Conecte-se conosco

Cidades

Araruna é o 1º município da PB a fazer parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

.

Publicados

em

Foto: Ricardo Câmara/Divulgação

O município de Araruna (PB), integrará a partir do dia (10) de julho, a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, iniciativa de alcance nacional coordenada pela Associação Rede Brasileira de Trilhas, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Turismo. Dessa forma, Araruna se tornará o primeiro município paraibano a fazer parte do Rede e um dos pioneiros na região Nordeste.

O planejamento da trilha está sendo desenvolvido por voluntários há pelo menos quatro anos. O grupo conta com o apoio da Secretaria municipal de Turismo, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (SETDE), associações rurais e Fórum de Turismo Seridó e Curimataú. O Caminhos das Ararunas terá aproximadamente 100 quilômetros de extensão, que vai desde a zona rural do município de Cuité, até o mirante Vale da Serra, em Araruna. A trilha perpassa por vales, cânions – como o cânion da Serra Verde, povoados, unidades de conservação, áreas de reserva legal e montanhas que chegam a 550 metros de altura.

Anúncio


O Caminhos das Ararunas poderá ser percorrido dentro do período de quatro dias, com paradas estratégicas para descanso e acampamento. Os aventureiros encontrarão ao longo do corredor de 100 quilômetros, ruínas históricas, sítios arqueológicos e grandes blocos rochosos, incluindo a Pedra da Caveira, Pedra do Chapéu, Pedra Olho D’água dos Índios e, claro, a imponente Pedra da Boca, principal cartão postal de Araruna e um ícone da paisagem natural da Paraíba.

Segundo a Gerente Executiva do Turismo do Estado da Paraíba, Alessandra Lontra, ” o Caminhos das Ararunas é o primeiro produto criado pela IGR Fórum de Turismo do Seridó e Curimataú, que segue as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do MTur. A inclusão de Araruna na Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso é uma das maiores oportunidades que temos de tornar mais sustentável os atrativos naturais do território e posicionar os municípios envolvidos e a Paraíba no cenário nacional e internacional do Turismo de Aventura e do Ecoturismo, atraindo turistas qualificado, gerando renda e assim, movimentando a economia local.”

De acordo com o presidente do Fórum de Turismo Seridó e Curimataú, e coordenador do projeto, Ricardo Câmara, o objetivo se concentra em três eixos principais: “com a inserção de Araruna na Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, esperamos fomentar o turismo e, consequentemente, criar uma cultura de conservação da natureza, promover saúde e diversão, além de contribuir para a geração de emprego e renda, fortalecendo o turismo de base comunitária. Se conseguirmos equilibrar esses fatores, que são as diretrizes da Rede de Trilhas, o propósito do Caminhos das Ararunas estará sendo cumprido”.

A Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

Criada em 2018, após uma portaria conjunta do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Turismo, a iniciativa ganhou força e atualmente conta com 3.500 quilômetros de trilhas implementadas em 22 Unidades Federativas.

Cada trilha possui uma identidade visual, formada por uma “pegada de bota” acrescida de elementos característicos da região. Esse desenho serve não só para caracterizar os diferentes projetos, bem como são usados para demarcar os corredores ecológicos. A pegada amarela representa o percurso mais leve, enquanto a pegada preta simboliza os trechos de maior dificuldade.

A Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso estabelece a classificação de trilha regional – como a Trilha Transcarioca e a Cora Coralina -, trilha nacional – a exemplo da Trilha Transmantiqueira-, e trilha internacional – como é o caso da Trans Cordillera Real, na Bolívia.

Alelontra.com.br

Rate this post
Anúncio


Cidades

Menino morre atropelado por caminhão entre Guarabira e Pirpirituba

Publicados

em

Foto: Reprodução

Uma criança de 4 anos morreu atropelada por um caminhão na manhã desta terça-feira (23), logo depois de descer de uma van escolar. O acidente aconteceu na rodovia PB-073, entre Guarabira e Pirpirituba, no brejo da Paraíba.

De acordo com informações da Polícia Militar, Luís Fernando, de 4 anos de idade, estava descendo de uma van escolar quando avistou seus familiares do outro lado da rua e, ao tentar atravessar, foi atropelado por um caminhão.

Anúncio


Segundo o sargento Mariano, da Polícia Militar, o homem que dirigia o caminhão deixou o local logo após o atropelamento, mas foi localizado pouco tempo depois do ocorrido em outro ponto mais adiante na rodovia.

O caminhoneiro foi levado pelas autoridades até a delegacia para prestar esclarecimentos. A Polícia Civil vai dar continuidade às investigações quanto ao transporte escolar no qual a criança voltava e o local onde ela foi deixada ao descer do veículo.

Do g1 Paraíba Em 23.07.2024

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Ex-vereador de Guarabira será candidato na capital paraibana

Publicados

em

Foto: CMJP

Qualquer que seja a garça – mesmo que da cor “azul” como são adjetivadas em Guarabira -, por regra de sobrevivência, necessita de água doce ou salobra ou até uma praia.

Jáder Filho, inspirado no poder de adaptação e resistência das garças, migrou para os terrenos úmidos do litoral e, agora, disputará uma das cadeiras da Câmara Municipal de João Pessoa.

Anúncio


Jáder, que exerceu a função de vereador em Guarabira, transferiu o seu domicílio eleitoral para a capital e será candidato a vereador pelo partido Solidariedade.

Sua esposa, Rosane Emídio, segue candidata a vereadora em Guarabira. De bico longo, a garça é um animal de reconhecido esforço e capacidade de lutar em mais de uma frente.

Rafael San – ManchetePB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Governo da Paraíba realiza fampress para Rota Cultural Caminhos do Frio em Solânea

Publicados

em

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) realiza, nesta segunda-feira (22), um fampress com jornalistas, influenciadores e guias de turismo para a abertura da Rota Cultural Caminhos do Frio, em Solânea. O objetivo principal é incentivar a divulgação dos atrativos da região e do evento através da imprensa local.

Solânea, conhecida como uma das cidades mais frias do brejo paraibano, será o cenário de uma semana repleta de atividades culturais. A programação incluirá feiras gastronômicas e de artesanato, oficinas literárias, espetáculos teatrais, mostra de cinema, exposições, palestras, passeios turísticos e até mesmo um campeonato de estilingue. Além disso, o evento contará com apresentações musicais de artistas como Luciene Melo, Nonato Neto e Kelson Kiss.

Anúncio


De acordo com Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, o fampress vai proporcionar aos jornalistas e influenciadores a oportunidade de conhecer de perto todas as novidades e atrações preparadas para o Caminhos do Frio na cidade de Solânea. “A expectativa é que o evento atraia ainda mais visitantes e fortaleça o potencial turístico e cultural do município”, destacou.

A Rota Cultural Caminhos do Frio já passou por cidades como Areia, Pilões e Matinhas, celebrando o Movimento Armorial e a cultura nordestina, ampliando o fluxo de turistas no Brejo paraibano.

Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Miguel Ângelo, o Caminhos do Frio promove o lazer e o entretenimento, fortalece a economia local, criando oportunidades para os empreendedores com a valorização dos recursos patrimoniais de cada município participante.

Atrativos turísticos

No município, há uma diversidade de atrativos, como a histórica Igreja Matriz de Santo Antônio e o Casarão Manoel Moreira, onde morava o braço direito de Lampião, conforme relatado pelos moradores locais.

Também merecem destaque a Praça 26 de Novembro, a Trilha das Pedras das Pinturas, que exibe pinturas rupestres com aproximadamente 5 mil anos de história, o Teatro Municipal Jacob Soares e o Santuário Padre Ibiapina, todos essenciais para o turismo na região.

A programação completa do evento está disponível no site oficial do Fórum de Turismo, assim como nas plataformas de redes sociais @brejopb. Para mais informações: [brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/](https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/).

Confira as próximas datas e cidades da rota cultural Caminhos do Frio

Serraria: 29 de julho a 4 de agosto

Borborema: 5 a 11 de agosto

Remígio: 12 a 18 de agosto

Bananeiras: 19 a 25 de agosto

Alagoa Grande: 26 de agosto a 1º de setembro

Alagoa Nova: 2 a 8 de setembro

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas