Conecte-se conosco

Cidades

MPPB recomenda a prefeitos da região que endureçam medidas para isolamento social durante feriados

O Ministério Público da Paraíba expediu recomendações para que tomem medidas que garantam o isolamento social, durante este feriadão.

Publicados

em

O Ministério Público da Paraíba expediu recomendações aos prefeitos dos municípios de Bananeiras, Serraria e Borborema para que tomem medidas que garantam o isolamento social, durante este feriadão. A promotora de Justiça, Airles Kátia Borges Rameh de Souza, recomendou aos gestores que observem a Medida Provisória 295/2021, que institui e antecipa feriados, na Paraíba, em caráter excepcional, com a finalidade de conter a propagação da pandemia de covid-19. 

A representante do MPPB observou com preocupação o fato de que, sendo a região um destino turístico, o objetivo dos feriados não sejam alcançados, que é que as pessoas fiquem em suas casas e não promovam aglomerações para o controle dos casos de covid-19, evitando o colapso do sistema de saúde e mais mortes. Por isso, Airles Souza,recomenda aos gestores das três cidades que adotem “as medidas legais cabíveis no sentido de endurecer as medidas necessárias ao combate do contágio pelo coronavírus”.

As recomendações têm o mesmo teor e estão centradas em seis medidas que os gestores devem tomar, nesses dias de feriados antecipados. O MPPB deu o prazo de 48 horas, a contar do recebimento das recomendações para que o Município informe à Promotoria de Justiça de Bananeiras/PB, acerca do acatamento das medidas recomendadas, elencando as providências efetivamente adotadas para o seu integral cumprimento. Cópias dos documentos também foram expedidas ao comandante da Polícia Militar e ao de Polícia Civil, para conhecimento e adoção das providências no âmbito de suas atribuições, bem como aos meios de comunicação.

Medidas recomendadas:

1. Emitir ou prorrogar decreto municipal que determine o isolamento social e fechamento dos estabelecimentos comerciais locais que não se enquadrem como de caráter essencial, em consonância com o Decreto Estadual nº 41.120/2021 vigente, frente ao crescimento do número de casos de coronavírus no Estado da Paraíba, proibindo, em todo o território, a aglomeração de pessoas em espaços públicos ou privados; 

2. Fiscalizar o cumprimento pleno e irrestrito de todas as recomendações de prevenção e controle para o enfrentamento da covid-19, expedidas pelas autoridades sanitárias competentes;

3. Estabelecer o dever geral de cooperação social durante o período de vigência da política de isolamento social rígido, cumprindo aos cidadãos e demais entidades o dever de colaboração, nomeadamente no cumprimento de ordens ou instruções dos órgãos e agentes responsáveis pela segurança, proteção civil e saúde pública na pronta satisfação de solicitações que justificadamente lhes sejam feitas pelas entidades competentes para a concretização das medidas previstas;

4. Comunicar à Secretaria Municipal de Saúde e aos demais setores de Vigilância à Saúde do município acerca do teor da presente recomendação, bem como à Procuradoria Jurídica Municipal; 

5. Divulgar amplamente o teor da recomendação por todos os meios de comunicação, realizando campanha nas redes sociais e demais meios de comunicação, divulgando amplamente as medidas adotadas pelo Município e buscando a sensibilização e a conscientização da população quanto à importância das medidas de isolamento e distanciamento social, bem como de permanência domiciliar;

6. Estabelecer o prazo de tais medidas até o dia 04 de abril de 2021.

Confira as recomendações:

Bananeiras 

Serraria 

Borborema

Assessoria/MPPB

Cidades

ACEG e Sebrae Guarabira realizam em agosto o curso “Como os pequenos negócios podem vender para o governo”

Publicados

em

A ACEG – Associação Comercial e empresarial de Guarabira e o Sebrae Guarabira realizarão no dia 04 de agosto de 2021, o curso “Como os pequenos negócios podem vender para o governo”.

As inscrições encontram-se abertas, e os interessados devem se dirigir para a sede da ACEG na Praça Lima e Moura, no centro de Guarabira, ou na agência do Sebrae, no Shopping Cidade Luz.

O curso será realizado na sede da ACEG de forma presencial e o uso de máscara será obrigatório. O curso será dividido em duas turmas – a primeira, das 13h às 17h e a segunda das 18h às 22h.

De acordo com o presidente da ACEG, Manoel Antônio “É importante para os pequenos negócios ter o Governo como cliente, e assim comercializarem os seus produtos e ou serviços neste momento que estamos precisando de aquecimento das vendas” disse.

O curso tem o apoio da Secretaria de Indústria e Comércio da Prefeitura de Guarabira.

Inscrições e mais informações pelo 0800 570 0800 ou ainda pelo WhasApp (83) 99340-0041.

.

SERVIÇO:

CURSO: Como os pequenos negócios podem vender para o governo

QUANDO: Dia 04 de agosto de 2021

FORMATO: Aulas presenciais e uso obrigatório de máscara

HORÁRIOS: Turma 1: Das 13h às 17h / Turma 2: Das 18h às 22h

LOCAL: Sede da ACEG

CONTATOS: 0800 570 0800 e Whats (83) 99340-0041

.

Da redação Brejo.com

Continue lendo

Cidades

Nesta terça: Paraíba deve receber mais de 128 mil doses de vacinas contra Covid-19

Serão 128.950 novas doses, sendo 67.900 da CoronaVac e 61.050 da AstraZeneca.

Publicados

em

A Paraíba deve receber nesta terça-feira (27) mais de 128 mil doses de vacinas contra a Covid-19. De acordo com o secretário de saúde do estado, Geraldo Medeiros, as novas doses serão para aplicação de D1 e D2. Ao todo, serão 128.950 novas doses, sendo 67.900 da CoronaVac e 61.050 da AstraZeneca. Já na quarta-feira (28), a previsão é de chegada de mais 39.780 doses da Pfizer.

Conforme o secretário de saúde, o cronograma de chegada das novas doses apontam que nesta terça-feira (27), às 8h15, deverão chegar à Paraíba 1.300 doses da CoronaVac. No início da tarde do mesmo dia devem chegar mais 66.600 doses da mesma vacina, às 12h15.

Ainda de acordo com o cronograma, no início da tarde da terça-feira chegam também novas doses da AstraZeneca, sendo 18.300 doses, às 12h15. No fim da tarde, por volta das 17h, devem chegar mais 42.750 doses da mesma vacina. Já na quarta-feira (28), às 15h, devem chegar ao estado mais 39.780 novas doses da Pfizer.

Segundo o secretário, considerando o cronograma do Ministério da Saúde, neste mês de julho houve uma redução na quantidade de doses recebidas pelo Estado. “Havia uma previsão do Ministério da Saúde deste mês de julho nós recebermos uma proporção de 1.9% de 60 milhões de doses, isso representaria para a Paraíba aproximadamente 1.100.000 doses. Nós vamos receber 800 mil doses, então houve uma diminuição na previsão”, explicou.

Conforme Geraldo Medeiros, em agosto a previsão é de que o Brasil receba 60 milhões de novas doses contra a Covid-19. “Nós esperamos que, a partir de agora, tenhamos uma regularidade nesse sentido pra que não haja essa ação de vacinação intercalada”, disse.

Ainda segundo o secretário, há uma previsão da vacinação contra Covid-19 contemplar adolescentes e jovens, de 14 a 18 anos, com comorbidades, o mais breve possível. “Essa é uma população específica, que tem o risco maior de agravar o quadro da Covid-19 e necessitar internamento hospitalar, então é uma população mais fragilizada e que há uma previsão da vacinação contemplar esse grupo brevemente”, afirmou.

Do G1

Continue lendo

Cidades

Novo Normal: apenas quatro municípios estão em bandeira laranja

Publicados

em

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), liberou no último sábado (24) o novo status das bandeiras do Plano Novo Normal.

De acordo com os dados, 219 municípios estão classificados com bandeira amarela. Somente quatro permanecem na bandeira laranja. São eles: Cacimba de Areia, Santa Inês, Santa Teresinha e São José dos Cordeiros.

Segundo a SES, o avanço da vacinação contra a Covid-19 vem contribuindo para a melhoria dos dados epidemiológicos do Plano Novo Normal.

Via Acessopolitico

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas