Conecte-se conosco

Guarabira

Marcus visita escolas municipais e realiza entrega do kit escolar/merenda

Publicados

em

O prefeito Marcus Diôgo, acompanhado pelo vice-prefeito de Guarabira Wellington Oliveira e a secretária de Educação Andrea Cavalcante acompanharam durante a terça-feira, 13 de abril, o início da entrega dos Kits de Material Escolar e Kits Merenda.

Os estudantes de todas as escolas da rede municipal de ensino terão acesso aos kits que serão entregues durante toda a semana. De acordo com a SEDUC, cada kit possui produtos com valor nutricional suficiente para nutrir os alunos em casa, reforçando a alimentação dentro de casa.

Para retirar, os pais ou responsáveis devem comparecer na escola onde a criança está matriculada.

Codecom/PMG

Guarabira

Câmara de Guarabira realiza Sessão Especial em homenagem à Zenóbio Toscano

A Sessão Solene foi alusiva ao primeiro ano de seu falecimento

Publicados

em

Imagens: Codecom/PMG

O prefeito de Guarabira, Marcus Diôgo, participou na tarde desta segunda-feira, 14 de junho, na Câmara Municipal de Guarabira, da Sessão Solene em memória do ex-prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano de Oliveira, alusivo ao primeiro ano de seu falecimento, ocorrido em 14 de junho de 2020. A propositura da sessão foi do vereador Tiago Justino (PSDB).

A sessão solene ocorreu no plenário da Casa Osório de Aquino com um número restrito de convidados, devido a pandemia de coronavírus, e foi acompanhado pelo Prefeito Marcus, o vice-prefeito de Guarabira Wellington Oliveira, da deputada estadual Camila Toscano, do presidente da Câmara Municipal Wilson Filho e demais vereadores da Casa Legislativa e por dezenas de pessoas através das redes sociais.

Remotamente, participaram ainda da sessão o ex-governador Cássio Cunha Lima, os deputados federais Ruy Carneiro e Pedro Cunha Lima e o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, além de outras autoridades e amigos de Zenóbio.

ZENÓBIO TOSCANO DE OLIVEIRA

Nascido na cidade de Ingá/PB, em 4 de setembro de 1945, começou sua vida pública sendo prefeito de Guarabira, pela primeira vez, em 15 de novembro de 1982. Depois foi eleito deputado estadual por cinco vezes. Em 2012 disputou novamente a prefeitura de Guarabira sendo eleito e posteriormente reeleito no pleito de 2016, não cumprindo seu último mandato em decorrência de seu falecimento após decorrência de um AVC Isquêmico sofrido em 25 de maio de 2020.

Foi casado com Léa Toscano (ex-prefeita de Guarabira e também ex-deputada estadual, atualmente exerce o cargo de Secretária Especial de Políticas Públicas para a Mulher no município), teve quatro filhos, dentre eles, a atual deputada estadual Camila Toscano.

Codecom/PMG

Continue lendo

Guarabira

Agentes de trânsito e servidores da STTrans são vacinados contra a COVID-19

Publicados

em

Foi aplicada, na manhã desta terça-feira (15), a primeira dose da vacina contra a COVID-19 em agentes de trânsito e servidores da Superintendência de Trânsito e Transporte (STTRANS) do Município de Guarabira. A imunização dos servidores foi realizada no auditório da Secretaria de Saúde, no Bairro Novo.

Os agentes de trânsito fazem parte da categoria de segurança viária, respaldado pelo parágrafo 10 do art.144 da Constituição Federal, mesmo artigo que estão enquadradas as categorias de segurança e salvamento.

Segundo o Superintendente de Trânsito Gilberto Machado, os agentes estão na linha de frente da pandemia todos os dias tendo contato com o público em geral, auxiliando a secretaria em barreiras sanitárias, fiscalizando a operacionalidade da mobilidade urbana e agilizando as filas no entorno dos pontos de vacinação, além das ações do cotidiano de orientação no trânsito.

“Nossa equipe exerce desde os primeiros momentos da pandemia a função de serviço essencial, em contato direto com o público todos os dias. Por isso, esse foi um dia de muita alegria e de um reconhecimento enorme ao nosso trabalho”, declarou.

Os servidores receberam a dose do imunizante AstraZeneca, que tem um intervalo de 90 dias entre as doses.

Codecom/PMG

Continue lendo

Guarabira

Prefeitura orienta a população a evitar soltar fogos e acender fogueiras neste período

Publicados

em

Foto: Pixabay/ilustração

A Prefeitura de Guarabira está orientando a população por meio de suas redes sociais para que evite soltar fogos e acender fogueiras nesse mês de junho, mais uma vez, devido ao enfrentamento da pandemia de coronavírus, evitando assim, além das aglomerações desnecessárias, o agravamento de casos existentes que, independente da pandemia, lotam os hospitais devido a crise de pessoas com doenças respiratórias, queimaduras e outros atendimentos decorrentes deste período.

Além desta problemática, as pessoas acometidas da COVID-19 pode ter o quadro de saúde seriamente agravado por causa da fumaça inalada.

FESTAS JUNINAS 

As festas juninas são típicas da região Nordeste, de tradição religiosa e com forte influência dos Portugueses, os festejos atraem milhares de pessoas e alavanca o turismo regional, sendo uma das características marcantes, em algumas cidades, o acender das fogueiras principalmente na noite do dia 23, véspera da data que marca o dia de São João Batista.

Este é o segundo ano de intensificação desta campanha, em virtude da pandemia de coronavírus, diversas cidades devem também recomendar a proibição de acender fogueiras, com o intuito de ajudar no combate à disseminação da doença e suas consequências, principalmente respiratórias.

“Aqui em Guarabira, nós estamos recomendando a todos que não acedam fogueira novamente este ano, sabemos da tradição, do respeito que muitos tem pela data, mas vivenciamos um período atípico onde mais que tradição, devemos ter respeito pelo próximo, sobretudo por aquelas pessoas acometidas da COVID-19, que ataca principalmente o sistema respiratório, devemos ter cuidados com nossa população de risco, que podem ter crise com as fumaças e precisarem ir para os hospitais, que neste período estão cheios devido a pandemia”, destaca o prefeito Marcus Diôgo.

LEGISLAÇÃO PARA A PROIBIÇÃO DE FOGUEIRAS DURANTE A PANDEMIA

Em 2020, foi sancionada a Lei Estadual 11.711/20, que dispõe sobre a proibição de acender fogueiras em espaços urbanos em todas as cidades do Estado, enquanto perdurar a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19). Vale ressaltar que o não cumprimento da determinação, segundo a norma, implicará ao infrator a imposição de multas por parte dos órgãos públicos competentes, no valor de 10 (dez) UFR-PB, aplicada em dobro em caso de reincidência.

Codecom/PMG

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas