Conecte-se conosco

Cidades

Araruna é o 1º município da PB a fazer parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

.

Publicados

em

Foto: Ricardo Câmara/Divulgação

O município de Araruna (PB), integrará a partir do dia (10) de julho, a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, iniciativa de alcance nacional coordenada pela Associação Rede Brasileira de Trilhas, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Turismo. Dessa forma, Araruna se tornará o primeiro município paraibano a fazer parte do Rede e um dos pioneiros na região Nordeste.

O planejamento da trilha está sendo desenvolvido por voluntários há pelo menos quatro anos. O grupo conta com o apoio da Secretaria municipal de Turismo, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (SETDE), associações rurais e Fórum de Turismo Seridó e Curimataú. O Caminhos das Ararunas terá aproximadamente 100 quilômetros de extensão, que vai desde a zona rural do município de Cuité, até o mirante Vale da Serra, em Araruna. A trilha perpassa por vales, cânions – como o cânion da Serra Verde, povoados, unidades de conservação, áreas de reserva legal e montanhas que chegam a 550 metros de altura.

Anúncio


O Caminhos das Ararunas poderá ser percorrido dentro do período de quatro dias, com paradas estratégicas para descanso e acampamento. Os aventureiros encontrarão ao longo do corredor de 100 quilômetros, ruínas históricas, sítios arqueológicos e grandes blocos rochosos, incluindo a Pedra da Caveira, Pedra do Chapéu, Pedra Olho D’água dos Índios e, claro, a imponente Pedra da Boca, principal cartão postal de Araruna e um ícone da paisagem natural da Paraíba.

Segundo a Gerente Executiva do Turismo do Estado da Paraíba, Alessandra Lontra, ” o Caminhos das Ararunas é o primeiro produto criado pela IGR Fórum de Turismo do Seridó e Curimataú, que segue as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do MTur. A inclusão de Araruna na Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso é uma das maiores oportunidades que temos de tornar mais sustentável os atrativos naturais do território e posicionar os municípios envolvidos e a Paraíba no cenário nacional e internacional do Turismo de Aventura e do Ecoturismo, atraindo turistas qualificado, gerando renda e assim, movimentando a economia local.”

De acordo com o presidente do Fórum de Turismo Seridó e Curimataú, e coordenador do projeto, Ricardo Câmara, o objetivo se concentra em três eixos principais: “com a inserção de Araruna na Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, esperamos fomentar o turismo e, consequentemente, criar uma cultura de conservação da natureza, promover saúde e diversão, além de contribuir para a geração de emprego e renda, fortalecendo o turismo de base comunitária. Se conseguirmos equilibrar esses fatores, que são as diretrizes da Rede de Trilhas, o propósito do Caminhos das Ararunas estará sendo cumprido”.

A Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

Criada em 2018, após uma portaria conjunta do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Turismo, a iniciativa ganhou força e atualmente conta com 3.500 quilômetros de trilhas implementadas em 22 Unidades Federativas.

Cada trilha possui uma identidade visual, formada por uma “pegada de bota” acrescida de elementos característicos da região. Esse desenho serve não só para caracterizar os diferentes projetos, bem como são usados para demarcar os corredores ecológicos. A pegada amarela representa o percurso mais leve, enquanto a pegada preta simboliza os trechos de maior dificuldade.

A Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso estabelece a classificação de trilha regional – como a Trilha Transcarioca e a Cora Coralina -, trilha nacional – a exemplo da Trilha Transmantiqueira-, e trilha internacional – como é o caso da Trans Cordillera Real, na Bolívia.

Alelontra.com.br

Rate this post
Anúncio


Educação

“Jornada Pedagógica 2025 uniu conhecimento, humanização e empatia” diz secretário

Publicados

em

O encerramento da Jornada Pedagógica 2025, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, ocorreu nesta sexta-feira (14) com uma série de atividades realizadas simultaneamente na Escola Municipal Osmar de Aquino, em Guarabira.

Os encontros, que ocorreram de 11 a 14 de fevereiro, reuniram professores, gestores e colaboradores para definir as metas pedagógicas que nortearão as ações do ano letivo.

Anúncio


Com o tema “Tecendo Saberes: educar para conexões e descobertas”, a Jornada contou com a participação de centenas de profissionais da educação, focando em absorver e compartilhar conhecimentos que serão fundamentais para o dia a dia na comunidade escolar.

Secretário de Educação, Tiago Justino considerou que os temas discutidos foram muito importantes para que os profissionais possam trabalhar durante o ano letivo.

“A avaliação é muito positiva. A gente conseguiu reunir um número expressivo de professores, dando condições de trabalhar temas importantes relacionados a conexões, aprendizagem, saúde mental e afetividade. Foi uma jornada muito boa que vai contribuir muito com os nossos profissionais no ano letivo”, disse Tiago.

Para o gestor da Educação, a Jornada uniu conhecimento, humanização e empatia e que o objetivo é transformar os estudantes e elevar o patamar do sistema de ensino em Guarabira.

“Eu destaco a harmonia dos professores, o empenho de cada um, a dedicação dos formadores e uma palestra na abertura que tocou muito as pessoas. Fizemos uma Jornada que atrelou conhecimento, humanização empatia. O nosso foco é fazer uma educação cada vez melhor, que possa permitir a transformação dos nossos alunos e que nosso sistema de ensino seja elevado a patamares superiores”, destacou o secretário.

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Vereador solicita construção de Portal Turístico nas entradas de Guarabira

Publicados

em

Foto: Portal de Alagoinha, PB/ crédito: Alagoinha.pb.gov.br

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Guarabira, Júnior Ferreira (União), solicitou a prefeita Léa Toscano, a construção de Portal Turístico nas entradas da cidade, sendo um nas proximidades de Cachoeira dos Guedes e outro nas proximidades do Distrito de Itamatay, ambos na Rodovia PB-073.

Essa iniciativa visa valorizar a identidade local e proporcionar uma recepção mais acolhedora aos visitantes.

Anúncio


“A nossa proposta tem por objetivo embelezar as entradas de Guarabira, e com isso oferecer um portal de acesso com um visual atrativo, retratando a cultura e o turismo da nossa querida Rainha do Brejo paraibano”, destacou.

Na ocasião, Júnior Ferreira também solicitou a Secretária de Infraestrutura, Engenheira Suellen Madruga, a realização de um Concurso com Arquitetos para a elaboração e escolha de projetos da construção do Portal Turístico.

“Sobre o concurso para escolher o projeto, é uma forma de permitir a participação de profissionais qualificados, estimulando a criatividade e possibilitando a apresentação de soluções inovadoras e adequadas ao contexto da cidade”, destacou.

Os requerimentos entraram em pauta durante a sessão ordinária desta quinta-feira (13), e foram aprovados por unanimidade.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

MPPB, Emlur e Semam iniciam, nesta sexta, projeto de coleta seletiva no Carnaval de JP

Publicados

em

O Ministério Público da Paraíba, a Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur)  e a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) dão o pontapé inicial, nesta sexta-feira (14/02), ao projeto “Recicla Folia”, com o objetivo de promover um carnaval sustentável. Idealizado pela 43ª promotora de Justiça de João Pessoa em substituição, Cláudia Cabral Cavalcante, o projeto tem como foco a coleta seletiva, a logística reversa e valorização dos catadores de recicláveis. A ação começa nesta sexta na Via Folia e contará com associações de catadores apoiadas pela Emlur, que serão remuneradas pelo serviço da coleta seletiva.

Segundo a promotora de Justiça Cláudia Cabral, o objetivo do projeto é implementar a sustentabilidade cultural durante as prévias carnavalescas na Capital. “João Pessoa é conhecida como uma cidade verde, então, queremos um meio ambiente sustentável”, disse a promotora, acrescentando que pretende replicar a coleta seletiva em outros grandes eventos da cidade, como o São João e o Réveillon.

Anúncio


Ainda de acordo com a promotora, o projeto busca minimizar os impactos ambientais dos festejos de carnaval, garantindo que os resíduos gerados durante as festividades sejam coletados, separados e destinados corretamente. “Além disso, reforça a importância da conscientização ambiental da população, do setor público e da iniciativa privada quanto à responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos”, acrescenta..

“Para tanto, haverá uma estação de reciclagem montada no corredor da folia mostrando à sociedade a importância do trabalho dos catadores de reciclados nessa cadeia produtiva de sustentabilidade “, informa a promotora Cláudia Cabral.

Também foi salientada pela promotora de Justiça a responsabilidade de toda a sociedade com as questões socioambientais. “Queremos que o setor cultural esteja alinhado com políticas ambientais e inclusão social dos catadores. Não é possível haver eventos sem pensarmos nos resíduos sólidos gerados. A coleta seletiva é responsabilidade de todos nós. A partir do Carnaval, podemos chamar a sociedade a ter esse envolvimento”, complementa a promotora Cláudia Cabral.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, explicou que a ação vai fomentar e ampliar a coleta seletiva na cidade, que já é feita dentro do programa Recicla-JP. “Os catadores vão recolher os materiais recicláveis, evitando que os resíduos sejam misturados com material orgânico. Desta forma, vamos proteger o meio ambiente e incentivar que a população faça o mesmo, não só em festas, mas em seu cotidiano, ao darmos visibilidade ao trabalho dos catadores”, destaca.

Para a realização da ação, a Emlur, que também conta com a parceria da Semam, vai apoiar as associações, pagando uma diária por dia de trabalho, concedendo transporte, alimentação e equipamentos de proteção individual, além de camisas com identificação com a ação Recicla Folia.

Estrutura

O trabalho de coleta seletiva será feito nas cinco noites dos blocos que desfilam pela Via Folia, começando nesta sexta-feira (14) e se estendendo até o dia 26, com o bloco Muriçocas do Miramar. Cada noite contará com o trabalho de mais de 50 catadores vinculados às associações Ascare-JP, Acordo Verde e Tribo de Judá. 

Além disso, serão disponibilizados 10 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) em pontos estratégicos da Via Folia para depósito, acondicionamento, transporte e destinação de resíduos sólidos. A Emlur montou ainda uma central de reciclagem na Via Folia (no lado oposto ao supermercado Pão de Açúcar), que vai receber os materiais coletados pelas associações bem como o ensaque do material a ser encaminhado para a venda.

De acordo com a Emlur, o setor de Educação Ambiental e Coleta Seletiva também estará presente na festa, prestando orientações sobre como aderir ao serviço, que atende condomínios residenciais, órgãos públicos e empresas.

Do MPPB (com informações da Emlur)

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas