Conecte-se conosco

Guarabira

Colégio da Luz comemora 85 anos. Confira a história!

Publicados

em

Em 29 de março de 1936, há 85 Anos, o Mons. Emiliano de Cristo, fundador do Colégio N. Sra. da Luz, juntamente com cinco Freiras da Congregação de Sta. Catarina de Sena, abriam as portas do antigo Casarão, no alto de uma Colina, comprado pela Paróquia de N. Sra. da Luz para ser transformado num Colégio e Internato para meninas e moças de Guarabira e cidades vizinhas.

Na 1a. Foto (a mais antiga do Acervo Fotográfico do Colégio da Luz) dessa série de 10 fotos, vemos ainda à esquerda, o antigo Casarão, a 1a. Capela que as Freiras construíram e o prédio mais novo, conservado até os dias atuais. A 1a. Madre Superiora que dirigiu o Colégio da Luz foi a Irmã Diomira Brizzi. As Freiras ficaram à frente do Colégio da Luz até 1979. A partir de 1980, com a saída das Freiras de Guarabira, a ex-Aluna e Professora, Educadora Detinha Diôgo, arrendou o prédio à então Diocese de Gba e passou a dirigir o Colégio.

Sua equipe inicial era formada pela Profa. Célia Barreto, Profa. Madalena Gomes e Profa. Maria Eulália. Em 22/10/2015, a Diretora Detinha Diôgo faleceu. Seus filhos, Marcus e Samuel e sua filha, Rosana, já faziam parte da Direção. Atualmente, o Colégio da Luz é Dirigido por André Diôgo (Neto da Profa. Detinha), Samuel Diôgo de Lima e Rosana Diôgo de Lima. #colegiodaluzguarabirapb 85anos de ‘Tradição no que é Digno. Modernidade no que é Útil’ ✨ Nossos sinceros agradecimentos a todas as pessoas que fizeram e fazem parte desta História Gloriosa dos 85 Anos do Colégio da Luz Guarabira – PB #honraegratidao 🙏💙💛✨

Rate this post

Guarabira

Programação religiosa da Festa da Luz 2022 é lançada e Igreja anuncia que haverá procissão este ano

Igreja também vai fazer campanha para consertar relógio.

Publicados

em

Foto: Reprodução

Foi lançada na noite desta quarta-feira (12), com produção da PASCOM LUZ, a programação religiosa da Festa da Luz 2022 pelo bispo diocesano Dom Aldemiro e pelo Pe. Kleber Rodrigues, pároco da Catedral. “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” é o tema deste ano. Ele tem a ver com o Sínodo que está acontecendo, buscando, nessa primeira fase, ouvir os fiéis acerca os rumos da Igreja Católica para o futuro.

Ao comentar sobre o processo sinodal, Dom Aldemiro adiantou que os oradores convidados para o novenário da padroeira de Guarabira farão reflexões sobre o tema central e subtemas específicos, conforme consta no material impresso que será distribuído nas noites de novena. “É um conjunto de 10 blocos. E cada bloco, tem perguntas fundamentais para a caminhada da Igreja”, disse ele sobre o Sínodo que acontece no mundo todo.

“Nós não podemos celebrar a Festa de Nossa Senhora da Luz sem este elemento sinodal que precisamos trabalhar. Por isso, o tema que nós iremos adotar em toda a nossa Diocese – não somente na Festa de Nossa Senhora da Luz -; é “por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, três palavras chaves, que são frutos do Concílio Vaticano II (…). Para ‘destrinchar’ este tema, nós elaboramos um temário para festas de padroeiros”, acrescentou.

CAMPANHA

Uma campanha também foi lançada buscando a ajuda da população para o reparo do “relógio da matriz”, inserido pelo monsenhor Emiliano de Cristo na torre da Catedral em 1943. Há quase 20 anos, o relógio parou de funcionar por falta de manutenção qualificada. Mas este ano, a igreja conseguiu contato com uma empresa especializada no conserto, porém o custo do reparo e da mecanização do relógio e dos sinos é de R$ 65.000.

PROCISSÃO

Diferente de 2021, este ano a tradicional procissão de Nossa Sra. da Luz também volta a ser realizada pelas ruas da cidade no dia 02 de fevereiro, feriado municipal. Um dia antes, porém, vai acontecer a procissão das crianças. E ainda haverá um jantar – que também vinha sendo realizado, mas que foi suspenso por causa da pandemia.

Segundo o padre Kléber, para participar das celebrações (manhã, tarde e noite) e quermesses, os fiéis estão sendo orientados a apresentar comprovante de vacinação e fazer uso de máscaras. E para evitar ‘superlotar’ o templo, a organização vai dispor de cadeiras e de telão na área externa da igreja.

A festa da padroeira de Guarabira vai acontecer de 23 de janeiro a 02 de fevereiro, com a participação de padres, bispos e outros religiosos. Toda a programação religiosa será transmitida por rádios e pela internet – por meio dos canais da Catedral nas redes sociais e Youtube.

O lançamento da festa ocorreu na Maison Gold, no shopping Cidade Luz, com a presença de convidados.

Caderno de Matérias

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

Volta às Aulas 2022 no SP Variedades: Confira as novidades!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

Confira a variedades de material escolar na SP Variedades. São diversas opções mochilas escolares, cadernos, conjunto de lápis, estojos, papeis, tesouras e muito mais.

Endereços: Guarabira-PB: Av. Dom Pedro, II, 351, Centro – Fones: (83) 3271-1212 / 99111-4549. Sapé-PB: Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho, 1285, Centro – Fone: (83) 3283-3952 e no centro de Alagoa Grande (83) 3273-1715. Siga o SP Variedades no Instagram: @spvariedadesguarabira

Do brejo.com

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

Papelart na Volta às Aulas 2022: Adquira já o material escolar!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

A livraria Papelart nesta volta às aulas de 2022, está com muitas novidades em bolsas de vários personagens, lancheiras e cadernos de diversos temas como: Turma da Mônica, Star Wars, DC, Marvel, Disnel, entre outros; além de diversos outros materiais escolares como: canetas, borrachas, papel A4 entre outros. Confira os materiais escolares em destaque e garanta já o material do seu(s) filho(s).

A livraria Papelart fica localizada na Rua Costa Beiriz, 117, Centro, Guarabira, PB. Siga o Instagram: @papelartgba e-mail: [email protected] – fone: (83) 3271-3582. ou WhastApp: wa.me/5583988447756

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas