Conecte-se conosco

Cultura

Museus fluminenses terão capacitação para o período pós-pandemia

Iniciativa tenta fortalecer instituições nacionais para o pós-pandemia

Publicados

em

© Tomaz Silva/Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), através da Lei de Incentivo à Cultura, a Oi Futuro e a empresa Coeficiente Artístico lançam no próximo dia 23 o edital do projeto HUB+, cujo objetivo é apoiar museus de todo o estado para se prepararem para o período pós-pandemia do novo coronavírus.

Serão selecionados dez museus fluminenses para um ciclo de 12 meses de formação e qualificação, por meio de mentoria técnica, voltada para ampliação de acesso, inovação, dinamização, com foco em educação, acessibilidade e preservação de acervos, informou a secretaria.

Anúncio


A iniciativa visa fortalecer o setor através do apoio às instituições fluminenses para enfrentarem os desafios no contexto da pandemia e desenvolverem novas estratégias de atuação e conexão com o público brasileiro daqui para frente.

A secretária de estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, acredita que o projeto “dará aos museus fluminenses a possibilidade de dar um salto rumo ao futuro. Todo o conhecimento que eles reúnem estará assim mais acessível às pessoas, contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado.”

Comprovação

As inscrições gratuitas se estenderão até o dia 13 de maio no site ou pelas redes sociais do programa e canais do Oi Futuro e da Secec-RJ. Poderão participar do edital museus de todo estado do Rio de Janeiro, desde que comprovem sua atuação com práticas museológicas em seu território.

Serão consideradas todas as tipologias e a diversidade de museus para inscrição. De acordo com a secretaria, o presente edital busca a capilaridade de atendimento do Programa HUB+ junto ao território fluminense e obedecerá, como primeiro critério para a seleção, a proporcionalidade de territórios, o que significa que 40% de museus selecionados serão das regiões metropolitanas 1, 2 e 3 e 60% das demais regiões do estado do Rio de Janeiro.

Os critérios técnicos considerados para a escolha dos dez equipamentos são:  exposição de motivos do museu candidato, iniciativas culturais realizadas e sua atuação em território. A Comissão de Seleção é composta por cinco membros de notório saber, representantes da Secec-RJ, Oi Futuro, Coeficiente Artístico e Conselho Regional de Museologia.

O conteúdo do processo permanecerá numa plataforma digital pública, para pesquisa de museus interessados em todo o Brasil. Demais museus e públicos interessados também poderão participar do programa HUB+. Através da plataforma HUB+ Digital e redes sociais criadas, eles poderão ter acesso a conteúdos de formação e se inscreverem em cursos ofertados ao longo do programa, também de forma inteiramente gratuita.

Cadastro

Dados do Cadastro Fluminense de Museus (CFM), referentes às áreas de educação, preservação e acessibilidade, indicam que o estado do Rio de Janeiro possui 340 museus de diferentes tipologias e administrações.

Levantamento realizado pela Superintendência de Museus da Secec-RJ entre setembro a outubro de 2020, sobre as atividades virtuais dos museus durante a pandemia, identificou que, dos 162 museus existentes na capital fluminense, 71 vêm atuando em programas e atividades digitais com caráter educativo cultural, o que corresponde a 43,8% dos museus. 

Outras 92 instituições reduziram suas atividades nesse período ou não desenvolveram programação virtual, o que equivale a 56,2% dos equipamentos.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Apoio

Cultura

Guarabira realiza Rota Cultural Raízes do Brejo neste fim de semana

Publicados

em

A cidade de Guarabira participa esta semana da Rota Cultural Raízes do Brejo. De sexta (24) até domingo (26) uma vasta programação estará disponível com diversas atividades para toda população local e turistas. Este é o segundo ano que o município integra a programação da rota cultural, que já está em sua 5ª edição. 

Com o tema “Cultura e tradição nos 100 anos do pavão” a programação (confira na íntegra logo abaixo) conta com apresentações culturais com grupos da cidade, atividades voltadas para guias turísticos, shows em praça pública, e solenidade religiosa.

Anúncio


“Mais um ano em que Guarabira mostrará todo o seu potencial turístico e cultural. Serão três dias intensos com atividades para todo os gostos, e que valorizam nossa identidade regional, assim como atrai turistas para o município. A Prefeitura de Guarabira tem como parceiros a PBTur e o Fórum de Turismo do Brejo nessa empreitada de ressaltar nossos talentos artísticos e estimular a geração de renda e oportunidade para os empreendedores locais por meio do Raízes do Brejo”, destacou o prefeito Marcus Diogo.

Segue abaixo a programação completa:

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

GUARABIRA: Prefeitura divulga as atrações da FESTA DA LUZ 2024

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira, em evento realizado no CineMaxxi na noite desta segunda-feira (13), anunciou as atrações da Festa da Luz 2024. Serão quatro noites, de 1 a 4 de fevereiro.

Entre as atrações principais confirmadas estão Mari Fernandes, Limão com Mel, Iguinho e Lulinha, Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon, Raí e Saia Rodada, Vitor Fernandes, Wesley Safadão, Cláudia Leite, DJ di Medeiros, Pe Fabio de Melo e Celione David.

Anúncio


O conceito da FDL do próximo ano é “siga o som”. E a marca deve estampar toda a estrutura física e assessórios relacionados a festa, considerada a maior festa de padroeira do Nordeste.

O prefeito Marcus Diogo (PSDB), a deputada estadual Camila Toscano e sua mãe, a ex-prefeita Léa participaram do anúncio, ao lado do diretor da festa Thiago Alexandre e convidados.

A gestão municipal promete realizar uma festa maior no próximo ano, o último tendo Marcus Diogo como prefeito. O evento é gratuito e realizado no Parque do Poeta, em Guarabira.

As atrações do palco popular ainda serão anunciadas, assim como detalhes da estrutura no parque de eventos. 

Caderno de Matérias

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira realiza no próximo sábado a sua Conferência Municipal de Cultura

Publicados

em

Será realizada no próximo sábado (28/10), no Teatro Municipal Geraldo Alverga, a 4ª Conferência Municipal de Cultura do município de Guarabira. O evento, que vem sendo organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com o Conselho Municipal de Política Cultural, tem como objetivo o debate e a coleta de diretrizes, junto aos representantes culturais do município, para as políticas públicas de cultura para os próximos dez anos.

Até o final de outubro, os municípios brasileiros devem realizar as suas conferências, que são um instrumento fundamental para médio e longo prazo, como base para retomar a implantação e o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura. De acordo com as informações da Secult de Guarabira, “é o momento de formular as políticas de cultura para o país a partir dos municípios e dos estados, discutindo o direito à cultura, o marco regulatório do setor, as leis de fomento e toda a política geral da cultura para o país”.

Anúncio


Na programação, além da escolha dos delegados locais, serão divididos os grupos de trabalho para apontar sugestões que farão parte do documento a ser elaborado e aprovado pelos participantes. Durante o evento, serão eleitos os representantes do município que irão participar da conferência estadual no mês de novembro, a qual acontecerá na cidade de Campina Grande. Na estadual, também serão eleitos os delegados da Paraíba que participarão da conferência nacional em Brasília, no próximo ano.

A conferência de Guarabira contará com atrações de artistas locais, exposição de artesanato e, ainda, com uma palestra do professor, escritor, crítico e poeta paraibano Hildeberto Barbosa Filho, convidado para falar sobre o tema “Democracia e Direito à Cultura”. Ele é licenciado em Letras Clássicas e Vernáculas; mestre e doutor em literatura brasileira; bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais; Professor e membro da APL (Academia Paraibana de Letras) e sócio efetivo da APF (Academia Paraibana de Filosofia). Integra também os quadros da Associação Paraibana de Imprensa.

O evento terá início às 9h da manhã e se estenderá ao longo do dia, aberto ao público. Interessados em participar, tanto como delegados ou apenas como observadores, deverão preencher um formulário simples para obter o credenciamento. As inscrições seguem até a próxima quinta-feira (26/10), com o preenchimento no link a seguir: https://forms.gle/mZDS4MMQFNzdiwzCA

Confira o cartaz, abaixo

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas