Conecte-se conosco

Guarabira

TV Assembleia exibe documentário de Guarabira sobre Dom Marcelo Cavalheira

Publicados

em

A TV Assembleia, emissora oficial do Poder Legislativo Paraibano, exibiu no último sábado (1º), o documentário Dom Marcelo – Dom de Ternura, em homenagem aos 93 anos de nascimento do saudoso arcebispo, que comandou a Arquidiocese da Paraíba de janeiro de 1996 a maio de 2004. O sacerdote também ocupou a vice-presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre 1998 e 2004. [E foi o primeiro bispo da Diocese de Guarabira, no ‘Brejo’ paraibano.]

O documentário conta a vida e a obra de Dom Marcelo Marcelo Pinto Carvalheira, que nasceu no dia 1º de maio de 1928, em Recife (PE). Filho de Álvaro Pinto Carvalheira e Maria Tereza Mendonça Carvalheira, uma família de origem portuguesa. Dom Marcelo faleceu no dia 25 de março de 2017.

O religioso entrou no Seminário Arquidiocesano de Olinda em 1944. Em 1946 foi para a Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, na Itália, onde cursou a Filosofia e a Teologia. Foi ordenado padre no dia 28 de fevereiro de 1953, ainda na capital italiana.

Dom Marcelo foi o quinto arcebispo da Paraíba, sucedendo o saudoso Dom José Maria (o “Dom Pelé”). Tornou-se um dos mais importantes colaboradores de Dom Hélder Câmara – Bispo Emérito do Brasil, ao lado de quem, durante o Regime Militar no Brasil, defendeu os líderes católicos perseguidos. Dom Marcelo foi preso e torturado.

O documentário foi produzido pela Coordenação Geral de Comunicação Social da Prefeitura de Guarabira, com apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). [Sendo realizado por ocasião da inauguração do memorial à Dom Marcelo, instalado na cidade há três anos, em 1º de maio de 2018, na gestão do então prefeito Zenóbio Toscano (já falecido), o qual também assumiu uma das cadeiras como deputado estadual na ALPB por cinco sequenciais mandatos legislativos.]

O telespectador pode acompanhar a TV Assembleia no Canal 8.2 (TV aberta Grande João Pessoa, Campina Grande, Patos e Região), pelo canal 11 na Net e 340.2 na Sky, GVT e Claro, ou no site da ALPB através do link: http://www.al.pb.leg.br/tvalpb/

Codecom/PMG, com Agência ALPB

Apoio

Cidades

Reunião com gestores define detalhes para retorno às aulas em Guarabira

A volta às aulas presenciais acontece nesta segunda-feira (10), de forma híbrida

Publicados

em

O prefeito Marcus Diogo participou de uma reunião com os gestores das escolas da rede municipal de ensino, na tarde da última terça-feira (04). O objetivo deste encontro, promovido pela Secretaria de Educação, foi expor aos diretores, supervisores e coordenadores as orientações administrativas e pedagógicas em prol do retorno às aulas presenciais, previsto para o dia 10 de maio e de forma híbrida.

Vale lembrar que todos os protocolos de segurança e higienização estão sendo cumpridos, garantindo os cuidados dos alunos e dos professores. As unidades escolares também seguem todos os parâmetros necessários para que as ordens de restrição sejam seguidas, tal como o não compartilhamento de materiais.

“Não é uma decisão fácil, porém enxergamos que nossos gestores e professores estão preparados para o reinício das aulas, da mesma forma em que adaptamos nossas escolas para esta nova realidade, pois não devemos mais deixar nossas crianças fora da sala de aula.”, afirmou o prefeito.

Codecom/PMG

Continue lendo

Guarabira

Espaço do Estudante: Faça já sua Carteira de Estudante 2021

Publicados

em

O Espaço do Estudante, autorizado Procon na confecção de carteira estudantil, comunica que já está fazendo as carteirinhas 2021.

As carteiras, são no padrão nacional ANPG, UNE e UBES, e custam o valor de apenas 25, reais.

FAÇA JÁ A SUA E RECEBA NA HORA!!!

Documentos Necessários:

  • RG e CPF.
  • Estudante Secundarista: Declaração Escolar.
  • Estudante Universitário: Declaração ou R.D.M
  • Professor: Contra cheque ou CIP (Carteira de Identificação Profissional).

FAÇA JÁ A SUA CARTEIRINHA NA RODOVIÁRIA ESTADUAL DE GUARABIRA no ESPAÇO DO ESTUDANTE – BOX 4.

A foto 3×4 necessária para a carteira é tirada na hora e gratuitamente, e a carteira de estudante sai na hora também!

Contatos:

  • (83) 98673-3207
  • (83) 99188-3601

FIQUE DE OLHO!!!

As únicas entidades SECUNDARISTAS autorizadas pelo PROCON-PB a EMITIR carteiras 2021 em todo o estado da Paraíba, são:

  • UEEP – UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES DA PARAÍBA
  • AESP – ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES SECUNDARISTA DA PARAÍBA

QUALQUER INSTITUIÇÃO, DIFERENTE DESSAS DUAS ENTIDADES CREDENCIADAS E HABILITADAS, QUE EMITIR (CONFECCIONAR) CARTEIRA DE ESTUDANTE 2021, ESTARÁ COMETENDO CRIME DE FALSIFICAÇÃO E DESOBIDIÊNCIA AO PROCON-PB, ORGÃO REGULADOR E FISCALIZADOR.

FIQUE ATENTO PARA NÃO PERDER OS SEUS DIREITOS!

Denuncie
190 Polícia
151 PROCON-PB
(83) 98618-8330 WhatsApp

Brejo.com

Continue lendo

Guarabira

Prefeitura convoca associações rurais para indicar representantes no Conselho Municipal de Agricultura

Prazo para que as organizações que fazem parte do conselho indicarem seus representantes é até o dia 25 de maio

Publicados

em

Imagem: Erich Westendarp/Pixabay

Publicado no diário oficial do município no dia 28 de abril, o Edital de Chamamento Público para formação e restruturação do Conselho Municipal de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Rural Sustentável de Guarabira (Conselho de Agricultura).

O Conselho foi criado pela Lei Municipal nº 989, de 20 de junho de 2012, e sua última portaria foi expedida em 2015. “Queremos reativar o conselho de política rural para dialogar junto com toda a sociedade e principalmente com os produtores e moradores da zona rural as políticas públicas para o homem do campo”, destacou o prefeito.

O prazo para que as organizações que fazem parte do conselho indicarem seus representantes é até o dia 25 de maio. Estão sendo convocados a Associação do desenvolvimento comunitário de lagoa de serra e torrões; Associação dos trabalhadores rurais do carrasco e sítios vizinhos; Associação dos moradores de Tananduba de cima e Passassunga; Associação dos produtores rurais da comunidade do caboclo e pedra grande; Associação do desenvolvimento comunitário de Itamatay e a Associação dos moradores do quati e mata limpa.

A reativação do Conselho Municipal de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Rural Sustentável de Guarabira (Conselho de Agricultura) será auxiliada pela Secretaria de Planejamento que, após a nomeação de todos os membros, deverá convocar a primeira reunião para eleição, apresentação das diretrizes gerais da lei de criação e a importância do conselho na comunidade rural.

Codecom/PMG

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas