vai premiar o participante que criar o conteúdo mais engajado sobre o São João, valorizando a criatividade, a cultura regional e, claro, a presença da cachaça orgânica que já conquistou apreciadores em todo o Brasil. O vencedor receberá um exclusivo Kit Colecionador da Cachaça Serra Limpa, tornando a experiência ainda mais especial. Confira abaixo como participar!

Quer ganhar um Kit Colecionador exclusivo da Cachaça Serra Limpa?

Anúncio


Confira as regras para participar:

1️⃣ Capriche na sua foto ou vídeo curtindo o São João;
2️⃣ Publique no seu perfil do Instagram em colaboração (collab) com o perfil da Serra Limpa, @serralimpaoficial;
3️⃣ O conteúdo que tiver o MAIOR engajamento ganha!

Use a criatividade, chame os amigos para interagir no seu post e mostre que o seu São João tem a melhor cachaça orgânica do Brasil! 🌵🥃

🗓️ Resultado dia 30 de junho. Prepare o seu conteúdo e boa sorte!

Fonte: SerraLimpa.com.br

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

TV Brasil transmite festejos de São João a partir desta sexta (5)

Programação inclui Pernambuco, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Publicados

em

TV Brasil entra no ritmo dos festejos juninos e, a partir desta sexta-feira (5), exibe ao vivo os eventos que marcam as celebrações de São João nas cidades de Caruaru, em Pernambuco, Salvador e Amargosa, na Bahia, Mossoró e Assu no Rio Grande do Norte, e Campina Grande, na Paraíba. Durante todo o mês de junho, a emissora pública exibe o especial Arraiá Brasil, em parceria com a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), com transmissões das parceiras PrefTV de Caruaru, TVE Bahia e UERN TV, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Serão dez noites de celebração, sempre às sextas e sábados, e também nos dias 23 e 24 de junho, apresentando ao público shows de grandes nomes da música brasileira e trazendo informações sobre as festas nos intervalos dos espetáculos. Ancoradas no estúdio da TV Brasil no Rio de Janeiro pelos apresentadores Bruno Barros, Cibele Tenório, Marília Arrigoni, Maurício Costa, Muka e Verônica Dalcanal, as transmissões do Arraiá Brasil começam às 21h nos sábados e às 23h nos demais dias, e seguem noite adentro, até pelo menos às 3h.

A programação especial tem início com os festejos de Caruaru e Campina Grande, em parceria com a PrefTV e UERN TV, a partir desta sexta (5) e sábado (6), com transmissão em todas as dez noites. Na semana seguinte é a vez do público conferir também as celebrações de Mossoró e Assu, transmitidas dos dias 12 até 26, em parceria com a UERN TV.

Anúncio


O arraiá da Bahia, direto das cidades de Salvador e Amargosa, será exibido pela TV Brasil nos dias 19, 20, 23 e 24, através da parceria com a TVE Bahia. Nos dias 26 e 27, as festas de Campina Grande, Caruaru, Mossoró e Assu fecham a programação.

A faixa temática Arraiá Brasil acompanha as performances de artistas renomados, além de trios de forrós, grupos de danças regionais e quadrilhas. O objetivo do especial é promover uma comunicação diversa, atenta ao regionalismo, às tradições e manifestações culturais do país.

Sobre a RNCP

A RNCP é a rede que reúne emissoras públicas de rádio e televisão parceiras da EBC em todo o Brasil. Seu objetivo é fortalecer a comunicação pública em escala nacional, garantindo à população acesso a conteúdos informativos, educativos, culturais e de entretenimento com qualidade e relevância social.

Ao mesmo tempo em que integra a programação nacional, a RNCP valoriza a produção regional e estimula a diversidade e a pluralidade de vozes, princípios centrais da comunicação pública. Prevista na lei de criação da EBC, a RNCP é um instrumento estratégico para ampliar a presença, a cooperação e o alcance do sistema público de rádio e televisão no país.

Coordenada pela EBC, a rede foi inaugurada em 2010 com 22 instituições parceiras e atualmente conta com 165 emissoras de televisão e 168 de rádio em todas as regiões, consolidando-se como o principal sistema de integração da comunicação pública do Brasil.

RNCP vem passando por um processo histórico de expansão nos últimos anos. Em 2025, a EBC alcançou a marca de 14 novas estações colocadas em operação ao longo do ano, em parceria com emissoras públicas de diferentes regiões.

Em 2026, o ritmo de crescimento da RNCP se intensificou. Para o primeiro semestre, está prevista a entrada em operação de mais de 30 novas estações de televisão e rádio em diferentes regiões do país.

Serviço
Arraiá Brasil – dias 05/06 (sexta-feira), 12/06 (sexta-feira), 19/06 (sexta-feira), 23/06 (terça-feira), 24/6 (quarta-feira) e 26/06 (sexta-feira), às 23h, na TV Brasil
Arraiá Brasil – dias 6/06 (sábado), 13/06 (sábado), 20/06 (sábado) e 27/06 (sábado), às 21h, na TV Brasil.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Enem 2026: estudante do Pé-de-Meia é isento da taxa de inscrição

Aluno têm inscrição pré-preenchida mas deve completar informações.

Publicados

em

© Antônio Cruz/Agência Brasil

Os participantes do programa Pé-de-Meia que concluem o ensino médio em 2026 são isentos da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Estes estudantes beneficiários da política pública têm inscrição pré-preenchida automaticamente no sistema. No entanto, devem acessar a Página do Participante do Enem até às 23horas e 59 minutos desta sexta-feira (5), no horário de Brasília, para complementar as informações.

Os candidatos devem escolher o município onde desejam realizar as provas, fazer a opção pela língua estrangeira (inglês ou espanhol) e, se necessário, solicitar atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social.

Anúncio


Incentivo Enem

Os estudantes do Pé-de-Meia do terceiro ano do ensino médio que participarem dos dois dias de provas do Enem e concluírem esta etapa da educação básica em 2026 receberão um incentivo adicional em parcela única de R$ 200.

O pagamento será efetuado no primeiro trimestre de 2027, após a confirmação da conclusão da etapa de ensino, na mesma conta bancária utilizada para o recebimento das demais parcelas do programa.

Inscrições

Os interessados que não têm a inscrição pré-preenchida no sistema devem ficar atentos ao prazo final de inscrições.

Para se candidatar, a pessoa deve se inscrever online exclusivamente na Página do Participante.

No momento da inscrição deve ser preenchido o questionário socioeconômico do Enem. A etapa obrigatória da inscrição é composta por mais de 20 perguntas que revelam o perfil do candidato.  As respostas não afetam a nota do candidato.

Taxa de inscrição

Após a inscrição, o sistema do Enem vai gerar a GRU Cobrança no valor de R$ 85.

O pagamento da taxa de inscrição deve ser feito entre 25 de maio e 10 de junho.

A opções de pagamento são via Pix, cartão de crédito, débito ou boleto. A quitação poderá ser feita em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativos bancários.

A inscrição somente será confirmada após o processamento do pagamento da taxa de inscrição.

Pedidos de isenção da taxa

O Inep lembra que todos os candidatos precisam acessar o sistema do Inep para confirmar a participação no exame, mesmo que tiveram aprovado o pedido de isenção da taxa.

Igualmente, deverá se inscrever aquele candidato que teve seu pedido de isenção negado em definitivo ou teve a justificativa de ausência reprovada, conforme regras do edital do Enem 2026 Estes precisarão pagar o valor da taxa para ter a inscrição confirmada.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar os estudantes.

Desde a edição de 2025, o Enem voltou a certificar a conclusão dessa etapa de ensino para os candidatos com 18 anos de idade completos e que também alcancem a pontuação mínima em cada área do conhecimento nas provas e na redação.

Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas