Conecte-se conosco

Sociedade

Tribunal Pleno aprova Votos de Pesar pelo falecimento de servidor e Antônio Inácio da Silva

Publicados

em

Foto: Ilustração

Por unanimidade, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) aprovou, no dia 24 de março, Votos de Profundo Pesar pelo falecimento de Tony Márcio Leite Pegado e Antônio Inácio da Silva. As moções de autoria do Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, presidente do Judiciário estadual, foram apresentadas ao colegiado durante a 4ª sessão ordinária administrativa, transmitida por videoconferência.

O presidente do TJPB ressaltou que o falecimento de Tony Pegado chocou todos os integrantes do Poder Judiciário estadual, e lembrou que ele prestava relevantes serviços ao Tribunal. “É algo realmente lamentável, quando percebemos a partida de um servidor e de uma pessoa tão próxima”, disse o Desembargador Saulo Benevides.

Tony Pegado era gerente Administrativo e Financeiro da Escola Superior da Magistratura (Esma) e servidor concursado do TJPB. Ele faleceu na madrugada do dia 20 de março, em um hospital de João Pessoa, em decorrência de complicações da Covid-19. 

O desembargador Joás de Brito Pereira, ao se acostar à homenagem a Tony Pegado, afirmou que ele era uma pessoa tranquila e dedicada a sua atividade. “É lamentável o falecimento desse jovem”, falou.

Em relação ao empresário Antônio Inácio, proprietário do Engenho Imaculada Conceição, da Cachaça Serra Limpa, o presidente do TJPB destacou o empreendedorismo do homenageado na Paraíba. “A propriedade do seu Antônio Inácio era modelo para o Sebrae e, também, para os outros órgãos do Governo do Estado”, destacou o Desembargador Saulo Benevides.

Por Marcus Vinícius/Gecom/TJPB

Rate this post

Paraíba

Estatuto da Pessoa com Autismo é aprovado pela Assembleia

Publicados

em

Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou o Estatuto da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no Estado da Paraíba, que recebeu a denominação de Lei Alexandre Dardenne. O texto foi apresentado pelo deputado Trócolli Júnior e aprovado por unanimidade em Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (9).

Estatuto da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista reúne diretrizes, normas e critérios básicos para assegurar, promover, proteger e resguardar o exercício pleno e em condições de igualdade de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais pelas pessoas com autismo, visando a inclusão social e cidadania participativa plena e efetiva.

“Esse Estatuto servirá de balizamento e norte para as outras Assembleias Legislativas, porque foi feito com muito amor pelos pais, pelas associações representativas e por funcionários dedicados desta Casa. Agradeço a todos pela aprovação desta matéria. Meu sentimento é de dever cumprido. Aprovamos um projeto de suma importância para a sociedade paraibana para a inclusão das pessoas que precisam da nossa atenção. Será um Legislação inclusiva e que o povo paraibano irá ver sendo cumprida no nosso estado”, comemorou o deputado Trócolli.

Projeto de Lei 3.769/2022 especifica que a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos legais. Desta forma, o Estatuto proposto pelo deputado Trócolli norteia princípios como o respeito à dignidade da pessoa humana e à autonomia individual, promovendo maior inserção da sociedade, à equidade, além da sua inclusão e participação plena e efetiva na sociedade, assim como, a não discriminação ao autista.

Com a aprovação do Projeto de Lei Alexandre Dardenne, estão preservados à pessoa com autismo os direitos de uma vida digna, à integridade física e moral, à proteção contra qualquer forma de abuso, exploração e discriminação, o acesso a ações e serviços de saúde, com visitas à atenção integral às suas necessidades de saúde. “Trata-se de um projeto extremamente importante para o nosso estado e de uma enorme magnitude. A Assembleia está de parabéns por aprovar um dos projetos mais importantes já apreciados nesta Casa”, declarou o deputado Cabo Gilberto, relator da matéria.

Alexandre Moura Andrade Magalhães Dardenne

Diagnosticado com Espectro do Autismo, Alexandre Dardenne tinha apenas 9 anos quando faleceu, em março deste ano, em virtude de acidente por engasgo com um balão de látex (bexiga). Mesmo após a morte do garoto, sua família continua lutando e defendendo o acesso aos direitos e qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Transtorno do Espectro Autista

transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Rate this post
Continue lendo

Entrevista

Entrevistamos a confeiteira e professora Elizabete Monteiro; confira!

Proprietária da Delícia de Torta e professora de Confeitaria na Mix Tem Festas, ela abre o coração para nossa reportagem e nos revela como iniciou na ramo da confeitaria.

Publicados

em

Conte para nós um pouco da sua história:

Vou fazer um breve relato da minha história, em 1995, vim morar na Paraíba para acompanhar um irmão para estudar, e sempre gostei muito da confeitaria. Aqui era tudo muito difícil, até para comprar alguns produtos. Como sempre comemorávamos todos os aniversários, comecei a fazer meus primeiros bolinhos para a família e alguns amigos.

Faça um paralelo de como iniciou no segmento de confeitaria e como está hoje a profissão:

Como  relatei anteriormente, iniciei fazendo bolos para a família e alguns amigos, a coisa foi se espalhando pela escassez de mão de obra, surgiu  as primeiras encomendas ainda na cidade de Pilõezinhos, onde residi até me casar. Naquele tempo comprava revista, livros para ver modelos de bolos e tentar imitar. Até os cursos esses eram inexistentes. Na antiga TV Manchete passa uma confeiteira chamada Marta Ballina, ensinando a decorar bolos, e assistia todos os dias e ficava mais fascinada ainda pelo mundo da confeitaria. Os pedidos foram aumentando, já fazia meus primeiros bolos para festas das mães para escolas, festas de aniversários e casamentos. Isso tudo na cidade de Pilõezinhos, onde também ministrei um curso de culinária, envolvendo pratos, salgados, doces e sobremesas.

Em 1999 casei, me mudei para Guarabira e mantive minha clientela fiel da cidade. Em 2005 depois de uma tragédia familiar, parei de fazer minhas encomendas até mesmo para casa. Anos depois, por força do destino com uma depressão muito grande, e agora com a ajuda da tecnologia a favor, assistindo alguns vídeos, veio a vontade de ocupar a mente, retornando à confeitaria. De início, eu só queria fazer tortas, mas logo começaram os desafios de bolos de casamentos, aniversários, e retornei com os trabalhos, mas fui procurar qualificação em cursos em João Pessoa. Todo mês, até duas vezes por semana estava eu lá na Capital, para desopilar e aprender mais. Com o passar do tempo e a modernização, a tecnologia chegando, os cursos, tudo foi melhorando para aprimorar as práticas.

“Eu costumo dizer às minhas alunas que os doces também têm histórias.

Quais as ferramentas para alguém começar hoje na Confeitaria e o conselho para quem quer iniciar?

A principal ferramenta que alguém precisa para iniciar no segmento da confeitaria, é gostar do que faz e fazer para seus clientes o que você gostaria de receber. Hoje vejo o segmento da confeitaria como um ponto de apoio para muitas mulheres e famílias que vivem da confeitaria, sendo assim, digo que os cursos de aperfeiçoamento são muito importantes, pois eles sempre nos renovam, temos que estar sempre nos atualizando, e buscar fazer sempre o melhor.

Como você ver o futuro do segmento?

Haja  visto, o grande crescimento do segmento da confeitaria, pois é um mercado muito amplo, vejo nos jovens, nas mulheres e homens com futuro muito promissor, desde que cada um defina o segmento que queira seguir. Pesquisar, buscar capacitação, participar de eventos ligados aos segmento, pois as festas acontecem em todos lugares e o que a maior parte da população gosta de fazer é comemorar as datas que são importantes para cada um. Então conhecer esse mercado e organizar as informações sobre o que deseja fazer, é um passo muito importante para o sucesso. Também  vejo o medo que as pessoas tem em buscar capacitação, espero que Guarabira e região aproveitem as oportunidades que a Mix Tem Festas e Descartáveis vem trazendo para esse público.

Uma pessoa que vai iniciar na confeitaria, tem que fazer alguns investimentos, mas não precisa adquirir tudo de uma vez! Organize suas finanças para não desorganizar o orçamento familiar.

Quais as qualidades para alguém se dar bem com a confeitaria? Primeiramente gostar do que faz, e buscar estar atualizado às tendências e entender do trabalho que você vai desenvolver, não se trata apenas de fazer um bolo, um doce, a arte da confeitaria vai da pesquisa, do trabalho que você pretende desenvolver para alguém. Eu costumo dizer às minhas alunas que os doces também tem histórias. Enfim um bom planejamento é essencial, para iniciar com o pé direito neste segmento.

Curso Mão na Massa, na Mix Tem Festas e Descartáveis, em Guarabira.

Como iniciou no ensino da profissão de confeitaria?

Iniciei dando aulas na minha residência. Parei por um tempo e em agosto de 2017, conversando com a empresária Edna, uma visionária “de nascença”, ela falava de um espaço que tinha muita vontade de transformar em cozinha na sua loja de festa para cursos. Fiquei encantada e naquele mesmo dia ela comprou todas as ideias conversadas e planejou o primeiro centro  de confeitaria de Guarabira. Nossa primeira aula na loja foi no dia 31/08/2017, e sempre estamos tentando trazer novidades para as confeiteiras de Guarabira e região, atualmente também ministro aulas pelo Senac em alguns projetos.

“Digo sempre aos meus alunos, que o primeiro passo, é gostar realmente do que faz, segundo entender o público que você vai atender”

Deixe algo importante que queira destacar:  

Nas aulas que ministro, digo sempre aos meus alunos, que o primeiro passo, é gostar realmente do que faz, segundo entender o público que você vai atender, e não tomar como base o trabalho e principalmente o valor negociado pelo concorrente. Uma pessoa que vai iniciar na confeitaria, tem que fazer alguns investimentos, e sabemos que alguns equipamentos são caros, mas você não precisa adquiri-los todos de uma vez, é importante até mesmo saber quais ingredientes e utensílios comprar. Organize suas finanças para não desorganizar o orçamento familiar, ter sua planilha de precificação sempre aliada com os produtos utilizados por você no seu trabalho, afinal de contas só você pode definir isso.

Redação Brejo.com

Mix Tem Festas – Fone: 3271-8100

Rate this post
Continue lendo

Brasil

Amigo Solidário, LBV faz mobilização nacional para combater a fome

Insegurança alimentar aumenta e crianças da Entidade pedem para a população da PB ser mais solidária.

Publicados

em

Os números demonstram um triste acréscimo da fome no Brasil. E não é novidade que esse assunto vem afetando os brasileiros. São mais de 60 milhões de pessoas com algum tipo de insegurança alimentar no país, segundo dados do relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) divulgado nesse mês.

Há muitos esforços para amenizar a fome que está impactando a população; cada um ajuda à sua maneira, contribuindo para reverter esse cenário. Nesse sentido, um exemplo chamou a atenção das educadoras da Legião da Boa Vontade (LBV), uma Entidade que há mais de 72 anos promove ações no combate à fome. O curioso é que veio um pedido inusitado e sincero de socorro do pequenino Gabriel Alex, que, com seus nove anos, convidou todo mundo para ser mais solidário e ajudar.

“Oi, tudo bem, aposto que você está se perguntando por que estou mandando uma carta, já que quase todo mundo usa o celular para tudo, mas resolvi fazer diferente. Você já pensou na situação do mundo? as pessoas sem lar para morar, sem trabalho, que dependem de doações, pessoas que só têm o almoço ou que só comem alguns dias… só peço que as pessoas sejam mais gentis, mais amigas e mais solidárias umas com as outras. Obrigado!”.

Em vista disso, na próxima quarta-feira 20 de julho, data em que se comemora o Dia do Amigo, a LBV, fará uma grande mobilização nacional, intitulada Amigo Solidário, a Instituição convida a população para celebrar a data com esse gesto simbólico de verdadeira amizade. A Entidade estará com sua equipe de voluntários e colaboradores para receber doações em alimentos não perecíveis e assim fortalecer suas ações de combate à fome.

Os itens de maior necessidade são: arroz, feijão, óleo, leite, flocão de milho e café. Ao fazer uma colaboração, o doador receberá um singelo agradecimento preparado pelos atendidos.

A LBV e você são a Esperança de milhares de famílias!
Na Paraíba, leve sua doação até as unidades dos Centros Comunitários de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, em Campina Grande situado a Rua Bráulio Araújo de Gusmão, 402 – Bairro do Cruzeiro; em João Pessoa à Rua das Trincheiras, 701 – Bairro de Jaguaribe – ou, se preferir, colabore via pix ([email protected]). Participe dessa força-tarefa para combater a fome. Nas redes sociais acesse o perfil @LBVBrasil no Instagram e no Facebook.

Assessoria

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas