Conecte-se conosco

Policial

Polícia Civil da Paraíba orienta mulheres sobre o golpe do “sextorsão”

Publicados

em

Tudo começa com um clique em uma foto. Daí surgem as primeiras conversas, os elogios, as palavras de afeto. Aos poucos, a mulher vai se “apaixonando” pela pessoa que se apresenta na tela do computador. Mesmo não tendo nenhuma prova que “aquele ser amado e imaginado por ela” realmente existe, a vítima vai se envolvendo nesse relacionamento. 

Conta detalhes de sua vida pessoal, envia fotos e até vídeos com imagens íntimas. Não demora para o tom romântico que permeia as mensagens sumir e dá lugar a uma série de ameaças e chantagens. 

Anúncio


Essa é descrição da chamada “sextorsão”, uma prática que tem o objetivo de extorquir dinheiro de mulheres que buscam relacionamentos em redes sociais. O criminoso se aproveita da carência afetiva da vítima para enganar, ganhar confiança e praticar extorsão contra ela. 

A delegada  da Polícia Civil da Paraíba, Josenise Andrade, realizou um estudo nesse assunto e explica que as principais vítimas são mulheres (63%) com idade em torno dos 50 anos. “Sextorsão” é um golpe em que o autor pode  praticar até três crimes diferentes a depender do pedido que ele fez à vítima: constrangimento ilegal (Se pedir para não fazer ou fazer algo contra vontade dela), estupro (Se pedir favores sexuais) e extorsão (Se pedir dinheiro). 

A Polícia Civil da Paraíba já traçou o perfil dos criminosos dessa modalidade de golpe. “Eles utilizam um perfil falso, quase sempre se utilizam da rede social Facebook no contato inicial, onde começam uma amizade. E, na sequência, começam a trocar fotos íntimas pelo aplicativo do WhatsApp. De posse dessas fotos, ele começa a exigir dinheiro ameaçando divulgar as fotos, colocar em sites pornográficos ou as enviar para parentes das vítimas”, afirma a delegada

Ao perceber que caiu nesse golpe, a vítima deve procurar imediatamente a Polícia e formalizar a denúncia. Na Paraíba, esse tipo de crime pode ser investigado tanto pela Delegacia de Atendimento à Mulher como pelas delegacias distritais. 

Tudo vai depender da natureza da ocorrência.  Se o relacionamento for totalmente virtual, o caso é apurado pela Delegacia Distrital do local onde a vítima mora.  Mas, se houver algum contato íntimo presencial, a queixa segue para a análise da Delegacia da Mulher.

“Quando é ex-companheiro, geralmente o criminoso exige favores sexuais da vítima. Nesse caso, a investigação segue para a Delegacia da Mulher. A vítima deve ter cuidados com seus dados e, se for enviar imagens íntimas, evitar que essas imagens a identifique”, acrescentou a policial.

Assessoria/PCPB

Rate this post
Anúncio


Policial

EM GUARABIRA: Polícia Civil investiga ‘mercadinho do tráfico’ e apreende mais de 60 quilos de maconha

Publicados

em

Mais de 60 quilos de maconha foram apreendidos pela Polícia Civil da Paraíba, nessa quarta-feira, 12 de março, no município de Guarabira, durante uma operação realizada pelo Núcleo Operacional de Repressão Qualificada local e o Grupo de Operações com Cães (GOC) da PCPB.

A droga estava em um estabelecimento comercial que ficou conhecido como “mercadinho do tráfico”. Após denúncias encaminhadas à Polícia Civil, as equipes iniciaram as investigações e constataram a prática do tráfico de drogas no local.

Anúncio


Além da maconha, os policiais apreenderam balanças de precisão e outros apetrechos utilizados no comércio ilegal de drogas. O proprietário do estabelecimento foi autuado em flagrante e está recolhido, à disposição da justiça.

“Todos sabem que os crimes violentos, como roubos e homicídios, estão diretamente relacionados ao tráfico de entorpecentes. E esta é apenas uma etapa da operação sobre esse caso específico, pois, por trás dessa carga de maconha, pode haver outros delitos interligados, o que nós estamos investigando”, disse o delegado seccional da área, Walter Brandão.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Polícia Militar apreende arma e objetos do crime após troca de tiros na cidade de Mataraca

Publicados

em

A Polícia Militar apreendeu uma espingarda, drogas, balança de precisão e duas toucas balaclava, na tarde desta terça-feira (11), após uma troca de tiros com um grupo criminoso, na cidade de Mataraca, litoral norte da Paraíba. Um dos suspeitos morreu. Os comparsas dele fugiram.

A ação aconteceu durante patrulhamento da 2ª Companhia Independente da PM (2ª CIPM), em uma área próxima ao loteamento Novo Horizonte. Os policiais foram recebidos a tiros e revidaram disparos. Os envolvidos seriam integrantes de um grupo criminoso que atua na região.

Anúncio


O caso foi registrado na Delegacia de Polícia, em Mamanguape.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Polícia Militar recupera 27 veículos roubados durante ações de fiscalização de trânsito da Paraíba

Publicados

em

A Polícia Militar apreendeu 27 veículos com registros de roubo, nesse fim de semana, durante ações do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), em 15 cidades paraibanas (foto acima ilustrativa). No período, que compreende da sexta-feira (7) até esse domingo (9), dez suspeitos foram detidos por adulteração veicular, dois por força de mandado de prisão e foram aprendidos três quilos e meios de drogas.

As ações aconteceram nas cidades de João Pessoa, Guarabira, Conde, Campina Grande, Mari, Bayeux, Tacima, São Miguel de Taipu, São Vicente do Seridó, Belém, Salgado de São Félix, Solânea, Picuí, Esperança e Coremas.

Anúncio


As abordagens foram reforçadas, com pontos de bloqueios em locais estratégicos. A revista nos veículos contou com policiais peritos em identificação veicular, para analisar documentação e sinais identificadores, com objetivo de recuperar veículos com registros de roubo ou furto.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas