Guarabira
Após aprovação da Câmara, Prefeito assina termo de doação de terreno à Igreja Semear
O prefeito Marcus Diôgo assinou na tarde da última quinta-feira, dia 27 de maio, o Termo de Doação de um terreno destinado a construção da Igreja Batista Semear, em Guarabira.
A doação foi autorizada pela Câmara Municipal de Guarabira, através da Lei 1.899/2021 e efetivada hoje com a assinatura do documento pelo Prefeito e pelo Pastor Gilvan Camilo, representante da Igreja Semear, no plenário da Casa Osório de Aquino.

A vereadora Isaura Barbosa, uma das entusiastas do projeto, agradeceu ao prefeito e aos seus pares pela unanimidade do voto ao projeto. O prefeito Marcus agradeceu a todos pela aprovação, ao presidente da Casa Wilson Filho pelo empenho e pela condução dos trabalhos legislativos.

O pastor Gilvan Camilo fez uso da tribuna da Casa para agradecer a todos os presentes e destacou a importância do projeto para a assistência social e comunitária desenvolvida pela Igreja no Município.

Com a doação, a Igreja Batista Semear terá até cinco anos para realizar a construção de seu templo no local.

Codecom/PMG
Cidades
Câmara aprova lei que cria o programa “Escola Aberta” em Guarabira
A Câmara Municipal de Guarabira aprovou em sessão deliberativa, nesta terça-feira (14), Projeto de Lei Ordinária nº 38 de 2026, de autoria do vereador Ramon Menezes, criando o programa “Escola Aberta”.
– Cria o programa “ESCOLA ABERTA” no âmbito do município de Guarabira, com a finalidade de disponibilizar as escolas de rede pública municipal para atividades esportivas, culturais, educacionais e de lazer nos finais de semana.
Ramon agradeceu a aprovação de sua propositura e afirmou que as escolas precisam estar ligadas às comunidades em que estão erguidas, funcionando como espaços de uso coletivo em benefício das comunidades.
O que é?
O programa “Escola Aberta” é uma iniciativa de política pública que abre as instalações de escolas públicas aos finais de semana para oferecer atividades de lazer, cultura, esporte e qualificação profissional à comunidade. Com foco na inclusão social e na redução da violência escolar, o programa fortalece o vínculo entre escola e comunidade, transformando o espaço educativo em um centro de convivência.
Secom/CMG
Cidades
Câmara de Guarabira aprova Lei Rayla Cavalcante
A proposta institui oficialmente o Dia Municipal de Combate à Violência contra a Mulher.
A Câmara Municipal de Guarabira aprovou, nesta terça-feira (14), em segundo turno, o Projeto de Lei de autoria do vereador Ramon Menezes que cria a “Lei Rayla Cavalcante”. A proposta institui oficialmente o Dia Municipal de Combate à Violência contra a Mulher, a ser celebrado anualmente em 16 de fevereiro, passando a integrar o calendário oficial do município.
A matéria foi aprovada por unanimidade, demonstrando o alinhamento do Legislativo guarabirense em torno da pauta de enfrentamento à violência de gênero e do fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres.
De acordo com o texto, a iniciativa tem como objetivo ampliar o debate público sobre os direitos das mulheres, fortalecer a divulgação dos canais de denúncia e incentivar a realização de ações educativas, como campanhas, palestras e eventos. O projeto também prevê a atuação integrada entre o poder público e instituições da sociedade civil, sem a criação de novas despesas obrigatórias, priorizando o uso de estruturas já existentes e parcerias.
Com a aprovação em plenário, o Projeto de Lei segue agora para análise do Poder Executivo, onde poderá ser sancionado e, posteriormente, implementado no calendário oficial do município.
Homenagem e conscientização
A “Lei Rayla Cavalcante” homenageia a jovem guarabirense Rayla Cavalcante, de 21 anos, vítima de feminicídio em 16 de fevereiro de 2026. O caso gerou forte comoção social em Guarabira e reforçou a necessidade de intensificar ações de prevenção e combate à violência contra a mulher.
Ao transformar sua memória em símbolo permanente de conscientização, a proposta busca não apenas preservar a lembrança de Rayla, mas também fortalecer a luta por justiça, respeito e garantia de direitos para todas as mulheres.
Secom/CMG
Cidades
Arquivo Histórico Legislativo de Guarabira conquista reconhecimento nacional
O Arquivo Histórico Legislativo da Câmara Municipal de Guarabira alcançou um importante marco institucional ao receber oficialmente seu código no Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos. O reconhecimento reforça o papel da instituição na guarda, preservação e valorização de documentos históricos de relevância para a memória do município.
Com o registro, o Arquivo passa a integrar uma base nacional que reúne entidades responsáveis pela custódia de acervos arquivísticos, ampliando sua visibilidade junto a pesquisadores, instituições públicas e iniciativas voltadas à preservação do patrimônio documental brasileiro.
A certificação também fortalece a credibilidade do Arquivo Histórico Legislativo, além de facilitar o acesso a políticas públicas, programas e parcerias que incentivam a proteção, organização e difusão de acervos históricos.
Para a Câmara Municipal de Guarabira, a conquista reafirma o compromisso com a transparência, a gestão responsável da informação e a preservação da história legislativa local, garantindo que documentos e registros continuem disponíveis para as futuras gerações.
Secom/CMG
-
Guarabira5 dias atrásArquivistas do Legislativo guarabirense participam de Conferência Nacional em João Pessoa
-
Cidades5 dias atrásArquivo Histórico Legislativo de Guarabira conquista reconhecimento nacional
-
Cinema1 dia atrásCrepúsculo: Lua Nova (Relançamento) e Maldição da Múmia em cartaz no CINEMAXXI
-
Cultura5 dias atrásSão João de Guarabira terá Solange Almeida, Eliane, Zé Cantor e Jorge de Altinho
-
Saúde2 dias atrásCampanha vai aplicar 89 mil doses de vacinas em territórios indígenas
-
Cultura2 dias atrásExposição em SP propõe releitura do sertão como espaço de resistência
-
Cultura5 dias atrásRota Cultural Caminhos do Frio 2026, no Brejo da Paraíba divulga programação para as 10 cidades
-
Cidades9 horas atrásCâmara aprova lei que cria o programa “Escola Aberta” em Guarabira






